Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia guys. Seguinte, tenho um i5 3570k sem over e nele instalado um hyper t4 da cooler master, a temperatura dele está ótima (25, 30 graus em idle) e quando jogo também (cs go não passa dos 40 45) porém quando jogo CS em 1080p o cooler faz um barulho bem chato. Já tentei colocar o modo Silent pela placa-mãe e não deu certo. Gostaria de saber se é normal, ou tem algum jeito de parar?

Postado

@crl.eduuardo o cooler já é meio antigo? Ele pode estar fazendo barulho em alguma tensão específica do PWM. Incomoda mesmo. Podia tentar lubrificar. Caso não resolva, o ideal é trocar o cooler e colocar esse aí em alguma parte do gabinete em uma tensão que ele rode silencioso.

O PWM também é um mistério. Alguns coolers vão fazer ruídos estranhos em algumas tensões do PWM. Acho que tem como ajustar no BIOS (?), mas eu nunca pesquisei sobre isso. Do que eu sei, é falha do fan mesmo. Em alguma curva do PWM ele começa a fazer ruídos estranhos, e não está relacionado aos rolamentos, mas a tensão, eu acho. Nunca parei para estudar isso. 

Talvez outra pessoa saiba mais sobre isso. Se for o fan que está velho ou com defeito, aí é mais fácil trocar.

Postado

@Contiusa O cooler é novinho, instalei fazem uns 20 dias. O estranho é que assim que eu dou ALT+TAB pra área de trabalho o barulho ja começa a parar e quando abro o CS começa a aumentar. O que me deixa intrigado é que a temperatura está muito boa...

Postado

@crl.eduuardo você tem que ver se o barulho acontece na troca de rotação. Isso se houver troca de rotação. Se for isso mesmo, na troca de rotação, o fan pode ter vindo com defeito, especialmente porque os air coolers não tem essas trocas de rotação bruscas que os water coolers tem. 

Ve aí. O fan pode estar trocando de rotação na hora que você abre o jogo.

Postado

@crl.eduuardo e só ver se ele aumenta de rotação quando começa a fazer barulho. Isso é simples. Abra a tampa do gabinete e olhe para o cooler. Observe durante um tempo. Se aumentar / trocar de rotação e começar a fazer barulho, é porque não está legal.

Postado

@Contiusa Então, agora dei uma olhada mais de perto e vi que o barulho vem da placa de vídeo e não do processador, minha placa é uma GTX 970 EVGA. Quando não estou jogando, o cooler fica desligado e quando começo a jogar vai pra 2k400 de RPM, e a temperatura fica na casa dos 45 graus. Tem como baixar a rotação essa rotação? 

Postado
15 horas atrás, crl.eduuardo disse:

E é fácil mexer nisso? Quantos rpm será q coloco? 

Sim..

Sem título.jpg

Você determina em qual rotação as fans vão girar, dependendo da temperatura da GPU.. É simples até..

• Curtir 1
Postado

@crl.eduuardo

Eu não posso te falar se está bom ou não, pois minha VGA é diferente da sua.. Tem condições diferentes da sua e tal..

Se as temperaturas (abaixo de 80ºC pra VGA é normal até) e o ruído estão em níveis aceitáveis, e você está satisfeito, ótimo.. Isso que importa, no final..

Postado

@RS Faria Não está silencioso porém baixou bem o barulho... E a temperatura creio que 60 graus tá ótimo, se chegar nos 70 por ai eu dou uma subida na rotação. Agora só falta essa 970 parar com o coil whine AAUHAUHAU obrigado pela ajuda mano.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!