Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
allbass

Up de pii x4 para i3-6100 compensa?

Recommended Posts

Pessoal boa noite, 

Minha placa-mãe começou a dar problema e não vai ter jeito, preciso trocá-la. 

Primeira opção seria pegar uma GA-78lmt que não tem sata 3, uma desvantagem para eu que tenho SSD acredito que para o dia a dia não faça assim tanta diferença. Pegar uma placa AM3+ mais cara não se se vale. 

Outra opção seria um kit de upgrade para i3 6100 mb b150 e 8gb ddr4, mas gastar 1,3k(em 10x lógico, rs) eu não sei se é um up realmente considerável. 

Caso faça o up no futuro venderia o Phenom, as memórias e a 370 para trocar de vga. Não iria partir para um i5 e no momento também não quero gastar muito a mais por um i5.

Editado por allbass
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É amigo, a plataforma skylake+1151, o i3 6100, tem muitas vantagens sobre os deneb phenom II x4, como menor consumo de energia, menor temperatura, melhor ipc, conjunto de instruções mais modernas, maior longevidade (possíveis upgrades bem interessantes), suporte a ddr4, e é superior em desempenho, eu particularmente me divertiria muito com uma novo mobo top no phenom II, fazendo over e tudo o mais, no entanto, sua cpu já está há um tempo assim rodando em oc, sua placa-mãe começou a dar problemas, sabe-se lá ainda quanto tempo o processador aguentará também nessa situação, portanto, o mais seguro e racional nesse caso, seria trocar a plataforma que já é bem antiga, mas, eu acredito que o mais divertido (e pode ser que fique mais caro) seria uma nova mobo com am3+ como uma GA-990FX-GAMING uma segunda gpu amd, pra fazer cross e over até o limite, rs, ou seja, completamente irracional.

Com todos esses prós e contras expostos, veja que eu te apresentei dois caminhos, espero ter ajudado e continuar conversando. Desde já agradeço.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
22 minutos atrás, LuísFellipe78 disse:

Um i3 6100 [e muito superior a um phenom II x4

Pra mim muito é pelo menos 60%.  O que vi em comparação em jogos cpu bound principalmente ele não é. 

Talvez seja em teste sintéticos 

Editado por allbass

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, allbass disse:

Pra mim muito é pelo menos 60% o que eu vi em comparação em jogos cpu bound principalmente ele não é. 

Pode ser 60%, quando se compara núcleo por núcleo.. Nisso a diferença vai ser sentida mesmo..

Em Multi-Thread, a diferença será bem menor, afinal o Core i3, apesar do HT, continua sendo um Dual-Core..

Se der pra aguentar até o fim do ano, a AMD lançará novas CPUs no mercado, finalmente.. Aí, você pega uma MOBO quebra-galho mesmo...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, RS Faria disse:

Pode ser 60%, quando se compara núcleo por núcleo.. Nisso a diferença vai ser sentida mesmo..

Em Multi-Thread, a diferença será bem menor, afinal o Core i3, apesar do HT, continua sendo um Dual-Core..

Se der pra aguentar até o fim do ano, a AMD lançará novas CPUs no mercado, finalmente.. Aí, você pega uma MOBO quebra-galho mesmo...

Na verdade a diferença é menor que essa, por isso a minha dúvida. 

Quanto aos ZEN tenho certeza que vão atrasar, pra variar, e não sei a que preço vão chegar. 

Compartilhar este post

Link para o post

@allbass

EU esperaria com um quebra-galho.. A Intel também tem algo pra sair novo.. No mínimo, um Skylake mais em conta..

De toda forma, vai ter de gastar algo.. Na situação atual, eu reduziria o dano...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, RS Faria disse:

@allbass

EU esperaria com um quebra-galho.. A Intel também tem algo pra sair novo.. No mínimo, um Skylake mais em conta..

De toda forma, vai ter de gastar algo.. Na situação atual, eu reduziria o dano...

Obrigado 

Vou pensar mais um pouco 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, RS Faria disse:

@allbass

Realmente seria bom considerar esse ponto de vista do nosso amigo @RS Faria dos gastos o menor.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais