Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituir relé nf por transistor


LBARROS

Posts recomendados

Boa tarde pessoal. Hoje tenho a seguinte situação: tenho um relé do tipo NF que é aberto com uma tensão de aproximadamente 50V. Gostaria de substituir por um transistor, para funcionar da seguinte forma: na ausência de tensão (50V) o transistor seria como o relé NF, ou seja, teria emissor e coletor em curto. Assim que a base fosse alimentada por 50V, eu gostaria que o curto entre emissor e coletor fosse desfeito, abrindo o circuito.

Vi algumas aplicações na internet, mas não consegui chegar a um final, dada a diversidade e divergência de informações. Se alguém puder me ajudar, agradeço. A corrente que passa pelo curto é de no máximo 600mA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Imagine... um pnp com emissor no 50V (fonte) com seus 50V (sinal) na base e a carga entre C e gnd : transistor aberto. Se o sinal for a zero - em contato com gnd - (com um resistor em série por favor) o pnp estará saturado: transistor fechado. Se ele não for a zero (apenas retirado) hás de implementar um resistor entre B e gnd. Um R entre E e B vai bem.

No fim você vai ter: sinal abre: transistor fecha e vice versa. Pro seu caso um tip32c pode dar conta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz , boa tarde. Acho que definiu bem o que quero, mas não consegui entender direito pois ficou um pouco confuso. Até pensei que teria que usar um transistor NPN. Em resumo, seria assim: na presença de 50V, o transistor abre. Na ausência de 50V, o transistor fecha. Gostaria desse circuito, independente de PNP ou NPN pois quero substituir um relé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente isso aí, um TIP32C e dois resistores fazem a função do seu relé. 

O emissor vai ao positivo da fonte, o coletor ao positivo da carga, na base liga-se os dois resistores, um deles vai ligado ao negativo e o outro ao fio de onde vem os 50V.

Só uma curiosidade, o que o relé alimenta? 

Se for CA esquece o transistor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88  obrigado! Não é um circuito CA. É CC. Achei o TIP32C desnecessário para meu caso. Um transistor de 600mA no máximo me serviria. Gostaria de um mais fraco pois quero usar componente SMD pois tenho problema de espaço na placa. O que o relé atualmente faz é fechar curto em 2 portas de um CI. Quando alimentado o relé abre e o curto é desfeito. Eu não entendi ainda as configurações. Imagine que tenho 2 pinos de dados que devem estar circuitados entre si em um momento inicial. Com a entrada dos 50V eles deveriam abrir. Vou tentar explicar melhor a situação atual:

 

D1 = pino_data_1

D2 = pino_data2

 

Atualmente tenho um relé NF circuitando D1 e D2. Quando entro com 50V na bobina dele (que está com resistor em série para dar uma queda de tensão) o relé abre e libera D1 e D2. Consegui explicar direito? A partir dessas informações, como ficaria o circuito?

Voltando ao transistor, pretendo usar um SMD com encapsulamento SOT-23-3, que é muito comum para transistores de baixa corrente.

 

adicionado 3 minutos depois

Pensei em usar um BC807, que pode verificar neste link: http://www.digikey.com/product-detail/en/on-semiconductor/BC807-25LT3G/BC807-25LT3GOSTR-ND/1475925

 

Ainda resta uma dúvida: para substituir um relé NF, não deveria usar um transistor NPN em vez de um PNP? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

agora sim.

600mA x 50V confundiu todo mundo.  Entre dados esta não é a corrente.

 

Pra este caso (50v presente) sugiro um acoplador ótico. Emissor deste no gnd, coletor deste na base de um npn com C e E entre D1 e D2. Resistores de polarização estão escondidos na frase ok?

Ou, depois de entender circuito texto acima, apenas pense nos 50V (com resistor por favor) chegando na base do npn do acoplador sendo este um bc817 qualquer

Um par bc817/807 deve dar conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LBARROS disse:

 

Atualmente tenho um relé NF circuitando D1 e D2. Quando entro com 50V na bobina dele (que está com resistor em série para dar uma queda de tensão) o relé abre e libera D1 e D2. Consegui explicar direito? A partir dessas informações, como ficaria o circuito?

 

Então tem que ver, o transistor tem polaridade (diferentemente do relé). Nesse caso entre D1 e D2 tem que medir qual pino "sai" a tensão e em qual pino ela "entra". Tem que ver também se o CI aceita a resistência interna dos transistores (coisa que também não existe no relé, e já vi casos que isso atrapalha).

 

1 hora atrás, LBARROS disse:

Ainda resta uma dúvida: para substituir um relé NF, não deveria usar um transistor NPN em vez de um PNP?

A grosso modo, no caso da tensão de saturação ser positiva (o seu caso) podemos dizer que:

Contato NA = transistor NPN

Contato NF = transistor PNP

Quando eu aprendi isso, pensei no seguinte:

Que o "P" do NPN é a base, então quando recebe a carga positiva o contato se "fecha negativamente" aterrando a carga, daí os dois "N". Um dos "ENES" é o emissor (negativo) e o outro "N" (coletor) vai ao negativo da carga.

Com o PNP é tudo o que eu disse acima, só que ao contrário (exatamente o que voce quer).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

ah sim.. que burrice a minha... se for corrente bidirecional deve ser um pouco menos simples. Estou imaginando 2 npn ou um moc, ou sei lá...

 

 

Se for corrente bi direcional, aí só dois mosfets contrapostos (mesma ideia do CMOS 4066). Ou deixar o relé mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que seria mais simples. A corrente é bidirecional. Na verdade, acho que enquanto houver um curto entre D1  e D2 não haverá corrente. Eu só queria fazer uma chave mesmo. Vou cogitar a ideia do FOD817 e do BC807. O 817 eu já uso em outro projeto então minha BoM não ficará muito cara. Mesmo assim, acho que substituir o relé por amos ainda barateará o projeto.

Acho que posso testar algum tipo de FET também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LBARROS disse:

Na verdade, acho que enquanto houver um curto entre D1  e D2 não haverá corrente.

Aí depende do ponto de "vista" (referência).

Que tipo de CI é este?

Acho meio estranho, esse negócio de juntar dois pinos dele para fazer funcionar ou desligar algo (sim, eu sei que existem casos assim). Mas será que não tem uma maneira de fazer isso funcionar (ou interromper algo) aterrando um pino ou levando-o a alimentação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

analise melhor a origem/destino de D1 e D2. São de seu domínio? Curto entre "entradas" me parece sem sentido. Em algum momento (ou em todos) uma delas deve ser saída. Veja qual o nível e canalize a corrente na direção correta. Aí sim um simples bc resolve a parada. Opcionalmente um cd4066 + fodxxx são opções + em conta do que relé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!