Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Eu tenho um Galaxy S7 G930F e estou tentando descobrir uma maneira de verificar a capacidade de carga dos lugares onde eu costumo carregar meu celular. Costumo carregar ele principalmente na USB do meu laptop enquanto estou no trabalho e na saída 12V do carro (adaptador USB 2.1A). Contudo, ele parece carregar em velocidades diferentes em cada lugar. Até mesmo no carro, onde ele sempre carregava enquanto deixo o GPS ligado, ele não está mais carregando. Isso me deixou intrigado, pois o cabo já é bem usado (o celular tem um mês de uso e está perfeito).

Encontrei um app chamado AMPERE METER que consegue medir a corrente que está carregando o celular no momento, mas o app diz algo como "Seu aparelho não possui chip de medição de corrente, por isso as medições são médias estimadas". Se isso for verdade, como posso medir a corrente que carrega meu celular a partir de cada ponto? Tenho vários cabos e não consigo ter certeza de qual chega à 2A (exceto o original), assim como não consigo saber se o adaptador USB do meu carro pode ser a fonte do problema.

Se alguém puder me dar uma luz, agradeço muito :D

Postado

Existe à venda no Mercadolivre alguns dongles que medem corrente de portas USB e que podem ser usados para o seu caso.

Vá no mercadolivre e pesquise por USB Corrente que vais achar o que estou sugerindo.

Há um modelo interessante com display de OLED com mais opções enquanto há um outro com um cabo de saída próprio para celulares já com conector micro USB.

É possível o uso de um multímetro com medição de corrente, mas essa dica dos dongles é infinitamente mais prática.

• Membro VIP
Postado

Ainda assim as dos dongles ainda é estimada, porque muitos deles possuem uma certa resistência que quando utilizados medem a corrente passante, mas como tem a resistência do mesmo a corrente medida pode ser ligeiramente menor.

Digo isto porque tenho uns 3 modelos de dongles diferentes, o mais recente com OLED deve ter menor resistência porque indica maior corrente em todos os casos.

Postado

Sim. No anúncio do Mercadolivre diz que o resistor dele é de 50 mOhms (0,05Ohms).

Ainda assim (acabei de lembrar disso) é necessário ver se não está havendo perda considerável no cabo de carga.

Esses cabinhos super finhinhos não são projetados para suportar correntes acima de 300mA ou 500mA, imagina então 2A!!!

O Lenovo do meu irmão é capaz de fazer prova do cabo usado e o rejeita quando ele não é capaz de conduzir a corrente necessitada por ele (que não sei qual é). 

Postado
38 minutos atrás, ricardospimentel disse:

Existe à venda no Mercadolivre alguns dongles que medem corrente de portas USB e que podem ser usados para o seu caso.

Vá no mercadolivre e pesquise por USB Corrente que vais achar o que estou sugerindo.

Há um modelo interessante com display de OLED com mais opções enquanto há um outro com um cabo de saída próprio para celulares já com conector micro USB.

É possível o uso de um multímetro com medição de corrente, mas essa dica dos dongles é infinitamente mais prática.

Mas com estes Dongles eu estaria testando a corrente liberada pela porta USB em questão. Eu queria testar a corrente que SAI DA PORTA MICRO USB do cabo que eu uso. Assim eu poderia testar qual cabo está cumprindo o que promete e qual está carregando menos do que deveria.

Eu pesquisei e não encontrei nenhum medidor que possa me dar esta informação. Então pergunto: Como posso testar se os cabos estão entregando 2A como prometem?

Postado
8 minutos atrás, Rodrigo Cristofolini disse:

Mas com estes Dongles eu estaria testando a corrente liberada pela porta USB em questão. Eu queria testar a corrente que SAI DA PORTA MICRO USB do cabo que eu uso. Assim eu poderia testar qual cabo está cumprindo o que promete e qual está carregando menos do que deveria.

Eu pesquisei e não encontrei nenhum medidor que possa me dar esta informação. Então pergunto: Como posso testar se os cabos estão entregando 2A como prometem?

Neste caso, meça a queda de tensão nos cabos.

Se estais usando os cabos originais do fabricante, então ele funcionará conforme o seu telefone precisar, mas se quiser confirmar isso, então ou meça a queda de tensão no cabo com um multímetro ou use dois dongles daquele que eu e o @dwatashi citamos.

Sempre haverá queda de tensão, mas quanto maior a bitola do cabo de carga, menor ela será e maior será a corrente que chegará ao aparelho.

Postado
1 minuto atrás, ricardospimentel disse:

Neste caso, meça a queda de tensão nos cabos.

Se estais usando os cabos originais do fabricante, então ele funcionará conforme o seu telefone precisar, mas se quiser confirmar isso, então ou meça a queda de tensão no cabo com um multímetro ou use dois dongles daquele que eu e o @dwatashi citamos.

Sempre haverá queda de tensão, mas quanto maior a bitola do cabo de carga, menor ela será e maior será a corrente que chegará ao aparelho.

Sim, imagino que a queda de tensão é inevitável. A questão é saber se os cabos possuem correntes de aproximadamente o que prometeram. Um cabo eficiente que diz ter corrente de até 2A, poderia baixar para 1,85A talvez, mas não baixaria para 0,9A, por exemplo. Era este tipo de medição que eu queria fazer. 

posso usar um multímetro na saida macho Micro USB do cabo então? Nunca testei isso e sinceramente nem sabia que era possível, dada a construção do soquete. SObre usar dois dongles, não entendi como seria o uso dos dois ao mesmo tempo, levando em conta que trabalham ligados à porta USB de qualquer maneira.

OBS: Posso estar fazendo perguntas bestas, pois não tenho conhecimento técnico na área ;)

• Membro VIP
Postado

Sim, pode usar um multimetro, só precisa adaptar o mesmo para poder fazer a medição. (Porque a corrente em DC geralmente precisa estar em série)

No caso medir com 2 dongles é para obter uma média da tensão e corrente. Pode usar 2 em série, mas tem o problema que o segundo deve medir menos corrente porque as resistências dos dongles geralmente se somam.

É realmente alguns carregadores e cabos possuem problemas, não conseguem oferecer capacidade para carregar os dispositivos de forma rápida, apenas lenta mesmo. (Próximo de 1A)

Postado

É. Para usar o multímetro ou você precisaria destruir o cabo para expôr os cabos ou podes também usar adaptadores baratos e soldar a seus terminais um cabo que os leve a um medidor de tensão, mas cuidado. Qualquer besteira podes queimar a saída dessa fonte de 5V!!! Seja ela um PC, seja uma fonte de tomada ou tomada de carro.

Para o uso de dois dongles, basta usar um na fonte e o outro na carga e então comparar os dados.

Neste último caso, o dongle também consumirá alguma corrente, mas nada crítico. Para se ajustar a isso, basta ligar os dois dongles sem a carga (que é o seu celular com bateria fraca) e então verificar a corrente consumida por ele. Sabendo desse valor, podes subtrai-lo assim que conectar seu telefone a esse arranjo. Acho essa a solução mais simples e com menos riscos.

Saudades dos telefones Symbian, pois havia um aplicativo beta que media tudo do telefone. Media tensão, corrente, potência, corrente consumida pelo processador, tela, antenas, etc. 

adicionado 1 minuto depois

@dwatashi Ops, desculpa! Não vi que já havia respondido. Hehê.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...