Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de Automação Para Captação de Água da Chuva


Anonymous171

Posts recomendados

Estou montando na minha casa um sistema de captação de água da chuva bem parecido com o apresentado no esquema abaixo, onde um  reservatório inferior (Container IBC de 1000 Litros) abastecerá o reservatório superior (02 caixas d'água de 1000 Litros interligadas). Imaginemos então o seguinte cenário: O reservatório superior está com o nível de água bem próximo ao mínimo definido, mais ainda assim ,não o suficiente para acionar a bomba. Logo começa a chover e o reservatório inferior é rapidamente abastecido ao seu nível máximo, ocasionando também a saída da água em excesso pelo ladrão . Como fazer o sistema não "perder a oportunidade" de reabastecer o reservatório superior por completo? Um sensor de nível máximo no reservatório inferior seria a solução? Se sim, como ficaria o esquema de ligação desse 4º sensor na contatora?

 

tanque_inferior_superior.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa de outro sensor , apenas regule a altura do sensor inferior do reservatório a ser abastecido !

O reservatório superior não precisa trabalhar com o sensor lá no fundo do tanque, pode trabalhar do meio pra cima, ou se quiser pode deixar somente um sensor na parte superior do tanque, assim quando chegasse no topo ele desligaria a bomba e quando chegasse em 70 ou 80% da capacidade já ligaria a bomba novamente !

Não precisa trabalhar com essa distância todo entre máximo e minimo ou seja 100% max e 20% ! Em outras palavras , você pode trabalhar com 100% máx  e 70% mínimo por exemplo,  tudo depende do ajuste do sensor.

 

Espero ter ajudado. Se houver dúvida sinta-se à vontade !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Mirko J disse:

Não precisa de outro sensor , apenas regule a altura do sensor inferior do reservatório a ser abastecido !

O reservatório superior não precisa trabalhar com o sensor lá no fundo do tanque, pode trabalhar do meio pra cima, ou se quiser pode deixar somente um sensor na parte superior do tanque, assim quando chegasse no topo ele desligaria a bomba e quando chegasse em 70 ou 80% da capacidade já ligaria a bomba novamente !

Não precisa trabalhar com essa distância todo entre máximo e minimo ou seja 100% max e 20% ! Em outras palavras , você pode trabalhar com 100% máx  e 70% mínimo por exemplo,  tudo depende do ajuste do sensor.

 

Espero ter ajudado. Se houver dúvida sinta-se à vontade !

E o gasto energético? Dá forma que está propondo, o número de vezes que a bomba seria acionada aumentaria muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anonymous171 Aí você tem que ver qual sua prioridade... 

Já que o reservatório superior é composto por 2 caixas você pode colocar o sensor na caixa que ficar em cima , assim você usaria apenas 1 sensor nesse conjunto. Na caixa inferior eu recomendaria você colocar uma caixa maior, porque a inferior tem apenas 1000L , como você disse ''Logo começa a chover e o reservatório inferior é rapidamente abastecido ao seu nível máximo''... Se é essa sua preocupação a solução seria uma caixa maior , mas se não quiser por uma maior pode fazer o sistema com apenas um sensor na caixa superior, assim o sistema sempre ficaria com no mínimo 50% e o restante dependendo do ajuste que você fizer no sensor.

Quanto a bomba acionar com maior frequência isso depende da sua necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Mirko J disse:

@Anonymous171 Aí você tem que ver qual sua prioridade... 

Já que o reservatório superior é composto por 2 caixas você pode colocar o sensor na caixa que ficar em cima , assim você usaria apenas 1 sensor nesse conjunto. Na caixa inferior eu recomendaria você colocar uma caixa maior, porque a inferior tem apenas 1000L , como você disse ''Logo começa a chover e o reservatório inferior é rapidamente abastecido ao seu nível máximo''... Se é essa sua preocupação a solução seria uma caixa maior , mas se não quiser por uma maior pode fazer o sistema com apenas um sensor na caixa superior, assim o sistema sempre ficaria com no mínimo 50% e o restante dependendo do ajuste que você fizer no sensor.

Quanto a bomba acionar com maior frequência isso depende da sua necessidade.

O reservatório superior são duas caixa de 1000L interligadas (vasos comunicantes), existe um único nível para as duas. A questão não é prioridade, e sim de aprovaitamento máximo da capacidade de armazenamento de todo o sistema (3000L).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anonymous171 O gasto energético é o mesmo, a única diferença é que vai trabalhar (por exemplo) 20 vezes por semana por 10 minutos cada, contra 4 vezes de 50 minutos. Pode ser montado o sistema com 2 chaves boia de nível, ligadas em paralelo, ou seja a bomba só é ligada se houver agua no tanque depósito e a caixa estiver com o nível baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, g.schiavinatto disse:

@Anonymous171 O gasto energético é o mesmo, a única diferença é que vai trabalhar (por exemplo) 20 vezes por semana por 10 minutos cada, contra 4 vezes de 50 minutos. Pode ser montado o sistema com 2 chaves boia de nível, ligadas em paralelo, ou seja a bomba só é ligada se houver agua no tanque depósito e a caixa estiver com o nível baixo.

Chave bóia não são tão precisas quanto estes sensores, e ainda corre-se o risco delas virarem.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anonymous171 Eu monto esses sistema em caixas d'água pequenas e em tanques de 20 mil litros e nunca vi problema quanto a isso, se estiver '' de barriga pra baixo ou pra cima'' não altera seu mecanismo de acionamento. Pelo menos as que eu costumo utilizar são acionadas quando atingem um ângulo de 45° , seja pra baixo ou pra cima, e o lado que ela está não influencia nisso. Fora que essas bóias custam apenas 35 $.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu retiraria o sensor mínimo da caixa superior e o colocaria como sensor máximo na caixa inferior.

Alias a caixa superior só precisa de um sensor.

Quando a caixa inferior está cheia, o sensor liga e joga para a caixa superior, quando estiver acabando a agua da caixa inferior o sensor mínimo da caixa inferior desliga e aguarda encher novamente, esse ciclo se repete até as caixas superiores encherem e seu sensor máximo desligar tudo.

Não gostaria e nem tenho tempo para entrar em detalhes minuciosos a respeito do funcionamento do sistema, mas se foi você quem o montou saberá fazer o que estou dizendo.

 

EDIT

Desculpe, não havia me atentado ao tipo de sensor que você está usando.

Isso que eu propus só daria certo se tivesse feito com eletroboias, como já sugeriu o colega Mirko J.

No seu caso seria realmente necessário usar mais um sensor como nível máximo na caixa inferior.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, cesardelta1 disse:

 

Eu retiraria o sensor mínimo da caixa superior e o colocaria como sensor máximo na caixa inferior.

Alias a caixa superior só precisa de um sensor.

Quando a caixa inferior está cheia, o sensor liga e joga para a caixa superior, quando estiver acabando a agua da caixa inferior o sensor mínimo da caixa inferior desliga e aguarda encher novamente, esse ciclo se repete até as caixas superiores encherem e seu sensor máximo desligar tudo.

Não gostaria e nem tenho tempo para entrar em detalhes minuciosos a respeito do funcionamento do sistema, mas se foi você quem o montou saberá fazer o que estou dizendo.

Eu não montei o esquema, achei no site mundo da elétrica. Se puder esclarecer um pouco mais, agradeço. 

 

https://www.mundodaeletrica.com.br/controle-de-nivel-de-tanque-superior-abastecido-por-tanque-inferior/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Desculpe, não havia me atentado ao tipo de sensor que você está usando.

Isso que eu propus só daria certo se tivesse feito com eletroboias, como já sugeriu o colega Mirko J.

No seu caso seria realmente necessário usar mais um sensor como nível máximo na caixa inferior.

Editei o post original mas não deu tempo

 

PS: se puder tocar na loja os sensores por eletrobóias, somente duas fariam toda a automação, sem o selo no contator e com um custo muito menor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, caolne disse:

É só colocar mais um sensor em paralelo com mínimo superior, sendo este o máximo inferior.

Pode ser o mesmo sensor só que deve ser instalado de ponta cabeça em relação a imagem

@caolne Agora à tarde comprei a contatora e realizei alguns teste:

 

gn6dfHh.jpg

Obs.: Os interruptores estão representando os sensores.

 

 

Montei o esquema igual você mencionou e DEU CERTO! Funcionou exatamente da maneira que eu preciso!

LffmI5u.jpg

 

 

adicionado 6 minutos depois

@caolne Aproveitando o ensejo, e no caso de uma pane seca total no sistema, como fazer para acionar uma válvula solenoide (NF) para abastecimento do reservatório superior com água da Cia de abastecimento?
Obs.: Vou colocar um sensor de nível máximo de abastecimento com água da Cia aproximadamente em 1/4 do reservatório superior,  para não acontecer dele encher por completo e vir uma chuva logo depois.Se não vier, a solenoide novamente deverá ser acionada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro colocar mais um destes sensores no reservatório superior, abaixo do sensor de nível mínimo, de forma que acione a válvula solenoide quando a agua ficar abaixo dele. Dessa forma ele só entra em ação se a agua baixar além do mínimo e o reservatório inferior estiver vazio, acionando a companhia de forma emergencial.

Os contatos do sensor a utilizar dependerão da sua válvula solenoide, se esta fecha a vazão quando energizada ou se fecha a vazão quando desenergizada, verifique também o consumo desta válvula, pode até ser que dê para ligar direto sem contatora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, caolne disse:

Sugiro colocar mais um destes sensores no reservatório superior, abaixo do sensor de nível mínimo, de forma que acione a válvula solenoide quando a agua ficar abaixo dele. Dessa forma ele só entra em ação se a agua baixar além do mínimo e o reservatório inferior estiver vazio, acionando a companhia de forma emergencial.

Os contatos do sensor a utilizar dependerão da sua válvula solenoide, se esta fecha a vazão quando energizada ou se fecha a vazão quando desenergizada, verifique também o consumo desta válvula, pode até ser que dê para ligar direto sem contatora.

Eu já comprei a solenoide: https://www.aliexpress.com/item/220V-AC-3-4-Plastic-Water-Solenoid-Valve-Electric-N-C-Normally-Closed-Control/32304179623.html.

 

Ela é 220V A/C e abre a vazão quando energizada (NF). Gostei da sua ideia de colocar o sensor da solenoide abaixo do nível mínimo do reservatório superior, bem pensado. Dá pra usar os contatos 5L3 E 6L3 da contatora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz! Boia caixa alta nível cheio. Regula o enforcador no nível desejado da caixa alta cheia. Pronto! Muita frescura pra pouco resultado! A caixa alta cheia para todo o sistema e o resto sai pelo ladrão! Caixa alta cheia, caixa baixa cheia deu! para todo o sistema, muito simples, muito básico e bem barato!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!