Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Era uma vez a looooooong time ago um projeto meu (mesmo!) em que precisava acionar mosfet com 5V advindo de um mc. Mas como era movido a bateria ou pilha 6V, este devia acionar um motor até uns 4V. Existia mosfet (caro) de uns 2V no gate mas não casava o preço ao projeto. A iluminação: acionava o gate com uma onda quadrada e um dobrador de tensão. Vende até hoje e até acho que você já usou um.. 😜

Dando sequencia ...

Há long time ago again, Demos de natal para meu sogro (r.i.p.) um mini barbeador movido a uma (01) pilha mas ele tinha 1 botão push button... nunca abri e nunca mais vi ele mas teorizo que havia mosfet muito especial ou me copiaram e usaram um sistema de aumento de V no gate

Era algo como...

44250244_1_xlarge.jpg

Esta daí pode ser deslizante mas o que falei não era...

• Curtir 1
Postado

@aphawk @Renato.88  Boa tarde, possuo outra duvida, porém é em relação a proteção de um circuito, estou desenvolvendo um projeto e não posso utilizar reles, porém o circuito de proteção que preciso fazer é exatamente esse, como eu conseguiria substituir esse rele por outro componente com a mesma função? Dei uma pesquisada e achei componentes que poderiam ser utilizado como um transistor, mosfet ou scr porém não obtive sucesso na ligação do circuito, alguém poderia me tirar essa duvida da ligação?

obs* essa chave no final do circuito é pra simular um curto circuito. 

image.png.dc601930e4bde6d8f310971d5d5c7f48.png

Postado

@aphawk nesse caso a proteção esta ativada (um curto circuito foi simulado), acionando o led vermelho, e interrompendo o "contato de selo" da bobina que é formado quando o botão é pressionado, assim interrompendo o gnd do circuito. Quando está desativado o circuito funciona normalmente, e só é ativado novamente quando um curto é simulado.

Postado
23 horas atrás, .if disse:

Há long time ago again, Demos de natal para meu sogro (r.i.p.) um mini barbeador movido a uma (01) pilha mas ele tinha 1 botão push button... nunca abri e nunca mais vi ele mas teorizo que havia mosfet muito especial ou me copiaram e usaram um sistema de aumento de V no gate

Era algo como...

44250244_1_xlarge.jpg

Por acaso eu tenho um barbeador similar, da Philips com push botton. Funciona com uma pilha recarregável NIMH. Ontem eu desmontei, tirei algumas fotos, mas infelizmente todos os transistores não tinham código. Me chamou a atenção um CI esquisito com 8 terminais, no silk da placa está escrito Q3.

barbeador2.thumb.jpg.d21c60d7e8daff01e6e201726e817550.jpg

Hoje pesquisando sobre transistores com baixo VCE(sat) dei de cara com algo similar. Olha a curva VCE(sat) versus corrente.image.thumb.png.c5a47ee7c6570cf5da9d224cfa006c4a.png

image.thumb.png.3b9e9d1f037843035bf972e9c80afc74.png

• Obrigado 1
Postado
12 horas atrás, Cleitoneletronica disse:

com um pequeno diferencial, necessito um circuito com uma proteção contra curto circuito, se possível utilizando um transistor.

@Cleitoneletronica você precisa ser mais específico, se quer uma fonte inteira, ou só o circuito de proteção talvez acoplado (se for necessário) a um circuito de estabilização. Também precisamos saber que tipo de proteção você quer, se usa a mesma filosofia que a mostrada acima  que "desarma" quando ocorre um evento de sobre corrente e precisa ter um botão de "rearmar" ou um circuito que limite a corrente a um certo limite que inclusive pode ser até regulável. Por exemplo, digamos que o limite seja 1 ampere então, em caso de curto ou sobre corrente, o circuito/proteção não vai desarmar, ele vai limitar a corrente a 1 ampere abaixando a tensão de saída até, se for necessário, quase 0 volts e retornando ao normal quando o curto/sobrecarga cessar.  

