Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, beleza?

Estou um pouco desesperado em relação ao desligamento do meu pc. Acontece que recentemente fiz um upgrade (gastei pra caramba) achando que não teria dor de cabeça e cá estou com um problemão...pois já gastei uma grana boa e pelo visto terei que desembolsar ainda mais.

Minha config:

- Core i7 7700 Kaby Lake
- 16gb de Memória Corsair Vengeance DDR4 2400mhz
- placa-mãe MSI Z270 Gaming M5
- Fonte Corsair GS 700w

- Placa de video GTX 960 G1 Gaming 2GB
- Cooler processador Cooler Master Hyper212x (Ele suporta esse processador, será!?)
-
Problema:
Ligo o pc normalmente, navego, faço as coisas básicas como ver videos, rede sociais, etc (Dessa forma ele não desliga). Quando logo em um game (The Division, Wildlands e até mesmo um Diablo 3), depois de uns 10 minutos o pc simplesmente se reinicia.
Pode ser mesmo super aquecimento? Se sim, o que vocês indicariam para refrigeração? Pesquisei sobre os water coolers, mas não achei algo ideal e gostaria de sugestões.
Tinha em mente comprar um WC H80i V2 ou NZXT Kraken X41 mas não tenho certeza sobre sua eficiência para o meu problema!
Da um help ai bros, valeu!

Obs: *Ja verifiquei os rpm do Hyper212x; Ja olhei pasta térmica.

Não sei se isso ajuda também, mas tirei duas fotos de como está a config da minha BIOS:

25khis7.jpg

2hnv2hf.jpg

Postado

@Rinku Você saberia me dizer qual a temperatura que faria o pc desligar? porque assim...to com duas hipóteses: Ou o cooler do processador não está aguentando mesmo (há vários relatos desse processador esquentar muito) ou então a placa-mãe está limitando a temperatura ou até mesmo a placa de video. Baixei um programa onde está mostrando que a placa de video vai até os 80ºC

Programa: MSI Afeterburner

Postado

@Rinku Será!? Eu havia suspeitado dela também...mas o que fez eu tirar um pouco a atenção dela é que ela ja tem 3 fans para evitar isso! E eu já usava ela antes de fazer o upgrade, jogava os mesmos jogos (não no ultra)

Suponhamos que seja ela...para resolver o problema, seria só com FAN dos gabinetes?

Postado

@Rafael Massaria se na bios está nos 46 ° em idle no sistema deve ficar uns 52 e em jogo beirar os 90. Creio eu que é seu processador super aquecendo, VGA vai de boas até os 100 graus também, porém VGA primeiro da o thermal throttling, só se o fan dela não estiver funcionando. Já ocorreu comigo de a minha RX 480 não ligar os fans, abri o jogo e o pc reiniciou, quando ligou a VGA tava em 70°, aí vi que deu um bug e o fan dela não funcionou na hora, algo relacionado com curva personalizada no MSI afterburner.

Postado

O Vcore do processador em +- 1200 parece bom, mas é necessário ver se ele se mantém assim durante os jogos, porque ele influencia muito nas temperaturas. Se tiver automático o vcore na BIOS pode ser que a placa-mãe esteja mandando ele alto.

Também estranhei em idle o processador ir para 49º, imagino em full load o quanto deve subir, posso arriscar um palite de 80º. @Rafael Massaria vamos ver isso, baixe o HWMonitor e o MSI Afterburner. Com o Afterburner enquanto tu joga vai conseguir ter uma ideia mais ou menos se os valores vão oscilar. Deixe o HWMonitor e o Afterburner abertos e jogue durante uns 5 minutos e então mande aí prints de como ficou no HWMonitor, abra a aba do seu processador... aí abra a das "Voltages" e "Temperatures" como mostra na imagem: (aliás nessa imagem pode ver que a temperatura desse processador em questão está alta)

cpu.jpg.e7a22af35801cdb840c8f83a4815499e.jpg

Esse cooler funciona sim com seu processador. Uma coisa que também influencia... como está a refrigeração do seu gabinete? Quantos coolers ele tem? Organização de cabos? O cooler está bem encaixado no processador? (caso esteja mal encaixado pode realmente fazer o pc desligar)

Postado

@Flávio Santana Lima As fans da placa liga sim. Mas ela tem um sistema meio inteligente, mas acho que é da placa-mãe. Quando ligo o pc, as fans ligam juntos. Depois que o Windows inicia tudo certinho, elas se desligam e eu uso normalmente. Quando entro em algum game, elas ligam normalmente. Porém, acho que numa velocidade abaixo, tanto é que baixei o MSI afterburner pra aumentar os rpm das fan da placa.

adicionado 0 minutos depois

@Matheus32sXe Faz mais ou menos, talvez uns 2 anos. Não faço ideia se isso já é o necessário para trocar a pasta térmica de um GPU. Álias, nunca fiz isso em todos os anos que jogo em pc...

adicionado 2 minutos depois

@Chico Tavares Fala Chico, obrigado pela resposta cara. Enfim, vou fazer tudo isso que você pediu agora e printo para postar aqui pra você dar uma olhada. Álias, caso eu esteja fazendo este teste e o pc desligar, eu perco tudo. Ouvi dizer que da pra fazer um tal de log para que eu n perco o que fiz. Como posso proceder nisso?

Postado

@Chico Tavares Chico, fiz um teste meio bizarro aqui, mas que me colocou uma dúvida na cabeça cara. Eu entrei no jogo, com o HWMonitor ligado, abri a tampa lateral do meu gabinete e virei um ventilador pra ele.

In game a temperatura fica oscilando em 49~56ºC no máximo, o que é considerado muito bom. Porém, mesmo assim, o pc desligou.

Ele desliga e entra em loop, querendo ligar e ja desligar, manja? E ás vezes acontece isso, e ás vezes ele ja desliga e inicia normalmente.

Será que o problema maior é a temperatura? Ou você acha que estou com algum componente do pc com problema? To com medo de ser a placa-mãe ou até mesmo o processador. :(

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!