Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite. Estou querendo colocar um ar condicionado no meu quarto mas queria saber se eu coloco 110V ou 220V. Aqui é trifásico mas esta desligado uma fase pois falaram que iria economizar. Isso é verdade mesmo? Pois quando eu for colocar o ar vai ter que ligar a fase desativada.  Então, minha perguntas são: Coloco o ar 110V ou 220V? Trifásico gasta mais? Vou ter que liga essa fase desligada para poder usar o ar? 

Postado

Essa de economizar é história para boi dormir. 

O problema é que você já paga a demanda, por ser trifásico. 

Se não me engano, o fato se ser trifásico, você paga uma tarifa maior. 

E nem adianta não usar. Pois se está entrando na sua casa, que use ou que não use, você vai pagar a demanda sempre. 

• Curtir 2
Postado

:tw_glasses: OI rapas é bem complicado de achar um ar condicionado de janela 127v, e um split é quase impossível de achar.É BEM melhor colocar fase+fase 220v, por tú colocar 127v ou 220v não vai economizar nada, só que em 220v os fios podem ser mais finos para 1 12.000btus ou 9.000btus pode colocar fios de bitola 2.5m.m .

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Economizar no estado do Rio, se tratando de Enel e Light. Não sei como é a situação em outros estados, mas os chips da concessionários foram programados para roubar o consumidor, pois todo mês aumentam a tarifa de energia.

Postado

@mauricionardin @albert_emule  Então se eu ligar a fase desligada não vai mudar nada? Eu já tenho o buraco para o ar de janela mas tava vendo que os inverter são melhores e só tem em split. Devo ficar com o 220V mesmo. Mas primeiro vou chamar um eletricista para ele me passar o orçamento da instalação etc. Me tirem outra duvida, quanto mais Btus mais gasta? Meu quarto é pequeno e acho que um de 7.500/9.000 Btus já dava mas eu vi um de 12.000 Btus pelo mesmo valor. Outra coisa, marca de Ar é tudo a mesma coisa ou tem melhores? 

Postado
3 minutos atrás, nefertiti disse:

Economizar no estado do Rio, se tratando de Enel e Light. Não sei como é a situação em outros estados, mas os chips da concessionários foram programados para roubar o consumidor, pois todo mês aumentam a tarifa de energia.

Tem um negócio de fator de potência, que parece ser facultativo para casas.

Obrigatório para empresas...

Se começaram a cobrar das residências, aí tem o motivo de estar aumentando. 

Postado
1 minuto atrás, thallesaguiar disse:

@mauricionardin @albert_emule  Então se eu ligar a fase desligada não vai mudar nada? Eu já tenho o buraco para o ar de janela mas tava vendo que os inverter são melhores e só tem em split. Devo ficar com o 220V mesmo. Mas primeiro vou chamar um eletricista para ele me passar o orçamento da instalação etc. Me tirem outra duvida, quanto mais Btus mais gasta? Meu quarto é pequeno e acho que um de 7.500/9.000 Btus já dava mas eu vi um de 12.000 Btus pelo mesmo valor. Outra coisa, marca de Ar é tudo a mesma coisa ou tem melhores? 

Não vai.

Claro que o consumo do AR, vai ser contabilizado. 

adicionado 2 minutos depois
agora, thallesaguiar disse:

@nefertiti @mauricionardin Aqui é Enel. Depende do mês a luz vem 120, 180, 320. E não tem ar, imagina quando tiver. Por isso meu medo de colocar o ar.

Em cima destes valores, some um valor de uns R$150,00, para um uso moderado. 

Não se esqueça que o compressor do ar condicionado mais fraco, o de 7000 BTU, consome 700 watts.

O valor do Kw hora costuma ficar na faixa de 70 centavos.

A cada 1000 watts consumidos por hora, são 70 centavos.

Postado

:tw_glasses:Oi  cara o calculo é de 600btus para um quarto por metro quadrado, UM quarto de 10 a 12 metros um split de 9.000btus ou de 12.000btus tá perfeito, se split  inverter economiza bastante 40% a 60%.Só que é mais caro.

