Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Workstation até 8mil


Posts recomendados

Oi pessoal, tudo bem? 

 

Precise comprar um computador para trabalho. 

Modelagem 3d, redering e pintura digital.

 

Vou usar: 

Luxology Modo - 3D

Zbrush - 3D

Photoshop - Ilutração Digital 

Illustrator - Ilustração Digital

 

Ele precisa ter muitos núcleos para o processamento do rendering , Memória RAM e HD SSD.

A placa de vídeo não precisa ser a mais top, pode ser uma intermediária. 

 

Achei esse workstation: 

https://razorcomputadores.com.br/produto/workstation-blade-hx-650-pro-2/

 

Mas gostaria de gastar a metade do  valor que eles estão pedindo. 

 

Pergunto:

Seria possível montar um configuração como essa comprando as peças e montando ? 

Existe algum lugar com um valor mais acessível?  

 

Uma opção para mim é comprar uma versão com até 16GB de RAM e aumentar com o tempo.

Mas o computador tem que permitir atualizações futuras. 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antoniok

Seja bem vindo ao fórum :)


Abaixo uma configuração com um i7  + Water Cooler caso queira realizar um over + uma placa que suporta over + 32gb DDR 4 3000mhz, uma placa de vídeo top + SSD 240 gb + uma fonte top.
 

Total a prazo: R$7434.00 a vista R$6542

Sobra no orçamento R$500 para o gabinete a sua escolha.

 

===========================

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antoniok O Xeon de 8 núcleos vai custar por volta de 5 mil reais. Mais uns 1300 de placa-mãe e você já está perto dos 8 mil. Você até encontra Xeon de 8 núcleos por 2500 reais, mas eles têm o clock muito baixo e são mais fracos do que um i7-6700K.

 

Você pode comprar um i7-6800K (seis núcleos, doze threads) e fazer um overclock. Só o kit de processador e placa-mãe, tipo uma GA-X99-UD3P, sairia por uns R$ 3.300,00. O i7-6700K eu acho muito básico para o que você quer, mas se começar a estourar os 8 mil com o i7-6800k, não tem saída.

 

Eu fiz umas contas e ainda assim vai ficar apertado para encaixar a placa de vídeo, talvez uma GTX 1060. Mas a placa de vídeo é complicado, pois depende do que você vai fazer com ela.

 

Como você não conhece as lojas, provavelmente você nunca montou um micro, então teria que alguém fazer isso para você. Lojas tem várias, como Terabyte, Pichau, Kabum, Waz entre outras. São todas reconhecidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Antoniok disse:

Legal Hugh! 

 

O que acho legal na configuração do computador da Razor é o processador 8 core Xeon e a possibilidade de colocar até 256GB de RAM. Acho que isso pode mudar consideravelmente o valor do computador. 

 

Obrigado pela resposta. 


Cara, 256 GB de RAM só pra um servidor dos mais parrudos (tipo par aluguel de VPS, serviço de hosting que recebe milhões de visitas).

Duvido muito que por exemplo 64gb (que esse i7 suporta) você consiga estourar nos próximos anos.

Xeon só é aconselhável em tarefas que são muito bem otimizadas para vários núcleos (digo isso pois alugo um com 16 cores e 32 threads), já que pra tarefas que não demandam tantos cores ele é inferior aos i7.
 

adicionado 1 minuto depois
3 horas atrás, Contiusa disse:

@Antoniok O Xeon de 8 núcleos vai custar por volta de 5 mil reais. Mais uns 1300 de placa-mãe e você já está perto dos 8 mil. Você até encontra Xeon de 8 núcleos por 2500 reais, mas eles têm o clock muito baixo e são mais fracos do que um i7-6700K.

 

Você pode comprar um i7-6800K (seis núcleos, doze threads) e fazer um overclock. Só o kit de processador e placa-mãe, tipo uma GA-X99-UD3P, sairia por uns R$ 3.300,00. O i7-6700K eu acho muito básico para o que você quer, mas se começar a estourar os 8 mil com o i7-6800k, não tem saída.

 

Eu fiz umas contas e ainda assim vai ficar apertado para encaixar a placa de vídeo, talvez uma GTX 1060. Mas a placa de vídeo é complicado, pois depende do que você vai fazer com ela.

 

Como você não conhece as lojas, provavelmente você nunca montou um micro, então teria que alguém fazer isso para você. Lojas tem várias, como Terabyte, Pichau, Kabum, Waz entre outras. São todas reconhecidas.


Xeon só é top pra otimização de tarefas.

Um exemplo simples: Aluguel de vps.

Pra o que ele quer o i7 é ótimo, um amigo que presta serviço para grandes empresas (entre elas a globo) usa i7 para edição pesada de vídeos sem reclamar.

Screenshot_4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Hugh Laurie disse:

Pra o que ele quer o i7 é ótimo

 

i7-6700 (quad core)

i7-6700K (quad core)

i7-6800K (hexacore)

i7-6850K (hexacore)

i7-6900K (octacore)

i7-6950K (decacore)

 

Todos esses aí em cima são "i7", então fica meio confuso você dizer que o i7 é "ótimo".

 

Outra questão é que "Xeon" é só um brand. Tem vários i7 da plataforma LGA 2011 são "Xeon" que tiveram algum defeito em um dos núcleos e eles bloqueiam e lançam como Ivy Bridge-E, Haswell-E e assim por diante.

 

Esta história de que Xeon só serve para servidor é furada. A lina Extreme da Intel vem dos Xeon.

 

Ele também disse que quer fazer upgrades. Se ele comprar um i7-6700K, vai morrer nele. Nem um Kaby Lake valeria a pena. E quad core já está em extinção, especialmente para edição. Dá para usar um quad core? Dá. Mas é bem limitado, especialmente no quesito update, que não tem para onde ir.

 

Com uma plataforma LGA 2011-v3 ele pode colocar até um decacore com 20 threads.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Contiusa disse:

 

i7-6700 (quad core)

i7-6700K (quad core)

i7-6800K (hexacore)

i7-6850K (hexacore)

i7-6900K (octacore)

i7-6950K (decacore)

 

Todos esses aí em cima são "i7", então fica meio confuso você dizer que o i7 é "ótimo".

 

Outra questão é que "Xeon" é só um brand. Tem vários i7 da plataforma LGA 2011 são "Xeon" que tiveram algum defeito em um dos núcleos e eles bloqueiam e lançam como Ivy Bridge-E, Haswell-E e assim por diante.

 

Esta história de que Xeon só serve para servidor é furada. A lina Extreme da Intel vem dos Xeon.

 

Ele também disse que quer fazer upgrades. Se ele comprar um i7-6700K, vai morrer nele. Nem um Kaby Lake valeria a pena. E quad core já está em extinção, especialmente para edição. Dá para usar um quad core? Dá. Mas é bem limitado, especialmente no quesito update, que não tem para onde ir.

 

Com uma plataforma LGA 2011-v3 ele pode colocar até um decacore com 20 threads.


Eu disse que só server pra servidor?

Eu dei exemplo de onde um Xeon é bem utilizado.

Eu mesmo utilizo um e nenhum outro me serviria como ele, pra você ter uma ideia eu tinha 4 core i7 2600k e rodava 15% menos aplicação do que meu Xeon atual. Pagava 49 dólares em cada um dos i7 e hoje pago 59 no Xeon. Xeon é sim bom, mas pra aplicação especifica.

Pra edição de vídeo o i7 6700k segura por MUITO TEMPO ainda. E devido a limitação do orçamento, a melhor escolha seria o i7 6700k, ou reduzir os gastos em memória, placa de vídeo, SSD, investir em um 6800k. 

EDIT: Se o cara trabalha na Pixar ou empresa desse nível, ai sim, investir em uma mega plataforma Xeon com 20 threads, 256 gb de ram, SLI de placas 10xx ai é outro esquema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hugh Laurie ele vai usar software 3D (dois) e pediu opção de upgrade. Preciso falar mais? Realmente a plataforma LGA 115X é muito simples / básica para o que ele se propõe.

 

E Xeon tem vários. Não adianta falar "Xeon" nem "i7", tem que dar nome aos bois.

 

O mais importante é ajudar o colega a montar uma máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa E foi justamente o que fiz.

Peguei o orçamento dele e mostrei o que melhor ele podia comprar.

Ele pode muito bem como eu disse, tirar o SSD (que seria péssimo pra ele), trocar a 1070 por uma 1060 (economizaria uns R$700) e investir em outro processador. Só que não adianta tentar montar uma configuração com Xeon top com esse valor. Dá pra montar sim, com Xeons antigos, com 2.13 ghz e poucos cores/threads que seriam mais fracos e limitados que o i7 6700k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa E você precisa aprender a ler e enxergar.

Discuti sobre o Xeon pois você e o amigo disseram sobre esse processador.

