Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador baterias com regulagem de corrente


Posts recomendados

Olá pessoal venho trazer a vocês um esquema de carregador o qual podemos regular a tensão final e a corrente conforme a bateria que se deseja carregar.

a principio eu precisaria de um carregador apenas 1 que pudesse carregar uma gama de baterias das pequenas ate uma pouco mais de 100 ampere

Gostaria que o pessoal que entende bem de fontes e carregadores avaliasse este projeto afim de melhorar ele ainda mais se possível.

Foi dimensionado para entregar até 8 ampere em carga e podendo ser ajustado de 600ma ate proximo dos 8 ampere como foi a proposta

Foi dimensionado para ajustar tanto com baterias sem manutenção e baterias com manutenção, para isso se faz necessário o ajuste de tensão final o qual não precisa de carga para ajuste

fiquem livres para comentar sobre o projeto e seu uso ok

segue abaixo

Carregador_com_corrente_ajusta

Atualmente estou usando basicamente este mesmo esquema citado a unica modificação a que fiz foi usar um lm723 no lugar do operacional, mas este mesmo esquema acima foi montado e testado com baterias até 60 ampere e se comportou como o esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

não analisei com a profundidade que você e o circuito merecem. Confesso que a disposição das peças (transistor 'plantando bananeira') tornam a análise um pouco sofrível. P.ex. de início não percebi limitador de tensão com facilidade.

Um adicional curioso seria implementar corrente constante até atingir a vmáx da bat. O seu até que faz isso mas penso que só no início da carga.  O ideal mesmo seria estudar a curva de carga da bat. Cada tipo tem a sua. Mas acho que seria muita flatulência pra pouca...fase. obs: a 'fase' seria a implementação e não seu circuito ok???!!

 

Mas me bateu uma curiosidade: lm723 ainda vive?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal por responder.

Sim o LM bom e velho ainda e peça corriqueira nas eletrônicas de componentes.

Sobre o circuito do carregador isadora ele se mantém a corrente ate atingir em torno de 13,2 desta tensão ate 13,6 vai descendo lentamente a corrente até cair em 600ma mais ou menos.

Digamos que eu tenha ajustado para 4 ampere assim sendo posso colocar uma bateria esgotada com 9v por exemplo, o carregador irá baixar a tensão mas a corrente irá se manter em 4 amperes até ele atingir 13 volts alguma coisa, dai para frente ele irá reduzindo até chegar ao 13,8 que foi setado ali no esquema. teoricamente ele iria parar a corrente nesta tensão, mas como a bateria sempre tende a descer ele permanece em flutuação. acredito que para ele manter esta tensão sem cair vá levar alguns dias na flutuação para que o led verde acenda e indique final de carga.

apesar que meus testes reais foram em baterias esgotadas e baterias com meia vida útil, não testei com bateria semi nova por exemplo.

mas até aonde entendi e projetei seria essa a ideia do carregador.

veja ai de uma olhada na salada, fiz ele em simulador e depois fiz realmente o circuito já com os cálculos e ajustes semi prontos e ficou como o esperado.

melhorias que poderíamos verificar seria no conjunto de transistores de potencia talvez usar tip147 claro trocando a topologia, não sei se seria viável ou talvez melhorar o monitoramento de bateria com carga completa, pois ainda não me agradou aquele arranjo ali nunca termina para o LED apagar, eu saberia ver que a bateria entrou em flutuação pelo fato do amperímetro estar quase 0 mas outra pessoa iria esperar e ficar na duvida pois não apagou o led de carga

veja ai e fique a vontade para opinar, claro esqueça o padrão do esquema pois foi feito em programa burro ou operador burro kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 30/10/2016 às 18:40, Luciano Nunes_558815 disse:

Olá pessoal venho trazer a vocês um esquema de carregador o qual podemos regular a tensão final e a corrente conforme a bateria que se deseja carregar.

a principio eu precisaria de um carregador apenas 1 que pudesse carregar uma gama de baterias das pequenas ate uma pouco mais de 100 ampere

Gostaria que o pessoal que entende bem de fontes e carregadores avaliasse este projeto afim de melhorar ele ainda mais se possível.

Foi dimensionado para entregar até 8 ampere em carga e podendo ser ajustado de 600ma ate proximo dos 8 ampere como foi a proposta

Foi dimensionado para ajustar tanto com baterias sem manutenção e baterias com manutenção, para isso se faz necessário o ajuste de tensão final o qual não precisa de carga para ajuste

fiquem livres para comentar sobre o projeto e seu uso ok

segue abaixo

Carregador_com_corrente_ajusta

Atualmente estou usando basicamente este mesmo esquema citado a unica modificação a que fiz foi usar um lm723 no lugar do operacional, mas este mesmo esquema acima foi montado e testado com baterias até 60 ampere e se comportou como o esperado.

Opa, tudo certo? Eu não consegui acessar o link, se possível eu gostaria de ver como você fez o carregador de baterias... Estou pensando em fazer um carregador de até 5 baterias simultâneas como TCC, porém não determinei ainda como será feito e estou fazendo uma pesquisa para ter uma ideia de como poderei projetar... 

Fico grato desde já 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!