Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
10 minutos atrás, George Cabral Carneiro disse:

por favor, eu comprei um computador, chegou hoje, eu liguei e estou usando, notei que o cooler do processador que é um water cooler nao ta girando, isso é normal ?

Não é normal. Ele precisa girar. Mesmo em repouso o fan (ventoinha) vai ter que girar em rotação baixa.

Quem montou para você deve ter se esquecido de plugar o fan. Qual é o water cooler? Dá para ver onde os cabos estão plugados?

Postado
16 minutos atrás, George Cabral Carneiro disse:

é aquele seidon 120v, foi a pichau, o water cooler nao ta girando nada, to com medo D:

adicionado 0 minutos depois

eu nao entendo disso, mas o gabinete é aberto, eu posso mexer, mas nunca mexi =/

É simples. Vou explicar e não tem mistério nenhum. Qual é o modelo exato da sua placa-mãe?

• Curtir 1
Postado

Então, faça o seguinte. Você tem dois cabos que saem do water cooler.

Um deles é o do fan (ventoinha). Aquele ventilador. É o número 1 da foto.

O segundo é o cabo que sai do bloco, número 2 da foto. 

O primeiro alimenta o ventilador. O segundo alimenta a bomba que faz o líquido circular no radiador. Até aí foi, não?

Você precisa plugar o pino 1 no conector 1 e o pino 2 no conector 2. Eles tem um encaixe certo. Se tentar encaixar de ponta cabeça não vai entrar. Olhe o pino antes que você vai entender.

Não precisa mexer em mais nada, porque o conector da bomba vem no default pelo PWM e o conector de 3 pinos vai rodar a 12v, como recomendado. Se quiser se garantir, entre no BIOS e coloque o conector CPU_OPT, no qual o bloco está plugado, em "full speed".

seidon120.jpg

seidon1202.jpg

-----edit-----

Ah, você precisa desligar o micro, desligar da tomada e sempre tocar a carcaça do gabinete para descarregar a estática. Bom fazer descalço também.

• Curtir 1
Postado
23 minutos atrás, Contiusa disse:

Então, faça o seguinte.

obrigado por tentar ajudar, mas eu estou com medo d mexer, eu nao consigo ver direito esses cabos porque alem do gabinete ser compacto, a placa de video é gigante e ta na frente de uma parte e a outra parte o proprio fan ta na frente, melhor eu levar par alguem ver, que frustrante..... 35 dias pra entregarem meu computador....

Postado
2 minutos atrás, Foxwalt disse:

@George Cabral Carneiro Como proprietário de computador para jogos e water cooler, é essencial conhecer pelo menos o básico. Cedo ou tarde terá que aprender. Basta conectar o cabo, não tem mistério. ;)

pelo que eu entendi aqui olhando, nao tem cabo desconectado, vou tentar de novo ver. tem problema eu usar ele assim até segunda quando eu poderei pedir ajuda pra alguem por aqui ? meu processador é um i7 6800k.  é meu primeiro computador na vida, estou aprendendo =D

Postado

@George Cabral Carneiro concordo com o @Foxwalt. Você também corre o risco de um técnico trocar as peças do seu computador ou sabotar alguma coisa para ficar tirando dinheiro de você.

É bem simples. Se precisar, peça ajuda de alguém para segurar uma lanterna ou lâmpada. Você não carrega celular? É a mesma coisa. basta plugar um cabo em um conector. 

• Curtir 2
Postado
agora, Contiusa disse:

@George Cabral Carneiro concordo com o @Foxwalt. Você também corre o risco de um técnico trocar as peças do seu computador ou sabotar alguma coisa para ficar tirando dinheiro de você.

É bem simples. Se precisar, peça ajuda de alguém para segurar uma lanterna ou lâmpada. Você não carrega celular? É a mesma coisa. basta plugar um cabo em um conector. 

entendido, vou fazer

Postado

@George Cabral Carneiro veja aí, porque se estiver conectado e não funcionar, você vai ter que mexer mais. Talvez esteja nos conectores errados. Reze aí para dar certo desta vez.

Sobre usar sem o fan girando, só vendo as temperaturas. Em teoria, o radiador pode trabalhar de forma passiva (sem ventilador) dependendo da carga da CPU. Isso temporariamente, mas não é recomendado, pois você vai ter que usar o micro com o programa de análise de temperatura aberto o tempo todo. Se passar de 75-80ºC, você precisa desligar o micro.

Mas o bloco pode estar quebrado também. Mas eu acho que nesse caso o seu micro já teria desligado automaticamente por superaquecimento.

Postado

@George Cabral Carneiro teoricamente o fan teria que funcionar no conector 2 de qualquer maneira. Mas essas placas-mãe são complicadas e pode estar com controle DC muito baixo, aí o fan não tem tensão suficiente para ligar.

Inverta a posição dos cabos (plugue da forma que está na foto) e veja se funciona. Mas preste atenção nas duas ranhuras do pino (tem um encaixe certo). 

