Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Dominiquini

Aircooler vs watercooler

Recommended Posts

Estou montando um PC e estou em dúvida de que cooler eu pego. Peguei o Corsair H45 mas não coube no meu gabinete (PcYes New Tiger). A melhor posição que encontrei (atrás) ele obstruía o espaço para a placa de vídeo e não dava para colocar em cima! Com qual devo trocar? (Espero que consiga trocar, já que comprei online há menos de 7 dias!)

 

*Corsair H75 ou H80i (Meio caros e corro o risco de não caber também, embora eles pareçam um pouco menos compridos que o Corsair H45, que só não funcionou por questão de 0.5cm)

*CNPS9900 MAX (Meio caro também, e a altura de 15,2cm fica muito apertado no meu gabinete, pois pelo que medi, do processador até a tampa do gabinete tem uns 16cm. A vantagem é que eu poderia comprar outro cooler de gabinete e deixá-lo com 3!)

**Alguma outra sugestão?

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
31 minutos atrás, Dominiquini disse:

embora eles pareçam um pouco menos compridos que o Corsair H45, que só não funcionou por questão de 0.5cm

 

0,5 de altura? Se for, cabe qualquer outro de 120, pois eles têm de 152 a 154mm de altura e o H45 tem 168mm.

 

Qual é o seu processador? Comprou o water cooler em qual loja?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei um Core i7 6700k na Pichau! Mandei um e-mail hoje para eles pedindo a troca/devolução... Estou esperando eles retornarem meu contato.

 

Sugeri este CNPS9900 MAX pois falaram muito bem dele em vários sites por aí, não é muito caro e achei ele muito bonito!

Também comecei à ficar um pouco receoso quanto à WaterCoolers, posi dizem que é maior a chance de dar problemas e precisar de manutenção e tal. E quanto ao poder de refrigeração, parece ficar somente um pouco abaixo do que o H80i e é bem mais barato! Não achei muita coisa em relação ao H75, mas dizem que não é muito bom não...

 

Obrigado pelo retorno.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Dominiquini eu tenho dois CNPS9900 NT, que é igual ao Max mas com fan de 120mm. São muito bons. Sobre air coolers e water coolers, você pode ver alguns testes que eu fiz. 

 

Esse H45 é forte, mas é muito barulhento. A bomba também é audível, mesmo de longe. Eu testei um Maelstrom 120 esta semana e ele é igual ao H75. Ou seja, esses de 120 vão ficar nessa faixa. O H80 deve ser uns dois graus melhor do que o H45.

 

Se você não vai fazer overclock pesado, o 9900 Max é uma boa opção. Depois você ainda pode trocar o fan se quiser. Eu coloquei um fan de 140mm e não mudou nada, então você pode assumir que o Max tem um desempenho parecido com o 9900 NT que eu testei. Mas eu acho que o Max tem uma montagem diferente do meu.

 

 

 

Só de curiosidade, você tem uma fonte extra para testar só a bomba do H45, fora do micro, para ver se ela faz barulho? Ou se você não conseguiu terminar o micro, usar a fonte. Conhece o macete do clip de papel para ligar a fonte fora do gabinete? Só não pode fazer isso com outros hardwares ligados na fonte. Eu pergunto porque estou querendo fazer o RMA do H45 que eu testei. O barulho da bomba é muito audível. Acho muita falta de consideração com o consumidor, mas não sei se a minha está com defeito ou se elas são barulhentas mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não liguei não... Depois que vi que o encaixe no meu gabinete ficaria muito ruim, guardei tudo e queria tentar trocar!

Quanto ao barulho, eu não tenho muito problemas com isto não! Eu acho que não, a menos que seja realmente muito alto!!!

Sobre trocar o fan, achei que não era possível, já que fica no meio do dissipador...

Alguém sabe uma comparação direta de temperatura entre o H80i ou H75 contra este CNPS9900 MAX?

