Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador de tensão com fonte variável e saída fixa!


IrlanMartins

Posts recomendados

Boa noite, quero ajuda na fabricação de um estabilizador de tensão que receba de 18vcc a 50vcc e saia apenas 13,7 vcc para manter uma bateria 12volts, corrente de 5 Amp, desde ja agradeço! 

 

OBS: lembrando que a tensão varia de acordo com o funcionamento do gerador da mesma, porém os 13,7 vcc teria que ser fixo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se desenvolveres uma solução dentro da eletrônica linear a dissipação, no pior dos casos seria de 50 Volts - 13,7 Volts multiplicado por 5, ou seja 181 Watts, que é uma potência razoável demandando um dissipador maior que aqueles das mais poderosas CPU's e com necessidade de arrefecimento.

 

Se fizeres a solução dentro da eletrônica digital, fonte chaveada, o que complica um pouco é a complexidade da solução para enfrentar um DIY..

 

Existe conversores prontos que poderiam servir para solucionar esse seu problema dai, são os conversores do tipo buck. Procur pelos mesmos..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Mestre88 disse:

 

kkkk Só pode estar de brincadeira com o amigo acima. 

Regulador a relé da idade das cavernas???

E só funcionava nos dínamos dos carros antigos, pois aqueles dínamos vinham com uma bobina especial de excitação, cujo chaveamento do relé varia variar a tensão de saída. 

 

adicionado 6 minutos depois
Em 15/10/2016 às 04:51, IrlanMartins disse:

Fico estigado é em saber que o que procuro e um regulador e retificador de moto,  pois o modelo que presciso e identico a um de CBX200, porém quero montsr em casa!

 

Reguladores de modo costumam ser do tipo Shunt: 

Quando o pico da senoide retificada atinge 14V... Um SCR aciona, curto-circuitando com o terra. 

Após próximo ciclo quando a senoide zera, o sistema é reiniciado e o SCR desliga para poder fazer novamente o proximo ceifamento: 

 

S_894411-MLB20567156028_012016-Y.jpg

 

 

adicionado 7 minutos depois

Um regulador que você pode fazer é este: 

voltreg2.jpg

adicionado 13 minutos depois

Não se assustem.

É assim mesmo que funciona. 

Eu medi na minha própria moto hehehe.

 

Acredito que o Magneto (O rotor do alternador) é magnetizado de forma que sature com uns 150 watts, no máximo. 

Daí a potência máxima fica limitada em uns 150W. 

Ou melhor:

O rotor é magnetizado de forma que sature com no máximo uns 12A.

Daí mesmo que as bobinas estejam em curto-circuito, não circula mais que 12A.

 

É algo parecido ou de certa forma semelhante aos fenômeno que estabiliza a tensão de saída nos transformadores de núcleo saturado. Os mais fortes entenderão kkkk Ou mais velhos kkkk.

 

E por fim: 

É uma tecnologia dos anos 50.

Isso já deveria ter sido modernizado. Poderiam usar um conversor Buck.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emule sou tec em eletro porém, meu conhecimento em eletronica e meio pouco rsrsrsrs, andei olhando sobre estes tipo Buck, achei que e a solução porém ainda fico com pé atras pela tensão maxima ser de 40 Vcc, medi picos de 50 Vcc, mas acho ser meio fantasma pois medi sem carga!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, IrlanMartins disse:

Emule sou tec em eletro porém, meu conhecimento em eletronica e meio pouco rsrsrsrs, andei olhando sobre estes tipo Buck, achei que e a solução porém ainda fico com pé atras pela tensão maxima ser de 40 Vcc, medi picos de 50 Vcc, mas acho ser meio fantasma pois medi sem carga!!!

 

Como você mediu? 

Mediu quando o regulador de sua moto ainda estava bom? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo desistiu do regulador? 

 

Sendo regulador tipo Shunt, como foi mostrado, creio que não seja possível usar conversor Buck, a uma possibilidade da tensão de ignição se elevar demais.

 

Eu lembro que fiz uma medição de tensão e até do lado AC a tensão se mantinha estabilizada.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Porque não usas o próprio regulador da moto, ou um de veículo? aquele que vai entre a placa retificadora e a relé?

011712_1-228x228.jpg

 

 

Eu já usei ele para som de carro e é um bom regulador e aguenta boas correntes, o único senão é que usar ele "em fio" não tem proteção anti-descarga, e se pores um diodo, o regulador para de funcionar

 

Na época eu usei este:

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTSvKHFJi05cwH208eLydlx7cPIyjx0Y38ehLRTXg0mxidGKvTL

597421-MLB20789029433_062016-Y.jpg

 

Mas,. repito, ele não tem proteção contra corrente inversa, então se deixares ele ligado, sem carregar, ele vai descarregar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ilkyest disse:

Porque não usas o próprio regulador da moto, ou um de veículo? aquele que vai entre a placa retificadora e a relé?

011712_1-228x228.jpg

 

 

Eu já usei ele para som de carro e é um bom regulador e aguenta boas correntes, o único senão é que usar ele "em fio" não tem proteção anti-descarga, e se pores um diodo, o regulador para de funcionar

 

Na época eu usei este:

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTSvKHFJi05cwH208eLydlx7cPIyjx0Y38ehLRTXg0mxidGKvTL

597421-MLB20789029433_062016-Y.jpg

 

Mas,. repito, ele não tem proteção contra corrente inversa, então se deixares ele ligado, sem carregar, ele vai descarregar.

 

 

 

Estes não funcionam em alternador de moto.

O alternador de uma moto é de imãs permanentes e não tem aquela bobina magnetizadora que regula a tensão de saída. 

 

Por isso na moto utilizam outras técnicas para regular a tensão. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!