Postado

ja tentei o que falaram, nao roda o fan, mas a placa-mãe permanece a baixo de 40 graus, quando eu jogo algo muito pesado no ultra e em 2k/4k chega aos 45 graus mais ou menos, poderia ser uma configuração que colocaram nela pra rodar quando esquentasse mais ?  ou quem sabe a falta de configuração mesmo ? se o perigo é nos 80 graus, nao ta chegando nem perto pelo que parece, vou por aquele programa que da pra ver a temperatura enquanto joga pra testar

Postado
5 horas atrás, George Cabral Carneiro disse:

ja tentei o que falaram, nao roda o fan, mas a placa-mãe permanece a baixo de 40 graus, quando eu jogo algo muito pesado no ultra e em 2k/4k chega aos 45 graus mais ou menos, poderia ser uma configuração que colocaram nela pra rodar quando esquentasse mais ?  ou quem sabe a falta de configuração mesmo ? se o perigo é nos 80 graus, nao ta chegando nem perto pelo que parece, vou por aquele programa que da pra ver a temperatura enquanto joga pra testar

Mas o importante não é a temperatura da placa-mãe, mas do processador. Baixe o programa HWmonitor e monitore os núcleos. Apenas os núcleos (onde está escrito core #0, #1, #2, etc..

O fan pode ter vindo com defeito. Baixe o HWmonitor e tire um print desta parte (foto abaixo). E diga onde está plugado o fan e onde está plugado o bloco do water cooler. Com isso dá para ver se a bomba está funcionando e como está a temperatura do processador. Se a bomba estiver funcionando, você pode trocar apenas o fan que seria uma coisa simples.

HWmonitor.jpg

Postado

@George Cabral Carneiro as máximas estão altas se levarmos em consideração que o processador está praticamente em repouso. 

Recomendo não fazer nada muito agressivo com o computador, como jogar, fazer render ou edição. Apenas navegar na internet e usar programas Office básicos.

A questão é que só aparece um fan nessa história. O que mostra 840 RPM. Você tem como dizer quantos fans estão plugados na placa-mãe? Para saber que fan é esse que está a 840rpm. Pode ser a bomba do water cooler, pois ela é lida pelo HWmonitor como se fosse um fan. Nesse caso, ela está com uma rotação muito baixa. Era para estar a 2200-2400rpm.

1 - O Seidon está instalado atrás, não é isso?

2 - Tem algum fan de gabinete plugado na placa-mãe ou só o fan do Seidon e a bomba?

3 - o bloco / bomba do water cooler está plugado onde? No conector 2 (CPU_OPT)?

Obs: sentiu o abacaxi que é usar water cooler? O que eu realmente recomendaria seria você comprar um bom air cooler. Eles são simples de instalar e não dão problema absolutamente nenhum. Esse Seidon também não é uma boa opção. Já é um water cooler ultrapassado.

• Curtir 1
Postado

1 sim, instalado atrás

2 tem um fan frontal, mas o cable management que fizeram faz eu nao ver nada porque todos os cabos passam por tras da placa-mãe, inclusive os cabos do seidon tambem passam por tras da placa-mãe, por isso a dificuldade de saber se se os pinos 1 e 2 estão nos conectores certos ou nao.

3 parece esttar no 1, mas pode estar no 2, pra saber eu terei de desmontar tudo, eu mandei um e-mail pra pichau falando disso, a realidade é que por mais que eu queira aprender, eu tenho certeza que não devo sair tirando todas as peças e fios do lugar, erros acontecem e se eu errar posso perder algo daqui que eu não posso pagar de novo haha

desisti D:    nem tenho palavras de gratidão suficientes pelo tempo de fim de ano que gastaram comigo, amo vocês xD  quando eu conseguir resolver eu digo o que houve de fato, OBRIGADO

• Curtir 2
Postado

@George Cabral Carneiro a questão é que você não quer mexer no micro. Você teria que fazer alguns testes para saber se é defeito do fan, da placa-mãe, se é só o fan, se pode apenas comprar outro fan, se o water cooler está bichado completo, etc.

Melhor então chamar alguém para dar uma olhada. Mas é como eu falei, não force a CPU do jeito que está porque você vai colocar o processador em temperaturas perigosas.

Postado
14 horas atrás, Contiusa disse:

@George Cabral Carneiro a questão é que você não quer mexer no micro. Você teria que fazer alguns testes para saber se é defeito do fan, da placa-mãe, se é só o fan, se pode apenas comprar outro fan, se o water cooler está bichado completo, etc.

Melhor então chamar alguém para dar uma olhada. Mas é como eu falei, não force a CPU do jeito que está porque você vai colocar o processador em temperaturas perigosas.

EU AJEITEI ESSA ***** ***** que felicidade do *****, desculpa o palavriado, mas não da pra falar de outra forma, eu te amo contiusa *****, eu fiz o que você falou mostrando as fotos, troquei o fio da bomba pelo fio do fan e deu certo !!!!!!!!!!! obrigado pela coragem que me deram para mexer kkkkkk

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, George Cabral Carneiro disse:

EU AJEITEI ESSA ***** ***** que felicidade do *****, desculpa o palavriado, mas não da pra falar de outra forma, eu te amo contiusa *****, eu fiz o que você falou mostrando as fotos, troquei o fio da bomba pelo fio do fan e deu certo !!!!!!!!!!! obrigado pela coragem que me deram para mexer kkkkkk

Ah, que bom! Viu, não tem mistério :thumbsup:

Só para ver se está tudo certinho, você podia tirar outro print do HWmonitor com a CPU em repouso? Seria bom para confirmar a rotação da bomba.

Depois, se quiser garantir ainda mais, baixe o AIDA64 versão trial, vá na aba "ferramentas", depois "teste de estabilidade" e marque apenas a caixinha "CPU". Inicie o teste e tire um print do HWmonitor com 5 minutos de teste (pode desligar o teste depois).

Se fizer isso e estiver tudo legal, passou no "controle de qualidade" (haha).

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...