Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Fonte: Dell U2913WM


Rui Damasio

Posts recomendados

Fala pessoal,

 

Meu monitor Dell U2913WM desligou e não deu mais sinal de vida, nenhum.

 

Levei em duas lojas de eletrônica aqui e, ao que parece, eletrônica não é o forte em Niterói: um falou que não iria mexer e outro disse "precisa trocar a placa", mas também negou serviço.

 

Então resolvi tentar fazer eu mesmo, mas entendo quase nada. Vocês poderiam me dar uma luz?

 

Panoramica.thumb.jpg.bc2c3c4e1112ff3dab8f3e1a977f18f7.jpg

Tamanho real: https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2017_02/Panoramica.jpg.17b6112dd53ffb2e096d2ea9fe242e6d.jpg

 

close.thumb.jpg.41ed2d0278d957b534739a33bb24f038.jpg

Tamanho real: https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2017_02/close.jpg.bb0e4e8f90c5d12ba57d12c7a16caf88.jpg

 

capacitor.jpg.1f673353b3c1ae0cb8f84f42b2e20790.jpg

 

O que eu ACHO que está estranho:

- Essa peça amarela que dou close em uma das fotos. Elas são duas e uma delas está muito diferente da outra, como se tivesse derretida.

- Um dos capacitores tem uma pasta branca por fora (mas não está estufado). Essa pasta é mole, diferente daquela que se vê em outros locais que tem por objetivo estabilização mecânica.

 

Já agradeço qualquer ajuda de antemão! Abraços!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tire foto da parte de baixo sem tremer em ultra mega hd pra ver alguma solda fria. se não conseguir publicar aqui, link

-este transformador (vulgo trafo) não esquenta (não deveria). Foque nas d+ peças. Hás de aprender como testá-las. Vou me restringir superficialmente à maneira de testar diodos (pra não dizer que não ajudei): multímetro(*) na escala diodo, ponta preta na faixa, vermelha do outro lado: deve dar em torno de 0.500 .

-nada a ver a pasta. Só coisa de lambão mesmo.

 

(*) Permito-me não me aprofundar ok?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Obrigado pela resposta! :)

 

Segue imagem da parte de trás: http://i.imgur.com/Wvv9jHR.jpg

 

Não seria um problema mais objetivo então? Eu imaginei que era só comprar a peça danificada (capacitor, transformador, sei lá) e soldá-la no lugar haha... talvez eu tenha mesmo que procurar alguém que trabalhe com isso então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S Ferreira

 

3,15A 250V hahaha

Imagem: QYmJAeM.jpg

 

Mas não tenho como medir o que pediu, porque acabei de deixar a placa em outro local para ver se conseguem consertar, mas duvido muito já que me disseram "acho que só conseguimos consertar se trouxer o monitor todo".

 

Mas isso quer dizer algo? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Queria que medisse isso daí. É um fusível e pode ser apenas ele que abriu...

 

8 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

não consegui ver nenhuma solda fria. Ressolde pelo menos os pontos da parte escura e de todos os trafos. Já trocaram Q781. Verifique F781 que parece ser um fusível. Meça (beep) também todos os resistores com valores baixos (te vira)

 

@Ricardo S Ferreira @Isadora Ferraz Entendi. De qualquer maneira agora tenho que aguardar o contato da loja. Caso não resolva - o mais provável - compro um multímetro e faço os testes aqui mencionados. Valeu pessoal, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia pessoal!

Ainda não consegui consertá-lo :(.