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, Dominiquini disse:

Alguém sabe uma comparação direta de temperatura entre o H80i ou H75 contra este CNPS9900 MAX?

 

Eu coloquei o link para você ver. O 9900 MAX é igual ao 9900 NT que foi testado. O H80i deve ser 2ºC mais frio do que o H45. O resto está lá. 

 

O H75 eu também testei e ele é igual ao H60:

 

O Maelstrom 120 é igual ao H75. Considero a melhor opção entre o H75, H60, H45.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nas lojas que procurei, só encontrei o CNPS9900 MAX!

Não li aquela thread inteira ainda... Só a primeira página. Estou no trabalho agora!

Mas e quanto à uma comparação entre o CNPS9900 NT que você tem contra algums destes WaterCoolers da Corsair, qual seria melhor? Creio que a ordem seria: H60 < H75 < CNPS9900 MAX < H80i. Estou certo no palpite???

 

Mais uma vez, obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Dominiquini

 

Não, seria mais ou menos assim com um i7 overclocado a 4.6Ghz e 1322v. Temperatura delta (menos a temperatura ambiente). Ou seja, adicione a temperatura da sua casa que dá o total.

 

9900 NT / Max (54ºC)

H60 / H75 / Maelstrom 120 (empatados em 51º)

H45 (50ºC)

H80i (um ou dois graus abaixo)

 

Em stock o 9900 fica 1ºC acima.

 

Mas nenhum desses coolers serve para overclock muito forte, por causa do verão. Eles se dão melhor a 4.4Ghz se o Vcore não for muito alto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De acordo com este teste:

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-corsair-h80i/2758/7

 

Parece indicar que o CNPS9900 MAX é melhor que o H60!!!

 

Quanto à overclock, estava pensando em chegar à 4.4GHz e ver como a temperatura fica!

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Dominiquini não é, não. Isso eu garanto. O H60 tem uma folga conhecida no backplate (e vários outros water coolers da Corsair), mas os sites fazem os testes sem prestar atenção nessas coisas. É só você ler o link que eu passei dos meus testes que você vai entender.

 

Outra coisa é que as temperaturas desse teste são inteiras, o que significa que não está sendo tirado a média. Temperaturas máximas (um valor inteiro) variam muito de teste para teste. Eu já vi variações de 3ºC de um teste seguido ao outro. Ou seja, dependendo do teste, a ordem de desempenho dos coolers pode mudar completamente. 

 

Veja um exemplo da temperatura máxima bagunçando tudo - a GC Extreme é a melhor pasta térmica "mainstream" do mercado, fora as líquidas. Está à frente de todas as boas pastas do mercado. Mas tem testes aí com valores inteiros máximos a colocando com a mesma temperatura da STG1, que é uma pasta térmica custo benefício. Só que em um teste do Tom's Hardware, feito durante 24h com a média, coloca a GC Extreme 2,8ºC à frente da STG1 (quase 3ºC é um abismo para pastas térmicas).

 

Ou seja, alguns testes você simplesmente só pode usar para ter uma ideia bastante aproximada, nada muito certo.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi então, o CNPS9900 MAX é pior do que todos os WaterCoolers da Corsair que discutimos, é isto mesmo?

E este "DeepCool Maelstrom 120" é bom? Também tem o "DeepCool Maelstrom 120T", qual a diferença? São bons o suficiente para serem considerados?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Dominiquini sim, o 9900 MAX é pior do que todos os water coolers de 120 testados, mas não é muita coisa, então depende de para o quê você quer o cooler. Se for só para manter uma boa temperatura, o MAX é melhor, pois ele é mais silencioso e não corre o risco de dar defeito. Air cooler só quebra se você der uma marretada em cima :P

 

Sobre os water coolers, o Maelstrom 120 talvez seja a melhor opção, porque ele não tem folga no backplate, o fan dele é de ótima qualidade (os da Corsair são meio genéricos e fazem mais barulho) e ele tem o mesmo desempenho. Mais bonito também.

 

A única vantagem da Corsair é a garantia de 5 anos no Brasil (eles tem RMA em São Paulo). Mas o H45 é uma carroça de barulhento, o H60 pode ter folga no backplate (o que o torna imprestável) e o H75 é caro para o que entrega. 

 

adicionado 1 minuto depois

 

Ah, pelas especificações, espessura de radiador, etc, o Maelstrom 120K e o Maelstrom 120T não valem a pena. Aí seria melhor comprar o 9900 MAX que está arriscado a ser melhor. Desses aí, só o Maelstrom 120 (com fan vermelho) vale a pena. Gostei muito dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E sobre este "Maelstrom 120", tem o 120 e o 120T, que tem uma diferença de preço significativa. Pessoalmente achei mais bonito o 120T que tem LED azul, igual à todos os outros coolers que vieram no meu gabinete!!! Mas como ele é mais barato, imagino que seja pior... Sabe algo à respeito?

 

*** Conversando com a loja onde comprei, um atendente está sugerindo eu instalar o WaterCooler (H45) na frente! Nunca vi isto em nenhum forum ou vídeo... Sabem se presta isto? Se sim, como faria? Jogando ar pra dentro ou pra fora? Em que sentido?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Dominiquini pelas especificações, espessura de radiador, etc, o Maelstrom 120K e o Maelstrom 120T não valem a pena. Aí seria melhor comprar o 9900 MAX que está arriscado a ser melhor. Desses aí, só o Maelstrom 120 (com fan vermelho) vale a pena. Gostei muito dele.

 

Cara, não acho legal colocar na frente, pois você teria que jogar o ar para fora. Para dentro você estaria aquecendo a placa de vídeo e a placa-mãe / memórias sem necessidade. No verão, o ar que sai do radiador é quente, aí já viu, né? Seu gabinete vira um forno. E jogando para fora você perde o fluxo de ar dianteiro, que é importante. É sempre bom entrar ar pela frente e sair por trás e pelo teto / laterais. Então você mata esse fluxo. Melhor trocar o H45 mesmo.

 

Não tem espaço para colocar fan no teto? Se tiver, podia instalar ele no teto, jogando ar para fora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cheguei a tentar, mas não tive ideia de como resolver! Até tem um recuo para colocar fan em cima, mas só coisas quadradas, e o H45 é grande demais! Daí de um lado tampa as memórias (o buraco em cima do gabinete é bem no centro) e de outro, creio que poderia até caber... Mas desanimei com a logística de como colocar os parafusos da tampa do gabinete com o WaterCooler instalado... E mesmo que consiga, daí depois não conseguiria parafusar a placa-mãe! E corro o risco muito grande de estragar a placa-mãe mexendo nos parafusos do teto do gabinete com ela já instalada!

Bem... É a primeira vez que tento montar um PC, e estou me baseando em vídeos do youtube e agora este forum pra isto... Desculpa a ignorância sobre qualquer coisa.

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Dominiquini haha, que nada, eu já sofri no início também :D Depois a gente pega a manha. 

 

É, cara, melhor então trocar o H45 mesmo. Se for fazer overclock, é melhor o Maelstrom 120. Se for só para jogar e fazer um over básico, tipo deixar os 4 núcleos a 4.2Ghz, o 9900 MAX é mais adequado. Mas tem que ver se ele cabe, mas a tampa lateral tem uma barriga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Espero não precisar pegar a manha... Estou gastando um bom dinheiro neste PC para não precisar trocar tão cedo! Auhaeuhua.

E sobre a barriga na tampa do gabinete, considerei ele!

 

Estou encafifado com o que você disse sobre o CNPS9900 não ser tão bom... Aquele link que eu mandei não foi o único review bom que vi sobre ele! Vi vídeos no youtube de gente fazendo um bom overclock com ele e tal...

