Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Alessandro Nilsen

Ventilador superaquecendo - mondial turbo pro 55

Recommended Posts

Olá amigos! Faz algum tempo que eu recuperei um ventilador que estava jogado na rua, é um Mondial Turbo Pro 55 bivolt de 150W, ele estava com o motor queimado e com o controle de velocidade (dimmer) em curto, ambos foram substituídos e o mesmo voltou a funcionar.

O que acontece é que passados uns 20 minutos ligado ele começa a impregnar o ambiente com cheiro de verniz queimado, esse cheiro vai aumentando até eu ter que desligar o ventilador (isso na velocidade mínima).

Também ocorre que a velocidade em 220V é maior do que a velocidade dele em 110V (usando um transformador), o que parece estar forçando o motor e fazendo o mesmo aquecer.

Medindo os enrolamentos temos 2 bobinas de 100 Ohms, quando a chave está em 220V elas ficam em série e com 200 Ohms, quando em 110V, elas ficam em paralelo, com 50 Ohms, o que parece estar correto.

Alguém pode ter uma ideia do que pode estar ocasionando isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Capacitor em curto, rotor fora de centro ou as bobinas estão entrando em contato com a carcaça. 

Compartilhar este post

Link para o post

Creio não ser nenhum desses motivos, o capacitor está bom com valor e esr ok.

No começo achei que a ligação estava errada, então eu inspecionei o motor e desenhei o diagrama equivalente:

motesc1.png

L1 tem 93 Ohms e 182.4mH, L2 tem 95 Ohms e 191mH, L3 tem 124 Ohms e 235mH, o capacitor tem 5,043uF e 0.21 Ohms de ESR.

Pesquisando na internet ví que para 110V existe somente um método de ligação, e para 220V tem 2 modos:

motesc2.png

O 1º modo para 110V funciona perfeitamente.

O segundo modo para 220V faz com que o eixo do motor trave, provavelmente L1 fica invertida, mas não tem como ligar de outra forma.

O terceiro modo é o modo que funciona em 220V, mas há superaquecimento devido à baixa resistência do enrolamento auxiliar Laux.

Sendo assim tenho três opções, usar em 110V com um transformador, abrir as conexões e tentar ligar de acordo com o segundo modo  e tentar trocar o capacitor de partida por um de menor valor porém não sei se isso irá funcionar.

-----------

Consegui fazer o circuito 2 desligando a conexão entre o capacitor e L2, assim:

motesc3.png

Assim  motor funcionou com a mesma velocidade de 110V, pois L3 recebe 110V.

Editado por Alessandro Nilsen
Testes e mais testes :P

Compartilhar este post

Link para o post

A bobina Laux é 110V sempre, por isso ela deve ser ligada no meio das duas bobinas quando o motor é ligado em 220V.

Esse último desenho é o correto.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Então o motor vem ligado errado de fábrica? Que estranho, tem vários casos de pessoas com o mesmo aparelho reclamando do cheiro de queimado, inclusive o motor original que tinha torrado estava com o enrolamento auxiliar queimado.

Vou deixar o motor em teste e ver como ele se comporta, agora ele deixou de ser bivolt mesmo. ^_^

Obrigado!

-----------

Depois de deixar o ventilador ligado na velocidade máxima por um tempo, percebi que o motor ainda superaquece e cheira a queimado, o que me deixa sem opções, só percebi que com o motor quente o valor das bobinas em série aumentou para 245 Ohms e voltou ao normal com o motor frio.

O cheiro é de verniz derretido, agora vou medir as tensões pelo motor.

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho isso.

No caso seria o segundo desenho da foto do meio, (ele está certo) mas no ventilador não funciona pois as bobinas estão invertidas.

2 horas atrás, Alessandro Nilsen disse:

Vou deixar o motor em teste e ver como ele se comporta, agora ele deixou de ser bivolt mesmo. ^_^

Dá um pouco de trabalho, mas ele pode se tornar bivolt novamente e sem cheiro de queimado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem o cheiro está um pouco difícil. :( 

A diferença do desenho do meio pro último é que eu cortei uma das conexões do motor assim invertendo a bobina L2.

Preto cap e vermelho cap são os dois fios acessíveis e são os terminais do capacitor, cortando o fio preto eu isolei L2 e pude liga-la de maneira invertida, assim o motor passou a funcionar.

Só uma pergunta, o motor é novo, esse cheiro não seria normal?

------------

L2 = 130V

L1+Laux = 90V

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/12/2016 às 20:04, Alessandro Nilsen disse:

A diferença do desenho do meio pro último é que eu cortei uma das conexões do motor assim invertendo a bobina L2.

Sim, exatamente o que eu pensei. No desenho é igual, mas no ventilador faz toda a diferença.

Só uma pergunta, o motor é novo, esse cheiro não seria normal?

Não.

L2 = 130V

L1+Laux = 90V

O que isso quer dizer?

São as tensões encontradas na bobina do motor?

Se for, arrume uma forma de colocar L2 no lugar de L1.

Editado por Mestre88
Erro de digitação

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o problema é que a ligação entre L3 e Laux é interna, isto é, será preciso abrir todas as conexões do motor diretamente na bobina para fazer essa ligação, como já estou quase jogando o ventilador fora, vou arriscar fazer isso como último recurso, se der errado então eu já descarto o ventilador.

----------

Conseguí abrir as conexões das bobinas, o que você sugeriu foi trocar L1 e L2 de lugar?

motesc4.png

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Alessandro Nilsen disse:

Conseguí abrir as conexões das bobinas, o que você sugeriu foi trocar L1 e L2 de lugar?

Sim, foi isso. Eu digitei errado e escrevi L3.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não tive sucesso, aqui as medições:

L1 - 106V

L2 + Laux - 86V

Testei tirando Laux do circuito e o motor não girou, mas pude dar partida nele com as mãos para ambos os lados, se a hélice tiver atarraxada ao motor, desconectar Laux faz o motor parar. No motor, uma das bobinas está mais escura que as outras, e essa encostando o dedo é a mais quente delas.

A queda de tensão é porque temos duas bobinas em paralelo, que irão consumir mais corrente, e essa corrente irá passar por L1 que está em série.

Virtualmente, testamos todas as possibilidades, provavelmente o motor já era, ainda falta testar ele em 110V e ver como se comporta.

---------- 

Decidi aposentar o ventilador, realmente me parece um erro de projeto Laux ser de 125 Ohms, existe um vídeo no YouTube onde um cara mostra um Pro 55 com o cabo partido, e lá pode-se ver a disposição dos cabos na chave 110/220, e realmente Laux recebe 220V.

Agradeço muito sua paciência, obrigado pela ajuda! :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de descartar o ventilador, eu desmontei todo o motor para conferir se tinha alguma espira em curto, e não achei nada, porém grudado nos parafusos tinha uma resina que cheirava a mofo, então decidi dar uma última chance, pra isso, eu refiz as ligações desde as bobinas e troquei o termofusivel por um de menor temperatura, a parte elétrica ficou assim, montei deixando-o bivolt de novo.

motesc5.png

É isso, agradeço de novo pela ajuda, finalizado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia...
Sou meio leigo no assunto de elétrica.
Ganhei para tentar consertar o mesmo ventilador, pois o dono disse não funcionar mais. Ele desmontou para tentar consertar e desconectou os quatro cabos da chave seletora de tensão. 
Em casa percebi que o problema era no cabo de alimentação danificado.
Agora preciso recolocar os cabos na chave.
Ela tem quatro pinos para 110/220V.
As cores são:
Vermelho, Amarelo, Verde e Branco.
Podem me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

Com a chave nessa posição:

1 - Vermelho

2 - Branco

3 - Amarelo

4 - Verde

im.png

Compartilhar este post

Link para o post

Disponha! :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais