Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto: Guia básico para montar um PC para jogos ou realizar um Upgrade


Posts recomendados

@Raul Melo
Eu me refiro a este emulador de Wii e GC mesmo.
Existem processadores que chegam a 60 FPS, mas se caso quiser aquele "avanço rápido", por exemplo, a 300 FPS, O i7-7700K é o processador mais indicado devido a ter o melhor single thread atual, que é o que conta nestas emulações.

@President of United States
Existe Dolphin usado em Androids e outros como disse, mas serve apenas para emular os consoles destinados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo
Mas também é pelo motivo de que se usar um ótimo processador em single thread, o risco de lentidão é menor. Nem todos os jogos que são emulados precisam exatamente do mesmo poder de processamento, alguns títulos são leves e outros muito pesados.
Diferente dos jogos de PC que pode rodar a 5 FPS ou em 200 FPS em "tempo real", no emulador o tempo do jogo é sincronizado com os FPS, o que significa que se rodar em 30 FPS, irá demorar 2 minutos para "renderizar" (creio que seja esta a palavra) apenas 1 minuto, causando um efeito de lentidão horrível, o que estraga toda a jogabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Lost Byte disse:

Diferente dos jogos de PC que pode rodar a 5 FPS ou em 200 FPS em "tempo real", no emulador o tempo do jogo é sincronizado com os FPS, o que significa que se rodar em 30 FPS, irá demorar 2 minutos para "renderizar" (creio que seja esta a palavra) apenas 1 minuto, causando um efeito de lentidão horrível, o que estraga toda a jogabilidade.

Engraçado... Quando eu era mais novo e tinha um PC ruim, eu iniciei uma procura a solução aos meus problemas de jogo.

Um programa que faria com que eu tivesse Frame-skip em jogos de PC.

Fiquei um bom tempo pensando e pesquisando...

Garoto ingênio esse Raul Melo

adicionado 5 minutos depois

 

Esse negocio de renderização e coisas em 3d é uma coisa até complicada se pensando bem a fundo como isso tudo funciona.

Digamos que o jogo tenha um mapa de um quarto, ai você entra nesse mapa. O quarto ta lá, ta todo feito lá. Mas ainda temos que renderizar cada grau do movimento de camera, sendo que já está tudo lá.

adicionado 6 minutos depois

hum... vou criar um topico pra isso :3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tópico atualizado!
> Processadores Intel:
Balanceado a especificação para i5 e i7 devido ao Ryzen.

> Processadores AMD:
Ryzen agora incluído!
 

Citação

RYZEN
São processadores que possuem um desempenho satisfatório em single-thread e uma boa quantidade de núcleos, cuja esta quantidade varia em cada modelo.

 

R3 – Aguardando o lançamento...

R5 – Processadores intermediários da linha. O desempenho em jogos e multi-thread são mais que satisfatórios, podendo ser considerados processadores bons para qualquer situação.

R7 – Processadores nível entusiasta da linha. Em relação ao R5 em jogos, não muda muita coisa, sendo seu foco mais na questão de multi-thread e de uso profissional devido a terem uma quantidade de núcleos maiores.

AVISO: Alguns modelos como o R7 1800X não acompanham cooler, sendo necessário adquirir este componente separadamente (veja a sessão 7 para mais informações).


> Placa-mãe:
MOBO para socket AM4!

 

Citação

Referências de chipset de placa-mãe para Ryzen socket AM4:

Básicas: B350
Avançadas: X300 e X370

 

> Tabelas:
Condições para cada range agora incluída!

 

Citação

RANGES E SUAS CONDIÇÕES USADAS:
LOW END - Básico (FullHD com no mínimo 40 FPS em média / alta qualidade)
MID-LOW - Intermediário simples (FullHD com no mínimo 60 FPS em alta qualidade)
MID-HIGH- Intermediário avançado (FullHD / 2.5K com no mínimo 60 FPS em qualidade máxima)

HIGH END - Melhor performance (4K com a margem de de no mínimo 30 FPS em qualidade máxima)


Tabela para Ryzen! (sem R3 no momento)

 

590476c568d47_AMDRYZEN.jpg.ea910b029c1f4e14bc2300d8dff6c590.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
49 minutos atrás, Atretador disse:

As básicas seriam as A320 que ainda não chegaram infelizmente e não tem suporte a CF ou overclock.


