Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Múltiplas tensões em bateria


Jonc

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Estou montando dois packs de baterias de lithium, um de 48V e outro de 24V. Utilizo pilhas de 3.7V e 2.2A/h, cujo numero é limitado.

Seria possível obter as duas tensões em apenas um pack? Ou seja, associar duas baterias de 24V em série para obter 48V e ainda assim continuar utilizando a bateria de 24V.

Deste modo, facilitaria a montagem e consequentemente possibilitaria maior consumo de corrente, conforme utilizado. A minha preocupação é que a bateria não funcione corretamente ou seja lesionada, pois algumas pilhas serão gastas mais rapidamente que outras e assim diferenciaria a tensão.

 

Pesquisei bastante e não encontrei nenhum conteúdo a respeito disto, então qualquer coisa ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonc ,

 

Sim, pode retirar os 24V da primeira associação de baterias, e associar outra parte para obter os 48V.

 

Mas .... ( sempre tem um mas .... ), imagine que você tem o mesmo consumo de corrente, tanto dos 48V como dos 24V. Para ilustrar, vamos supor 1100 mA nos 24V e mais 1100 mA nos 48V.

 

O primeiro conjunto ( o que atende os 24V ) vai ter o dobro do consumo de corrente do que o do segundo conjunto ( 2200 do primeiro contra 1100 do segundo ), e portanto vai descarregar bem mais rápido, e a tensão logo vai cair, impossibilitando que continue fornecendo os 48V.

 

Mas se os 24V tiver um consumo bem menor do que o dos 48V , tipo apenas uns 10% , aí até pode usar dessa maneira que vai funcionar quase o mesmo tempo.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ...

 

Dependendo da corrente demanda talvez seja melhor, bem melhor eu acho, ter uma única grande bateria para 24 V, e os 48 V ser obtido a partir de um conversor elevador de tensão (se acha este tipo de conversor no eBay para tensões elevadas, eu tenho um com saída para 80 V com 15 A), ai acaba com o problema de ter duas baterias em série e uma ser descarregada antes da outra, o que invariavelmente vai ocorrer com a que alimenta 24V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando você tira energia duma associação de baterias em série, de pontos diferentes, corre o risco de danificar parte dessa associação dentro do uso normal..

Nesse caso dai, por exemplo, imaginemos que a energia saia pela extremidade, nos 48 Volts e a mesma quantidade saia também pela tensão de 24 Volts. Isso poderia esgotar a primeira metade, inferior, das baterias. A partir desse momento essas baterias da metade inferior, na tentativa de suprir a energia retirada pelos 48 Volts, essa corrente passará pela metade inferior das baterias de modo a carregá-las com polaridade invertida, o que será fatal para as mesmas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam estes conversores:

 

Saída de 10A até 80V e entrada até 15A e tensão máxima de 60V (a corrente máxima no final também vai depender da tensão de entrada).

http://www.ebay.com/itm/DC-600W-10-60V-to-12-80V-Boost-Converter-Step-up-Module-car-Power-Supply-NEW-/272413354752?var=&hash=item3f6d19eb00

 

E este é para até 4A entrada (a saída depende da relação tesão entrada x tensão saída x eficiência) e saída até 52V

http://www.ebay.com/itm/XL6009-DC-4-5-32V-to-5-52V-Boost-Step-up-Power-Supply-Module-LED-Voltmeter-/331828246072?hash=item4d42813638

 

E existem muitos outros conversores elevadores CC x CC disponíveis para várias faixas de tensão e corrente no eBay.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!