Postado

@Cleitoneletronica , a princípio parece ter um erro no circuito, no mosfet a esquerda tem um resistor de 10k do gate ao terra o que é normal, mas nos outros o resistor de 10 k está entre o drain e o terra ?! Outra coisa é que dependendo da corrente os 5 volts podem não ser suficientes para "disparar" os mosfets completamente. Bem,  a primeira ideia é fazer uma proteção simples com resistor shunt que é usada como limite de corrente em  fontes lineares. Resistor shunt é um resistor de baixo valor calculado para dar uma queda de tensão de 0,7 volts quando a corrente limite for atingida e é colocado entre  os drenos dos mosfets e o terra. Em caso de sobrecorrente ele atinge os 0,7 volts e aciona a base de um transistor npn que aterra o gate dos mosfets.

Não vai dar pra desenhar agora mas é fácil: coletor no gate do mosfet, emissor no terra e um resistor de , digamos, 1k entre o resistor shunt e a base. 

Se ajudar pode se dar um jeito de acender um Led em caso de sobrecorrente.

No proteus vai funcionar mas na vida real tem uma consequência: mosfets em condução total esquentam muito pouco mas esse sistema vai diminuir a tensão de gate dos mosfets para que diminuam a corrente para a carga e portanto vão entrar em semi condução e começar a esquentar bastante. 

Na verdade nesse circuito uma proteção total contra curtos sem botão de reset é  difícil e pode ser complicado. O motivo é que um vez acionada a proteção a corrente cai a zero e o circuito vai querer rearmar. Para contornar isso me ocorreram 3 sistemas:

1 - um circuito com "atraso" que tente rearmar após alguns segundos e volte a desarmar caso o curto permaneça.

2 - um circuito que só permita o rearme caso perceba que a carga foi completamente retirada

3-  um circuito adicional que detecte um excesso de aquecimento dos mosfets e não permite o rearme até a temperatura cair. Com certeza é o dos três o mais complicado.

Postado

@Cleitoneletronica Desenhei:image.png.719f34a317c16b5bd5d40bc5dca21e84.png

Eliminei os resistores de 10K no dreno dos mosfets e como os gates são interligados só é necessario um resistor ao terra para os três mosfets. Como mencionei  este tipo de proteção  apenas limita a corrente máxima e, se mantido o curto, os mosfets tendem a esquentar bastante. Mas para impedir um estrago imediato por um curto funciona. O resistor pode ser calculado pela fórmula 0,7 / I max onde I max é a corrente máxima que a proteção permite. P Por exemplo, se for 3 amperes o valor do resistor será 0,7 / 3 que dá um valor quebrado, 0,23 ohms, o valor comercial mais proximo seria 0,22. A potência do resistor pode ser calculada pela formula Imax X 0,7 portanto 3*0,7 que dá 2,1 watts, se usaria um resistor de fio de 3 ou 5 watts. 

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Andreas Karl disse:

se mantido o curto, os mosfets tendem a esquentar bastante

Pra tentar evitar isso, uma ideota conceitual é colocar um capacitor em paralelo com o transistor. Ele vai descarregar rapidão e segurar por algum tempo o mosfet bloqueado.

Postado

Mas será que o transistor chega a saturar@.if?

Como é um sistema realimentado eu imagino de início que, com o aumento da corrente o transistor vai diminuir a tensão de gate até haver um equilíbrio entre a corrente que gera a tensão de base e a tensão de gate. Ao mesmo tempo também passa pela cabeça que na hora do curto a tensão de base vai para as alturas, o transistor satura por um curtíssimo espaço de tempo diminuindo a tensão de gate a 0 vírgula alguma coisa, assim cortando a corrente, diminuindo violentamente a tensão de base fazendo a tensão de gate subir até atingir o tal equilíbrio. Pode ser também que o sistema entre numa oscilação amortecida até o equilíbrio ser alcançado, a cabeça já tá dando nó kkk

Enfim a pergunta de um milhão de bitcoins: como fica a dinâmica da coisa sem e com o capacitor em paralelo com o transistor??? E qual seria o valor dele, tipo 1uF ?

• Membro VIP
Postado

Sò testando pra ver. E sim suponho uma oscilação. Mas a ideiota é desarma rápido e demora pra retentar. Sim 1uF é um bom começo.

Não sei se foi neste ou outro tópico que sugeri um comparador...tudo fica mais sob controle... não desenho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...