Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual melhor desempenho?


Posts recomendados

Pessoal,

 

Tenho uma M5A78L-M/USB3 e um FX 8320E com duas memórias de 1600MHz de 4Gb.

Acontece que está chegando mais dois pentes de 4Gb (1866MHz) (de mesma marca) e só agora que vi que não é recomendado usar pentes com frequências diferentes. Vi alguns dizendo que pode causar incompatibilidade e Blue Screen. E quando não causa esse tipo de problema, a placa-mãe acaba usando a frequência menor.

 

Agora pergunto a vocês:

Esses tipos de problemas acontecem mesmo? Se acontecem, tirar a memória que coloquei, resolve?

Caso não tenha problema, é melhor ter 8Gb de 1866MHz (em double channel) ou 16Gb em 1600Mhz (dois double channel)? Vale a colocar as novas que vai chegar?

 

Fico no aguardo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando as configuração da minha Mobo percebi que a frequência máxima é 1600MHz sem OC. Logo, acredito que seja melhor botar os 4 pentes (16GB de 1600MHz) do que dois da maior frequência, que vai acabar ficando 8Gb de 1600MHz (o que eu já tinha).

Confere?

 

E será que causa incompatibilidade? Alguém já testou isso nessa placa?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Sinceramente, de 1600Mhz para 1866Mhz quase não se nota a diferença. Olhe os testes em jogos no youtube e verás que a diferença entre os FPS's são minúsculas.

 

Quanto a incompatibilidade, se as memórias forem exatamente iguais quanto ao modelo, fabricante e versão, não haverá problemas, o que ocorre nesses casos, é que o sistema irá trabalhar na menor frequência. Portanto, em seu caso, prefiro manter 4 pentes no total de 16GB, até mesmo porque se você joga, verás que muitos já estão atingindo e/ou superando os 8GB de requisitos, dessa forma você trabalhará com folga no sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a resposta de todos vocês.

 

Acabei colocando os quatro pentes, e de fato o computador iniciou reconhecendo todos eles na frequência de 1600MHz.

Só que percebi que iniciou um pouco mais lentamente que das outras vezes, ainda não usei muito para testar. Isso é normal ou poderia ser a possível incompatibilidade? Poderia entrar no sistema tranquilo, mas se tornar um pouco mais lento?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, juceliod disse:

Agradeço a resposta de todos vocês.

 

Acabei colocando os quatro pentes, e de fato o computador iniciou reconhecendo todos eles na frequência de 1600MHz.

Só que percebi que iniciou um pouco mais lentamente que das outras vezes, ainda não usei muito para testar. Isso é normal ou poderia ser a possível incompatibilidade? Poderia entrar no sistema tranquilo, mas se tornar um pouco mais lento?

 

Obrigado.

 

Bom dia!

 

Quando fui adquirir meu segundo par de memórias, o fabricante recomendou que as memórias novas deveriam ser colocadas no primeiro par de slot em ordem de dual channel, e consequentemente as memórias antigas no segundo par dual channel. 

 

Agora, vale ressaltar que as memórias com frequências maiores tem latências maiores também. Tente (se possível, pois honestamente não sei se há essa possibilidade) ajustar nas memórias de 1866Mhz para que a latência seja igual as antigas de 1600Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!