Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
alanrodrigues

Potenciômetro queimando trilha em fonte de bancada

Recommended Posts

Boa noite amigos, estou montando um projeto de fonte de bancada regulável seguindo fielmente ( creio eu ) as especificações contidas nesta página:

http://www.arnerobotics.com.br/eletronica/Fonte_bancada_2.htm

Me empolguei para a construção, apesar de minha pouca experiência, pois o autor explicou tudo bem detalhado, o projeto foi publicado em revista ( mecatrônica fácil ) e portanto creio estar livre de erros.

Pois bem, fiz a pcb conforme o esquema fornecido pela página, usei um transformador de 12+12 por 3A conforme sugerido. Tudo funcionou muito bem menos os potenciômetros de ajuste de tensão. Inicialmente usei potenciômetros comuns e o maior queimou durante o ajuste da faixa de tensão. Troquei por potenciômetros de fio 4W e o problema agora é o seguinte: O pot. de ajuste grosso, 4K7, em 2% de seu curso já abre os 24v totais dados na fonte, o de ajuste fino controla toda a faixa 0 a 24v mas ao chegar em determinado valor queima.

No vídeo postado na página do autor, https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gS5rMg7i1Mo, o potenciômetro ajusta gradualmente a faixa e o mais importante: não queima! :thumbsup:

Gostaria da ajuda dos amigos para descobrir o que há de errado. Segue foto de minha montagem. Estou a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

IMG_20161111_221655.jpg

EDITADO:

Depois de rever pela enésima vez o esquema me chamou atenção o seguinte:

Detalhe2.jpg

Eu inseri o LM350 como se o primeiro pino desta visão fosse o IN. O vermelho está em 1, o amarelo em 2 e o verde em 3.

detalhe1.jpg

Skitch.png

Fiz errado não fiz ? Como o potênciometro está queimando foquei nele. É esse o problema ? :(

Editado por alanrodrigues

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Isadora!

O problema era justamente a ligação invertida do lm350. Removi da placa e soldei com fios na sequência correta funcionou 100%

Ajuste da tensão linearmente no curso do potenciômetro. 

Uma última pergunta: os potenciômetros estão funcionando corretamente apesar de ter saído fumaça em um deles na última tentativa antes da inversão. Devo trocá-lo?

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, alanrodrigues disse:

Uma última pergunta: os potenciômetros estão funcionando corretamente apesar de ter saído fumaça em um deles na última tentativa antes da inversão. Devo trocá-lo?

Sim, apesar de está funcionando ele pode ter ficado com a resistência alterada.

Meio off...

Conheço o cara do site de outro fórum, se ele ainda estiver por lá vou ver se ele conserta esse esquema.

Editado por Mestre88
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Membro88! 

Na verdade acho que se você conseguir falar com o Arnie seria mais colocar um lembrete ou resalva naquela parte para ajudar os mais novatos como eu. No projeto dele ele ali soldou um terminal de 3 pinos para lm350 com encapsulamento to-3. 

Quanto ao potenciômetro: o que pode estar comprometido é o de ajuste fino ,470 ohms. O problema seria ele não chegar aos 470 ou chegar e posteriormente fechar curto entre o terminal e o cursor? 

Pergunto pois se for o primeiro caso, por mais que ele não chegue aos 470 está me atendendo.

Mais uma vez obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
31 minutos atrás, alanrodrigues disse:

Quanto ao potenciômetro: o que pode estar comprometido é o de ajuste fino ,470 ohms. O problema seria ele não chegar aos 470 ou chegar e posteriormente fechar curto entre o terminal e o cursor? 

A questão é a seguinte:

Os dois potenciômetros estão em série então não importa qual esteja ruim, a chance do que está quase queimado formar um curto é quase impossível. O grande problema é ele não dar contato nenhum (ficando aberto), aí a tensão da fonte vai para o valor máximo.

Então se estiver com uma carga de 5V e o potenciômetro falhar, a tensão na saída será de 24V.

Compartilhar este post

Link para o post

Era isso que eu queria saber e não soube perguntar. Partiu trocar.

Muito obrigado :thumbsup:

Editado por alanrodrigues
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais