Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@tuiz
Fico feliz que tenha ajudado! ^_^

Upgrade está cada vez mais complicado, é o custo do avanço tecnológico. O fato mais chato no momento é a troca de DDR3 para DDR4 quase que obrigatória (senão completamente). :(

Postado

Pois é, achei que seria suficiente a troca de memória de @1333Mhz pra @1600Mhz e a placa de vídeo.

Mas descobri que o processador e a MoBo já estão obsoletos. Sempre preferi jogar no computador, porém os consoles tão mais acessíveis :wiggle:

Postado
Em 18/03/2017 às 11:12, Arthur.GM disse:

Sempre preferi jogar no computador, porém os consoles tão mais acessíveis :wiggle:

Quase que larguei de vez o PC para ir em um PS4 no último upgrade que fiz. Desisti na última hora pois além de ter de comprar alguns jogos novamente para para ter o prazer de rodar no console, a notícia de um PS4 Pro e Xbox One S que seria apenas um "upgrade de hardware" me deixou irritado, sendo que no futuro talvez tenha que mudar de console para jogar tal jogo.

Tópico atualizado!
> Aviso sobre ajuda em recomendações e orçamentos específicos adicionado. Obrigado pela sugestão @Zucchini!
> Devido ao valor, o G4400 foi retirado ficando o G4560 no lugar, sendo este colocado no mesmo nível do i3.

Postado

To pensando em fazer um upgrade de placa de vídeo mas com a limitacao de que nao posso trocar de fonte. Meu pc é o da descricao. O que é melhor? Uma Rx 470 ou partir pra uma Gtx 1060 de 3gb?

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, pajuno disse:

To pensando em fazer um upgrade de placa de vídeo mas com a limitacao de que nao posso trocar de fonte. Meu pc é o da descricao. O que é melhor? Uma Rx 470 ou partir pra uma Gtx 1060 de 3gb?

Crie um tópico com a sua dúvida.

Postado

Um dos melhores tópicos que tem no fórum, um resumo simples e direto para quem está montando um computador.

Uma sugestão para deixar mais completo ainda, é colocar as entradas de video ( HDMI, DVI, DP ) e suas resoluções para evitar "gargalos" e erros de pessoas comprando super monitores 4k em conexões que vão no máximo até HD.

Parabens pelas explicações e por quem trouxe mais informações ao tema, vocês são fera.

• Curtir 2
Postado

@Bruno Custodio
Fico feliz que tenha gostado! 

17 horas atrás, Bruno Custodio disse:

Uma sugestão para deixar mais completo ainda, é colocar as entradas de video ( HDMI, DVI, DP ) e suas resoluções para evitar "gargalos" e erros de pessoas comprando super monitores 4k em conexões que vão no máximo até HD.

Não consegui entender direito. As conexões e suas respectivas resoluções dependem tanto do monitor como da placa de vídeo, e o único gargalo que pode acontecer é limitar a taxa de atualização (Hz) dependendo da resolução. Seria sobre isto?

Postado
1 hora atrás, Lost Byte disse:

Não consegui entender direito. As conexões e suas respectivas resoluções dependem tanto do monitor como da placa de vídeo, e o único gargalo que pode acontecer é limitar a taxa de atualização (Hz) dependendo da resolução. Seria sobre isto?

Eu por exemplo, ia comprar uma GTX 1070 para rodar 4k, dai tinha escolhido um monitor gamer para isso, e quando fui olhar sua resolução :

Resolução (máx.): 1920x1080@144Hz: DisplayPort 

Só funciona no máximo ao full HD, eu jogaria dinheiro fora ao comprar uma placa 4k pra um monitor full hd.

Esse caso, você enquadraria como um gargalo?

Postado

@Bruno Custodio
No caso, sua placa pode aguentar resolução 4K, porém o seu monitor só aceita nativamente FullHD. Certo?
O fato de não poder rodar em 4K por causa do monitor não irá causar um gargalo digamos, maléfico, pois apenas não usaria toda a capacidade da placa de vídeo, o que não vai fazer perder nenhum desempenho. O que você pode fazer é utilizar a tecnologia DSR da Nvidia para poder simular a resolução 4K, que dependendo do tamanho do monitor, não irá fazer tanta diferença nos gráficos.
Quanto a jogar dinheiro fora, tive a mesma dúvida e comprei a GTX 1070 pensando mais no tempo que posso usufruir dela rodando em ultra os jogos a longo prazo do que me importando com a resolução. (meu monitor é FullHD 60Hz)
Só para finalizar, a GTX 1070 dificilmente vai atingir 144 FPS no 4K, no máximo 30~50 (no ultra), enquanto em resolução FullHD vai ser mais que os 144 (dependerá também do processador), o que aproveitaria melhor a capacidade de seu monitor. ;)

Veja se nas especificações do monitor as outras entradas suportam resoluções maiores.

Mas após analisar sua dúvida, seria válido adicionar estas questões na parte de monitores, como também a diferença que pode haver em diferentes conexões!

• Curtir 2
Postado

Atualização do tópico:

> Agora com uma sessão específica para monitores.

MONITOR
Saber qual monitor escolher deve se levar em consideração alguns detalhes:

Tempo de resposta (ms) - Tempo que a informação do computador leva a aparecer na tela, é como se fosse um lag. Quanto menor o tempo, melhor, sendo o ideal até 5ms.

Taxa de atualização (Hz) - Esta taxa corresponde a quantos FPS (Frames Por Segundo) podem ser mostrados na tela. Quanto maior a taxa, melhor, sendo que o mínimo aceitável é 60Hz. Para aqueles que desejam usar óculos 3D (não confunda com VR), o ideal já seria 120Hz ou 144Hz.
O que isto afeta: Quanto mais FPS podem ser mostrados na tela, maior será a sensação de fluidez, porém quem decide quantos FPS um jogo terá é o hardware do PC assim como a otimização do jogo.

MAS AFINAL, O QUE É FPS?
FPS, que significa Frames Por Segundo (ou quadros por segundo), é a quantidade de imagens seguidas que contém em um único segundo. Sabe aqueles blocos de papel que tem uns desenhos sequenciais para criar uma movimentação ao folhear as paginas? É exatamente isto, sendo que cada página seria 1 FPS.

Resolução e Proporção da Tela - Resolução é a quantidade de pixel (pontinho na tela, também conhecido como dot) que a tela pode mostrar. A medida é feita por nº de pixels horizontais X nº de pixels verticais, onde se obtém, por exemplo, 800x600 e 1920x1080, 3840x2160 o que gera também a proporção de tela 4:3 e 16:9. Saber qual seria a melhor escolha está ligado fortemente a capacidade de processamendo da placa de vídeo e do processador.

Existem popularmente 3 tipos de proporção de tela que são usadas em monitores: 4:3 que seria para monitores de tubo (aqueles grandões antigos que aquece a casa no inverno); 16:9 que é o padrão atual e o mais indicado; e o 21:9 que apesar de ser interessante, nem todos os jogos suportam esta proporção.

Polegadas - O tamanho da tela dependerá do gosto e do espaço destinado para colocar o monitor. Contudo, o tamanho da tela pode ser desperdício em relação a resolução nativa. Será usada a referencia da proporção 16:9 nas seguintes situações:
Até 18’ a resolução pode ser de 1366x768 a 1920x1080

Entre 18’ e 24’, resolução 1920x1080

24’ a 32’ pode ser 2560x1440

De 32’ para cima, o tão cobiçado 4K (3840x2160).

Conexões - São as entradas disponíveis, sendo que cada uma delas em um mesmo monitor podem suportar resolução e taxa de atualização diferentes. Tudo depende do gosto pessoal da imagem obtida, mas nenhuma trará impacto no desempenho ou causará gargalo.

Há outros fatores que podem mudar de monitor a monitor, como o ângulo de visão, brilho, contraste, a tecnologia da tela (display) como LED ou LCD, entre outros recursos, porém não são importantes para a limitação em relação aos componentes do computador. Também há tecnologias como Freesync da AMD e Gsync da Nvidia, por isto se estiver interessado, consulte se ambos os componentes (Monitor e placa de vídeo) são compatíveis.

É de extrema importância levar em consideração a placa de vídeo e o processador na hora de escolher o monitor, pois são os maiores responsáveis pelos FPS e a resolução nos jogos. De nada adianta um monitor 4K a 144Hz se seu computador só consegue rodar a 1366x768 em 40 FPS.

• Curtir 2
Postado

@Bruno Custodio
Falta mais coisas ainda, está completo não! :P
Tem que se falar do Ryzen (que estou esperando sair a linha R3 primeiro), algumas peças de nível entusiasta, dar uma polidinha em algumas informações e arrumar o que pode estar errado.

Postado

Atualização do tópico!

> Adicionado nota sobre os interessados em emuladores.

GOSTO DE JOGAR EM EMULADORES!
Emuladores costumam utilizar apenas 1 ou 2 núcleos do processador, ou seja, dependem fortemente da questão single-thread e IPC (Instruções Por Clock / Pulso de Clock). Aliás, você pode assistir a este vídeo para uma melhor explicação do IPC: Questão do clock e IPC

Emuladores de consoles antigos (NES, SNES, PSONE, N64) não são tão exigentes em processador, no entanto consoles mais novos (PS2, Wii, WiiU) quanto melhor o processador e seu IPC, mais rápido e sem problemas conseguirá emular.

> Reformulado a parte de peças de nível entusiasta.

TEM ALGO MELHOR QUE O DINHEIRO POSSA COMPRAR?

Existem peças de nível entusiasta, na qual são aquelas exclusivas para o máximo desempenho possível e que requerem um investimento muito superior tanto financeiro como de energia de alimentação. Será usado como referencia apenas as peças mais atuais.

Processador i7 Socket 2011-v3: São processadores Core i7 com terminações 58xx, 59xx, 68xx e 69xx, como por exemplo, o i7-6950X. Sua principal diferença se dá pela quantidade maior de núcleos comparado aos outros i7, sendo mais focado em programas de multi-thread.