E o Maelstrom 120, qual modelo recomenda? O "120T" ou "120"? Foram os dois modelos que vi disponíveis... Como comentei, o "120T" além de mais barato achei mais legal por ter com LED azul! Mas eu vi alguns reviews negativos sobre ele... :(

 

Obrigado

 

* E desculpa estar tão hesitante!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Dominiquini cara, o 9900 NT talvez tenha sido o cooler que eu mais testei e retestei. Nunca teve um resultado diferente. O 9900 Max é exatamente igual, com o mesmo frame, só troca a montagem (que o suporte da Zalman disse ser pior do que o do NT) e ele tem um fan de 135mm. Eu já testei fan até de 140mm no 9900 NT, já fiz push pull com dois Akasa Viper de 140mm, e nada. O teto dele é esse mesmo, com uma margem de mais ou menos 1ºC se deixar em 12v, mas não faz o menor sentido por causa do barulho.

 

De todos os testes que eu fiz, 5 air coolers (Hyper 212X no meio) e 4 water coolers, todos eles nessa faixa intermediária, nem mesmo o U14S da Noctua (considerado um Cadillac dos air coolers) passa os water coolers. Os water coolers são fortes mesmo. Mas requer modificações quando necessário, alguns eu só usaria se trocasse o fan por um de melhor qualidade, etc, etc.

 

Sobre os sites de reviews, eu já nem levo mais em consideração, porque a gente vê uns absurdos que não tem sentido. Isso acontece muito com coolers, water coolers e pastas térmicas, porque depende muito da metodologia, da CPU usada, se foi em bancada ou gabinete fechado, se foi usado um termômetro decente, se foi tirado a temperatura intake, etc, etc. Sem contar essa história das montagens, porque isso influencia. 

 

Tem sites, por exemplo, que só fazem o review tipo "box". Eles abrem a caixa, leem o manual, instalam o produto e fazem o teste. Se for water cooler com pasta térmica pré-aplicada, é a que eles usam. Ou seja, eles não estão fazendo testes de verdade. Eles simulam o leigo que não entende nada. Se é para simular o leigo, então não precisa de site entusiasta. Por exemplo, eu testei o Raijintek Themis Evo e gostei, é um cooler decente. Daria para fazer um over de 4.3Ghz nele. Aí eu vi um review na internet, de um site reconhecido, que o cara não consegue temperaturas decentes com ele a 4.2Ghz. Detalhe, na hora de instalar ele esqueceu a etiqueta de proteção no dissipador. O sistema bateu acima de 90ºC, desligou e ele viu que tinha feito besteira, mas eu já cometi esse mesmo erro e a etiqueta fica grudenta, porque esquenta. Eu demorei um tempo para deixar completamente limpo. Depois eu testei de novo e ele manteve as mesmas temperaturas de antes, até um pouco mais frio. Ou seja, eu limpei direito. Mas aposto que esse sujeito não limpou direito e testou o cooler com resíduos de cola do adesivo de proteção. Por isso que ele teve temperaturas bem piores do que as minhas. Entende o tamanho do problema? Depois do teste ele ainda disse que devia ser porque o dissipador é lapped (lixado), que não é bom, isso e aquilo. Tudo bem, ele cometeu um erro, acontece, mas é assim que acontece na maior parte dos sites menos profissionais. 

 

Eu mesmo, nesses quase dois meses de testes diários, quase cometi algumas gafes que eu quase cheguei a publicar. Por isso que esses testes têm que ser demorados e muito detalhados.

adicionado 44 minutos depois

 

 

 

-------edit-------

 

Então, escrevi para a Zalman para tirar uma dúvida. A única diferença do MAX para o NT é que, no website, eles dizem que o MAX tem "composite heatpipes". Eu perguntei a eles se o NT também tem o mesmo tipo de heatpipe. Se tiver, eu garanto que o MAX será exatamente igual ao teste que eu fiz com o 9900 NT, dentro de uma margem de 1ºC. Se o heatpipe do MAX for diferente, pode dar uma diferença de 2-3ºC no máximo.

 

Se eles me respoderem rápido eu posto aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×