Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Inspiron 15 7560


biscoitinho

Posts recomendados

18 minutos atrás, Tops disse:

@Graveyard , SSD é um troço delicado e sério. A não ser que o Samsung esteja MUITO fora do teu orçamento, vale a pena sofrer um pouco e pegar um bom. Acredite.

 

Este SSD é 2260. Os que servem são os 2280. A diferença é o tamanho físico.

 

Vai notar que, nos modelos 2280, o samsung não tá tão fora assim em preço.

 

Então um 22x80, só no tamanho, já seria melhor que um 22x60mm?
Não sabia que o tamanho fazia essa diferença, valeu @Tops!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Graveyard disse:

 

Então um 22x80, só no tamanho, já seria melhor que um 22x60mm?
Não sabia que o tamanho fazia essa diferença, valeu @Tops!
 

Se você pegasse o 2260 não daria para parafusá-lo no Dell 7560, devido ao fato de só ter um local para parafusar, que seria de 8cm, diferente de várias placas mãe por aí no mercado, que no mesmo encaixe caberia vários tamanhos de M.2.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Graveyard disse:

O Samsung está um pouco fora do meu orçamento, @GGCL... :/

Os SSDs da Samsung são de excelente qualidade, tenho um Evo 840 com quase 3 anos de uso e quase 15Tb já escritos e ele parece que está novo. Já tive SSDs da Corsair e da Kingston, e agora comprei esse da Samsung novamente. O Corsair estragou depois de 1 ano, entrou em Panic Lock com a famigerada controladora SandForce, e o da Kingston, além de naturalmente mais lento, possui leves flutuações de velocidades.. eu usava um UV400 de 240Gb no meu notebook antigo.

Se realmente estiver fora do seu alcance, os da Hynix são bons também, mas procure pelo formato 2280.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho lido o topico a uns 2 dias e gostaria da ajuda de vocês.
Boletei dois notes e não sei o que fazer... um 7560 i7 128ssd + 1 terá hdd por R$3998,00 com frete
Ou
7559 i5 modelo entrada por R$3500,00

Meu uso será somente render (vray) revit cad solidworks, 3dmax. Não jogo absolutamente nada. Minha máquina antiga era um macbook pro 13 2016 que não tinha placa de vídeo (travava com windows os programas) e o hd ssd era pequeno (128 GB sem opção p hdd) e gastaria um absurdo só p trocar o ssd (2-3mil em 520gb)
Achei muito bonito a construção e tela desse 7560 e vindo do mac acho q o plástico e a tela do 7559 não vão me agradar muito. Mas será q o i7 dual do 7560 da conta? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-6-1 às 16:53, Tops disse:

@dubase Houve alguma mudança expressiva nas temperaturas?

@Tops caiu uns 4 graus durante o teste de estresse.

adicionado 4 minutos depois
46 minutos atrás, Lucas Mendes M Reis disse:

Tenho lido o topico a uns 2 dias e gostaria da ajuda de vocês.
Boletei dois notes e não sei o que fazer... um 7560 i7 128ssd + 1 terá hdd por R$3998,00 com frete
Ou
7559 i5 modelo entrada por R$3500,00

Meu uso será somente render (vray) revit cad solidworks, 3dmax. Não jogo absolutamente nada. Minha máquina antiga era um macbook pro 13 2016 que não tinha placa de vídeo (travava com windows os programas) e o hd ssd era pequeno (128 GB sem opção p hdd) e gastaria um absurdo só p trocar o ssd (2-3mil em 520gb)
Achei muito bonito a construção e tela desse 7560 e vindo do mac acho q o plástico e a tela do 7559 não vão me agradar muito. Mas será q o i7 dual do 7560 da conta? 