Placa-mãe chipset X99: Para processadores socket 2011-v3, onde possuem uma diferença superior em slots de RAM, suporte extremo a SLI e Crossfire, e entre outros detalhes que não são propriamente ligados a jogos, como maior número de conexões USB e SATA.

Placa de vídeo TITAN X: Placa destinada ao perfil entusiasta, porém ela chega a ser o dobro do valor de uma GTX 1080 e com menos desempenho. Então neste caso, a GTX 1080 é a melhor escolha quando se trata de jogos.

Afinal, vale a pena o investimento? Um PC entusiasta deste porte só seria interessante se o usar tanto para SLI ou Crossfire como também para uso profissional em programas de multi-thread, caso contrário, será um investimento de péssimo custo/benefício.

• 2 semanas depois...
Postado

@Lost Byte Primeiro parabéns pelo tópico, tá bem escrito e com linguagem clara!

Em 14/02/2017 às 11:02, Lost Byte disse:

É de extrema importância levar em consideração a placa de vídeo e o processador na hora de escolher o monitor, pois são os maiores responsáveis pelos FPS e a resolução nos jogos. De nada adianta um monitor 4K a 144Hz se seu computador só consegue rodar a 1366x768 em 40 FPS

Muito bem colocado essa parte sobre MONITOR, só acho que deveria guiar mais o usuário leigo dando exemplos de modelos de monitores recomendados de acordo com a configuração do usuário...ou mesmo uma tabela com recomendações de monitores de acordo com o setup do usuário. 

Por exemplo, existem monitores comuns, mais genéricos e que possuem resolução mais baixa (1366x768, 1600x900, 60Hz e 5ms etc), monitores que, digamos, "casam melhor" com configurações mais modestas.

• Curtir 1
Postado

@husardoRodrigues
Que bom que tenha gostado! ^_^
Sua sugestão é boa, porém pensei muito a respeito e concluí que um monitor nem sempre tem haver com o nível de performance de todo o PC, pois pode variar o gosto pessoal de cada um como também pode induzir sem má intenção a alguém investir desnecessariamente a curto prazo.
Um sujeito mesmo tendo uma GTX 1080 Ti, pode rodar hoje em 4K os jogos, mas ano que vem o cenário pode mudar e só passa a rodar em 2.5K, o que talvez faria a pessoa comprar uma nova placa de vídeo ou se desfazer do monitor 4K.
Explicar cada situação é complicado, o que pode confundir mais quem está lendo, por isto, decidi apenas adicionar esta seguinte nota:

"EU ENTENDI ATÉ AQUI, MAS AINDA ESTOU EM DÚVIDA NA ESCOLHA DO MONITOR

Para resumir, o “básico” de um monitor para jogos consiste em ter pelo menos 5ms de resposta, 60Hz e uma conexão compatível com sua placa de vídeo. Qualquer variação de aspecto superior é ótima.
O único problema é saber qual a resolução de tela escolher. Se você não tem muita experiência com computador, não é familiarizado com as diferentes resoluções e seus impactos no desempenho, independente das peças que seu PC tenha, o mais indicado neste caso é a resolução padrão FullHD (1920X1080)."

Postado
Em 06/04/2017 às 14:24, Lost Byte disse:

Processador i7 Socket 2011-v3: São processadores Core i7 com terminações 58xx, 59xx, 68xx e 69xx, como por exemplo, o i7-6950X. Sua principal diferença se dá pela quantidade maior de núcleos comparado aos outros i7, sendo mais focado em programas de multi-thread.

concordo, porém o maior problema dele é quem questões digamos como emuladores que geralmente são software com arquiteturas para utilizarem uma única threads ou um core apenas ai um simples core 7700k o bate

digo isso por experiência própria, meu 6700k bate meu 6950x em single thread kkk

Postado
15 minutos atrás, President of United States disse:

ai um simples core 7700k

Achei engraçado o uso do "simples"! :D
Mas é verdade, a linha Extreme da Intel não é tão boa em single thread se comparado a este i7 casual, que segundo os usuários do Dolphin, o i7-7700K é o melhor CPU para sua emulação. É tanta informação pra discutir que as vezes me esqueço estes detalhes para mencionar. Vou adicionar uma pequena observação sobre o single e sua força um pouco menor em relação aos jogos devido aos núcleos que ficam de "enfeite".

• Curtir 2
Postado

Fico feliz em ver como o conhecimento de informatica se expandiu rápido, na minha época a unica palavra que podia confiar, era a do técnico de informatica da esquina da sua casa kkkkk hoje em dia, por minimo que seja seu conhecimento, você consegue ter uma variedade de testes e conselhos para ajudar a montar um PC, viva a expansão de informações.

Postado
54 minutos atrás, Lost Byte disse:

os usuários do Dolphin, o i7-7700K é o melhor CPU para sua emulação

Só uma duvida... Que tipo de emulação é essa que estamos falando? 4K? Um simples i3 CPU não consegue emular esses jogos em 60fps?

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!