Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pretendo montar um pequeno amplificador de 0,5W totalmente transistorizado. O problema é que não tenho os transistores bc337 e bc 327 da etapa de saída. Só tenho aqui o bc547 e o bc558. Gostaria saber se poderia substituir aqueles por estes e o que provavelmente aconteceria caso eu faça isso. Abaixo segue o esquema:

Desde já obrigado!!!

2016-12-25 11.55.55.jpg

Postado

@Mestre88, desculpe incomodá-lo novamente mas estou com um problema com esse amplificador. Eu o montei e ele não funcionou. Fiz alguns testes com um injetor de sinais e quando injeto um sinal na base de T1 o som é amplificado mas daí pra trás não se ouve mais nada. Qualquer sinal injetado antes do capacitor C1 não é amplificado. Imaginei que C1 estivesse com problemas e o troquei mas não adiantou... o potenciômetro também está bom.

Uma outra coisa estranha é que o sinal injetado na base de T1 sai mais fraco que quando se injeta um sinal na base de T2, me parece estranho pois em T1 deveria ser mais forte visto que é amplificado mais vezes. A tensão coletor-emissor de T1 fica sempre em 5,9V (achei muito), em R3 fica sempre em 0,3V e em R2 fica sempre em 5,9V. Como poderia solucionar esse problema?

Desde já obrigado!!!

Postado

Tem certeza que os transistores da sucata estão bons?

Tem tensão na base de Q1?

Com quantos V é alimentado o amplificador? Qual a tensão nos emissores de T3 e T4?

Já tentou colocar som entre C2 e R4 pra ver como se comporta?

O 8550 é diferente do BC337:

S8550%20pnp%20transistor%20pins-350x350.

Postado

Eu testei os transistores e eles estão bons...

A tensão base-emissor em T1 é de 0,52V

Vcc=6V pilhas novas. Tensão CE de T4 em 5,6V e de T3 em 0,5V

Entre C2 e R4 o sinal sai mais fraco do que quando aplicado à base de T1...

E você quis dizer bc327 né? porque o 337 eu achei. O 8550 foi no lugar do 327...

Postado

Entre T3 e T4 deve ter metade da tensão da fonte, no caso 3V.

Na base de T3 deve ter uns 3,7V

Que tipo de diodos colocou em D1 e D2? Por não dizer nada no esquema suponho que sejam 1N4148.

29 minutos atrás, Daniel Resende disse:

E você quis dizer bc327 né? porque o 337 eu achei. O 8550 foi no lugar do 327...

No caso da posição dos pinos tanto faz, ele é diferente dos dois. 8550 é EBC e BC327/337 é CBE.

Postado

@Daniel Resende ,

Tem algo errado em torno de T1.

Tensão base-emissor em torno de 0,52 V significa transistor cortado, e nao vai ter nenhuma amplificação.

Ou o transistor está com a pinagem errada, ou está defeituoso.

Olhe com calma essa parte do circuito.

Paulo

Postado

@Mestre88 e @aphawk, obrigado pela ajuda mas estou quase desistindo... Observei tudo o que vocês falaram e retirei todos os transistores afim de testá-los novamente e estão todos bons. Retirei também os diodos(1n4148) e também estãobons. Testei da mesma forma os capacitores com um multímetro e para ter certeza absoluta troquei todos eles por novos e recoloquei todas essas peças observando sua correta colocação, como me alertou o mestre88 e mesmo com tudo isso o problema continua.

Sinais injetados na base de t1, t2 e t3 são amplificados mas sinais injetados antes de C1 não são ouvidos e sinais injetados na base de t4 são ouvidos fracamente...

Verifiquei também se haviam soldas frias, pontes de solda ou componentes em lugares trocados e não identifiquei nada disso mas acho que é a única explicação possível. Eu devo ter trocado algum resistor de lugar ou então algum deles está danificado.. mas não encontro qual deles é e a ideia de tirar um por um, testar colocar tudo de novo me desanima...

Postado
1 hora atrás, Daniel Resende disse:

Sinais injetados na base de t1, t2 e t3 são amplificados mas sinais injetados antes de C1 não são ouvidos e sinais injetados na base de t4 são ouvidos fracamente...

O potenciômetro estava em volume máximo quando fez o teste?

Postado

@Daniel Resende ,

Monte este circuito aqui :

AMPLIF.+0,5+WATTS+PARA+INTERCOMUNICADOR.

É um circuito clássico, e eu mesmo devo ter montado ele umas 3 ou 4 vezes em vários rádios que eu montei , uns 30, 35 anos atrás ......

As peças são bem parecidas com as do seu circuito, o qual eu confesso que nunca ví e ainda estou achando estranho o valor muito pequeno do capacitor C1...

Link original :

http://eletronicassim.blogspot.com.br/2015/01/amplificador-de-12-watts.html

Paulo

• Curtir 1
Postado

@Mestre88 antes de fazer os testes eu coloquei o potenciômetro em meia escala pra não correr o risco dele estar aberto mas agora que você falou eu testei ele totalmente aberto e totalmente fechado e o resultado sempre é o mesmo, nenhum som é ouvido no alto-falante quando se injeta sinal entre ele e C1.

@aphawk obrigado pelo circuito, já dei print e acho que vou montá-lo sim.

Pra mim que tá começando é um bocado frustrante quando essas coisas acontecem...

Valeu pela ajuda de vocês!!! :D

Postado
1 minuto atrás, Daniel Resende disse:

Pra mim que tá começando é um bocado frustrante quando essas coisas acontecem...

Valeu pela ajuda de vocês!!! :D

Hehehehe olha, não fique frustrado, afinal você está tentando montar um circuito que eu nunca ví, e só de olhar acho que tem coisa errada nele, o resistor de 680K é muito grande para polarizar direito T1, e fora outras coisas estranhas.

Outro complicador é você estar usando peças de sucata, e pode ser que alguma esteja com problemas também.

Por último, muitas vezes o que eu montava também não funcionava de cara !  Mesmo comprando componentes na loja, costuma vir diodo trocado por outro, transistor defeituoso, capacitor remarcado kkkkkkk  e hoje em dia isso deve ter piorado muito....

Mas uma coisa eu te garanto : você aprendeu bem mais com esse circuito que não funcionou, do que se ele tivesse funcionado de cara, concorda ?

Vai em frente que estamos aqui torçendo para ver isso funcionar !

Paulo

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!