Sim, mas por enquanto é a única mais "simples" que temos disponíveis. Assim que chegarem já da para atualizar o tópico, assim como o R3 que vai vir junto.

Aproveitando para o tópico: outra coisa que devo adicionar é sobre a linha RX 5XX. Mas já é possível fazer uma prévia do que será mudado:

"Linha RX 5xx: Em termos de performance, não se notou muita diferença em relação a geração passada (comparando a RX 480 com a RX 580), teve apenas um aumento de clock e consumo.
Para quem já tem uma GTX 1060 / RX 470 / 480, não vale a pena a troca, sendo melhor ir para uma GTX 1070."

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem um comparativo em 27 jogos(600 benchmarks rodados -- como não amar este canal) das RX480, 1060, 1060 v2 9Gb/s e RX580.

 

Pena que aqui as 580 chegaram meio caras, quando deviam estar no mesmo preço ou mais baratas que as 480.

 

 

adicionado 5 minutos depois

@Lost Byte

Em 29/04/2017 às 08:49, Lost Byte disse:

590476c568d47_AMDRYZEN.jpg.ea910b029c1f4e14bc2300d8dff6c590.jpg

uma duvida em questão a esta imagem, o 1500X ainda é recomendado? Pois os R5 1400 com OC tem praticamente a mesma performance que os 1500X com o mesmo OC(4.0Ghz) :X

 

E em questão de mobo, não seria melhor incluir as B350 na linha High end? Ja que elas overclockam tão bem quanto as X370(ja que o overclock é limitado mais pela arquitetura do que por qualquer outra coisa) mas só tem limitação de SLI(sendo SLI\CF algo que nem funciona bem normalmente) --é uma boa forma de salvar uns 500~1000$ em mobo :x

 

Desculpe ser chato :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Atretador disse:

Pena que aqui as 580 chegaram meio caras, quando deviam estar no mesmo preço ou mais baratas que as 480.


Novidade no Brasil é isto. :( (fora taxa de importação + cotação das laranjinhas)
 

1 hora atrás, Atretador disse:

uma duvida em questão a esta imagem, o 1500X ainda é recomendado? Pois os R5 1400 com OC tem praticamente a mesma performance que os 1500X com o mesmo OC(4.0Ghz) :X


Não é levado em consideração desempenho com OC no tópico.
Mas realmente fico na dúvida se R5 de 8 núcleos pode se encaixar em Mid High e/ou em conjunto com uma GTX 1070, então acabei excluindo o 1400 por ser o elo mais fraco nativamente. Mas bem, são apenas sugestões, não que não seja impossível usar.

 

1 hora atrás, Atretador disse:

E em questão de mobo, não seria melhor incluir as B350 na linha High end? Ja que elas overclockam tão bem quanto as X370(ja que o overclock é limitado mais pela arquitetura do que por qualquer outra coisa) mas só tem limitação de SLI(sendo SLI\CF algo que nem funciona bem normalmente) --é uma boa forma de salvar uns 500~1000$ em mobo :x


Pensando desse jeito, seria bom incluir sim! Mas usei o critério pelo mesmo motivo do post passado.
 

2 horas atrás, Atretador disse:

Desculpe ser chato :P


Que isso? É sempre bom algumas correções e sugestões. Eu só iniciei este guia, mas muita coisa aí que tem hoje é devido a ajuda do pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Não sei se esta acompanhando os posts no topico dos Ryzen aqui no forum, ou meu spam de videos de comparações toda vez que alguem sugere um i5 aqui no forum :x

 

 

No mesmo clock  a diferença de cache é neutralizada e as diferenças entre os R5 1400 e 1500X é praticamente nula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Sim, mas o 1400 tem metade do cache, se não me engano o cache total é localizado em um dos CCXs, ou seja, quando o outro CCX precisa acessa-lo tem mais latência do que se tivesse no seu próprio CCX como no 1500X\1600\1600X etc. Em muitos jogos no mesmo clock não tem diferença entre 1400 vs 1500X, mas, alguns mais intenções para o cache o 1500X consegue ser melhor --alem de vir com o mesmo cooler to 1600 que ja permite um OC tranquilo para 3.9Ghz. --

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se vai ser relevante mas:
Gargalo é um termo usada não só nos computadores, é também usado na industria
É quando um único processo dita a velocidade de toda a linha produção.
Gargalo não é necessariamente ruim, você pode considerar ele como uma "folga" para comportar futuros upgrade. Se você montar uma configuração bem equilibrada (ex G4650+Rx460) você fica bem limitado nos upgrades.
O gargalo muito comum é o monitor/tv 1080@60Hz, mas todo mundo quer uma folga na CPU/GPU para rodar futuros jogos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dudu.BB
O gargalo pode ser tanto bom quanto ruim. Se referindo em computadores, o gargalo é mais usado para dizer que uma peça está impedindo outra(s) de alcançarem seu potencial máximo, o que popularmente é considerado aquela performance ruim gerada. Tudo depende também do contexto e da interpretação de texto.
 

