Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Portug4l

Circuito para acionamento automático e manual de bomba d'água

Recommended Posts

Seguinte, galera

Onde eu moro tem duas casas. A minha que fica na frente e, a mais ou menos 20 metros atrás da minha casa, mora minha mãe. Minha mãe já é uma senhora e como ninguém escapa das doenças da idade, ela já está ficando meio esquecida das coisas. 

Sempre que ela lava roupa, ela tem que ligar a bomba d'gua para ter pressão suficiente para encher a lavadoura. Só que, ultimamente ela tem esquecido de desligar e a bomba fica ligada direto e sem uso e eu tenho sempre que ir lá desligar. Então, o que eu fiz: coloquei uma lampada incandescente de 200w, que tinha guardado, para sempre que ela esquecesse eu fosse lá e desligava. 

Mas ultimamente eu não tenho mais ficado em casa, estou trabalhando fora e ela fica sozinha. Tenho medo dela deixar a bomba ligada e acontecer algum acidente. Por isso, minha única solução foi cortar os fios da bomba para que ela não usasse quando eu não estivesse em casa.

Bom, o que eu quero fazer: eu quero montar um circuito que quando ela acionasse a lavadoura para encher de água, a bomba acionaria automaticamente e quando cessasse, a bomba, consequentemente, desligaria. Exemplificando: quando a lavadoura começa a encher (ativa a bomba de entrada da máquina) a bomba d'gua liga. Quando parasse de encher a bomba desliga.

Fazendo assim é fácil, porque é só ligar a bomba nos contatos da selenóide da máquina. Porém, essa bomba d'gua também serve para encher a caixa d'gua que é acionada pela boia automática. Então se a boia acionasse a bomba, também acionaria a bomba da máquina.

Alguém tem alguma ideia de como projetar um circuito que faça essas transições? Liga a maquina, aciona a bomba, desliga a máquina, desliga a bomba. liga a bomba e não liga a máquina.

Se alguém com o QI mais elevado souber, eu agradeço. rsrsrsrs

Abraços!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi, a mesma bomba abastecerá a lavadora e a caixa d´água? Porque não abastece a lavadora a partir da caixa então?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que com dois relés podes fazer isso dai bem fácil

Os relés tem de ter bobina para 127 Volts ou a tensão que for ai

Um relé vai em paralelo com o solenoide que libera o enchimento da máquina

Outro relé a ser alimentado pela boia automática de enchimento da caixa dágua

Isso tudo falando das bobinas de acionamento dos relés..

Os contatos dos relés:

Os contados de ambos os relés deverão ser colocados em paralelo e esses é que vão ligar a bomba dágua..  Simples..

Só isso.. Se a boia pedir vai ligar e se o solenóide pedir vai ligar também. A bomba só desliga se nenhum dos dois comandos estiver pedindo água..

Um exemplo de relé:

rele-acoplador-interface-12v-24v-127v-e-

Tem de ser para 127Volts AC de bobina e esse dai suporta até 15A que é mais que suficiente para uma bomba dágua dessas de recalque para caixa d`água..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709970243-rele-acoplador-interface-12v-24v-127v-e-220v-_JM

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Seu problema é tanto difícil como fácil de resolver!

Tudo depende, depende do quão precisa as informações que você me dará a respeito da instalação hidráulica e elétrica.

Poderia te sugerir um sistema pressurizado, mas são tantas as variáveis que seria impossível te auxiliar sem conhecer o local.

A melhor automatização que posso pensar no momento é um interruptor de fluxo na tubulação da lavadora.

Assim qualquer fluxo de água (solenóide da lavadora ligando) ligará a bomba.

Outra solução é a que o Faller postou, mas feito com contatores, que funcionariam melhor que reles, mas para os dois casos você terá que passar fios e instalar uma chave magnética ( se já não houver uma).

Eu optaria por colocar o interruptor de fluxo, apesar das duas soluções ter que passar fios, o interruptor de fluxo é mais profissional, levando em consideração que a lavadora é móvel e teria que sair um fio de dentro dela e ficar preso a parede.

Agora a pergunta que não quer calar: como a mesma bomba serve para pressurizar a lavadora e encher a caixa d'agua?

Você tem que manobrar registros pra fazer isso?

Se sim, seu problema é mais complicado ainda, mas tem solução.... com um custo muito mais elevado.

Para pesquisas:

Interruptor de fluxo = autojet

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, Ricardov disse:

Não entendi, a mesma bomba abastecerá a lavadora e a caixa d´água? Porque não abastece a lavadora a partir da caixa então?

Sim, a bomba abastecem ambas.

Nunca pensei nisso... Mas de qualquer forma, na instalação hidráulica é dividido para máquina e para caixa d'água. Portando teria que fazer uma nova instalação hidráulica. Quero uma coisa simples e barata rsrs

adicionado 8 minutos depois
20 horas atrás, faller disse:

Acho que com dois relés podes fazer isso dai bem fácil

Os relés tem de ter bobina para 127 Volts ou a tensão que for ai

Um relé vai em paralelo com o solenoide que libera o enchimento da máquina

Outro relé a ser alimentado pela boia automática de enchimento da caixa dágua

Isso tudo falando das bobinas de acionamento dos relés..

Os contatos dos relés:

Os contados de ambos os relés deverão ser colocados em paralelo e esses é que vão ligar a bomba dágua..  Simples..

Só isso.. Se a boia pedir vai ligar e se o solenóide pedir vai ligar também. A bomba só desliga se nenhum dos dois comandos estiver pedindo água..

Um exemplo de relé:

rele-acoplador-interface-12v-24v-127v-e-

Tem de ser para 127Volts AC de bobina e esse dai suporta até 15A que é mais que suficiente para uma bomba dágua dessas de recalque para caixa d`água..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709970243-rele-acoplador-interface-12v-24v-127v-e-220v-_JM

Ótima ideia!

Eu pensei exatamente em relés, mas não sabia se existia relés com bobinas 127v.

Mas amigo, eu não entendi muito bem. Vamos lá: na entrada de cima do relé eu ligo na rede elétrica e a parte de baixo eu ligo em paralelo na seleniode? Tem como dar uma explicada?

Sou um pouco leigo em eletrônica. 

Obrigado.

adicionado 9 minutos depois
19 horas atrás, cesardelta1 disse:

Seu problema é tanto difícil como fácil de resolver!

Tudo depende, depende do quão precisa as informações que você me dará a respeito da instalação hidráulica e elétrica.

Poderia te sugerir um sistema pressurizado, mas são tantas as variáveis que seria impossível te auxiliar sem conhecer o local.

A melhor automatização que posso pensar no momento é um interruptor de fluxo na tubulação da lavadora.

Assim qualquer fluxo de água (solenóide da lavadora ligando) ligará a bomba.

Outra solução é a que o Faller postou, mas feito com contatores, que funcionariam melhor que reles, mas para os dois casos você terá que passar fios e instalar uma chave magnética ( se já não houver uma).

Eu optaria por colocar o interruptor de fluxo, apesar das duas soluções ter que passar fios, o interruptor de fluxo é mais profissional, levando em consideração que a lavadora é móvel e teria que sair um fio de dentro dela e ficar preso a parede.

Agora a pergunta que não quer calar: como a mesma bomba serve para pressurizar a lavadora e encher a caixa d'agua?

Você tem que manobrar registros pra fazer isso?

Se sim, seu problema é mais complicado ainda, mas tem solução.... com um custo muito mais elevado.

Para pesquisas:

Interruptor de fluxo = autojet

Instalação elétrica eu faço de boa. Mas o problema é que não quero mexer na instalação hidráulica.

Eu pensei tanto em chave magnética, como em relés. Mas eu preferiria trabalhar com relés a chaves magnéticas. Mas se for mais fácil com o mesmo, eu o farei. 

Vou tentar explicar como é a instalação hidráulica da casa. Na saída da bomba de água, tem um "T" que leva um cano para a máquina de lavar e o outro cano para a caixa de água. A ligação é simples. 

Eu só quero fazer esse sistema porque uma vez minha mãe deixou a bomba ligada e quando abri a torneira e tive uma queimadura muito forte com a água fervente que saia, por consequência da bomba ligada muito tempo. Para acontecer um incêndio ou uma explosão, creio eu, é só um passo.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade não acontece incêndio, mas se a tubulação for de PVC dilata, incha, deforma...

se a tubulação for galvanizada o selo mecânico é que vai pro saco!

Se quer fazer do jeito do faler, tudo bem, acho que fica at´´e mais barato.

Mas use contatores com contatos auxiliares em vez de reles.

São mais robustos, mais baratos e mais fáceis de achar.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Portug4l disse:

Ótima ideia!

Eu pensei exatamente em relés, mas não sabia se existia relés com bobinas 127v.

Mas amigo, eu não entendi muito bem. Vamos lá: na entrada de cima do relé eu ligo na rede elétrica e a parte de baixo eu ligo em paralelo na seleniode? Tem como dar uma explicada?

Sou um pouco leigo em eletrônica. 

No conector com dois pinos, em cada relé ligas a energia vinda de:

Um relé: da solenóide da máquina de lavar roupa. Quando acionar a solenóide aciona esse relé.

Outro relé: vem exatamente de onde está ligada a bomba atualmente, controlada pela boia da caixa..

E a bomba deverá passar a ser comandada pelos contatos de ambos os relés, colocados em paralelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tenho uma lavadora Brastemp Ative, daquelas que tem uma placa de interface e uma placa de potência. O negócio é que desde que a comprei tenho que trocar todo ano a placa de interface e\ou a de potencia. Alguem já pensou em uma adaptação pra transformar o painel digital em alguma coisa mais manual pra eliminar de vez essa placa de interface?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais