Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pedro A. Reis

AMD e intel - sem fanatismo !

Recommended Posts

Então pessoal. Eu estou próximo de montar um computador para poder jogar esses novos títulos do mercado, só que estou em um dilema terrível em relação a processadores (até em placas de vídeo)... O que acontece é o seguinte, eu entro em sites sobre hardware para poder ter uma base na hora de comprar os produtos porém a única coisa que vejo é uma discussão chata entre fanáticos pela AMD e INTEL, ao invés de me darem opções só me deixam com mais dúvidas sobre ambos.
Fiquei curioso em montar um PC com o processador AMD porém algumas pessoas afirmam que a Intel é melhor pra jogos e tudo mais, porém, o preço de um i7/i5 não se compara com um AMD Fx 8320E que aparente ser um ótimo processador e com um preço muito interessante (pelo menos pra mim que ganho um salário mínimo) de 514,90 Dilmas (ou Temers):D.

O mais barato da linha i5 que eu achei foi o 4440 Haswell com o cache de 8mb e seu GHz de 3.1 custando 749,90, aparentemente perdendo no preço e nas características para o AMD Fx 8320E que tem 16mb de Cache e 3.2 de GHz podendo ir a 4.0 com o Max Turbo (o i5 vai a 3.3 com o Max Turbo).
Eu gostaria que vocês aqui do Clube do Hardware  (Único lugar que a galera responde sempre com imparcialidade)  me dessem umas opiniões sobre esse ponto e não que precisem falar mal de uma marca apenas para prevalecer o seu gosto! 

Abraços galera, ficarei atento as respostas e informo pra vocês qual partido vou tomar em base aos seus comentários!:thumbsup:

Editado por Foxwalt
Parte da fonte estava ilegível.
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, Pedro A. Reis disse:

...aparentemente perdendo no preço e nas características para o AMD Fx 8320E que tem 16mb de Cache e 3.2 de GHz podendo ir a 4.0 com o Max Turbo (o i5 vai a 3.3 com o Max Turbo)...

Seja bem-vindo ao Fórum. :)

Não se compara processadores de arquiteturas totalmente diferentes olhando especificações... O FX-8320E tem mais núcleos, mas cada núcleo do Core i5 é muito mais poderoso. O Core i5 4440 é um processador consideravelmente superior no geral.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Pedro A. Reis

Não compre nada baseado em características.. "GHz", "cache", núcleos", "bits", etc.. Vai soar estranho mas, nesse ramo, mais nem sempre é melhor..

Quanto você planeja gastar nisso?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria Então... Eu não gostaria de gastar uma grana preta com apenas o Processador e a Placa-mãe.
Tenho planos pra poder comprar a Rx 480 mas essa questão do processador é realmente crucial !

Editado por Foxwalt
Retirar comentário de dentro da citação.
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Pedro A. Reis quanto ao o i5 4440 e um i5 de entrada mas que e um bom processador na sua faixa de preço, quanto ao fx8320E ele e um processador superior ao FX6300 mas com mesmo TDP(thermal design power,ou consumo em watts) mas que tambem e um bom custo beneficio 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Foxwalt Hmmmmmmm, entendi!
Seria então uma boa pedida gastar um pouco mais em Intel mesmo com essas comparações né ?

adicionado 1 minuto depois

@Victor davi Eu gostei muito do preço dele cara, pode até ser que o i5 seja mais potente que ele e tudo mais. Porém não tem como negar que esse preço é muito convidativo !

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu não sou o maior manjador, mas também já criei vários tópicos aqui pedindo sobre isso. Depois de muita pesquisa resolvi ir de intel, até por isso comprei um i5 6600 por 999R$.

Acredito que a melhor maneira de você tirar suas dúvidas é ver vídeos de comparações no youtube onde testam jogos e etc... Sei que tem jogos que AMD não vai muito bem por ter o single-core pior do que os processadores da intel, também dizem que intel tem uma tecnologia mais avançada e o maior preço compensa em qualidade...

Outra coisa é a temperatura, o Core i5 6600 que eu comprei por exemplo só consome 65w e fica em temperaturas baixíssimas durante jogos mesmo com o cooler original que vem junto. O AMD FX 9370 por exemplo que é um dos top da AMD consome incríveis 220w!!! Ou seja, você pode até pagar menos no processador, mas vai ter que gastar mais comprando algo pra resfriar e principalmente uma placa-mãe que aguente a carga do processador (cuide bastante isso), no fim, vai ficar praticamente o mesmo preço o conjunto todo, independente da marca.

Sugiro pesquisar tópicos aqui no fórum sobre isso, tem milhares sobre esse assunto.

Enfim, fora isso, não sei muitos detalhes de comparação entre um e outro, aguarde alguém que manja mais falar sobre o assunto. =)

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

@Pedro A. Reis Eu recomendaria é ir logo para a Sexta Geração Intel com memórias DDR4.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

@Pedro A. Reis se sua questao e sobre a placa de video recomendo um intel skylake, temos o i5 6400 e o i3 6100 que estão na faixa dos 600 900 r$

Editado por Victor davi
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Pedro A. Reis

Com CPU, placa-mãe e RAM, vai uns 1200 ~ 1400 reais, fácil.. Independente do lado..

Pra uma RX 480, diria que é indiferente, qual CPU você vai pegar.. Não sei também o que você pretende jogar e em qual resolução.. Seria bom, sabermos disso..

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Maicon Gean Gava Caraca faz realmente muito sentido isso... Gostei da resposta cara!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

eu apostaria em algum processador como o i3 6300, que de certa forma tem um desempenho inferior porém proximo a esse i5, é mais frio, consome menos, e por isso tem maior margem pra over (o que pode dar uma sobrevida à plataforma) é socket 1151, suporta ddr4, e perde pra um i5 4440 no multi, mas, ganha em aplicações single por ter ipc melhor e será mais fácil trocá-lo futuramente mantendo a mobo.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria Po eu pretendo jogar BF, GTA... Esses mais atuais!
E os populares competitivos também como, League of Legends, CS:GO (esses com as configurações atuais eu não tenho problemas pois eles são leves).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, edu.dnb disse:

Esse no vídeo é o fx 8120 o  8320e dever ser um pouco mais forte, da uma pesquisada

@Pedro A. Reis

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Pedro A. Reis sendo assim temos que pensar no futuro como exemplo: o GTA 6 e o BF1 vão ser jogos mais atuais e com graficos mais avançados então o sky lake ou os AMD zen( que vão lançar no final de dezembro...tomara..)

Editado por Victor davi
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Pedro A. Reis cara, o melhor mesmo seria guardar uma graninha e tentar pegar à vista... Eu comprei há 1 semana atrás o seguinte setup à vista pela Kabum:

Processador Core i5 6600 - 999R$

placa-mãe AsRock h170m Pro4s - 599R$

Memória HyperX DDR4 2x4=8gb - 258R$

Placa de vídeo GTX 970 Strix 4gb - 1299R$

Ainda não montei o pc, mas pelos vídeos que vi na internet esse setup roda todos os jogos atuais no máximo de boa...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Maicon Gean Gava otimo pc, parabens!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Maicon Gean Gava ta sem gabinete ?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Maicon Gean Gava Realmente faz mais sentido juntar e comprar mesmo. Eu entrei em questão mesmo sobre a AMD e Intel pelas dúvidas de gente que só tinha usado uma das marcas a vida toda e ficava dando "pitaco" sem saber como funciona a outra!
Pra você ver como não sou muito atento a esses lances dos processadores, eu nem sabia sobre o Skylake da Intel.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Victor davi Nem, o pessoal da Kabum enviou um SSD que comprei separado pois estava em outra cidade, e adivinha só? Já chegou TUDO menos o SSD, e preciso dele pra instalar o windows... HAHA

adicionado 2 minutos depois

@Pedro A. Reis nos outros tópicos que fiz TODO MUNDO me recomendou intel, então vai de intel cara, acho que vale mais à pena. :D 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Maicon Gean Gava disse:

Acho que no fim vale a pena guardar dinheiro e comprar algo bom do que ficar comprando peças mais ou menos e ter que trocar sempre...

@Pedro A. Reis

É bem isso, dito acima.. Fiz a mesma coisa coisa, 2 anos atrás.. Vale a pena..

Você vai montar um PC, basicamente na mesma situação que eu: transição de gerações.. Eu montei entre entre a terceira e a quarta da Intel.. Você vai montar já na 6º, quase chegando na sétima.. E com a AMD vindo com coisa nova também.. TUDO será DDR4, daqui pra frente, então seria melhor se planejar, pensando nisso..

Pra dar mais base na sua escolha, 3 testes com jogos recentes, em FullHD, no Ultra, com uma GTX 1080.. 20 e poucas CPUs testadas..

http://www.techspot.com/review/1173-doom-benchmarks/page5.html

http://www.techspot.com/review/1180-overwatch-benchmarks/page5.html

http://www.techspot.com/review/1235-deus-ex-mankind-divided-benchmarks/page5.html

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais