Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala gente boa...

to aqui precisando de ajuda de vocês de novo...

esse circuito que montei funcionou quase tudo...exceto pelo relé 2 que ao receber sinal GND que vem do LDR ele fica cantado, tremendo,vibrando, ou seja não acionando como deveria.

o q fiz de errado?

o que devo alterar?

deveria ter usado um transistor pra esse relé em especifico?

jaimee.jpg

• Membro VIP
Postado

ciruito 1/2 ruim de entender... pra que serve? Qual a função do ldr? Este pode não estar conseguindo fornecer corrente suficiente pras bobinas. E otras cositas más

Postado

LDR é um circuito ja pronto que aciona comutar o relé e " manda " gnd pra relé 2 que esta cantando, o detalhe é que mesmo sem o o circuito ldr apenas jogando negativo o relé "canta" só para de cantar quando a chave que faz selo no relé é acionada.

É como se o relé recebesse corrente mesmo sem o botão estar pressionado. 

Postado

O driver seria um transistor entre o LDR e o rele..

O LDR aciona o transistor pela base, e o transistor comuta o relê através de seu coletor.

O transistor tem mais capacidade de corrente que o LDR...

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Phenom_X4 disse:

O driver seria um transistor entre o LDR e o rele..

O LDR aciona o transistor pela base, e o transistor comuta o relê através de seu coletor.

O transistor tem mais capacidade de corrente que o LDR...

sim já tinha cogitado fazer isso ( ate citei na abertura do tópico)

mas o estranho é que ainda não liguei o circuito do LDR, só fiz testes jogando negativo no lugar onde vai ser ligado o LDR e o relé canta.

colocando transistor, de qual valor  deve ser o resistor de base?

Postado

Bom, fiz funcionar, mais uma vez fui traído por um componente, o relé estava em curto os contatos NF e NA. troquei o relé e tudo funcionou como devia, ou quase.

o led indicador amarelo não deixa o relé 4 desligar quando LDR deixa de receber luz.

o que devo fazer?

diodo em serie entre LED e relé?

diodo em paralelo com LED?

outras opções?

• Membro VIP
Postado

Se lrd sem luz=rele aberto-> rl2,rl4=abertos. você por estar sentro 'traído' de novo (vulgo ***** manso)

Publique o esquema completo e dica: melhore sua aparência p.ex. não cruzando linhas

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

eu ia falar de novo pra você publicar o esquema completo e mais bunitinho mas acho que nem vale a pena. Algo me diz que você vai achar + uma cagadinha básica de montagem antes disso.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!