Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Fala galera!
PC - Processador AMD FX 4300
Placa de vídeo - GeForce 9800GT
Ram - 1x4gb
Fonte - Corsair CX 600W
placa-mãe - M5A78L-M LX/BR
Bom o meu Computador ta sofrendo com Temperaturas altas demais,se eu abrir 4 abas no navegador ele já chega facilmente na casa dos 65°C
Então resolvi trocar cooler do processador ( faz muito barulho e não adianta de nada )
e meu pc tem apenas 1 Fan na parte de trás, estava pensando em colocar mais 3 fans, sendo, 1 frontal,1 em baixo, 1 em cima
só que minha placa-mãe só tem como ligar 1 fan + 1 cooler do processador
então como vou ligar as outras fans? qual a sugerida 3 pinos ou 4 pinos, ligar na placa-mãe ou fonte ( por meio de adaptadores ) 
Gabinete - Thermaltake Commander MS-I VN40001W2N-B ( Esse da imagem a baixo )
OBS: não achei furação na parte frontal do gabinete, e na parte de cima as travas da memoria Ram ( pega o espaço que ficaria a Fan, parece que não cabe ) não da pra colocar a Fan, como vou fazer?
Obrigado desde já, e desculpe tanta pergunta.

179550_d6a0cd00db37acfb6a0bc5bdc6df04f0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Christian Willian qual cooler você vai comprar para a CPU? Porque para AMD não pode ser qualquer cooler.

 

Sobre os fans, pode plugar em um molex da fonte. A questão é que nem todo cooler tem cabo comprido ou adaptador molex. Eles também vão rodar no máximo e fazer barulho, mesmo fans de 1200rpm.

 

Outra opção é comprar um adaptador como este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782729386-cabo-adaptador-molex-pwm-flexa-fp5-akasa-ak-cbfa03-45-_JM aí você pode plugar todos os fans, inclusive o fan do CPU cooler e controlar tudo pelo PWM (se você comprar fans de 4 pinos). Aí dá para comprar fans de 1500-1600rpm, porque eles vão variar de velocidade de acordo com a carga da CPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom de inicio eu estava pensando em comprar 
Cooler para Processador - CoolerMaster AMD/Intel Hyper T4 RR-T4-18PK-R1 (4 pinos )
Cooler FAN - CoolerMaster Sickleflow 12cm R4-SXDP-20FB-R1 (3 pinos com adaptador para 4 pinos )

esses daria certo no meu pc? ou não e compativel ? e outra pergunta essas Fans ai não daria para ligar no adaptador 4 pinos não ne? então me recomenda alguma Fan boa ( custo x beneficio ) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Christian Willian disse:

Bom de inicio eu estava pensando em comprar 
Cooler para Processador - CoolerMaster AMD/Intel Hyper T4 RR-T4-18PK-R1 (4 pinos )
Cooler FAN - CoolerMaster Sickleflow 12cm R4-SXDP-20FB-R1 (3 pinos com adaptador para 4 pinos )

esses daria certo no meu pc? ou não e compativel ? e outra pergunta essas Fans ai não daria para ligar no adaptador 4 pinos não ne? então me recomenda alguma Fan boa ( custo x beneficio ) ?

 

O Hyper T4 não daria, pois ele só monta para cima no soquete AMD. Teria que ser o TX3 ou o Loki II (será barulhento em carga) ou o Hyper 212X. Outra opção seria o Raijintek Themis (sem o Evo), isso se a sua memória for baixa, tipo HyperX Fury. Também dá para colocar o fan um pouco mais alto, mas se for uma memória muito alta não fica legal.

 

O Gammaxx 300 e o Gammaxx S40 também são boas opções. Acho que o Gammaxx 300 nem vai bater nas memórias.

 

Pode sim colocar fans de 3 pinos no adaptador que eu indiquei, eles só não vão ser controlados pelo PWM, mas funciona como um adaptador molex. Tem que ver se o adaptador que vem com o Sickleflow dá o comprimeiro até a fonte. Tem que ver se a fonte tem molex para 3 fans. Mas esse Sickleflow é de 2000rpm. Você vai ficar surdo :) Por isso que eu falo que é melhor comprar 3 fans de 4 pinos e plugar tudo no PWM.

 

Mas não tem duas grelhas em cima? Como a Thermaltake diz que só cabe um fan? Vê aí, talvez dê.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom então para o cooler vou ficar com o TX3, e no caso das Fans eu queria colocar elas + Cooler do processador tudo na entrada 4 pinos da placa-mãe
se eu compra as 3 Fans 4 pinos, e liga tudo na placa-mãe por meio do adaptador, a placa-mãe aguenta? vai agir tudo normal?

poderia me falar algumas Fans 4 pinos com RPM que você me aconselhe... 
Muito Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Christian Willian disse:

se eu compra as 3 Fans 4 pinos, e liga tudo na placa-mãe por meio do adaptador, a placa-mãe aguenta? vai agir tudo normal?

 

Mas o adaptador alimenta os fans por um molex conectado na fonte. Você só vai plugar um cabo no CPU-fan da placa-mãe para controlar a velocidade dos fans, inclusive o do TX3. Como na foto abaixo. O TX3 vai no cabo madrinha, e ele gerencia os outros.

 

Sobre fans de 4 pinos, tem estes:

http://www.kabum.com.br/produto/55861/cooler-fan-deepcool-gamer-storm-gs120-12cm-big-airflow-dpgs-fgs-gs120 (mais fino)

http://www.kabum.com.br/produto/29495/cooler-fan-cougar-vortex-pwm-120x120x25mm-cf-v12hp

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-791985832-cooler-fan-akasa-piranha-120mm-4-pinos-ak-fn072-akasa-_JM

 

Mas pode procurar por outros. Ele só precisa ter 4 pinos e rodar idealmente acima de 1500rpm. Os de 1000-1200 são mais silenciosos e podem ser de 3 pinos (ainda que os meus fans de 1200 façam barulho no máximo). 

splitter.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

M5A78L-M LX BR fornece energia suficiente para conectar mais de um fan, na entrada de 4 pinos, utilizando cabo molex? Pergunto isto, porque há um cabo molex sem cabo extra para suprimento de energia:

 

https://www.walmart.com.br/item/3534917/sk?utm_source=google-pla&adtype=pla&utm_medium=ppc&utm_term=3534917&utm_campaign=acessorios_tecnologia+3534917 ). 

15012004P1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, José Marcelo Gomes disse:

M5A78L-M LX BR fornece energia suficiente para conectar mais de um fan, na entrada de 4 pinos, utilizando cabo molex? Pergunto isto, porque há um cabo molex sem cabo extra para suprimento de energia:

 

https://www.walmart.com.br/item/3534917/sk?utm_source=google-pla&adtype=pla&utm_medium=ppc&utm_term=3534917&utm_campaign=acessorios_tecnologia+3534917 ). 

15012004P1.jpg

Isso é um divisor.. Permite ligar duas fans, no mesmo conector da placa-mãe..Dependendo das fans, pode ser um pouco arriscado, de ultrapassar o limite de corrente da MOBO..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!