 

cara, se o i7 completo caiu o preço dessa forma, não tem nem o que pensar (claro que se estiver dentro do seu orçamento). por quase 500 reais você está levando um processador melhor, um hd ssd de 128gb e o dobro de memória ram.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, dubase disse:

@Tops caiu uns 4 graus durante o teste de estresse.

adicionado 4 minutos depois

cara, se o i7 completo caiu o preço dessa forma, não tem nem o que pensar (claro que se estiver dentro do seu orçamento). por quase 500 reais você está levando um processador melhor, um hd ssd de 128gb e o dobro de memória ram.

 

 

@Tops agradeço pela resposta. Então vou nesse. Minha dúvida era q esse i7 sendo da linha u e não iria rodar bem os programas q citei, em comparação com o i5 hq do 7559.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Lucas Mendes M Reis disse:

@Tops agradeço pela resposta. Então vou nesse. Minha dúvida era q esse i7 sendo da linha u e não iria rodar bem os programas q citei, em comparação com o i5 hq do 7559.

 

@Lucas Mendes M ReisEhehehe, na verdade quem respondeu fui eu. Mas você tem certeza que o i5 é hq?

Bom, mesmo se for você teria um hq com um hd mecânico de 5400rpm. Eu ainda iria no i7. Ele vai rodar muito bem qualquer aplicativo, o único problema dele é o desempenho em jogos, como os amigos do tópico relataram.

 

adicionado 6 minutos depois

@Lucas Mendes M Reis Lucas, agora que vi que você tá falando do i5 gamer. a comparação agora muda um pouco, e acho que vai mais pro lado de mobilidade. O que o 7650 ganha: design (apesar das bordas), peso e tamanho. A tela dele também é bem superior. O 7559 ganha um pouco no processador e ganha na placa de vídeo. Mas se seu objetivo não é jogar, acho que o desempenho dos dois no mínimo se iguala por conta do ssd + dobro de memória do 7560. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, dubase disse:

@Tops caiu uns 4 graus durante o teste de estresse.

 

Caramba. Só pelo undervolting? Isso é coisa prá caceta hein.

Chegastes a trocar a pasta também, por acaso? Teve bons resultados?

 

Estava pensando agora: ligar o VSync também poderia ser uma boa pedida para controlar a temperatura do sistema. Ou seja, até agora, as maneiras de contornar o throttling na GPU são (sem ordem em particular):

 

1- Undervolting (penúltimo recurso);

2- Repasting (último recurso);

3- Desabilitar o turbo-boost na BIOS;

4- Modificar o esquema de energia conforme dica do @GGCL;

5- Ligar o VSync.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Tops disse:

Caramba. Só pelo undervolting? Isso é coisa prá caceta hein.

Chegastes a trocar a pasta também, por acaso? Teve bons resultados?

 

Estava pensando agora: ligar o VSync também poderia ser uma boa pedida para controlar a temperatura do sistema. Ou seja, até agora, as maneiras de contornar o throttling na GPU são (sem ordem em particular):

 

1- Undervolting (penúltimo recurso);

2- Repasting (último recurso);

3- Desabilitar o turbo-boost na BIOS;

4- Modificar o esquema de energia conforme dica do @GGCL;

5- Ligar o VSync.

Realmente, caiu bem no geral. no pico caiu uns 2 graus. Mas não usaria como referência já que a máquina passou a congelar durante certas aplicações (quase sempre no CSS e uma vez no word).

 

Não troquei a pastas ainda, vou compra-lar essa semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, dubase disse:

 

@Lucas Mendes M ReisEhehehe, na verdade quem respondeu fui eu. Mas você tem certeza que o i5 é hq?

Bom, mesmo se for você teria um hq com um hd mecânico de 5400rpm. Eu ainda iria no i7. Ele vai rodar muito bem qualquer aplicativo, o único problema dele é o desempenho em jogos, como os amigos do tópico relataram.