• Curtir 1
Postado

Respondendo a pergunta título do tópico:

Não vai, consumo depende da potência do ar condicionado, então quanto mais BTUs, mais consumo.

Se tem trifásico já disponível use-o, pois irá economizar em bitola de fios. Em 3 fios, a corrente ficará melhor dividida do que em 2 fios apenas.

Uma outra coisa, aparelhos 110/127V são aceitáveis até uma corrente de mais ou menos 15A, mais do que isso os fios começam a ficar muitos grossos (e caros também, então não compensa). A questão de consumo também não muda nada.

Postado
Em 05/03/2017 às 20:21, thallesaguiar disse:

Me tirem outra duvida, quanto mais Btus mais gasta? Meu quarto é pequeno e acho que um de 7.500/9.000 Btus já dava mas eu vi um de 12.000 Btus pelo mesmo valor.

Sim, quanto mais BTUs mais gasta, porém o ambiente resfria mais rápido, assim fica menos tempo ligado.

quase não há diferença entre o de 7.500 e o de 9.000, mas o de 12.000 seria interessante somente se for com tecnologia inverter.

Deixe esse trifásico desligado, eu duvido que exista um aparelho condicionador de ar de 9.000 BTUs trifásico.

Eu optaria por um split de 9.000 BTUs, 220V.

• Membro VIP
Postado

@cesardelta1 Deixe esse trifásico desligado, eu duvido que exista um aparelho condicionador de ar de 9.000 BTUs trifásico.

Eu também até hoje não vi... aliás, meu tio tem ferro velho, e sequer vi compressor trifásico de ar condicionado, quiçá um split trifásico. Eu to é achando que ligam, se existir, motor A num, o aquecimento noutra fase, e o compressor noutra... mas... mesmo assim, acho impossível.

Não deve ter compressor trifásico.

• Membro VIP
Postado

Só vi, até agora, os "Self Contained" que usam trocadores com água. Esses eu sei que são trifásicos, e a medição é em toneladas de ar

Postado

@ilkyest @cesardelta1 Eu iria compra o de 9.000 Btus mesmo. Vou pegar o modelo inverter. Então posso deixar essa fase que está desligada do trifasico do mesmo jeito?

Vocês entende algo de ar? Eu estou de olho nesses dois aqui. Mas pelo que eu vi acho que é a mesma coisa só muda a marca correto?

ar 1) http://www.extra.com.br/ArVentilacao/ArCondicionado/SplitInverter/Ar-Split-Samsung-Digital-Inverter-9000-BTU-Quente-e-Frio-5408426.html?recsource=busca-int&rectype=busca-2836

ar 2) http://www.americanas.com.br/produto/8678605/ar-condicionado-lg-split-inverter-libero-e-9000-btus-frio-220v-us-q092wsg3?condition=NEW&tensão=220

Postado

:tw_glasses:OLHA eu vou te dizer eu sou eletricista a 18 anos, os ar splits inverter são aparelhos que precisa de técnicos especializados, da uma olhada no youtube para tu ver e ter uma ideia como é feita a instalação do split. Os ar inverter é quase Indispensável  ser aterrado para não estragar as placas, eu tenho um panasonic 12.000btus deu defeito no sensor de degelo, depois de 4 anos e não troco por outros LG ou Samsung ,  teoricamente o FUJITSU é o melhor que tem, olha no youtube o tem FUJITSU com defeito tu vai ficar apavorado. O principio não tem split perfeito no BRASIL na verdade é meio de sorte comprar um que não vai dar defeito prematuramente.

• Curtir 2
Postado

O split inverter é muito bom, econômico, silencioso e ajusta muito bem a temperatura. Mas não pode ser instalado de qualquer jeito, tem que atender os requisitos do fabricante. Infelizmente o que tem de instalador lambão por aí não é pouco.

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!