 

Como eu havia reportado, levei o monitor para conserto em uma loja e lá esteve nestes 63 dias. Hoje o técnico me informou que não conseguiu consertá-lo e ficou deveras intrigado pois:

 

  1. Relata ter logo notado e consertado alguns MOSFETS que foram instalados de forma errada na PLACA FONTE e também um FOTO ACOPLADOR com solda fria (o técnico disse ser frequente estes achados em equipamentos refurbished, mas ainda há a possibilidade disso ter sido feito pelo técnico que levei anterior ao atual);
     
  2. Colocou-se a PLACA LÓGICA e PLACA FONTE do MEU MONITOR em outro MONITOR IDÊNTICO FUNCIONAL. Testa-se o MONITOR IDÊNTICO.
    Resultado: FUNCIONOU;
     
  3. Colocou-se a PLACA LÓGICA e PLACA FONTE de MONITOR IDÊNTICO FUNCIONAL (ou seja: as placas com certeza não tinham problema) em MEU MONITOR. Testa-se MEU MONITOR.
    Resultado: NÃO FUNCIONOU;
     
  4. Relata ter testado em bancada item a item em minhas placas e não ter achado nenhum componente que não funcionasse;
     
  5. Relata que o LED POWER do painel chega a ligar (nem mesmo isso acontecia quando dei entrada na loja), mas rapidamente desliga e o monitor "não arma".

 

Ou seja, pelo que entendi, definimos que o problema não está na PLACA LÓGICA ou FONTE. É seguro dizer isso, certo?

 

Lembrando, precisamente, como o problema se deu:

  1. Eu trabalhava no monitor quando ele piscou e embaralhou a tela por uns 2 segundos e desligou (digo que desligou porque o LED POWER e o DISPLAY se apagou).
  2. Tentei ligá-lo (no botão power, capacitivo, no painel frontal) e o LED POWER ligou-se como se o monitor fosse funcionar, mas desligou-se em menos de 1 segundo. O DISPLAY não se ligou (até porque no funcionamento normal do monitor há um delay de uns 2 segundos entre o acendimento do LED POWER e o ligamento efetivo do display).
  3. Tentei ligá-lo novamente mas, agora, o LED POWER já não dá sinal algum, tampouco o DISPLAY. Foi nesta situação que levei ao técnico.

 

Alguém indicaria explorar alguma outra possibilidade, hipótese, :exorcize: ou posso jogar isso do 15º andar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o último técnico fez realmente os testes que relatou, só resta uma parte do monitor com defeito: a tela.

E pode ser apenas a barra de led com um aberto ou em curto, como pode ser o próprio display.

Se for daqueles que tem um chip no flat, aí fica difícil o conserto, sobrando a substituição. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Se o último técnico fez realmente os testes que relatou, só resta uma parte do monitor com defeito: a tela.

E pode ser apenas a barra de led com um aberto ou em curto, como pode ser o próprio display.

Se for daqueles que tem um chip no flat, aí fica difícil o conserto, sobrando a substituição. 

 

Valeu a ajuda Ricardo! RIP Dell. Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Brasil não tem como a gente "fazer por que gosta", tem que fazer por obrigação e rápido para conseguir ganhar algum dinheiro para sustento próprio.

Depois da miniaturização com componentes SMD a grande maioria dos "técnicos" começaram a condenar aparelhos por não conseguir substituir os SMD.

Nesse tempo a economia melhorou, os aparelhos ficaram mais baratos e as fabricas começaram a disponibilizar as placas individuais para reposição.

Aí acabou! ninguém mais repara nada, só trocam placas.

Por outro lado os que gostam de eletrônica, mas dependem dela para sustento não podem se dar o luxo de perder tempo analisando e reparando placas que existem no mercado e são relativamente baratas.

 

É complicado!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1

Concordo!

 

Sobre o defeito, pode ser realmente a tela, uma vez que, supostamente, as placas foram testadas em outro aparelho idêntico. Se há problemas no backlight da tela (seja LED ou CCFL), a fonte entra em proteção desarmando-se. Mas é estranho esse tipo de defeito acontecer repentinamente e "matar" o aparelho de forma que ele não ligue mais.

Geralmente, o monitor começa a desligar após um tempo ligado, e o defeito vai se agravando até que ele desliga-se após 2 ou 3 segundos após ser ligado.

 

Acredito que aquele transistor Q781, derreteu por solda fria do corpo dele, pode ser que ele não tenha sido trocado.

 

Att,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!