Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV LG 29FRE8RL Imagem expandida e sem foco.


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Eu nem iria abrir esse tópico pra essa TV da família, porque o tubo dela já foi "condenado" por uma pessoa que sempre consertava uma antiga Tv que tinhamos. Como gostei muito desse forum e não achei nada na internet que sanasse a dúvida, estou postando. Uma segunda opinião.

 

Um belo dia estava jogando Rule of Rose, quando de forma abrupta a imagem se expandiu de forma homogênea perdendo completamente o foco e luminosidade, primeiro pensei que fosse parte da trama por ser de terror psicológico, até que mudei para um canal e percebi que infelizmente era a TV mesmo. O menu fica do mesmo jeito, ilegível. De resto a TV funciona normal. Como nunca tinha aberto uma TV antes, tive receio da alta tensão e preferi na época entregar a essa pessoa. Ela levou apenas a placa e o soquete e disse ter testado em outro tubo. Segundo ele, precisou apenas diminuir o tamanho da imagem no menu de serviço e ficou boa em outro tubo. Mas como o tubo e o serviço de troca era mais caro que outra, tive que declinar. Ele também disse que a imagem estava boa quando trouxe de volta e colocou no tubo original, o que me fez desconfiar da sua visão :huh:, e por conseguinte, do diagnóstico, já que a imagem estava borrada visivelmente, apesar de estar dentro do quadro uma vez que ele tinha ajustado. Com poucos minutos de uso ela voltou a expandir e ficou como antes ou pior. Ele também não me deu detalhes já que nem o menu de serviço ele disse o que alterou. Tiinha interesse em retornar os valores originais caso precisasse no futuro, mas percebi que ele não gosta de dar informação.

 

Gravei esse vídeo na época e pergunto. Esse tipo de imagem é gerada por um defeito irreparável do tubo ou pode ser no circuito?  Se for no tubo e não tiver concerto, eu já descarto logo e mantenho só a placa e som de sucata.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então. Removi e encaixei novamente um cabo vermelho mais fino que sai do fly back e entra no soquete pela frente. Ele parece ser o de foco. A TV continua na mesma. Limpei os orifícios, tentei com o soquete só meio encaixado, nada mudou. Algo que observei pela primeira vez é que mesmo com aquela imagem não há absolutamente nenhuma luz nos filamentos. Não sei se é normal nesse modelo, mas até onde eu sei toda TV acende. Ela pode ter ficado assim desde que apresentou o defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O resistor em C910 no soquete está aberto (infinito). As duas ultimas faixas ou são ouro ou  prata, nos dois casos deveriam bipar, ou ele é 5.61 ou 56.1 ohm

 Acredito ser prata mesmo. Posso colocar um.jumper no lugar ou outro valor próximo? Pois acho que não vou encontrar um igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Hehehe!!!. Esse componente deve ser realmente um capacitor, e não um resistor!!!... Pode volta-lo para o local!...

Seu problema ai pode ser o flyback, é raro mais acontece!...

Na "era" de monitores de tubo de imagens, isso ocorria com frequência, e tanto que vendia-se só a unidade de "Foco/screen" separada, para ser adaptada a qualquer flyback!...

Verifique nas lojas de componentes eletrônicos de sua Cidade se eles tem essa unidade, vide figura abaixo:

kit_foco.gif

A instalação é simples, o fio preto vai ao terra do TV, o fio vermelho da chupeta vai junto com a ligação da chupeta original do flyback, o fio azul é o de grade (screen) e o vermelho fino é o de foco... (soquete do  tubo).

fixar_kitfoco.gif

Em algumas lojas, essa unidade de foco/screen era conhecida como "Kit foco"...

Custa menos que a metade de um flyback! E funciona como se o flyback fosse trocado!...

As ligações do flyback original são isoladas, e o que fica "valendo" são os ajustes no Kit foco...

Veja como instalar passo a passo:

http://www.consertode.com/informatica/monitores-crt/instalando-kit-foco-monitores

Aqui abaixo um link para quem vende um:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713528998-kit-de-foco-monitor-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/02/2017 às 01:34, hardtecnica disse:

Então. Removi e encaixei novamente um cabo vermelho mais fino que sai do fly back e entra no soquete pela frente. Ele parece ser o de foco. A TV continua na mesma. Limpei os orifícios, tentei com o soquete só meio encaixado, nada mudou. Algo que observei pela primeira vez é que mesmo com aquela imagem não há absolutamente nenhuma luz nos filamentos. Não sei se é normal nesse modelo, mas até onde eu sei toda TV acende. Ela pode ter ficado assim desde que apresentou o defeito.

Antes de tudo, peço Desculpas,

Boa noite@Bcpetronzio!!!

Boa noite@hardtecnica.

 

É que o colega não informou o Nivel AC presente no filamento.

Sem tensão aí, ou muito baixa, não tem como aquecer os cátodos e a imagem também pode ficar assim, um pouco fraca.

 

E não adianta medir a resistência do filamento, porque às vezes dá uma conclusão errada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 05/02/2017 às 20:56, hardtecnica disse:

Ok, vou devolver aquele "capacitor" e medir as voltagens.

O que notei é que quando aumento o foco a imagem melhora sensivelmente, e mesmo com os screen no máximo, apesar de estourar o branco, a luminosidade permaneceu baixa.

Isso já sugere tubo fraco! De repente nem compensa você investir no kit foco!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...