Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Livros desatualizados C++. Onde aprender?


Visitante

Posts recomendados

Comecei todo animado lendo um baita livro de 1000 páginas em inglês para descobrir depois de massantes horas lendo teoria e como o cara desenvolveu seu lindo livro que o C++ do livro não é tão digamos assim atualizado. Por exemplo no código simples abaixo:

#include "std_lib_facilities.h"

int main() 

{

           cout<<"Hello, World!\n";

           keep_windows_open();

           return 0;

}

 

Sendo que usando os compiladores tanto do GNU GCC  e do Visual Studio não aceitam essa biblioteca ou arquivo/comando (std_lib_facilities.h  )... Procurei na net por livros e também achei vários com bibliotecas estranhas... até nos vídeo no youtube de vez em quando aparece uma palavra que o compilador não entende...

 

Enfim... queria aprender C++. Onde posso aprender em que livro (de graça ou de outras formas ) posso estudar? Ou algum site com códigos atualizados... sei lá... essas mudanças complicam mais a cabeça de quem está começando... ou estou enganado?  

 

 

Achei um site "learncpp". Parece que atualizam as coisas, em inglês... se tiverem outra sugestão só falar T_T eu preferia um livro, mas enfim... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uhauhauhauh eu queria um que você já tivesse lido e disser esse, sim, dá para ler e está bem atualizado uhauhauhaa 

Eu tenho 41 livros em inglês pdf vários desatualizados e com vários tipo de focos, um falando de partes do c++ que ainda não posso dominar e os de base estão como disse estranhos...

 

Mas enfim, pelo menos aprendi isso de "filetype:pdf" uhauhauhaa legal a função ... antes eu colocava só Pdf. ^^ 

adicionado 9 minutos depois

dentre esses links vou seguir esse aqui http://www.inf.ufpr.br/lesoliveira/download/c-completo-total.pdf

Vamos ver no que dá. Já dei uma olhada e não tem nada estranho a primeira vista 

 

Boa noite ^^ e fuizzzzzzzzzzzzzz

adicionado 13 minutos depois

Estava muito bom para ser verdade... um livro de C. huauha ... vou ficar com o site em inglês mesmo... obrigado pela atenção* 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

      C++ Primer, acredito que deva ser tão bom quando C Primer, inclusive é da mesma 

editora. C++ Primer eu não tenho, porém se for igual em termos didáticos, vale a pena

busca na internet e se tiver sorte vai achar C++, assim tal qual achei meu C Primer.

adicionado 1 minuto depois

E sim ele é antigo, é de 2009 eu acho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por acaso o livro não será http://stroustrup.com/Programming/ não?

Não caia no erro de pensar que todo o lote de maçãs está podre por ter encontrado uma que sim estava.

Nesse caso acredito que essa biblioteca seja uma estupidez sim. Incluir um biblioteca só para pausar um programa? Realmente é muito estúpido. Para pausar um programa existem muitas formas, uma delas é usar cin.ignore() que já está incluída na mesma iostream.

Não obstante, se a maioria do conteúdo do livro for bom, pode se considerar um bom livro. Por exemplo, nesse episódio você aprendeu sobre essa tal biblioteca, você não cairá nesse erro 2 vezes, se algo não der certo no seu livro sempre existe outra alternativa, a única forma de saber é provar e não "filtrar", também aprendemos dos erros.

Se supostamente o livro for realmente antigo(mais de15 anos), sim realmente recomendo você buscar outro livro.

Agora voltando para o assunto...não culpe o livro quando o erro é seu. Ao incluir "std_lib_facilities.h" entre aspas duplas("") você é quem deve buscar essa tal std_lib_facilities.h. Provavelmente ele esteja em algum cd proporcionado pelo vendedor do livro. Neste caso com somente digitar o nome na internet encontrei a pagina que mencionei anteriormente e nessa pagina estava o tal std_lib_facilities.h. Talvez a culpa seja que quando você baixou o livro em pdf não tivesse vindo com o tal header, caso muito comum porém para isso está em internet. É só pegar fazer o dow do tal std_lib_facilities.h colar ele na mesma pasta do seu main.cpp... e tudo irá como a ceda.

Agora um pequeno tip sobre headers...
Se ver um header entre aspas duplas quer dizer que se trata de uma rota(path, caminho..) estilo ms dos. Normalmente esse tipo de include quer dizer que um header por exemplo deveria estar em "C:\mingw-w64\i686-6.2.0-posix-dwarf-rt_v5-rev0\mingw32\i686-w64-mingw32\include\std_lib_facilities.h". Não é nosso caso pois essa biblioteca não existe, pelo menos no meu compilador(mingw-w64).
Se encontrar somente o nome da biblioteca, tipo "nomeLib.h"(entre aspas duplas), quer dizer que o arquivo deveria estar na mesma pasta onde estiver a função main do seu programa.
Por outro lado se o include tiver entre os símbolos menor que e maior que(<>), então quer dizer que é o compilador quem "deveria" de se encarregar de buscar essa biblioteca. porém se o tal arquivo não estiver em uma rota reconhecida pelo compilador ele indicará um erro tipo:
... fatal error: std_lib_facilities.h: No such file or directory|

O erro quer dizer que não foi encontrado nenhum arquivo ou diretório com o nome de std_lib_facilities.h. Nesse caso deveríamos investigar onde está o header. O tal header pode estar em outra pasta, pode não existir, pode que não indicamos o nome correto, etc. Nesses caso recomendo ir até a pasta include do seu compilador e buscar lá, caso não estiver faça uma consulta pelo google com o nome do header.

Emtão lembre:
"header.h" // Deveria estar na mesma pasta
"c:\pasta\outrapasta\header.h" // Deveria estar no path indicado
<header.h> //O compilador! Busca lá o tal header.h. Se vire! >_<

Se o livro é o que indiquei esse cara é o mesmo criador da linguagem c++, de uma chance para ele. E aprenda a aprender dos erros.

Recomendo que você acompanhe as duvidas de outros usuários, se aprende muito assim. Passar aqui a diário e ler as duvidas que tenham outros usuários e ver as soluções que d4ao outros programadores é aprender acelerado. E como não, se puder ajudar também... >_<

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E cuidado pra não confundir C++ Primer com C++ Primer Plus, pois se tratam de livros diferentes escritos por pessoas diferentes, e enquanto o primeiro é considerado um excelente livro para aprender a linguagem, o Plus é muito criticado por ser um livro ruim.

 

O livro mencionado pelo@vangodp, Programming: Principles and Practice using C++, também é bem recomendado e seria uma boa opção de leitura, principalmente se está começando a aprender a programar talvez esse livro seja mais fácil de entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@vangodp

Pior que é esse livro do link mesmo. Mas ter que colocar uma biblioteca ou arquivo extra para quem está iniciando (e foi falado no livro que não precisa saber nada de c++ ) é complicado ir atrás de uma biblioteca estranha. Eu coloquei até entre <>. Fui no site e não ficou muito claro, só dizia se você não achar quando executar procure uma pasta acima lol. 

 

Obrigado, aprendi agora sobre essas aspas duplas no caso do #include e as outras regras. Sim, o cara é o pioneiro... mas é complicado.

Vou ficar de olho por aqui, valeu pela ajuda.

 

@isrnick 

 Valeu pela dica. Se esse c++ prime não resolver o caso tento outra vez o livro com esses arquivos estranhos  ^^

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Pior que é esse livro do link mesmo. Mas ter que colocar uma biblioteca ou arquivo extra para quem está iniciando (e foi falado no livro que não precisa saber nada de c++ ) é complicado ir atrás de uma biblioteca estranha. Eu coloquei até entre <>. Fui no site e não ficou muito claro, só dizia se você não achar quando executar procure uma pasta acima lol. 