 

adicionado 6 minutos depois

@Lucas Mendes M Reis Lucas, agora que vi que você tá falando do i5 gamer. a comparação agora muda um pouco, e acho que vai mais pro lado de mobilidade. O que o 7650 ganha: design (apesar das bordas), peso e tamanho. A tela dele também é bem superior. O 7559 ganha um pouco no processador e ganha na placa de vídeo. Mas se seu objetivo não é jogar, acho que o desempenho dos dois no mínimo se iguala por conta do ssd + dobro de memória do 7560. 

Cara, vai com calma. 

I7 da linha u é travesti de i5 com clock maior, que por sua vez é travesti de I3 de desktop. (geralmente com clock inferior) 

O processador e a placa de vídeo do 7559 nem se comparam a esse do tópico. (mesmo sendo de sexta geração). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Saravy disse:

Cara, vai com calma. 

I7 da linha u é travesti de i5 com clock maior, que por sua vez é travesti de I3 de desktop. (geralmente com clock inferior) 

O processador e a placa de vídeo do 7559 nem se comparam a esse do tópico. (mesmo sendo de sexta geração). 

Não é o que vários sites de benchmark dizem... ele pode ser um processador mais rápido que o 7500u (em geral não chega a 15% mais rápido), mas essa diferença morre pelo uso do ssd + dobro de memória do 7560.

 

A placa de vídeo não fará diferença significativa pras aplicações que ele disse que usa.

 

Como disse, o que vai pesar na escolha dele vai ser design + mobilidade, porque as máquinas acabam tendo um desempenho muito parecido PRAS NECESSIDADES DELE (gritando pra ver se você entende a referência pras comparações).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,
conforme vários que já se apresentaram aqui, também acabei entrando no fórum devido a este tópico.
Acompanho ele desde a criação, até minha recente aquisição dele, que foi chegar semana passada. Desde então estou numa saga parece que sem fim para conseguir um bom desempenho nele.
Como havia sido relatado acho que por aqui, há vários programas pré instalados pela Dell, e como não iria usar, decidi passar a régua e deixando ele "limpo" usando a própria ISO que a Dell oferece pra fazer uma reinstalação do sistema. Acontece que a restauração no meio do progresso deu erro sem identificação (deve ter ocorrido algum problema enquanto passava a imagem para o pendrive), mas que foi o suficiente pra inutilizar o notebook. Resultado foi eu pegando uma imagem que já tinha do Windows e formatei a moda antiga pra ele voltar a funcionar. Ele voltou, mas como a versão era diferente da que a Dell oferece a licença, então arranjei a ISO da versão SL e instalei.
A princípio, ele estava extremamente lento após ser formatado, mas depois que instalei até o ultimo driver, ele já estava com um desempenho ótimo até onde o HD permitia. Mas agora estou com um problemão que não sei o porque está ocorrendo e como resolver.
Acontece que a versão do W10 que instalei é bem anterior à mais atual (Creators Update), e o Windows pediu para que usasse uma espécie de Utilitário deles pra que fosse baixado e instalado a versão mais recente. Então deixei ele baixando, mas na hora de "Preparar a instalação" o progresso ficou extremamente lento. O notebook estava com desempenho normal, a utilização de CPU e HD estavam normais, mas assim fui deixando, até que após 4 horas (!!!) de espera eu desliguei ele e deixei pra fazer hoje a atualização.
Eis que chega o dia de hoje e ligo ele, inicia o sistema normal, abro o programa de atualização e... o Windows simplesmente crashou. Travou totalmente, mas aparentemente não é aquele crash devido ao HD, porque a utilização dele estava abaixo do 10%, nem a CPU. E até agora, eu forço o desligamento, ele liga normal, e só de abrir o menu iniciar é o suficiente pra ele travar totalmente.
Então antes de fazer qualquer coisa, acho que vocês que já são mais experientes com esse notebook (ou em geral) poderiam me ajudar, sem que eu precise formatar de novo essa benção!!

 

Ah e outra coisa, não sei mais pessoas tiveram algum problema de distorção nas caixas de diálogo (em alguns programas as letras ficam meio borradas). Li que é um problema do Windows 10 em telas de alto DPI, então utilizei um programinha que arrumava isso alterando a escala como era no Windows 8. Alguém mais estava com esse problema e tem alguma solução diferente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jvgf , formate novamente, desta vez com a ISO disponível no site da Microsoft. Faça a formatação completa (não a rápida).

 

A formatação completa deverá demorar umas 4~6 horas. A instalação do Windows mais uns 60 minutos. 

 

Se o problema persistir, teste seu HD com o HD TUNE e poste aqui os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, jvgf disse:

Ah e outra coisa, não sei mais pessoas tiveram algum problema de distorção nas caixas de diálogo (em alguns programas as letras ficam meio borradas). Li que é um problema do Windows 10 em telas de alto DPI, então utilizei um programinha que arrumava isso alterando a escala como era no Windows 8. Alguém mais estava com esse problema e tem alguma solução diferente?

Isso é normal em telas FullHD pequenas (pequenas = menos que umas 20 pol).  O windows aplica um "zoom" para facilitar a leitura. No caso desta máquina é de 125%. Algumas telas não ficam distorcidas, mas isso depende de como cada programa foi construído. 

 

Pode desabilitar este zoom nas opções de exibição, clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, essa semana eu tava usando o Illustrator e o Photoshop com bastante coisa aberta e congelou o note.

Atualizei o drive da Nvidia e não aconteceu mais, porém desde então não forcei o note tanto assim. Devo me preocupar? Esse driver da Nvidia já deu outro erro quando não estava atualizado, no caso o notebook não reconhecia a placa de video. Atualizei e voltou ao normal.

 

Obs: o arquivo que eu estava mexendo no Photoshop era colossal.

 

 

IMG_20170531_015431123.jpg

adicionado 7 minutos depois
6 minutos atrás, Tops disse:

Isso é normal em telas FullHD pequenas (pequenas = menos que umas 20 pol).  O windows aplica um "zoom" para facilitar a leitura. No caso desta máquina é de 125%. Algumas telas não ficam distorcidas, mas isso depende de como cada programa foi construído. 

 

Pode desabilitar este zoom nas opções de exibição, clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho.

@jvgf No meu caso, uso em 125% mesmo. Achei 100% muito pequeno e começa a forçar a vista depois de um tempo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Tops disse:

@jvgf , formate novamente, desta vez com a ISO disponível no site da Microsoft. Faça a formatação completa (não a rápida).

 

A formatação completa deverá demorar umas 4~6 horas. A instalação do Windows mais uns 60 minutos. 

 

Se o problema persistir, teste seu HD com o HD TUNE e poste aqui os resultados.

Frustrante ver o notebook se negar a funcionar kkk

Espero que tenha sido um erro meu e não volte a dar esse problema.

5 horas atrás, Tops disse:

Isso é normal em telas FullHD pequenas (pequenas = menos que umas 20 pol).  O windows aplica um "zoom" para facilitar a leitura. No caso desta máquina é de 125%. Algumas telas não ficam distorcidas, mas isso depende de como cada programa foi construído. 

 

Pode desabilitar este zoom nas opções de exibição, clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho.

Também está ajustado aqui para 125%. Mas esse problema já acontecia nos computadores com em versões anteriores, mas era resolvido ajustando o tamanho dos textos das caixas de diálogos, tipo mudando pra Médio, Grande, etc..

Acontece que no W10 só há opção de mudar a proporção de tudo, dizem que deve ser pra melhorar a compatibilidade com os Mobile. Mas enfim, aqui explica melhor um pouco sobre isso e tem o aplicativo que mencionei: http://windows10_dpi_blurry_fix.xpexplorer.com/.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-6-4 às 19:19, Lucas Mendes M Reis disse:

Tenho lido o topico a uns 2 dias e gostaria da ajuda de vocês.
Boletei dois notes e não sei o que fazer... um 7560 i7 128ssd + 1 terá hdd por R$3998,00 com frete
Ou
7559 i5 modelo entrada por R$3500,00

Meu uso será somente render (vray) revit cad solidworks, 3dmax. Não jogo absolutamente nada. Minha máquina antiga era um macbook pro 13 2016 que não tinha placa de vídeo (travava com windows os programas) e o hd ssd era pequeno (128 GB sem opção p hdd) e gastaria um absurdo só p trocar o ssd (2-3mil em 520gb)
Achei muito bonito a construção e tela desse 7560 e vindo do mac acho q o plástico e a tela do 7559 não vão me agradar muito. Mas será q o i7 dual do 7560 da conta? 

 

Vou esquecer o bebezao, que nem dialogar sabe, e ainda quer dar de engraçado. 

Noto, que um fórum é feito por discussões sadias, e ambos os lados, quando sabe escutar, pode acabar aprendendo. (mesmo estando errado) 

 

Referente a sua pergunta, não, o i7 nem chega perto do i5 mencionado.

porque? Ao invés de citar benchmarks de sites como CPU boss, vamos aos fatos. 

Diante do seu uso, lhe apresento os dados:

2 núcleos a mais

50% a mais em cache L1, L2 e principalmente L3. 

Resumindo, geralmente tu irá perder em single core, porém, para seu uso o i5 sairá muito na frente. 

Noto, que em multi core, ele é 20% a 50% mais rápido que o i7. 

Agora mobilidade/acabamento é contigo, já que não posso julgar isso para você. 

Ah, e consumo, já que o i5 é extremamente 'beberrão'. 

Sobre a ram, o ganho que você terá com processador vai fazer a diferença de RAM ser imperceptível. 

Só dependendo do tamanhos dos trabalhos que você faz, o ideal será adicionar mais 8gb.

Pois do contrário, se chegar a usar os 8gb, começará a fazer cache no HD, ocasionando lentidão. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal queria agradecer todos vocês. Seguinte optei pelo dell 7560 pelo fato de eu ter visto hoje a tela do gaming... de forma alguma achei ela ruim, apenas achei a tela fosca não me agradar muito além de ter a seguinte questão... como mostro projetos a mais clientes pelo notebook a tela do 7560 parece "encher mais os olhos"... o teclado numerio vai fazer falta... 

Agora seguinte li q o Windows vira instalado no ssd, e li q vocês acharam melhor formatar divido lentidão... vou testar antes de formatar e volto com o feedback....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Saravy disse:

Vou esquecer o bebezao, que nem dialogar sabe, e ainda quer dar de engraçado. 

Noto, que um fórum é feito por discussões sadias, e ambos os lados, quando sabe escutar, pode acabar aprendendo. (mesmo estando errado) 

 

Referente a sua pergunta, não, o i7 nem chega perto do i5 mencionado.

porque? Ao invés de citar benchmarks de sites como CPU boss, vamos aos fatos. 

Diante do seu uso, lhe apresento os dados:

2 núcleos a mais

50% a mais em cache L1, L2 e principalmente L3. 

Resumindo, geralmente tu irá perder em single core, porém, para seu uso o i5 sairá muito na frente. 

Noto, que em multi core, ele é 20% a 50% mais rápido que o i7. 

Agora mobilidade/acabamento é contigo, já que não posso julgar isso para você. 

Ah, e consumo, já que o i5 é extremamente 'beberrão'. 

Sobre a ram, o ganho que você terá com processador vai fazer a diferença de RAM ser imperceptível. 

Só dependendo do tamanhos dos trabalhos que você faz, o ideal será adicionar mais 8gb.

Pois do contrário, se chegar a usar os 8gb, começará a fazer cache no HD, ocasionando lentidão. 

