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Dell Inspiron 15 7560


biscoitinho

Posts recomendados

@dubase Pode ser, aqui a mesa é mais alta..

 

Talvez eles tenham feito o acabamento melhor...

 

Se for notar cada um aqui tem um depoimento diferente do mesmo produto, achei muito negativo isso, ainda mais por se tratar da DELL..

 

Queria que alguém da empresa visse esses tópicos aqui pra passarem um pouco de vergonha kkk

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2 minutos atrás, TheCorpseGrinder disse:

As bordas não me incomodam porque tenho o costume de digitar com os punhos um pouco levantados, então acaba que não encosta. Bem, realmente observando bem, é uma burrice não terem feito as bordas arredondadas. Essa máquina não é barata pra ter um problema desse tipo.

e vale lembrar que esse modelo foi lançado no Brasil e pouco tempo, mas o mesmo modelo ja tinha la fora, provavelmente com os mesmo problemas..

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9 minutos atrás, FilipeAO disse:

e vale lembrar que esse modelo foi lançado no Brasil e pouco tempo, mas o mesmo modelo ja tinha la fora, provavelmente com os mesmo problemas..

cara, acho MUITO difícil esse modelo la fora ter ficado com esse problema. a qualidade dos Dell la fora, principalmente EUA é bem superior a Dell Brasil, basta ver que o leque la fora e opções dentro das linhas de modelo sao bem maiores do que as oferecidas aqui.

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6 minutos atrás, dubase disse:

cara, acho MUITO difícil esse modelo la fora ter ficado com esse problema. a qualidade dos Dell la fora, principalmente EUA é bem superior a Dell Brasil, basta ver que o leque la fora e opções dentro das linhas de modelo sao bem maiores do que as oferecidas aqui.

 

Só da uma olhada apenas no site que já é bem diferente, mais atual..

 

Agora olha os notebooks por lá e o preço.

 

Dell gaming 7567

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6 minutos atrás, dubase disse:

cara, acho MUITO difícil esse modelo la fora ter ficado com esse problema. a qualidade dos Dell la fora, principalmente EUA é bem superior a Dell Brasil, basta ver que o leque la fora e opções dentro das linhas de modelo sao bem maiores do que as oferecidas aqui.

 

Também acho. MAS também li diversos relatos de problemas por estrangulamento severo nos XPS por lá.

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4 horas atrás, joao.francisco disse:

E eu pensando que havia algum problema específico com o meu :\

também notei um gargalo ao ficar algum tempo jogando. Eu tava rodando o naruto ultimate ninja 4, e dependendo da resolução que eu utilizava, eu percebia que depois de um tempo ele dava uma baita queda no FPS, de início pensei que era alguma coisa com HD, porque é uma carroça isso aqui; ou que fosse algo com as memórias ram. Mas vendo os relatos aqui, faz todo sentido que seja referente a temperatura da vram. =(

pior que não tenho muito o que fazer, vou acompanhar aqui pra ver se a dell dá algum jeito em relação a configuração, mas penso que se for necessário um recall, dificilmente ela irá fazer. Que soluções vocês acham que poderia contornar esse problema?

A primeira coisa que você pode fazer é abrir um chamado de suporte igual eu fiz, quanto mais pessoas reclamarem com a Dell, mais rápido eles vão tomar nota disso. Se for um problema de software, uma configuração da vBIOS, eles podem consertar em uma futura atualização. Se for um problema de hardware, podemos enviar para reparo. O problema é que eles não sabem o que está causando.. olha o que o técnico me respondeu:

Citação

Eu ja escalonei o seu caso junto a nossa engenharia e eles orientaram seguirmos com a troca da placa-mãe para isolar a falha. 

