Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, uma micro-empresa está querendo me contratar pra prestar assessoria em TI, para atender em horas informais.

Essa pessoa citou alguns pedidos básicos para um técnico, como formatação de pc ou manutenção da rede, mas ele também está querendo uma Intranet, eu nunca tive experiência de criar uma, se é fácil ou difícil desconheço por ora, mas isso algo que dá para ser incumbido a uma pessoa? Ou é necessário uma equipe de desenvolvimento para este fim? 

• Moderador
Postado

@SimPos Olá,

Intranets são redes corporativas que utilizam a tecnologia e a infra-estrutura de comunicação de dados da Internet. São utilizadas na comunicação interna da própria empresa e/ou comunicação independente da localização física destes departamentos e/ou divisões que possam estar fisicamente separadas.

Geralmente existem empresas que provem acessos remotos por VPN  que são chamados de hospedagem centralizada. pode ter custo alto.

Mas pode ser feita localmente, agilizando a troca de dados, a um baixo custo de utilização de banda.

Vou dar um exemplo simples de intranet:

Tenho 2 computadores em casa.

O computador 1 contém o servidor apache e o servidor MySQSL(banco de dados) rodando e na raiz do servidor tenho um webapp. Ele será o computador central, o servidor da intranet.

Então no computador 2, eu posso acessar o endereço local do webapp e executa-lo no PC 2 através do navegador.

Basicamente em outras, é como se você entrasse em um site, só que internamente.

Montar a intranet não é difícil, porém desenvolver um app para ele pode ser se não tiver conhecimendo em programação, principalmente PHP. 

• Curtir 1
Postado

@DiF Entendi, eu tive vagamente contato com SQL e PHP, mas não tenho conhecimento de pronta entrega, no caso tu terias algum passo a passo para montar um? Eu encontrei alguns, mas ou é só para uma coisa, ou é para outra, eu tenho dois pc's aqui para realizar testes, eu procuro um tutorial para leigo digamos assim, ressaltando a necessidade de cada item, desde a criação do site por exemplo, um index básico, nenhum dos que eu li eu diria que abordou corretamente os passos, diria que você especificou melhor estes itens.

Sobre o acesso ao intranet, pelo que eu entendi, a disponibilidade pode ser online, ou offline, sendo offline, creio que somente ficaria disponibilizado ao setor interno, ou seja, onde a conectividade física alcança através de switchs ou hubs, é isto? 

Minha terceira dúvida é, conhece algum intranet público, alguma comunidade que deixa avulso para a galera que está iniciando olhar (eu sou brasileiro eu tenho que olhar o troço funcionando :D)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!