Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
BloodCeltics Lopes

Tensão do capacitor influencia no pulso?

Recommended Posts

tensão do capacitor influencia no pulso?

ja dei uma estudada nos capacitores eletroliticos, mas ainda não encontre a resposta para esta dúvida:

Por exemplo se eu montar um pisca pisca simples que use capacitores eletroliticos, sei que se alterar o valor dos "uFs" ele muda a velocidade das piscadas

mas se eu mudar a tensão? influencia em algo na velocidade?

por exemplo:

projeto original: capacitor de 100uF x 16v

meu projeto: capacitor de 100uF x 50v

ambos alimentados com duas pilhas... piscarão na mesma velocidade?

pra que serve exatamente esta tensão dos capacitores?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você entender o exato do que essa tensão significa será mais fácil de compreender.

Essa é a máxima tensão a que o capacitor pode ficar exposto..

E não o pulso não muda em nada se essa máxima tensão do capacitor for alterada..

No teu caso ai se encontrares um capacitor de 100 uF x 4 Volts bem pode ser usado.. Ele fará a mesma coisa dos outros e certamente terá um tamanho bem menor..

Compartilhar este post

Link para o post

A tensão especificada nos capacitores é a tensão que ele suporta.

Ex: você tem uma fonte de 12V, pode usar um capacitor de acima de 12v, nunca abaixo disso, se não ele explode, literalmente. ( cuidado com os olhos)

Você pode usar nessa fonte um capacitor de 50v que não tem diferença, o problema é que quanto maior a tensão de isolamento, maior e mais caro ele é.

Compartilhar este post

Link para o post

Capacitor eletrolítico pode explodir mesmo se abaixo da tensão especificada. P.ex. se tiver com ripple estupidamente alto ou se for de baixa qualidade com alto ESR ou a soma dos 2 . Um ex. prático: aposto que você já viu "capacitor estufado" dentro de alguma fonte de pc ou algo do gênero. Tá bôom!... ele não explodiu mas ficou com muita vontade...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais