Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Acer não da video.


Kenny Robert

Posts recomendados

@Marukosu A. Boa Noite, revisando este imenso tópico me deu uma vontade enorme de retomar a placa rsrs.

Na época em que comprei as ferramentas de BGA pela china veio tudo menos o stencil, ou seja tenho fluxo, esferas, o suporte...

Uma pergunta, alguma vez conseguiu retirar um chip desses através da estação de retrabalho? Pois meu objetivo agora visando que ja tenho praticamente tudo para realizar o procedimento, seria comprar o stencil no ML mesmo e tentar o "reballing" (não sei se esta correto) dessa BGA.

Obrigado pela atenção!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Kenny Robert disse:

@Marukosu A. Boa Noite, revisando este imenso tópico me deu uma vontade enorme de retomar a placa rsrs.

Na época em que comprei as ferramentas de BGA pela china veio tudo menos o stencil, ou seja tenho fluxo, esferas, o suporte...

Uma pergunta, alguma vez conseguiu retirar um chip desses através da estação de retrabalho? Pois meu objetivo agora visando que ja tenho praticamente tudo para realizar o procedimento, seria comprar o stencil no ML mesmo e tentar o "reballing" (não sei se esta correto) dessa BGA.

Obrigado pela atenção!

 

Quero o entender o que te levou a essa ter que fazer o reballing aí.

 

vou ler o tópico todo assim que puder, mas apreciaria de uma explicação sua também 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. Boa Tarde!

O problema em questão no inicio era:

  • O notebook ligava normalmente e não dava vídeo.
  • Logo após o problema passou a ser que ele acendia a luz  por uns 5 seg e desligava (não ligava mais)
  • E por ultimo chegamos onde estamos ele não liga.

Lembrando que todos esses problemas ocorreram com o tempo e sozinhos (ou seja sem erros meus ou algo do tipo, a cada vez ele foi piorando até chegar no ponto de nem ligar mais..)

Então começa o tópico:

  • Percebemos que não havia tensões em vários pontos da placa.
  • Vimos que havia um mosfet ruim logo na entrada do DC Jack, efetuada a troca a bateria do mesmo voltou a ser carregada . (hoje este mosfet que substitui queimou também tenho que trocar de novo)
  • havia também um capacitor em curto (na linha dos 3V ou 1,5Vse não me engano)
  • Então esta e nossa situação atual, não chega energia na bateria da BIOS, não a curto nas trilha da mesma e sim em outras trilhas de 3V. Procurei em todos os "cantos" o curto utilizando a fonte de bancada  e tentando achar o componente pelo calor. Até que percebi que a BGA aumentava de forma quase impercepitivel a temperatura ao colocar os 1,2V na linha do curto, e também que todas as linhas em curto estavam ligadas a BGA. Está aqui o porque cheguei nessa conclusão do reball, pois o reflow de nada adiantou.

Este é mais ou menos um resumo de tudo, obrigado pela atenção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. Estou com praticamente tudo no jeito aqui novamente, só me resta achar a placa-mãe de notebook em que retiro os componentes (para trocar o mosfet que esta ruim novamente), vou ver se acho ela.

Caso realmente seja necessário o reballing, eu conseguiria fazer através da estação de retrabalho? (o tópico ficou parado justamente por conta disso, eu não tinha estação de retrabalho na época).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Kenny Robert disse:

@Marukosu A. Estou com praticamente tudo no jeito aqui novamente, só me resta achar a placa-mãe de notebook em que retiro os componentes (para trocar o mosfet que esta ruim novamente), vou ver se acho ela.

Caso realmente seja necessário o reballing, eu conseguiria fazer através da estação de retrabalho? (o tópico ficou parado justamente por conta disso, eu não tinha estação de retrabalho na época).

Gostaria que, se possível, refizéssemos algumas medições antes.

 

Refinando o que foi dito no passado e atualizando agora, acho que não faz tanto sentido fazer um reballing agora porque há indícios de curto e não de mal contato.

 

Atualize agora.

qual mosfet vai substituir mesmo?

Tem algum led aceso?

Notou um leve aquecimento no processador, qualquer outro ci ou componente?

Alguma parte enegrecida nessa placa que ainda não foi vistoriada ou informada antes?

 

adicionado 8 minutos depois

@Kenny Robert me perguntou se poderia usar a estação de retrabalho, poderia sim.

Com fluxo de solda, e boa técnica conseguiria sim.

Me responde um coisa:

Quando fez o reflow, por acaso usou pasta de solda?

Pois ela não serve pra isso porque dá condutividade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Marukosu A. disse:

qual mosfet vai substituir mesmo? 

O mosfet PQ302 (ele é o primeiro mosfet do circuito aquele que permite a passagem dos 19V para o restante do circuito). Da outra vez que troquei este mosfet o notebook voltou a pelo menos carregar a bateria, mas nada de leds acenderem ou algo do tipo.

10 minutos atrás, Marukosu A. disse:

Tem algum led aceso?

Não, nenhum Led acende.

11 minutos atrás, Marukosu A. disse:

Notou um leve aquecimento no processador, qualquer outro ci ou componente?

Na época ao injetar os 1,2V na trilha dos 3V era fácil de notar um leve aquecimento no processador. Já com a fonte do notebook ou com a bateria nada se alterava, ele não da nem "sinal de vida".

13 minutos atrás, Marukosu A. disse:

Alguma parte enegrecida nessa placa que ainda não foi vistoriada ou informada antes?

 

Até onde me lembro não.

adicionado 9 minutos depois
22 minutos atrás, Marukosu A. disse:

@Kenny Robert me perguntou se poderia usar a estação de retrabalho, poderia sim.

Com fluxo de solda, e boa técnica conseguiria sim.

Me responde um coisa:

Quando fez o reflow, por acaso usou pasta de solda?

Pois ela não serve pra isso porque dá condutividade.

Pensando aqui, acho que usei pasta no reflow sim. 😐

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kenny Robert Assim que substituir o MOSFET damos continuidade.

 

adicionado 4 minutos depois

Use alcool isopropílico pra lavar esse ci por baixo.

Pode ter ficado bastante resíduo dessa pasta embaixo.

 

Você pode usar essa pasta pra trocar uma microresistencia, microcondensador, alguns CIs, mas BGA com aquela pasta de solda amarela é furada. Tem que ser fluxo de solda mesmo, líquido ou pastoso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. O pior e que estou sem alcool isopropílico no momento apenas limpa contato, vou ver se consigo comprar esta semana!

Achando a placa antiga já substituo o mosfet, lembro que la tinha pelo menos mais uns 3 que substitui este!

Hoje até tenho um fluxo que diz ser da AMTECH, o difícil e saber se é original mesmo rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Kenny Robert disse:

@Marukosu A. O pior e que estou sem alcool isopropílico no momento apenas limpa contato, vou ver se consigo comprar esta semana!

Achando a placa antiga já substituo o mosfet, lembro que la tinha pelo menos mais uns 3 que substitui este!

Hoje até tenho um fluxo que diz ser da AMTECH, o difícil e saber se é original mesmo rsrs

Quanto ao fluxo, tá tranquilo.

Quando trocar o mosfet me avisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. Agora entendo porque este fet não aguentou, na época troquei um AON6414 por um TPC8009 ou seja troquei um fet original da placa (AON6414) trabalha com uma corrente DC no dreno de 50A, ja o que havia colocado em seu lugar (TCP8009) trabalha com uma corrente de 13A. Dei uma bobeira muito grande nessa em, desculpa é que na época não sabia muito bem analisar as informações presentes nos datasheets, devo ter me confundido com algo.

O pior e que esta placa não tera fet compativel.

adicionado 0 minutos depois

vou ver se acho outra placa com um mosfet de maior potencia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos fazer as continhas:

19V x 50A = 950W

ou

19V x 13A = 247W

 

O que viu de estranho?

Se isso fosse verdade, nenhuma trilha da sua placa suportaria 950W!

Temos que usar sempre a lógica.

 

Bom, o seu mosfet está aberto, por isso não dá passagem de corrente de um lado para o outro.

e você não tem outro pra por no lugar, aí você pára.

Errado!

 

Pegue um bloco de anotações e anote este item pra comprar depois, mas agora você vai lá e colocar um resistor de 100R por 1W do dreno ao source deste transístor pra prosseguir.

 

Isso vai te permitir uma corrente do outro lado, mas com limitação adicional. 

Verdade que até poderia colocar um jumper mesmo, mas por segurança é melhor fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. Achei super estranho mesmo, a própia fonte tem uma potencia nominal de 3,42A.

Resistor de 100r com certeza tenho aqui, só vou colocar o mesmo e volto. (lógico caso ainda tenha tempo).

adicionado 1 minuto depois
36 minutos atrás, Marukosu A. disse:

Bom, o seu mosfet está aberto, por isso não dá passagem de corrente de um lado para o outro.

e você não tem outro pra por no lugar, aí você pára.

Errado!

 

Pegue um bloco de anotações e anote este item pra comprar depois, mas agora você vai lá e colocar um resistor de 100R por 1W do dreno ao source deste transístor pra prosseguir.

Interessante, até pensei na possibilidade de jumper mas o resistor não sabia.

adicionado 49 minutos depois
1 hora atrás, Marukosu A. disse:

vamos fazer as continhas:

19V x 50A = 950W

ou

19V x 13A = 247W

 

O que viu de estranho?

Se isso fosse verdade, nenhuma trilha da sua placa suportaria 950W!

Temos que usar sempre a lógica.

 

Bom, o seu mosfet está aberto, por isso não dá passagem de corrente de um lado para o outro.

e você não tem outro pra por no lugar, aí você pára.

Errado!

 

Pegue um bloco de anotações e anote este item pra comprar depois, mas agora você vai lá e colocar um resistor de 100R por 1W do dreno ao source deste transístor pra prosseguir.

 

Isso vai te permitir uma corrente do outro lado, mas com limitação adicional. 

Verdade que até poderia colocar um jumper mesmo, mas por segurança é melhor fazer isso.

Liguei o resistor, mas ele está apresentando aquecimento anormal com certeza se eu deixar ligado ele vai até estourar a resistência do resistor. Seria essa a causa da queima do fet? *Na trilha não ha curto.

adicionado 53 minutos depois

Detalhe mesmo com este aquecimento extremo ainda temos tensão, ou seja a fonte não desarma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!