Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Moro no Rio Grande do Sul e aqui faza muito calor... e a CPu tá superaquecendo demais!

Vi bastante gente metendo pau no h60 porque dizem ter até air cooler melhores que ele,não sei se esse é o motivo da  cpu ficar 35-45 graus em idle(usando a conf. alto desempenho do windows). Em jogos como Mortal Kombat XL ela fica 55-65 graus,que é bem no limite dos fx já.

Os problemas começam quando eu tento jogar o novo DOOM ou Dark souls 3, ai a cpu vai a 70 graus ou mais.

Estou usando só o water cooler aqui,sem  fans adicionais fora o que vem nele,uso gabinete aberto por enquanto também.

Ah sim,o fan do WC ja esta na rotação maxima G.G

Postado

Eu uso exatamente as mesma conf que você @Raijin e a temperatura aqui fica a 32 graus quando não estou jogando nada. Até hoje eu não entendo o porque desses malucos falarem mal do H60 sendo que ele é MUITO bom. 

adicionado 8 minutos depois

Acabei de entrar no GTA V aqui para ver quanto o meu marcava em temperatura e ele se mantem em 40 graus

adicionado 10 minutos depois

Engraçado que no AMD Overdriver marca 29/30 graus e no msi afterburner 40/41 graus.

Postado

@Raijin @PedroREFER O problema do H60 é ficar mal fixado em algumas configurações. Nesse caso não terá uma performance boa mesmo:

Raijin, verifique se ele está bem fixado. Tem pasta térmica para refazer a instalação? Se tiver já dá para tirar o bloco e checar como está a pasta térmica. Se não estiver espalhada então ele está ficando com folga.

Postado

instalei ele 2 dias atras,pois troquei a placa-mãe,vou dar uma olhada na pasta termica amanhâ então,apesar dele estar bem fixo.vi varias pessaoas de foruns de fora  aqui do br,como tom's hardwaqre  com o mesmo problema :( PS:uso a pasta deepcool z9

Postado
21 horas atrás, PedroREFER disse:

Engraçado que no AMD Overdriver marca 29/30 graus e no msi afterburner 40/41 graus.

O Overdrive mostra a margem térmica, que são os graus faltantes para atingir a temperatura limite.

Note que a soma da margem térmica com a temperatura dos núcleos ou package do msi afterburner é de 70C que seria a temperatura limite estipulada para o processador.

20 horas atrás, Raijin disse:

instalei ele 2 dias atras,pois troquei a placa-mãe,vou dar uma olhada na pasta termica amanhâ então,apesar dele estar bem fixo.vi varias pessaoas de foruns de fora  aqui do br,como tom's hardwaqre  com o mesmo problema :( PS:uso a pasta deepcool z9

Se o H60 foi instalado corretamente, não deveria apresentar nenhuma folga.
Como referência veja se instalou corretamente conforme as fotos aqui.

Caso a instalação e a pasta foi aplicada corretamente, acho que valeria a pena solicitar o rma.

Postado
57 minutos atrás, EdsonSM disse:

é de 70C que seria a temperatura limite estipulada para o processador.

O limite estipulado pela AMD é de 61ºC. Acho que já vi alguns modelos com limite aleatório, mas em geral, para os FX, é 61ºC para as CPUs de 125W e 71ºC para as de 95W.

Citação

Se o H60 foi instalado corretamente, não deveria apresentar nenhuma folga.

No soquete AMD talvez não aconteça, mas é bom não generalizar, pois, no soquete LGA 115X, existem vários casos de folga no backplate. Isso já é conhecido e muito discutido nos fóruns, e acontece com vários modelos. Inclusive o H60 que eu testei veio com uma folga absurda. Também explica as bizarrices dos resultados de alguns testes.

É a pior fixação de todas as que eu conheço, por não levar em conta a espessura da placa-mãe (edit) pode ser erro de lote também, pois a impressão é que eles se garantem mais no RMA do que no controle de qualidade.

Postado

por volta,dos 65+ começo a ter quedas de fps(medido pelo afterburner)deve ser esse o limite do meu.O backplate seria qual peça ? Vi o @Contiusa falando sobre o AIDA64 e variados em outro topico nao medirem precisamente,posso confiar no afterburner,ou apenas no amd overdrive ? Pois o amd Overdrive diz que estou com margem termica de 40-45 graus.Depois de testar tudo o que vocês falaram,se nada der certo,vou mandar pro RMA.Ah e as mangueiras do radiador estão indo de cima para baixo... pode criar bolhas né ? Até parei de usar o perfil alto desempenho do windos,caiu uns 10 graus em certos jogos

Postado
10 minutos atrás, Raijin disse:

por volta,dos 65+ começo a ter quedas de fps(medido pelo afterburner)deve ser esse o limite do meu.O backplate seria qual peça ? Vi o @Contiusa falando sobre o AIDA64 e variados em outro topico nao medirem precisamente,posso confiar no afterburner,ou apenas no amd overdrive ? Pois o amd Overdrive diz que estou com margem termica de 40-45 graus.Depois de testar tudo o que vocês falaram,se nada der certo,vou mandar pro RMA.Ah e as mangueiras do radiador estão indo de cima para baixo... pode criar bolhas né ? Até parei de usar o perfil alto desempenho do windos,caiu uns 10 graus em certos jogos

Eu veria apenas pelo AMD Overdrive. Os outros aplicativos indicam temperaturas erradas. E não é pouca coisa, a diferença é grande. Em algumas placas-mãe pode acontecer de bater, mas geralmente você precisa fazer uma conversão. Só que essa conversão é cheia de falhas. Ainda não encontrei um método universal e nem um representante da AMD que diga com exatidão o valor do limite da margem térmica. 

Melhor não confiar nas regrinhas de conversão que o pessoal usa para os FX nos programas como HWmonitor, AIDA64, etc. Para quem faz testes, é bom saber a temperatura, mas para uso diário, ou mesmo overclock, melhor se garantir com o AMD Overdrive. 

Postado
3 horas atrás, Contiusa disse:

O limite estipulado pela AMD é de 61ºC. Acho que já vi alguns modelos com limite aleatório, mas em geral, para os FX, é 61ºC para as CPUs de 125W e 71ºC para as de 95W.

No soquete AMD talvez não aconteça, mas é bom não generalizar, pois, no soquete LGA 115X, existem vários casos de folga no backplate. Isso já é conhecido e muito discutido nos fóruns, e acontece com vários modelos. Inclusive o H60 que eu testei veio com uma folga absurda. Também explica as bizarrices dos resultados de alguns testes.

É a pior fixação de todas as que eu conheço, por não levar em conta a espessura da placa-mãe (edit) pode ser erro de lote também, pois a impressão é que eles se garantem mais no RMA do que no controle de qualidade.

A margerm térmica é a diferença dos 70C com a temperatura Package ou Cores que os utilitários como o HwMonitor mostram.

Acredito que no passado o limite foi considerado em 61C, mas depois que o Overdrive passou a mostrar a margem térmica a temperatura limite correta é de 70C.
Ou então creio que esses 61C seriam uma recomendação para manter uns 10C de folga com relação ao limite.

A folga seria antes ou depois que o bloco ser apertado contra o processador e parafusado?

É normal existir a folga antes do bloco ser fixado.

Depois que o bloco é devidamente apertado, o mecanismo de retenção deveria ficar firme e sem folgas.

Postado
47 minutos atrás, EdsonSM disse:

Depois que o bloco é devidamente apertado, o mecanismo de retenção deveria ficar firme e sem folgas.

Pesquise no Google para se informar mais porque eu estou meio sem tempo agora - estou testando várias pastas térmicas. Eu sei que algumas pessoas se negam a aceitar que a Corsair poderia fazaer uma montagem duvidosa, mas isso já é lugar comum nos fóruns, até mesmo no fórum da Corsair.

Como nota, já montei e desmontei o H45, H60 e H75 e o Maeltrom 120 várias vezes. Talvez você ache complicado a montagem e então imagine que erros entre entusiastas é uma coisa comum, mas depois de um tempo se torna bem simples. Com os air coolers, e montagem se vale do mesmo princípio, e acho que já foram 12 ou 13 air coolers e water coolers que testei, alguns diversas vezes.

O RMA da Corsair pediu fotos da montagem e eu enviei praticamente um tutorial. Eles não falaram nada. Sim, o backplate tem uma orientação específica e obviamente que eu usei os standoffs corretos. Como eu disse, o sujeito precisa ser muito verde para montar errado. Especialmente o H60, que eu montei e remontei mais de uma dezena de vezes.

Essa folga não é comum, mas tem vários casos em fóruns, mas já vi testes de sites de reviews com temperaturas parecidas com a montagem com folga da minha placa-mãe. Acho que um site coloca o H60 vários graus atrás do H45 :P Em overclock acho que eles dão a diferença de 20ºC :D eu fico rindo aqui. Se você for ver os meus testes, o H45 é melhor, mas poucas coisa. Será que os caras não param para ver se a pasta espalhou direito? Se os núcleos estão com temperaturas homogêneas? Enfim, eu leio esses reviews anormais e fico perplexo de não achar um site que mencione o problema.

Mas, ei, cada um com seu cada um. Tem gente que instala o troço, abre um app qualquer e mede as temperaturas, não é isso? E provavelmente ainda vai dizer que a folga não existe. Aí você vê o resultado do sujeito e ele está com a mesma temperatura do Hyper 212X. Enfim...

Sobre as temperaturas dos FX, está lá no site da AMD. Você realmente deve ter se enganado a respeito da diferença entre as CPUs de 95W e 125W. Já sei dessa informação faz tempo.

Postado
10 minutos atrás, Raijin disse:

esse backplate que vem não é de uso só pra processadores da intel ?

Sim, esse backplate seria para placas com socket da Intel.

A soma da Margem Térmica do Overdrive com a temperatura do Afterburner ou Package do HwMonitor seria de 70C, é isso mesmo?

Postado
4 horas atrás, Raijin disse:

esse backplate que vem não é de uso só pra processadores da intel ?

Para o soquete AMD não tem problema porque o H60 usa a moldura padrão da placa-mãe. Aquela moldura de plástico com duas pontas. Ou seja, a distância vai ser sempre a mesma em todas as placas-mãe.

O soquete LGA 2011 também não tem problema, pois os standoffs são aparafusados diretamente na placa-mãe (o soquete não tem backplate).

Postado

Acham que se eu fechar o gabinete  e colocar coolers de 100mm pra criar um fluxo de ar interno vai resfriar melhor ?

Uso o cooler do WC pra puxar ar na parte de tras.Tenho 2 slots livres na laterale possivelmente  1 na frente

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!