Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como limpar as peças do computador?


Posts recomendados

Boa noite,

 

Estou querendo limpar meu PC, tirar dissipador e trocar pasta térmica. A melhor de prata custo beneficio é a Artic Silver 5?

 

Andei pesquisando sobre cuidados com a eletrostática: falam que tem que ter aterramento e usar a pulseira... Mas aqui em não tenho aterramento, como posso livrar dela?

 

É necessário pincel e manta anti estática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, ChrisCosta disse:

A melhor de prata custo beneficio é a Artic Silver 5?

 

Não, essa pasta é bem antiga, da década de 2000. Ela tem tempo de cura (que não existe hoje em dia com as pastas mais modernas) e você não tem como saber se é um lote de dez, quinze anos atrás que está rodando por aí ou se é um lote novo. O Mercado Livre está cheio dessa pasta. Outra questão dessa pasta são as falsificações, porque todo "técnico" indica ela. Tem que ficar ligado na embalagem, origem, etc.

 

Se você não faz ou não vai fazer overclock, uma boa opção é a DeepCool Z5. É barata e dá para 15 aplicações no mínimo. Se for fazer overclock e quiser um produto melhor, tem a MasterGel Nano. A Arctic MX-4 também é muito boa. Só não compre a MX-4 de embalagem cinza porque é de antes de 2011. A mais nova vem na embalagem branca do link que eu dei. Se eu tivesse grana, das três eu comprava a MX-4.

 

Sobre a estática, o hardware de hoje em dia já é feito pensando nisso. Não é uma preocupação muito grande. A menos que você more em Brasília ou outro lugar muito seco. Toque sempre a carcaça do gabinete antes de mexer nas peças, faça isso descalço, no chão e não no tapete, toque na parede de vez em quando para descarregar a estática, não fique esfregando o pincel direto, etc.

 

Eu desmontaria o micro inteiro. Fica mais fácil de limpar e você não se preocupa tanto com a estática, pois são peças avulsas. É só tomar as precauções e saber como montar tudo de volta :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Só complementando,  para limpar os componentes, recomendo muito usar o álcool isopropílico.

E claro, use proteções sempre. como mascara e luvas daquelas tipo cirúrgica.  Pois este álcool é especial. Não há presença de água nele.  Se quiser podes até encher uma bacia com álcool isopropílico e mergulhar suas memórias... placa de vídeo.. e outros componentes!

 

Mas antes de usar ele, passe um pincel para tirar o excesso  de poeira..  mas como o colega disse acima.. não fique esfregando. só passe superficialmente para tirar o excesso.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

 

Não, essa pasta é bem antiga, da década de 2000. Ela tem tempo de cura (que não existe hoje em dia com as pastas mais modernas) e você não tem como saber se é um lote de dez, quinze anos atrás que está rodando por aí ou se é um lote novo. O Mercado Livre está cheio dessa pasta. Outra questão dessa pasta são as falsificações, porque todo "técnico" indica ela. Tem que ficar ligado na embalagem, origem, etc.

 

Se você não faz ou não vai fazer overclock, uma boa opção é a DeepCool Z5. É barata e dá para 15 aplicações no mínimo. Se for fazer overclock e quiser um produto melhor, tem a MasterGel Nano. A Arctic MX-4 também é muito boa. Só não compre a MX-4 de embalagem cinza porque é de antes de 2011. A mais nova vem na embalagem branca do link que eu dei. Se eu tivesse grana, das três eu comprava a MX-4.

 

Sobre a estática, o hardware de hoje em dia já é feito pensando nisso. Não é uma preocupação muito grande. A menos que você more em Brasília ou outro lugar muito seco. Toque sempre a carcaça do gabinete antes de mexer nas peças, faça isso descalço, no chão e não no tapete, toque na parede de vez em quando para descarregar a estática, não fique esfregando o pincel direto, etc.

 

Eu desmontaria o micro inteiro. Fica mais fácil de limpar e você não se preocupa tanto com a estática, pois são peças avulsas. É só tomar as precauções e saber como montar tudo de volta :P

A Cooler Master Gel Maker Nano o frete pra cá é  50 reais kkkkk. Q DeepCool comparada a MX-4 é de grande diferença? Esse vendedor do mercado livre você ja comprou dele?

 

A estática eu tenho que ficar descalço, relar a mão na carcaça do gabinete e depois de tempos em tempos na parede? Sobre o pincel não entendi muito bem.

 

1 hora atrás, DiF disse:

Só complementando,  para limpar os componentes, recomendo muito usar o álcool isopropílico.

E claro, use proteções sempre. como mascara e luvas daquelas tipo cirúrgica.  Pois este álcool é especial. Não há presença de água nele.  Se quiser podes até encher uma bacia com álcool isopropílico e mergulhar suas memórias... placa de vídeo.. e outros componentes!

 

Mas antes de usar ele, passe um pincel para tirar o excesso  de poeira..  mas como o colega disse acima.. não fique esfregando. só passe superficialmente para tirar o excesso.

 

 

Eu comprei aqui, bem pequeno... Você recomenda uso de pulseora ou não compensa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ChrisCosta disse:

A Cooler Master Gel Maker Nano o frete pra cá é  50 reais kkkkk. Q DeepCool comparada a MX-4 é de grande diferença? Esse vendedor do mercado livre você ja comprou dele?

 

A diferença é maior se você estiver usando um water cooler ou estiver fazendo overclock. Se estiver usando um cooler tipo Hyper 212X em stock, a DeepCool Z5 é uma boa opção. 

 

Por exemplo, em testes com um Raijintek Evo (mesmo desempenho de um Hyper 212X) a Z5 fica de 0,4ºC a 1,2ºC (de stock a 4.6Ghz de over) atrás da Fusion X1, que é uma pasta top. Já com um cooler Assassin II (bem mais forte), ela fica de 1,4ºC a 2,3ºC (de stock a 4.6Ghz de over) atrás da Fusion X1.

 

Eu fiz testes com uma MX-4 comprada desse mesmo vendedor. Veio tudo legal, pasta lacrada e original. Se o frete for mesmo 10$ para a sua cidade, vale a pena. Mas como você viu, se você tiver uma CPU bloqueada e não for fazer overclock, perder de 0,5 a 1,5ºC não é muita coisa e não vai fazer diferença. Já em overclock com um water cooler, perder 2-3ºC é muita coisa.

 

Qual é a sua CPU e qual é o seu cooler? Está fazendo over ou vai fazer?

 

O lance do pincel é para não ficar esfregando muito, pois pode gerar estática (se não for anti-estático). O lance é passar com calma, sem pressa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Contiusa disse:

 

A diferença é maior se você estiver usando um water cooler ou estiver fazendo overclock. Se estiver usando um cooler tipo Hyper 212X em stock, a DeepCool Z5 é uma boa opção. 

 

Por exemplo, em testes com um Raijintek Evo (mesmo desempenho de um Hyper 212X) a Z5 fica de 0,4ºC a 1,2ºC (de stock a 4.6Ghz de over) atrás da Fusion X1, que é uma pasta top. Já com um cooler Assassin II (bem mais forte), ela fica de 1,4ºC a 2,3ºC (de stock a 4.6Ghz de over) atrás da Fusion X1.

 

Eu fiz testes com uma MX-4 comprada desse mesmo vendedor. Veio tudo legal, pasta lacrada e original. Se o frete for mesmo 10$ para a sua cidade, vale a pena. Mas como você viu, se você tiver uma CPU bloqueada e não for fazer overclock, perder de 0,5 a 1,5ºC não é muita coisa e não vai fazer diferença. Já em overclock com um water cooler, perder 2-3ºC é muita coisa.

 

Qual é a sua CPU e qual é o seu cooler? Está fazendo over ou vai fazer?

 

O lance do pincel é para não ficar esfregando muito, pois pode gerar estática (se não for anti-estático). O lance é passar com calma, sem pressa.

Processador Core i7 4k alguma coisa, cooler da Intel mesmo,  Lá para março estou pensando em comprar um Air Cooler, (esse q você falou vou anotar). Eu não tenho overclock.

 

Qual pasta se encaixa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, DiF disse:

Na verdade eu considero um acessório opcional. É bom ter.

Mas senão,  é só tomar os cuidados que foram mencionados!:thumbsup:

 

 

Obrigado!

4 minutos atrás, Contiusa disse:

@ChrisCosta pode pegar a DeepCool Z5 mesmo. Não vai fazer muita diferença para a MX-4 e você provavelmente nunca vai fazer overclock. Só veja os fretes, porque se o valor ficar próximo, melhor levar a MX-4.

O pincel anti estatico compensa? Acho que vou tentar então...

 

Sim vou ver os fretes aqui....

 

 

Coolers e fans você tem boas custo beneficio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChrisCosta não sei se eu compraria pincel anti-estático, mas veja aí. Mas antes de comprar fans, o mais importante é o CPU cooler. Isso se você estiver com temperaturas altas. Você pode comprar seis fans e manter o cooler box que a temperatura sempre vai ficar mais ou menos, ali abaixo do limite em carga no verão. Se você tiver um CPU cooler decente, você pode ter apenas um fan exaustor atrás que a CPU fica bem melhor. A menos que a sua VGA esquente, etc.

 

Diz aí a sua configuração completa, gabinete incluso, quantos fans você já tem, e o que você quer fazer e quanto de dinheiro você tem para gastar que a gente ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Contiusa disse:

@ChrisCosta não sei se eu compraria pincel anti-estático, mas veja aí. Mas antes de comprar fans, o mais importante é o CPU cooler. Isso se você estiver com temperaturas altas. Você pode comprar seis fans e manter o cooler box que a temperatura sempre vai ficar mais ou menos, ali abaixo do limite em carga no verão. Se você tiver um CPU cooler decente, você pode ter apenas um fan exaustor atrás que a CPU fica bem melhor. A menos que a sua VGA esquente, etc.

 

Diz aí a sua configuração completa, gabinete incluso, quantos fans você já tem, e o que você quer fazer e quanto de dinheiro você tem para gastar que a gente ajuda.

 

Fan é as ventuinhas do gabinete né? São 2...

CPU Cooler é da Intel. 

Esse gabinete cabe 2 ventuinhas.

 

Queria alvo silencioso e bom, mas não muito caro (devo estar pedindo muito). O preço não tenho em mente ainda, mas pode mandar o que você achar não muito caro para as pessoas em geral.

 

Gabinete Sentey Z-tron Gs-6006
Processador Intel Core i7 4790 3,6 GHz

Placa de Video GTX 750 TI 2GB

placa-mãe Asus B85

Memoria RAM DDR 3 4 GB 1333MHz

HD 500GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChrisCosta não entendi, você já tem dois coolers no gabinete e cabe mais dois?

 

O seu gabinete só aceita CPU coolers de até 150mm. Mas acho que eles estão contando com os fans laterais. Teria que medir da placa-mãe até a borda e ver se os fans cabem na barriga sem tomar espaço de dentro do gabinete.

 

E qual é o modelo exato de placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Contiusa disse:

@ChrisCosta não entendi, você já tem dois coolers no gabinete e cabe mais dois?

 

O seu gabinete só aceita CPU coolers de até 150mm. Mas acho que eles estão contando com os fans laterais. Teria que medir da placa-mãe até a borda e ver se os fans cabem na barriga sem tomar espaço de dentro do gabinete.

 

E qual é o modelo exato de placa-mãe?

Sim 2 coolers que fica no Gabinete (a capacidade é 2)

 

Ah sim mas creio que dará, posso medir se for preciso. 

 

Modelo da Placa: Asus B85M-E 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, ChrisCosta disse:

Sim 2 coolers que fica no Gabinete (a capacidade é 2).

 

Não seriam dois fans (ventoinha / cooler) que vieram com o gabinete e a capacidade é de quatro? Ou seja, ainda tem dois espaços para serem preenchidos?

 

Porque se veio com dois fans e a capacidade é de dois, não dá para comprar mais nenhum fan.

 

Confere a medida do gabinete porque o site do fabricante é confuso. Se o gabinete for esse mesmo que você disse, ele tem espaço para 4 fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Não seriam dois fans (ventoinha / cooler) que vieram com o gabinete e a capacidade é de quatro? Ou seja, ainda tem dois espaços para serem preenchidos?

 

Porque se veio com dois fans e a capacidade é de dois, não dá para comprar mais nenhum fan.

 

Confere a medida do gabinete porque o site do fabricante é confuso. Se o gabinete for esse mesmo que você disse, ele tem espaço para 4 fans.

 

 

Nossa! Vi na Internet tem capacidade para quatro sim... Mas aqui no caso só tem 2 instalado. Quero me desfazer destes e colocar silenciosos e sem LED (se possível).

 

A medida é 18x41cm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ChrisCosta disse:

 

 

Nossa! Vi na Internet tem capacidade para quatro sim... Mas aqui no caso só tem 2 instalado. Quero me desfazer destes e colocar silenciosos e sem LED (se possível).

 

A medida é 18x41cm

O que acha destes?

 

 

FAN

1. AF120 Corsair - RECOMENDADO    = Estética e Silêncio

2. SycleFlow - CoolerMaster      | Estética

 

-----------------

Air Cooler

1.EVGA ACX = $ 100              | Recomendado

2. Corsair A50 = $ 80            | Recomendado

3. Cooler Zalman Cnps10x Quiet R$149,99  | SUPER RECOMENDADO

4. Cooler master 212x            | Recomendado

5. Aircooler T4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@ChrisCosta Quando se trata de Fan para ventilação, recomendo que você repare primeiro na medida de CMF(air flow).

 

Quanto maior for o valor, melhor, porque significa que ele gera mais fluxo de ar.

 

Por exemplo, dos dois que você mencionou o que tem maior fluxo de ar é o SycleFlow - CoolerMaster : 69.69 CFM Contra 63.47 CFM do  AF120 Corsair

 

Por exemplo um bom fan é este:

Cooler FAN Akasa 12cm AK-FN059

http://www.kabum.com.br/produto/15762/cooler-fan-akasa-12cm-ak-fn059

Ele possui um dos mais altos valores de fluxo de ar com 83.63 CFM 

Só que esse a medida é de 120 x 120 x 25mm (12cm)

 

Se usar um desses, é bom acrescentar um filtro de fan algo como isto:

Filtro Para Cooler 120mm Akasa Grm120-30

 

Com eles, você mantém sempre o ar limpo dentro da sua máquina!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, DiF disse:

@ChrisCosta Quando se trata de Fan para ventilação, recomendo que você repare primeiro na medida de CMF(air flow).

 

Quanto maior for o valor, melhor, porque significa que ele gera mais fluxo de ar.

 

Por exemplo, dos dois que você mencionou o que tem maior fluxo de ar é o SycleFlow - CoolerMaster : 69.69 CFM Contra 63.47 CFM do  AF120 Corsair

 

Por exemplo um bom fan é este:

Cooler FAN Akasa 12cm AK-FN059

http://www.kabum.com.br/produto/15762/cooler-fan-akasa-12cm-ak-fn059

Ele possui um dos mais altos valores de fluxo de ar com 83.63 CFM 

Só que esse a medida é de 120 x 120 x 25mm (12cm)

 

Se usar um desses, é bom acrescentar um filtro de fan algo como isto:

Filtro Para Cooler 120mm Akasa Grm120-30

 

Com eles, você mantém sempre o ar limpo dentro da sua máquina!

É silencioso?

 

Acho que vou juntar para comprar 4... o filtro terá que ser mais para frente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/01/2017 às 23:23, DiF disse:

@ChrisCosta Quando se trata de Fan para ventilação, recomendo que você repare primeiro na medida de CMF(air flow).

 

Quanto maior for o valor, melhor, porque significa que ele gera mais fluxo de ar.

 

Por exemplo, dos dois que você mencionou o que tem maior fluxo de ar é o SycleFlow - CoolerMaster : 69.69 CFM Contra 63.47 CFM do  AF120 Corsair

 

Por exemplo um bom fan é este:

Cooler FAN Akasa 12cm AK-FN059

http://www.kabum.com.br/produto/15762/cooler-fan-akasa-12cm-ak-fn059

Ele possui um dos mais altos valores de fluxo de ar com 83.63 CFM 

Só que esse a medida é de 120 x 120 x 25mm (12cm)

 

Se usar um desses, é bom acrescentar um filtro de fan algo como isto:

Filtro Para Cooler 120mm Akasa Grm120-30

 

Com eles, você mantém sempre o ar limpo dentro da sua máquina!

Existe algim silencioso que você conhece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, DiF disse:

@ChrisCosta Então...  a maioria dos fans que possuem alto valor de fluxo de ar, são de fato mais silenciosos porque quanto maior é o fluxo de ar, menos rotações ele faz, resultando em um fan silencioso. 

Olha achei uma loja na cidade vizinha, qual pasta térmica você me recomenda? Na internet o frete esta caro.

 

PASTA TERMICA POTE 40 GRAMAS COOLERMASTER ICE FUSION.. R$ 37.50

PASTA TERMICA SILVER 1.2W/MK 5 GRAMAS IMPLASTEC....... R$ 23.50

PASTA TERMICA SILVER 2.5W/MK 4 GRAMA SILICONE XIGMATEK R$ 47.50 R$ 49.50

PASTA TERMICA SILVER 3.3W/MK 4 GRAMAS THERMALTAKE.....

 

Não tenho overcloock nada, só jogo... Essa de R $ 23 compensaria? Ou tem outra boa aí na lista?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@ChrisCosta Sinceramente? Eu nem me preocupo com isso. Eu uso aquelas de 5 reais mesmo.

Estes preços aí é muito alto para pouca pasta térmica.. é por isso que eu compro das mais baratas e que é bem eficaz.

 

Por enquanto no meu PC, estou usando uma coolermaster porque foi a que veio com o cooler que eu comprei.

O tubo é bem pequeno e é só para ser aplicado uma vez..

 

Mas se você parar para pensar, até que vale a pena pagar entre 28 e 37 reais em um pote de 40 gramas.  os outros esquece.. vais pagar quase 50 reais por 4 gramas???  :confused:

adicionado 0 minutos depois

 

Só lembre-se que passar uma pasta térmica é só um pingo...   não é como passar uma manteiga em um pão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DiF disse:

@ChrisCosta Sinceramente? Eu nem me preocupo com isso. Eu uso aquelas de 5 reais mesmo.

Estes preços aí é muito alto para pouca pasta térmica.. é por isso que eu compro das mais baratas e que é bem eficaz.

 

Por enquanto no meu PC, estou usando uma coolermaster porque foi a que veio com o cooler que eu comprei.

O tubo é bem pequeno e é só para ser aplicado uma vez..

 

Mas se você parar para pensar, até que vale a pena pagar entre 28 e 37 reais em um pote de 40 gramas.  os outros esquece.. vais pagar quase 50 reais por 4 gramas???  :confused:

adicionado 0 minutos depois

 

Só lembre-se que passar uma pasta térmica é só um pingo...   não é como passar uma manteiga em um pão.

 

Sim; tá tudo muito caro por aqui mesmo.

 

Comprei uma pequena mesmo de 5 reais da marca que geralmente compram  (sem ser de prata).

 

Minha dúvida que não saiu é da ESD mesmo, se é necessário comprar um pincel ou pulseira ESD. Se puder detalhear para mim eu agradeço, pois estou com medo de queimar algo (não tenho aterramento aqui).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@ChrisCosta Como eu mencionei  a pulseira é um acessório que ajuda bastante mas se não tem à mão não tem o que se preocupar, basta que você descarregue a eletricidade estática do seu corpo..  

 

Diria para você comprar se fosse trabalhar com isso, como manutenção e limpeza de peças.. mas não é o caso. Acho que não precisa gastar dinheiro com isso. Pois há formas naturais de descarregar a eletricidade estática no corpo! 

 

Toque na lata do seu gabinete com os pés descalços é uma forma simples.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!