 

 

Ahahahahaha, é cada um que aparece... o cara começa uma resposta com um "vamos com calma", numa prepotência ridícula e ainda quer falar sobre como se portar num fórum... só rindo mesmo!

 

Amigão, não adianta isolar processador. Você tem que entender as necessidades de quem vai comprar o equipamento e ver se o conjunto atende ou não o que ele precisa.

 

O conjunto i7 dualcore + ssd + 16gb de memória atende da mesma forma um i5 quadcore + hd 5400rpm + 8gb de memória pro que ele precisa.

 

Comparar apenas um processador com o outro é ignorar isso pra querer valer a sua (equivocada) opinião.

 

E pela resposta do Luiz, ele foi no que atende mais as necessidades dele, coisa que você, o ser superior dos fóruns na internet, não conseguiu enxergar.

 

Ahahahahaah.

adicionado 5 minutos depois
16 horas atrás, Lucas Mendes M Reis disse:

Pessoal queria agradecer todos vocês. Seguinte optei pelo dell 7560 pelo fato de eu ter visto hoje a tela do gaming... de forma alguma achei ela ruim, apenas achei a tela fosca não me agradar muito além de ter a seguinte questão... como mostro projetos a mais clientes pelo notebook a tela do 7560 parece "encher mais os olhos"... o teclado numerio vai fazer falta... 

Agora seguinte li q o Windows vira instalado no ssd, e li q vocês acharam melhor formatar divido lentidão... vou testar antes de formatar e volto com o feedback....

 

cara, o meu é igual ao seu e o sistema de fábrica roda liso... desinstalei algumas coisas bestas, mas nunca deu nenhum gargalo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dubase @Saravy Interrompam imediatamente o que estão fazendo. Caso contrário, solicitarei à moderação remover os dois deste tópico, o que seria uma pena.

 

Especialmente considerando que o @dubase contribuiu muito até aqui, desde que o tópico começou, e o @Saravy também é um usuário bastante experiente.

 

A opinião de todos é importante. Os dois têm razão. Vamos nos respeitar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tops disse:

@dubase @Saravy Interrompam imediatamente o que estão fazendo. Caso contrário, solicitarei à moderação remover os dois deste tópico, o que seria uma pena.

 

Especialmente considerando que o @dubase contribuiu muito até aqui, desde que o tópico começou, e o @Saravy também é um usuário bastante experiente.

 

A opinião de todos é importante. Os dois têm razão. Vamos nos respeitar.

Cara, tô de boa, mas não sou muito de aguentar esse tipo de coisa.

Por mim o assunto morreu. Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dubase Tá tudo certo, parceiro ;)

adicionado 7 minutos depois

 

Seguindo o tópico: Acabei de entrar em contato com um consultor de vendas da Dell a respeito do problema de throttling à 70º:

 

Pergunta: "Sabe se já resolveram o problema de throttling da GPU dele à 70º?"

Resposta: "Sim, não estamos com nenhum problema nessa máquina."

 

Alguma chance de isso ser verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Tops disse:

@dubase Tá tudo certo, parceiro ;)

adicionado 7 minutos depois

 

Seguindo o tópico: Acabei de entrar em contato com um consultor de vendas da Dell a respeito do problema de throttling à 70º:

 

Pergunta: "Sabe se já resolveram o problema de throttling da GPU dele à 70º?"

Resposta: "Sim, não estamos com nenhum problema nessa máquina."

 

Alguma chance de isso ser verdade?

 

Olha, queria acreditar que sim... vou dar uma cutucada neles. Acho que quanto mais gente relatar, melhor :(  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Tops disse:

Pergunta: "Sabe se já resolveram o problema de throttling da GPU dele à 70º?"

Resposta: "Sim, não estamos com nenhum problema nessa máquina."

 

Alguma chance de isso ser verdade?

O que eu entendi foi que pra eles o problema nunca existiu e nunca existirá, então não tem o que resolver ou consertar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!