8 minutos atrás, Dudu.BB disse:

O gargalo muito comum é o monitor/tv 1080@60Hz, mas todo mundo quer uma folga na CPU para rodar futuros jogos.


Na minha opinião não chega a ser um gargalo de desempenho, afinal o PC em si pode estar rodando de fato, por exemplo, a 150 FPS porém o monitor só vai conseguir mostrar 60 destes 150 (o que vai rolar o tearing)... Mas vai atrapalhar a jogabilidade? Não vejo como.

Cada um tem uma ideia fixa do que é gargalo ou não, então não tem como definir exatamente apenas para uma situação específica esta gíria.

Mas concordo com o que disse, gargalo não é exatamente algo ruim!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo
O maior problema nesta questão é que muitos não entendem direito a função do monitor e suas características e/ou pensam que um monitor melhor pode "tunar" um PC antigo. E como tentei explicar no post anterior, um monitor não melhora ou piora o desempenho de um computador.
Gostei da atitude rapaz! Bora debater depois! :wiggle:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo de fato ele não interfere no desempenho, mas ele limita a quantidade de quadros que você vai consumir.
quando você está jogando e não testando desempenho você trava a taxa de quadro ou deveria pois isso melhora o frame time.
Na secção de recomendação uns recomendam i5 e outros R5 
O i5 faz mais quadros e o R5 tem frame time mais estável, mas jogando você vai travar os quadros a 60 e então os dois fazem o trabalho. Qual recomendar quando o kit está o mesmo preço?
Mesma coisa placa de video  NVIDIA é melhor em Dx11 e a AMD concorente se sai melhor API mais novas e as duas estão o mesmo preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dudu.BB
Na questão de processadores...


Em relação a placa de vídeo, a coisa já é difícil dizer, vai depender do gosto de cada um.

O monitor na verdade não limita os quadros por segundo, apenas deixam os demais (acima da capacidade de Hz) praticamente inutilizados, o que realmente limita é o uso de v-sync, algum programa, configuração do jogo ou painel da placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente, tópico atualizado!
> B350 também recomendada em placa-mãe avançada (Ryzen)
> RX 5XX e sua posição de balanceamento (Sessão GPU)
> Tabelas de recomendação atualizadas (Intel e Ryzen)
> AMD FX: Apenas a vontade de tirar essa linha do guia cresceu!

Espero que agora seja mudado algo apenas quando chegar o R3. .-.'

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Dudu.BB disse:

mas jogando você vai travar os quadros a 60 e então os dois fazem o trabalho

errado, isso de travar em 60 se chama vsync, vsync é altamente irrecomendavel pelo fato de criar input lag.

Travar o fps com um limitador não interfere no frame time

adicionado 2 minutos depois

E pra falar a vdd... acho que o vsync tb n interfere no frame time

Já que o frame time é analise de 1 frame.

Mas eu também posso estar errado já que o vsync reduz o trabalho da gpu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dudu.BB  Nos testes com RX480 da hardware unboxed, mesmo limitando o FPS de GPU com uma RX480, os i5 ainda mantém frametimes piores em comparação aos R5 :x

 

Outro ponto, i5 perdem consideravelmente mais desempenho mesmo com apenas um navegador +comunicação aberta no plano de fundo de jogo(uma forma de simular o aumento de demanda de jogos com o tempo, provavelmente), o suficiente para inverter a situação de ganhar por 10fps para perder por 10 fps em comparação a um R5 1600 por exemplo. (eu pelo menos eu não jogo apenas, sempre mantenho navegador com varias abas abertas, skype, steam, monitoramento, teamspeak\discord, etc) --mesmo com a porcaria do meu FX6100.

 

(infelizmente Oz só testou 2 jogos ;-;)

 

Spoiler R5 perde de 5 a 10% de performance em multitarefa+jogo, i5 perde de 5% a 25%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!