Alem disso, realmente, acredito que a questao da reduçao do clock ser caracteristica do equipamento, tendo em vista os seguintes fatores:

 

- Ele diminui o clock da memoria quando chega a 63 graus, para nao sobreaquecer o equipamento

- Tanto a placa de video quanto o seu processador foram projetados para reduçao do consumo de energia

- A diminuiçao do clock ocorre em equipamentos do mesmo modelo, conforme o senhor mesmo me relatou atraves da tag do seu amigo e os outros casos que o senhor me relatou via e-mail

 

Como nao tenho acesso ao caso de seu amigo, infelizmente, nao consigo solicitar a analise no equipamento dele, e tambem nao temos os procedimentos e ferramentas necessarias para uma futura atualizaçao de VBios, e a BIOS de seu equipamento ja está atualizada para a ultima versao disponivel com o suporte da Dell.

A única ""solução"" que encontrei foi colocar uma ventoinha em baixo do notebook enquanto jogando, aqueles coolers pra notebook. A temperatura deu uma estabilizada e as quedas de frames, no tempo que eu testei, não ocorreram. Uma outra solução seria tentar fazer uma gambiarra no sistema de resfriamento, colocar um thermal pad em cima dos módulos de memória, trocar a ventoinha por uma melhor, trocar a pasta térmica da GPU e da CPU por uma de qualidade melhor, etc. Mas infelizmente creio que esses procedimentos, com exceção da thermal pad, devem acabar com a garantia.

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49 minutos atrás, FilipeAO disse:

 

@GGCL realmente brother fiz o teste aqui a hora que ela chega a 69c, ela baixa o clock

Comportamento exatamente igual ao meu. Grande maioria dos compradores do 7460 e 7560 se quer notou que a placa de vídeo não roda à 100% o tempo todo. Agora fica o questionamento, será um problema de resfriamento da vRAM ou um limite baixo imposto pela Dell? A Nvidia recomenda até 91C antes de dar o gargalo, muito acima dos 70C atuais.

 

@EDIT

Vou tentar entrar em contato com a Hynix, fabricante dos meus módulos GDDR5 e perguntar se esse modelo precisa de resfriamento ou se é opcional, e o quanto eles esquentam.

/EDIT

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24 minutos atrás, FilipeAO disse:

acredito que trocando a placa-mãe não vai resolver seu problema, e agora estou na duvida do que fazer também... nao tem nenhum outro notebook parecido pelo valor que paguei nesse e o design e maravilhoso também, triste... 

Dei uma pesquisada aqui em um outro laptop da Dell, o 7559 Gaming com uma 960M e 4GB GDDR5 também. Vi umas fotos dele aberto e os módulos de memória também não são integrados ao sistema de resfriamento, ficam "livres" iguais aos nossos, a diferença é que há um heatpipe para a CPU e um para a GPU, e um dissipador para cada. Entrei no site da Hynix e vi que o módulos consomem pouca memória, então acho pouco provável que o problema seja hardware. Estou muito confiante de que trata-se de uma configuração de vBIOS, que mantém os limites muito baixos.. não faz sentido o i5 chegar à 80/85C, no mesmo heatpipe, e a GPU não poder.

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Citação

bom, estava lendo um artigo sobre o processador que vem neste notebook.. essa sétima versão (microarquitetura Intel Kaby Lake), e seus benefícios em relação à geração anterior. Entre as poucas melhorias está o fato de codificar e decodificar por hardware vídeos 4 K (ultra HD), o suporte à memórias Optane (que prometem serem muitas vezes mais rápidas que as Flash Nand - SSD e memórias dimm - tecnologia 3D Xpoint), e a tecnologia Speed Shift, que diminui o clock e a tensão do processador como fator de melhoria energética, ou seja, se o bicho esquentar, ele automaticamente vai diminuir sua velocidade e tensão. Esse ultimo aspecto do processador (Speed Shift) associado a erros de engenharia na dissipação do calor, em situações estressantes, em particular em jogos, como citado por alguns colegas acima, pode sim ser causa das quedas de desempenho citadas.

 

Uma questão que eu mesmo havia abordado em outra pergunta obtive resposta lendo sobre o processador, ele suporta memorias DDR4-2133, LPDDR3-1866 ou DDR3L-1600, até o máximo de 32 GB. Comprar memorias com clock maior vão cair no gargalo dos 2133 MHz.

 

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2 horas atrás, FilipeAO disse:

@GGCL verdade, e você decidiu se vai mandar o seu de cobaia pra eles?

Eu até queria mandar, mas meu trabalho e minha faculdade dependem muito desse notebook, visto que sou da área de engenharia de computação. Eles queriam ficar com meu note por 3/4 semanas só pra trocar a placa-mãe e me enviar de volta pra ver se o problema persistia. Caso continuasse, que provavelmente é o que iria acontecer, teria que mandar novamente pra eles por mais 3/4 semanas pra fazerem alguma outra análise e assim sucessivamente. Ia acabar ficando meses sem o note se quisesse deixar o meu de cobaia. Até perguntei pro técnico se a Dell não poderia me disponibilizar algum note temporariamente para que pudesse trabalhar enquanto ficavam com o meu, mas ele disse que não era possível, disse só que esse era a instrução que passaram para ele e que ele só seguia.

 

E vendi o meu note antigo há pouco tempo, antes de descobrir esse problema. Pensei em comprar outro note e me desfazer desse mas não tenho dinheiro. No momento estou recomendando a todos que me perguntam a NÃO comprar este notebook, que é um tiro no pé. Coloquei uma análise negativa no site da Dell, para aqueles que se dão o trabalho de ler as avaliações antes de comprar, e tentei divulgar essa informação em todos os fóruns de discussão que achei sobre esse modelo e o 7460. No momento estou apenas na expectativa que a Dell conserte esse problema, do contrário não comprarei absolutamente mais nada com eles, primeira e última vez.

 

@jose vilson rodrigues

Já tinha visto algumas análises sobre o Kaby Lake e todas bem negativas. Recentemente, vários usuários do i7 7700k estavam reclamando de picos de temperatura anormais na CPU, e é algo que eu já tinha notado no i5 7200U. Fui rodar um benchmark na CPU para ver a temperatura que chegava e se estabilizou em 79C, mas as vezes dava um pico muito rápido em 89, 90C e no mesmo segundo retornava a 80C. Mas creio que no caso desse Inspiron 7560, o problema não é com a Intel e nem com a Nvidia, e sim com a Dell. A CPU fica apenas em 35/40% durante jogos. Entrei em contato com o suporte da Nvidia e fui informado de que a empresa apenas fornece os chips, que as fabricantes que decidem quanto ao resfriamento, limites de temperatura, taxas de clock, tensão, praticamente tudo, e enfatizou que a Nvidia não tem tais limitações nos drivers que lançam, que fica tudo na vBIOS da máquina.

 

No caso da memória, no caso desse Inspiron 7560, ele suporta apenas DDR4. Então o único modelo que deve-se comprar é o DDR4-2133.

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22 minutos atrás, Tops disse:

@GGCL Conforme te prometi, segue uma hora de logs do GPU-Z jogando Starcraft 2. Tem algumas pausas para entrar nas partidas, algumas por causa do lag ^^"

 

Mas dá para ver claramente: A GPU chega nos 71º e capa as memórias até os 66º.

GPU-Z Sensor Log.txt

É, testei em outro 7560 e outros 2 7460 e obtive exatamente os mesmos resultados... na grande parte do tempo o clock fica 60% reduzido. Fiquei curioso pra saber se a versão com i7 é ainda pior, já que a CPU esquenta ainda mais, o heatpipe é o mesmo e a vBIOS também.

 

Estou com muita vontade de substituir a pasta térmica por uma de qualidade que tenho aqui e ver o resultado, mas tenho receio de perder a garantia. Fora isso, não sei o que fazer.. estou extremamente frustrado

 

@EDIT

Fiquei curioso também pra saber se os modelos da India também sofrem com isso.

/EDIT

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7 minutos atrás, joao.francisco disse:

@GGCL Tu abriu suporte enviando algum arquivo comprovando a redução do clock ou simplesmente falou o que acontece pra eles ? vou abrir aqui também e seria bom seguir a mesma linha pra eles se ligar!