 

Obrigado, aprendi agora sobre essas aspas duplas no caso do #include e as outras regras. Sim, o cara é o pioneiro... mas é complicado.

Vou ficar de olho por aqui, valeu pela ajuda.

Não ligue muito por pegar um livro ruim, a todo mundo acontece a mesma coisa, com o tempo você descobre qual são os bons. O normal é que você tenha que ler vários livros, não só um, pois cada livro traz consigo algo que os outros não tinham.
Eu comecei com vídeos até a coisa ficar mais ou menos clara, logo fui lendo livros, visitando fóruns, artigos em paginas web etc. Atualmente uso mais fóruns, paginas de referencia como cplusplus.com e cppreference.com, stackoverflow, mas não são as únicas, e as vezes uso google sam para consultas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bommu PernetaCara, na via das dúvidas usa como o que estou usando: Stroustrup bíblia :D Eu vou comprar esse C++ Primer para saber se cheira bem. Qualquer coisa que vê que está desatualizado só procurando na internet e implementando. Nunca vai existir um livro com tudo no ponto infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@santos container

Estou no final do capítulo 2 (execícios do livro C++ Primer) e indo para o terceiro ... pg 78 do livro e 63 de conteúdo. Até agora só vi o básico com bibliotecas do próprio compilador, sem nada a mais perturbador. O livro está indo bem devagar e apresenta várias vezes a mesma estrutura detalhando cada operação nas linhas de comando... dando exemplos do que pode dar errado e coisas do tipo. Só falta um pouco mais para isso se igualar ao meu curso de programação de eng da computação... o resto é assunto novo. Sendo que estou aprendendo melhor no livro com outra língua (inglesa) do que o que foi dado em sala de aula... apesar de que o que aprendi foi C e não C++. To achando C++ mais fácil do que C... ou talvez minhas aulas não foram tão boas...  

 

Eu estou vendo alguns vídeos por ai de programação de jogos e coisa do tipo... mas devido ao meu tempo estou indo devagar ^^ mas está indo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Bommu Perneta disse:

To achando C++ mais fácil do que C

hsuehsuheus Isso é porque você ainda não chegou na parte das classes, herança, polimorfismo hsuheusheuhs.

Mas fique tranquilo, C++ custa um pouco mais que C porém quando você pegar o gostinho não poderá deixa-lo. >_<

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, vangodp disse:

hsuehsuheus Isso é porque você ainda não chegou na parte das classes, herança, polimorfismo hsuheusheuhs.

Hahaha essa foi boa, em breve eu chego lá e já tenho cascudos na cabeça quando vejo programas envolvendo estatística aff

 

@Bommu PernetaComo já me foi dito aqui: até onde teu professor falou, explicou ou bocejou sobre tal assunto? Haha dói nas costas, mas é melhor pegar o peso dos livros e ir atrás. A maioria dos professores não são bons mesmo, por isso tem o pessoal aqui do forum, ja li varios posts e ja me foi de tamanha ajuda. Comer livros agora!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou na metade do quinto semestre de uma federal aqui de engenharia da computação. Aprendi de C no primeiro semestre ou no segundo eu acho e variantes. Do curso de C aprendi dar printf, scanf, if, else, while, for* , fazer funções e olhar algumas coisas na memória... pelo menos é isso que me lembro. Dos primeiros semestres até agora os únicos códigos que pego são variantes do C como o do compilador do Arduíno e o Micro C que é um outro para colocar em microcontrolador (esse último com algumas coisa novas, mas só na parte inicial) todos apresentam algumas funções novas e bibliotecas... mas quando ao conhecimento dado novamente é colocar um valor alto aqui e ali e mudar para um valor baixo os pinos, nomear pinos... 

 

Sobre aumentar a dificuldade do C++ nesse livro: aHaaaaaaaaaaaaa. ^^ Pensava que seria mais tranquilo uhahuauha mais enfim, se for tudo fácil não teria que estudar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!