Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Os reguladores de tensão negativos funcionam como? Quando usar eles?

Os positivos pelo que eu entendi devo usar quando tenho, por exemplo, um LM7809 e uma fonte com +12 / 0

Os negativos eu usaria se eu tivesse... uma fonte com +12 / -12 ? <- Neste caso devo usar um LM7912 ou um LM7909 para fazer par com o 7809?

Postado

eles* colocam a tensão negativa em relação ao terra... ou seja... a corrente vai passar no outro sentido por ele ao contrário do que passar no positivo.

A utilização: polarização de circuitos integrados, operacionais e comparadores. Ou seja de acordo com que o fabricante pedir você vai alimentar teu circuito.

Por exemplo se você alimentar um amplificador só com o positivo e o terra e meter uma onda senoidal para ele ampliar o sinal vai ser quadrado OU nem funcionar... agora se você colocar uma fonte simétrica (feita com regulador para saída positiva e outro negativa) o sinal sai como se fosse outra senoide amplificada - não mais a quadrada. Se você usar resistores para fazer a divisão de tensão e ligar invertido a segunda saída para criar o negativo, devido a diferenças entre a carga e as resistências (tolerância) o sinal vai sair um senoide, porém vai ter uma quebra nela. Ou seja o circuito dependendo do que você quer fazer pode ter defeitos e não apresentar o resultado que você quer ^^

adicionado 1 minuto depois

lembrando que se medir a tensão entre o negativo e o positivo vai dar o dobro de tensão (2V).

Se você ligar no terra e negativo depois no positivo* vai dar o -V e +V respectivamente*.

adicionado 48 minutos depois

Lembrando que tem alguns amplificadores que você pode ligar direto o positivo e o terra que ele vai funcionar... novamente, depende do que o fabricante indica.

Postado
1 hora atrás, Bommu Perneta disse:

eles* colocam a tensão negativa em relação ao terra... ou seja... a corrente vai passar no outro sentido por ele ao contrário do que passar no positivo.

A utilização: polarização de circuitos integrados, operacionais e comparadores. Ou seja de acordo com que o fabricante pedir você vai alimentar teu circuito.

Por exemplo se você alimentar um amplificador só com o positivo e o terra e meter uma onda senoidal para ele ampliar o sinal vai ser quadrado OU nem funcionar... agora se você colocar uma fonte simétrica (feita com regulador para saída positiva e outro negativa) o sinal sai como se fosse outra senoide amplificada - não mais a quadrada. Se você usar resistores para fazer a divisão de tensão e ligar invertido a segunda saída para criar o negativo, devido a diferenças entre a carga e as resistências (tolerância) o sinal vai sair um senoide, porém vai ter uma quebra nela. Ou seja o circuito dependendo do que você quer fazer pode ter defeitos e não apresentar o resultado que você quer ^^

lembrando que se medir a tensão entre o negativo e o positivo vai dar o dobro de tensão (2V).

Se você ligar no terra e negativo depois no positivo* vai dar o -V e +V respectivamente*.

adicionado 48 minutos depois

Lembrando que tem alguns amplificadores que você pode ligar direto o positivo e o terra que ele vai funcionar... novamente, depende do que o fabricante indica.

Não sei se entendi.

Vamos supor que eu tenha este circuito e que o resistor seja a carga, só pra entender melhor.

Capture.PNG.e2ffba44017b80bc04d3078f70564855.PNG

Esse circuito é assimétrico, é isso? Porque a onda de tensão é continua, então no caso ele seria de onda, procede?

Postado
7 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Fonte simétrica com resistores:

CpvdGBS.png&key=e7afcc4b438ef8d677928513

Hm... corrente alternada pode ser considerada simétrica? porque ela inverte a polaridade nos intervalos em função da frequência...

O Circuito simétrico, é usado pra amplificar/reduzir a corrente, é isso?

Postado

Acredito que não pois ela não é ao mesmo tempo positiva e negativa ... ou ela é positiva e passados um tempo muitíssimo pequeno ela vira positiva. No caso das fontes simétricas de corrente contínua como na imagem que coloquei as saídas são uma positiva e outra negativa ao mesmo tempo. Tipo no segundo 1 a primeira saída está em positivo e a outra saída está em negativo, já a variada não é ao mesmo tempo, como disse ^^

Mas depende também eu estou falando em fonte simétrica... mas se você considerar a tua onda da tensão, sim uma é simétrica a outra em relação ao eixo* de deslocamento, mas elas estão com deslocamento no tempo.

adicionado 4 minutos depois

Deslocamento no tempo e invertida X)

adicionado 7 minutos depois
10 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

O Circuito simétrico, é usado pra amplificar/reduzir a corrente, é isso?