Ai entrei no assunto com esse processador pra mostrar que ele é bom para aplicativos otimizados pra uma caralhada de cores/threads, se não você vai ver 4/6 cores sendo usados e o resto todo em idle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Hugh Laurie disse:

@Contiusa E você precisa aprender a ler e enxergar.

Discuti sobre o Xeon pois você e o amigo disseram sobre esse processador.

Ai entrei no assunto com esse processador pra mostrar que ele é bom para aplicativos otimizados pra uma caralhada de cores/threads, se não você vai ver 4/6 cores sendo usados e o resto todo em idle.

 

Recomendo novamente interpretação de texto. Eu justamente desaconselhei o Xeon. Parece que quem está lendo as coisas direito sou eu, correto? Ou precisa explicar?

 

Não precisa ficar chateado porque errar é humano. Eu erro todos os dias. Não é o fim do mundo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Recomendo novamente interpretação de texto. Eu justamente desaconselhei o Xeon. Parece que quem está lendo as coisas direito sou eu, correto? Ou precisa explicar?

 

Não precisa ficar chateado porque errar é humano. Eu erro todos os dias. Não é o fim do mundo.


Desde de quando estou chateado, tenho tempo para dialogar aqui até o Palmeiras se sagrar campeão do Brasileirão 2016.

E não estou chateado, estou discutindo e aprendendo enquanto fazemos isso, você não faz ideia do quanto esse fórum ajuda a melhorar o conhecimento sobre essa área, em ajudar quem tem menos conhecimento e escutar o lado de pessoas iguais a você que tem seu conhecimento para repassar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Antoniok disse:

Legal Hugh! 

 

O que acho legal na configuração do computador da Razor é o processador 8 core Xeon e a possibilidade de colocar até 256GB de RAM. Acho que isso pode mudar consideravelmente o valor do computador. 

 

Obrigado pela resposta. 

 

Faço um uso bem parecido ao que fará, só que com ênfase em pintura. 16GB de RAM já está de bom tamanho, 32GB até acho um pouco exagerado. Você terá amplo espaço para manobra com isso. Trabalho com telas de por volta de 10k pixels (prints de 80cm-1m em 300ppi), às vezes quando estou com preguiça chego a 200 layers, e o Photoshop bate em suas próprias limitações antes de conseguir consumir tanto. Pode ser da versão (parei no CS6), mas duvido muito.

 

Invista em um SSD grande o suficiente para ser usado como scratch disk, pois com arquivos tão grandes você ficará sem espaço em disco bem antes de ficar sem RAM ou CPU. Já cheguei a ter PS temps de 50, 60GB. De preferência crie uma partição separada para isso para não estrangular o sistema e use um HD como scratch secundário.

 

Também recomendo que o HD seja de bom tamanho. Você precisa guardar os arquivos fora de uso em algum lugar. Se pretende trabalhar com coisas grandes e pretende arquivar os arquivos fonte realmente vai precisar. À título de exemplo: minha pasta com os trabalhos realizados nos últimos 3 anos tem 480GB. São principalmente psds e psbs (quando ultrapassam o limite). Pense no tamanho médio dos arquivos gerados pelos outros programas e estipule o quanto precisará de acordo.

Uma pergunta importante: E a tablet (mesa digitalizadora)? Já tem alguma? Não pode esquecer dela, é fundamental para o que fará. Você pode usar uma carroça como PC, mas precisa da tablet.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal pessoal, obrigado pelos direcionamentos. 

 

O que @Nihal falou faz parte da minha rotina de trabalho, uso um monitor comum e uma Cintiq 13hd. 

 

Além de usar bastante o photoshop, a cada dia que passa estou usando mais programas 3D , dessa forma sei que lá no futuro vou precisar de um computador bom. Por isso quero investir em uma maquina que tenha a possibilidade de ficar  bem forte.  Sei que memória RAM e Processador, são itens bem requisitados na hora do rendering. 

 

Pesquisei uma placa-mãe que possibilita o uso de dois processadores, a principio vou usar apenas um. Essa mesma placa suporta até 256gb de RAM, DDR4. 

 

Vou detalhar aqui o que eu pesquisei, me digam o que acham: 

 

Placa de vídeo: Quadro K620 2GB 384 cuda cores

Processador: Xeon E5 2620V4 3.00GHz 20MB (8 N, 16 T)

Memória: 16GB Kingston DDR4 2133MHz ECC

HD: 1TB SATA

HD: SSD 120GB UV400 - KINGSTON

placa-mãe: Super Micro MBD-X10DAI-O

Fonte: EVGA 600W PFC Ativo Full Range (90 a 240V)

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!