Ir ao conteúdo

Como funciona um WaterCooler?

Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

Postado

A pergunta parece ser bem estupida mas eu sempre tive a curiosidade de saber como um WaterCooler funciona.

Sempre vi alguns PCs com reservatórios, porém, existe uns que não possuem. O liquido já vem dentro, ou é necessario por?

Ex: H100i

A melhora na temperatura é muito grande?

Valeu.

OBS: Sou um pouco novo nesse negócio de sistemas de refrigeração.

h100i_hero_fan.png

Postado

@Yuquito olá, seja bem vindo ao Fórum.

Então à respeito dos water coolers existem os selados como este citado(h100i) que noã precisam de troca de seu líquido. E há os customa que podem trocar à vontade(por questão de cor etc)

Ele basicamente funciona assim.

Uma das mangueiras injeta o liquido na base acima do processador (a bomba faz isso)

E na outra, volta o ar quente que é refrigerado mais uma vez que retorna ao seu lugar de inicio que então volta à ser bombeado para a base do processador.

@Contiusa correto?

• Curtir 2
Postado

Começando pelo inicio um PC com water cooler (com tubo) é   chamado de loop customizado... funciona em 3 etapas liquido (agua desmineralizada) do reservatorio ele é bombeado para o bloco do  CPU  que pega o calor no liquido que é levada até o radiador (igual carro mesmo) no radiador a  agua é resfriada e volta pro reservatorio. 

O H110i é um Loop Fechado ele vem já pronto pra montagem, sem prescisar cortar tubos, instalar reservatório comprar agua desmineralizada, bomba, bloco e radiador... ele geralmente é melhor que muitos coolers convencionais de ar, por isso é muito usado pra PCs com overclock alto.

A desvantagem do Water Cooler  Fechado pro customizado é justamente essa, a customização "meu Gabinete posso por um radiador com 4 Fans" de cabeça não conheço nenhum loop fechado que ofereça isso, porém tem alguns customizados com essa característica, alem de poder usar tubos..convencioinal flexivel, acrilico, vidro, cobre. no caso de vidro acrilico e mangueira pode por liquido colorido pra ficar mais bunito.

adicionado 3 minutos depois

custom_loop_order.jpg

0fc436e76069c66a7d7a68c171fdc906.jpg

Na direita 1 reservatorio para CPU e outro para as GPU que sobem até o radiador no teto do gabinete a CPU (falei que tinha radiador d 4 fans) e embaixo escondido  o radiador das GPU usando tubos de acrílico com pigmento amarelo

• Curtir 3
  • Amei 1
Postado
5 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Yuquito olá, seja bem vindo ao Fórum.

Então à respeito dos water coolers existem os selados como este citado(h100i) que noã precisam de troca de seu líquido. E há os customa que podem trocar à vontade(por questão de cor etc)

Ele basicamente funciona assim.

Uma das mangueiras injeta o liquido na base acima do processador (a bomba faz isso)

E na outra, volta o ar quente que é refrigerado mais uma vez que retorna ao seu lugar de inicio que então volta à ser bombeado para a base do processador.

@Contiusa correto?

3 minutos atrás, Paulo_silver disse:

Começando pelo inicio um PC com water cooler (com tubo) é   chamado de loop customizado... funciona em 3 etapas liquido (agua desmineralizada) do reservatorio ele é bombeado para o bloco do  CPU  que pega o calor no liquido que é levada até o radiador (igual carro mesmo) no radiador a  agua é resfriada e volta pro reservatorio. 

O H110i é um Loop Fechado ele vem já pronto pra montagem, sem prescisar cortar tubos, instalar reservatório comprar agua desmineralizada, bomba, bloco e radiador... ele geralmente é melhor que muitos coolers convencionais de ar, por isso é muito usado pra PCs com overclock alto.

A desvantagem do Water Cooler  Fechado pro customizado é justamente essa, a customização "meu Gabinete posso por um radiador com 4 Fans" de cabeça não conheço nenhum loop fechado que ofereça isso, porém tem alguns customizados com essa característica, alem de poder usar tubos..convencioinal flexivel, acrilico, vidro, cobre. no caso de vidro acrilico e mangueira pode por liquido colorido pra ficar mais bunito.

Nossa... eu pedi uma explicação e recebi uma aula kkkk

Muito obrigado mesmo pela ajuda consegui entender perfeitamente.

Eu acabei tendo uma dúvida aqui, @Paulo_silver disse que um watercooler é bom para quem faz overclock alto, mas vale a pena ter em meu computador? (Não faço overclock por medo) A diferença vai ser muito grande? (uso cooler padrão do meu i5 4440 que fica cerca de 44cº)

Postado
4 minutos atrás, Yuquito disse:

Nossa... eu pedi uma explicação e recebi uma aula kkkk

Muito obrigado mesmo pela ajuda consegui entender perfeitamente.

Eu acabei tendo uma dúvida aqui, @Paulo_silver disse que um watercooler é bom para quem faz overclock alto, mas vale a pena ter em meu computador? (Não faço overclock por medo) A diferença vai ser muito grande? (uso cooler padrão do meu i5 4440 que fica cerca de 44cº)

Sim a diferença é alta, mas não vale muito a pena no seu caso. você já possui uma CPU Boa se quiser um Overclock pode por um air cooler de qualidade que já é o suficiente pra tirar mais desempenho

• Curtir 1
Postado
agora, Paulo_silver disse:

Sim a diferença é alta, mas não vale muito a pena no seu caso. você já possui uma CPU Boa se quiser um Overclock pode por um air cooler de qualidade que já é o suficiente pra tirar mais desempenho

Muito obrigado mesmo, você tirou uma grande dúvida que eu tinha.

Abraço e valeu mesmo

:)

• Coordenador
Postado
17 horas atrás, Yuquito disse:

(uso cooler padrão do meu i5 4440 que fica cerca de 44cº)

Certo, mas isso em idle ou perto de estar parado. Você tem que ver com o processador em carga.

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, Foxwalt disse:

Certo, mas isso em idle ou perto de estar parado. Você tem que ver com o processador em carga.

Idle, quando ele está parado mesmo (nada aberto em segundo plano, ele chega a 41-42)

Com "estresse" (The Witcher 3 no alto-ultra) cheguei a 59 graus depois de uma jogatina de 6 horas seguidas.

Mas quando jogo por 2 horas seguidas ele chega a 54-55.

(no calor)

Eu particulamente não acho uma temperatura alta, estou bem tranquilo até, se levar em consideração meu cooler ser stock e até 72c no i5 4440 está ok)

Tenho outra pergunta que esqueci de fazer, eu tenho mais 2 entradas de fan 120mm, mas eu irei comprar só um a mais (não quero muito barulho).

Eu deveria por o fan para sair o ar quente ou entrar o ar frio?

E como eu defino se entra ou sai o ar?

Valeu ai galera.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Yuquito Essas temperaturas estão muito boas para cooler box. Está bem tranquilo mesmo, não precisa preocupar.

Poderia explicar detalhadamente quantos fans você já tem, em que posições estão instalados e se estão jogando ar para dentro ou para fora? Qual o gabinete?

Postado
10 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Yuquito Essas temperaturas estão muito boas para cooler box. Está bem tranquilo mesmo, não precisa preocupar.

Poderia explicar detalhadamente quantos fans você já tem, em que posições estão instalados e se estão jogando ar para dentro ou para fora? Qual o gabinete?

Peço perdão de ter esquecido de dar as informações.

Eu tenho um Xigmatek Mach III com 2 fans de 120mm, um na frente (perto da minha HD) e um atrás no lugar padrão de fans do processador.

OBS: na foto aparece um no meio, mas eu consigo mover esse fan para cima ou para baixo dando espaço pro segundo.

E em cima tem uma entrada também (nas "guelras")

Na frente joga o ar frio para dentro

Atrás joga o ar quente para fora

CA106XG_137501_800x800.jpg

• Coordenador
Postado

@Yuquito Desculpe a demora, meu amigo. Às vezes participo de muitas coisas, vejo as notificações e deixo para responder depois do trabalho de moderação, só que acabo esquecendo. :(

Creio que possa ser mais interessante colocar o novo fan na parte superior (e jogando ar para fora).

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Yuquito Desculpe a demora, meu amigo. Às vezes participo de muitas coisas, vejo as notificações e deixo para responder depois do trabalho de moderação, só que acabo esquecendo. :(

Creio que possa ser mais interessante colocar o novo fan na parte superior (e jogando ar para fora).

Pode parecer simples mas eu não tenho noção de como escolho o lado que o ar vai ser jogado.

Como eu consigo distinguir cada lado?

Valeu pela resposta, e desculpa o incomodo.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Yuquito Os fans possuem uma indicação de seta na lateral. Ela mostra o sentido da rotação e de saída do ar. Verifique nos seus fans. É padrão. O lado que tem o "suporte" é o que sopra, assim:

24035_5.jpg

Você não está incomodando. Não pense assim. Estamos aqui para ajudar. ;)

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Yuquito Os fans possuem uma indicação de seta na lateral. Ela mostra o sentido da rotação e de saída do ar. Verifique nos seus fans. É padrão. O lado que tem o "suporte" é o que sopra, assim:

24035_5.jpg

Você não está incomodando. Não pense assim. Estamos aqui para ajudar. ;)

:D

Obrigado pela ajuda mais uma vez.

Alguma indicação de Fan de 120mm com pouco ruido e bom?

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Yuquito Fico contente em ajudar. :)

Sobre indicação de fans, prefiro não dar "pitacos" por não conhecer bem do mercado. Isso podemos ver com o @Contiusa.

Uma coisa é certa: se você quer ter pouco ruído, certifique-se de que os fans sejam PWM e que sua placa-mãe tenha conexões suficientes para fazer controle de rotação.

• Curtir 2
Postado
2 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Yuquito Fico contente em ajudar. :)

Sobre indicação de fans, prefiro não dar "pitacos" por não conhecer bem do mercado. Isso podemos ver com o @Contiusa.

Uma coisa é certa: se você quer ter pouco ruído, certifique-se de que os fans sejam PWM e que sua placa-mãe tenha conexões suficientes para fazer controle de rotação.

Muito obrigado @Foxwalt por me ajudar.

Não sou fanático pelo silencio, só não queria uma turbina de avião ligada no meio da madrugada hahaha

A respeito da placa-mãe, eu não sou o expert da minha, mas ela aceitaria até mais dois fans, então eu acho que ela tem.

OBS: O dois fans auxiliares que já são pré-instalados possuem RPM que variam quando estou no jogo e quando estou fora do jogo.

1080 RPM em idle

1350 RPM em medium-full load

• Solução
Postado

@Yuquito é, tudo depende se você tem como usar fans PWM ou não. Caso não tenha conexões PWM suficientes ou não queira gastar 45-60 reais em um fan PWM, pode comprar um fan de 1200rpm de 3 pinos que eles são silenciosos. Os da Cougar são bons. Tem Deepcool, Akasa. Procure os que tem fluxo de ar entre 55-75CFM. Eu tenho dois da Cougar de 1100rpm eu acho e eles são bem silenciosos.

Se for usar PWM, uma boa opção é o Akasa Piranha. Está relativamente barato e é muito forte, mas teria que deixar ele no controle PWM, senão vai fazer barulho.

• Curtir 2
Postado
6 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Yuquito Qual é a sua placa-mãe? É a MSI H97M-G43?

Sim é essa mesmo.

5 minutos atrás, Contiusa disse:

@Yuquito é, tudo depende se você tem como usar fans PWM ou não. Caso não tenha conexões PWM suficientes ou não queira gastar 45-60 reais em um fan PWM, pode comprar um fan de 1200rpm de 3 pinos que eles são silenciosos. Os da Cougar são bons. Tem Deepcool, Akasa. Procure os que tem fluxo de ar entre 55-75CFM. Eu tenho dois da Cougar de 1100rpm eu acho e eles são bem silenciosos.

Se for usar PWM, uma boa opção é o Akasa Piranha. Está relativamente barato e é muito forte, mas teria que deixar ele no controle PWM, senão vai fazer barulho.

Obrigado pela ajuda @Contiusa, muito provavelmente vou ficar com uma da Cougar de 1200RPM.

Agora tenho uma perguntinha; existe algum desses da Cougar ou de outra, que seja silencioso igual mas que seja fan azul?

Não é necessário ter led azul (se tiver não tem problema), é só para manter a "aparência" padrão (é meio frescura isso, mas eu tenho um pouco de TOC)

Se não tiver azul ou for muito mais caro, pode ser preto mesmo.

Valeu aos dois :)

Postado
7 minutos atrás, Contiusa disse:

@Yuquito sim, tem o Cougar CF-D12HB-B. Veja se encontra mais barato, mas as lojas estão sem estoque nenhum. Você só encontra o basicão. Não sei por que, já que o dólar estabilizou faz uns dois meses.

Corsair 120mm Air Series AF120 Quiet Edition CO-9050015-BLED Azul

Esse daqui é tão bom quanto ou é melhor? Na questão de RPM e nos dBa?

Obrigado.

Postado
2 minutos atrás, Contiusa disse:

@Yuquito confira as espeficicações dos dois. Fluxo de ar, pressão estática. Leve o que for melhor. Mas os da Corsair costumam ser caros.

O Corsair tem 1500RPM porém... ele faz 25dBa e tem 52CFM

Já o que você me disse além de ser mais barato faz 16dBa e tem 64CFM

Acho que vou ficar com o que você me indicou, só preciso saber se o fio é um pouco longo para ligar da parte de cima do gabinete até a parte de baixo da mother-board?

Mas muito obrigado pela indicação, muito provavelmente eu compre esse mesmo, vou comprar ou pelo mercado livre ou esperar estar disponível nas lojas de informática.

Abraço

Postado

@Yuquito é, cara, 1500rpm vai fazer barulho, especialmete na grelha do gabinete. Nada absurdo, mas o Cougar vai ser mais silencioso e tem melhor pressão estática. O Corsair tem melhor fluxo. Acaba igualando as coisas, mas eu levaria o Cougar de 1200rpm. Vai ser mais silencioso e eu acho mais bonito também.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...