Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventilador superaquecendo - mondial turbo pro 55


Posts recomendados

Olá amigos! Faz algum tempo que eu recuperei um ventilador que estava jogado na rua, é um Mondial Turbo Pro 55 bivolt de 150W, ele estava com o motor queimado e com o controle de velocidade (dimmer) em curto, ambos foram substituídos e o mesmo voltou a funcionar.

 

O que acontece é que passados uns 20 minutos ligado ele começa a impregnar o ambiente com cheiro de verniz queimado, esse cheiro vai aumentando até eu ter que desligar o ventilador (isso na velocidade mínima).

 

Também ocorre que a velocidade em 220V é maior do que a velocidade dele em 110V (usando um transformador), o que parece estar forçando o motor e fazendo o mesmo aquecer.

 

Medindo os enrolamentos temos 2 bobinas de 100 Ohms, quando a chave está em 220V elas ficam em série e com 200 Ohms, quando em 110V, elas ficam em paralelo, com 50 Ohms, o que parece estar correto.

 

Alguém pode ter uma ideia do que pode estar ocasionando isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio não ser nenhum desses motivos, o capacitor está bom com valor e esr ok.

 

No começo achei que a ligação estava errada, então eu inspecionei o motor e desenhei o diagrama equivalente:

 

motesc1.png

 

L1 tem 93 Ohms e 182.4mH, L2 tem 95 Ohms e 191mH, L3 tem 124 Ohms e 235mH, o capacitor tem 5,043uF e 0.21 Ohms de ESR.

 

Pesquisando na internet ví que para 110V existe somente um método de ligação, e para 220V tem 2 modos:

 

motesc2.png

 

O 1º modo para 110V funciona perfeitamente.

O segundo modo para 220V faz com que o eixo do motor trave, provavelmente L1 fica invertida, mas não tem como ligar de outra forma.

O terceiro modo é o modo que funciona em 220V, mas há superaquecimento devido à baixa resistência do enrolamento auxiliar Laux.

 

Sendo assim tenho três opções, usar em 110V com um transformador, abrir as conexões e tentar ligar de acordo com o segundo modo  e tentar trocar o capacitor de partida por um de menor valor porém não sei se isso irá funcionar.

 

-----------

 

Consegui fazer o circuito 2 desligando a conexão entre o capacitor e L2, assim:

 

motesc3.png

 

Assim  motor funcionou com a mesma velocidade de 110V, pois L3 recebe 110V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Então o motor vem ligado errado de fábrica? Que estranho, tem vários casos de pessoas com o mesmo aparelho reclamando do cheiro de queimado, inclusive o motor original que tinha torrado estava com o enrolamento auxiliar queimado.

 

Vou deixar o motor em teste e ver como ele se comporta, agora ele deixou de ser bivolt mesmo. ^_^

 

Obrigado!

 

-----------

 

Depois de deixar o ventilador ligado na velocidade máxima por um tempo, percebi que o motor ainda superaquece e cheira a queimado, o que me deixa sem opções, só percebi que com o motor quente o valor das bobinas em série aumentou para 245 Ohms e voltou ao normal com o motor frio.

 

O cheiro é de verniz derretido, agora vou medir as tensões pelo motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho isso.

No caso seria o segundo desenho da foto do meio, (ele está certo) mas no ventilador não funciona pois as bobinas estão invertidas.

2 horas atrás, Alessandro Nilsen disse:

Vou deixar o motor em teste e ver como ele se comporta, agora ele deixou de ser bivolt mesmo. ^_^

Dá um pouco de trabalho, mas ele pode se tornar bivolt novamente e sem cheiro de queimado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem o cheiro está um pouco difícil. :( 

A diferença do desenho do meio pro último é que eu cortei uma das conexões do motor assim invertendo a bobina L2.

Preto cap e vermelho cap são os dois fios acessíveis e são os terminais do capacitor, cortando o fio preto eu isolei L2 e pude liga-la de maneira invertida, assim o motor passou a funcionar.

Só uma pergunta, o motor é novo, esse cheiro não seria normal?

------------

L2 = 130V

L1+Laux = 90V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/12/2016 às 20:04, Alessandro Nilsen disse:

A diferença do desenho do meio pro último é que eu cortei uma das conexões do motor assim invertendo a bobina L2.

Sim, exatamente o que eu pensei. No desenho é igual, mas no ventilador faz toda a diferença.

 

Em 03/12/2016 às 20:04, Alessandro Nilsen disse:

Só uma pergunta, o motor é novo, esse cheiro não seria normal?

Não.

 

Em 03/12/2016 às 20:04, Alessandro Nilsen disse:

L2 = 130V

L1+Laux = 90V

O que isso quer dizer?

São as tensões encontradas na bobina do motor?

Se for, arrume uma forma de colocar L2 no lugar de L1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o problema é que a ligação entre L3 e Laux é interna, isto é, será preciso abrir todas as conexões do motor diretamente na bobina para fazer essa ligação, como já estou quase jogando o ventilador fora, vou arriscar fazer isso como último recurso, se der errado então eu já descarto o ventilador.

 

----------

 

Conseguí abrir as conexões das bobinas, o que você sugeriu foi trocar L1 e L2 de lugar?

 

motesc4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tive sucesso, aqui as medições:

L1 - 106V

L2 + Laux - 86V

 

Testei tirando Laux do circuito e o motor não girou, mas pude dar partida nele com as mãos para ambos os lados, se a hélice tiver atarraxada ao motor, desconectar Laux faz o motor parar. No motor, uma das bobinas está mais escura que as outras, e essa encostando o dedo é a mais quente delas.

 

A queda de tensão é porque temos duas bobinas em paralelo, que irão consumir mais corrente, e essa corrente irá passar por L1 que está em série.

 

Virtualmente, testamos todas as possibilidades, provavelmente o motor já era, ainda falta testar ele em 110V e ver como se comporta.

 

---------- 

 

Decidi aposentar o ventilador, realmente me parece um erro de projeto Laux ser de 125 Ohms, existe um vídeo no YouTube onde um cara mostra um Pro 55 com o cabo partido, e lá pode-se ver a disposição dos cabos na chave 110/220, e realmente Laux recebe 220V.

 

Agradeço muito sua paciência, obrigado pela ajuda! :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de descartar o ventilador, eu desmontei todo o motor para conferir se tinha alguma espira em curto, e não achei nada, porém grudado nos parafusos tinha uma resina que cheirava a mofo, então decidi dar uma última chance, pra isso, eu refiz as ligações desde as bobinas e troquei o termofusivel por um de menor temperatura, a parte elétrica ficou assim, montei deixando-o bivolt de novo.

 

motesc5.png

 

É isso, agradeço de novo pela ajuda, finalizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia...
Sou meio leigo no assunto de elétrica.
Ganhei para tentar consertar o mesmo ventilador, pois o dono disse não funcionar mais. Ele desmontou para tentar consertar e desconectou os quatro cabos da chave seletora de tensão. 
Em casa percebi que o problema era no cabo de alimentação danificado.
Agora preciso recolocar os cabos na chave.
Ela tem quatro pinos para 110/220V.
As cores são:
Vermelho, Amarelo, Verde e Branco.
Podem me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...