Abri o chamado falando que, ao utilizar aplicações que demandam esforço da placa de vídeo dedicada, a mesma estava chegando à uma temperatura limite e o clock estava sendo reduzido. Utilizei termos mais específicos pro técnico não achar que eu sou desavisado e vir com aquele papo pra boi dormir. Ele pediu pra fazer uma conexão remota e eu permiti, e deixei o GPU-Z aberto.

 

Inicialmente ele foi no site do SlimDrivers, baixou a aplicação e atualizou alguns drivers, depois desinstalou a aplicação. Depois veio com o papo de que eu não posso esperar que um notebook seja tão potente quanto um desktop, como se eu fosse retardad*, expliquei que eu sabia as diferenças e que a única coisa que estava pedindo era que o notebook rodasse como prometido pela Dell, e não à 40% da sua capacidade. Insisti no problema e ele baixou o SupportAssist da Dell e fez o teste de estresse nas placas de vídeo, tanto a integrada quanto a dedicada. Durante a execução era possível ver o fps do SupportAssist caindo de 40/45 à 18/20, e quando isso começou a acontecer eu abri o GPU-Z e deixei bem evidente que o clock estava sendo reduzido sempre que chegava à 70ºC.

 

Ao término do stress test, ele me veio com o papo de que o GPU-Z não é homologado pela Dell e que não podia fazer nada, que as quedas de fps do SupportAssist não podem ser levadas em consideração(???). Ai eu insisti e perguntei se ele não poderia abrir um chamado para a equipe responsável pela série 7000 ou pela BIOS da série 7000 e ele disse que iria tentar. No dia seguinte me retornou com o e-mail falando que havia sido decidido a troca de placa-mãe. Durante todo o processo, desde antes da conexão remota, eu mencionei com ele diversas vezes de que não era um problema isolado na minha máquina e que eu mesmo já havia feito testes em outras 2 máquinas.

 

Se você achar que possa ser de alguma ajuda, posso te enviar o número do meu caso de suporte para você mencionar com o técnico que te atender.

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Fiz teste de stress com o FurMark e realmente aconteceu a mesma coisa, anexei print e o log do gpuz, quando a temp da gpu pega 70 pra 71 graus, a queda no clock da memória e gpu fica evidente, tanto nos numeros quanto nos FPS

=\

antes disso eu tinha rodado o teste da dell, mas ele nao força tanto a gpu, chegou a pegar 70 graus mas nao passou disso, aí nao houve a queda. Vai ve por isso que eles acham que não tem problema em todos os notes dessa linha, só devem passa esse teste tosco deles , quando a placa começa a pegar 70graus o teste acaba, bem interessante huauhauhahuahua

screen.png

GPU-Z Sensor Log.txt

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8 minutos atrás, joao.francisco disse:

Fiz teste de stress com o FurMark e realmente aconteceu a mesma coisa, anexei print e o log do gpuz, quando a temp da gpu pega 70 pra 71 graus, a queda no clock da memória e gpu fica evidente, tanto nos numeros quanto nos FPS

=\

antes disso eu tinha rodado o teste da dell, mas ele nao força tanto a gpu, chegou a pegar 70 graus mas nao passou disso, aí nao houve a queda. Vai ve por isso que eles acham que não tem problema em todos os notes dessa linha, só devem passa esse teste tosco deles , quando a placa começa a pegar 70graus o teste acaba, bem interessante huauhauhahuahu

Engraçado, quando ele rodou o teste do SupportAssist o meu chegou a 70 e deu o gargalo. Não sei se é porque eu estava em uma sala meio quente, mas foi bem constante... praticamente o tempo inteiro o clock ficou reduzido.

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9 minutos atrás, joao.francisco disse:

@GGCL pode ser isso, aqui to em uma sala bem arejada e ta bem frio aqui em curitiba, hoje amanhaceu em uns 12, mas agora deve ta uns 16 17

Pode ser, aqui em Belo Horizonte geralmente fica entre 25 e 30, as vezes um pouco mais.

 

Dei uma pesquisada e o problema acontece nos modelos Indianos também, e eles utilizam a mesma vBIOS que a nossa.

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