Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, tenho uma dúvida aqui (não sei se estou na área certo, se não estou, me corrijam por favor). Quais tipos de equipamentos eletrônicos não devem ser aterrados? Existe algum? E qual o motivo? 

Desde já, agradeço.

Postado

Imagine que dentro de um aparelho o circuito entre em curto e o fio fase se rompa e encoste na carcaça metálica desse aparelho, assim que o usuário o pegar, levará um choque.  caso esse aparelho esteja devidamente aterrado, acontecerá um curto circuito que desarmara o disjuntor evitando um choque iminente. Então todos os aparelhos de carcaça metálica precisam ser aterrados.

EDIT

Em alguns casos como aparelhos de RF, Militares e hospitalares de apoio a vida, o aterramento pode ajudar a "blindar" seus circuitos de possíveis EMI.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 21/11/2016 às 14:17, cesardelta1 disse:

Imagine que dentro de um aparelho o circuito entre em curto e o fio fase se rompa e encoste na carcaça metálica desse aparelho, assim que o usuário o pegar, levará um choque.  caso esse aparelho esteja devidamente aterrado, acontecerá um curto circuito que desarmara o disjuntor evitando um choque iminente. Então todos os aparelhos de carcaça metálica precisam ser aterrados.

Só para completar a resposta, também tem o IDR, que desarma em caso de fuga de corrente (provavelmente alguem levando choque). Concordo com o ricardo, os aparelhos com 3 pinos ou que tenham carcaça metálica devem ser aterrados (o chuveiro apesar de não ter carcaça metálica é  importante aterrar) e aqueles de 2 pinos nem precisa se preocupar.

• Curtir 3
Postado

Respondendo somente as perguntas:

11 horas atrás, gaguiballz disse:

Quais tipos de equipamentos eletrônicos não devem ser aterrados?

Equipamentos formados por caixas não metálicas, aqueles não tenham contato com líquidos.

Existe algum?

Sim, vários.

E qual o motivo? 

Não há perigo de choque elétrico ou mal funcionamento devido a falta do terra.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!