Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Montei minha build recentemente e ao colocar o processador eu acidentalmente entortei o PCB. Entortou duas beradas ao tentar trava-lo na placa-mãe. Mandei para uma assistência de confiança e me cobraram 300 reais para desentortar o i5 6600 e dois pinos da placa-mãe. Sim, eu fiz caca.

O problema é: Ele vem esquentando muito.

Ao jogar GTA V ele chega a 78 graus. Na temperatura ambiente de ~25.

Será que é a pasta térmica de baixa qualidade ou mal aplicada?

O desempenho está bom, o problema mesmo é a temperatura.

Postado
6 minutos atrás, basedcelo disse:

Montei minha build recentemente e ao colocar o processador eu acidentalmente entortei o PCB. Entortou duas beradas ao tentar trava-lo na placa-mãe. Mandei para uma assistência de confiança e me cobraram 300 reais para desentortar o i5 6600 e dois pinos da placa-mãe. Sim, eu fiz caca.

O problema é: Ele vem esquentando muito.

Ao jogar GTA V ele chega a 78 graus. Na temperatura ambiente de ~25.

Será que é a pasta térmica de baixa qualidade ou mal aplicada?

O desempenho está bom, o problema mesmo é a temperatura.

Isso ai é com o cooler box? Se sim, é uma temperatura até que normal. Meio alta, mas nada muito preocupante (ainda mais se seu gabinte não for lá essas coisas).

Postado

@Jasiel @Imakuni

Meu gabinete da Corsair tem uma boa ventilação.

Bom, comprei a Arctic Silver 5, está pra chegar. Devo eu mesmo aplicar? Meu único receio é entortar algum pino ou tirar o contato do processador com os pinos. Qual é a chance disso acontecer, visto que eu não tirarei do socket? Até levaria no técnico mas é na cidade vizinha e estão de recesso. 

Sim, irei usar álcool isopropílico para limpar o cooler box e o processador. 

Postado
1 minuto atrás, basedcelo disse:

@Jasiel @Imakuni

Meu gabinete da Corsair tem uma boa ventilação.

E qual era mesmo esse misterioso gabinete?

Bom, comprei a Arctic Silver 5, está pra chegar. Devo eu mesmo aplicar? 

Só a pasta não vai fazer milagre, se seu cooler for ruim. Qual seria?

2 minutos atrás, basedcelo disse:

Meu único receio é entortar algum pino ou tirar o contato do processador com os pinos. Qual é a chance disso acontecer, visto que eu não tirarei do socket? Até levaria no técnico mas estão de recesso. 

Sendo sincero, você tem que ser um baita de um troglodita para entortar um pino só de aplicar pasta térmica, não é algo que haja risco de acontecer com uma pessoa normal (se bem que uma normal também não entorta os pinos para começo de conversa, mas...).

Postado

@Imakuni O gabinete é um Spec Alpha. Tem 3 ventoinhas e uma boa ventilação. O cooler é o cooler box mesmo.

Provavelmente encaixei o processador errado ao fechar o socket, ai acidentalmente a coisa toda.

Estava jogando GTA V agora, com 100% de uso o processador batia os 87 graus.

Postado

@Imakuni O gabinete é um Spec Alpha. Tem 3 ventoinhas e uma boa ventilação.

Não é tão boa assim quanto você pensa, mas...

O cooler é o cooler box mesmo.

Hm, tá meio que explicado. O cooler box não é dos melhores, mas mesmo ele não era para ser tão quente assim. Eu ainda aposto em uma reaplicação da pasta térmica. Ou cooler novo mesmo.

Postado

@Imakuni @Jasiel Apliquei a Arctic Silver 5 hoje. Agora está por volta de 65 graus jogando GTA V. Ar condicionado ligado.

O que acham? Diminuiu uns 20 graus. Mas acho estranho outros processadores com cooler box conseguirem 58~.

Postado

@Jasiel Com o ar condicionado desligado a temperatura está indo para 85~ no GTA V.

Caramba, estou ficando preocupado. Não era pra estar tão quente. Estou pensando seriamente em comprar um water cooler. Estou fazendo certo?

Será que essa temperatura alta está vinculada ao dano acidental que eu tinha feito? Ou simplesmente devo deixar assim e não ligar pra isso?

Postado

@basedcelo

Qual a chance da tampa do DIE ter descolado da CPU, em si?? Assim, a CPU é um sanduíche

800x600px-bdc8b3c8_DSCN3399.jpeg

A parte metálica, onde tá escrito o modelo da CPU é o Heatspreader, que transfere o calor da CPU, pro cooler.. O verde é um substrato e a CPU em si, é aquela parte metálica no meio..

Entre a CPU e o heatspreader, vai um material pra ajudar a transferir o calor da CPU, pra tampa dele.. Pode ser que, nesse processo de entortar e desentortar, esse "recheio" não esteja mais fazendo o contato ideal, o que geraria essa temperatura absurda..

Postado

@RS Faria Opa, bem notado!

Pode ser isso mesmo, mas não sei como eles desentortaram, creio que com calor. Quais as chances de ser a placa-mãe a responsável pelo o calor? Eles desentortaram uns 2 pinos.

Então, comprei um water cooler, Corsair h45.  Reportarei quando chegar.

Postado

@RS Faria @Jasiel Descobri o problema! Cooler mal encaixado.

Um dos encaixes não está tão bom. Veio assim do técnico e eu fiz a mesma coisa ao reaplicar a pasta térmica.

Agora fica cerca de 65 graus jogando GTA V no máximo. O quarto está cerca de 34 graus, então está ok. Cancelei o Water Cooler, mas quando tiver uma grana sobrando comprarei de novo.

Obrigado pela ajuda! :thumbsup:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!