De certo modo... ela é usada pelo amplificador para amplificar a onda, mas também tem o caso do comparador e outros circuitos integrados.

Postado
8 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Acredito que não pois ela não é ao mesmo tempo positiva e negativa ... ou ela é positiva e passados um tempo muitíssimo pequeno ela vira positiva. No caso das fontes simétricas de corrente contínua como na imagem que coloquei as saídas são uma positiva e outra negativa ao mesmo tempo. Tipo no segundo 1 a primeira saída está em positivo e a outra saída está em negativo, já a variada não é ao mesmo tempo, como disse ^^

Certo... você saberia me dizer em que um circuito simétrico é aplicavel? (Exceto amplificadores)
O Motivo de ter um circuito simétrico... Dele ter o negativo ali...

É que ainda não consigo assimilar o motivo disso existir e se eu for fazer, no que iria aplicar.

No seu exemplo, se entrar 12VCC ele vai dar nas pontas +6VCC / -6VCC, correto?
Eu poderia usar componentes de 6VCC sem problema algum, sem necessidade de colocar resistores, é isso? Então neste caso, ele funcionou como um redutor de tensão..?

Esses -6VCC ele não retorna ao circuito? No caso não seria interessante o uso de um diodo?

Postado

Um dia desses eu ajudei a um carinha a terminar a fonte dele com controlador de corrente* e ele usou uma saída negativa. Repito é para melhor utilizar circuitos integrados, operacionais e comparadores. Se você não fornecer eles não funcionam corretamente... ai é o caso de se parar e procurar o circuito que você quer, fazer uma engenharia reversa e descobrir o porque a necessidade de tensão inversa e da corrente inversa

Estava procurando* circuitos aqui, mas não lembro de cabeça quais usam esse tipo de alimentação , mas tem exemplos na net.

adicionado 9 minutos depois

Estou indo par faculdade, alguém pode lhe ajudar ai embaixo se tiver mais questões ou alguém pode acrescentar algo a mais X)

fuizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Postado
17 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Um dia desses eu ajudei a um carinha a terminar a fonte dele com controlador de corrente* e ele usou uma saída negativa. Repito é para melhor utilizar circuitos integrados, operacionais e comparadores. Se você não fornecer eles não funcionam corretamente... ai é o caso de se parar e procurar o circuito que você quer, fazer uma engenharia reversa e descobrir o porque a necessidade de tensão inversa e da corrente inversa

Estava procurando* circuitos aqui, mas não lembro de cabeça quais usam esse tipo de alimentação , mas tem exemplos na net.

adicionado 9 minutos depois

Estou indo par faculdade, alguém pode lhe ajudar ai embaixo se tiver mais questões ou alguém pode acrescentar algo a mais X)

fuizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Eu não devo usar ela, só preciso entender como ela funciona. Pra poder entender como funciona o Regulador de tensão negativa :c

Obrigado pelo que postou :v acho que deu pra ter uma noção...

Postado

Se você quer entender mais você pode usar um simulador como o proteus ... ativa a função de mostrar corrente e tensão coloridas e monte um circuito para você ver o que ocorre com cada coisa... ele também tem um simulador de osciloscópio para você ver como está a tensão a cada instante.

Tem outros simuladores por ai também... melhor ver na "ação" (simulação) do que explicar ^^

adicionado 0 minutos depois

use os amperímetros e voltímetros também ^^

Postado
8 horas atrás, Carlos Zanon disse:

Eu não devo usar ela, só preciso entender como ela funciona. Pra poder entender como funciona o Regulador de tensão negativa :c

Existem circuitos que precisam das tensões negativas para funcionar. Foram desenvolvidos reguladores para tensões positivas e para tensões negativas, porque há a necessidade de estabilizá-las. Para entender melhor como funciona leia sobre circuitos de amplificadores com transistores na saída.

Postado

Uma fonte simétrica é usada em amplificadores operacionais, em amplificadores de áudio, e em outros circuitos subtrativos (darei um exemplo).

http://www.chinaicmart.com/uploadfile/ic-circuit/20096264307362.gif

Repare que uma fonte simétrica são na verdade são duas fontes ligadas juntas pelo terra, já ouviu em algum lugar chamarem o terra de comum? Pois é, nesse caso o terra é realmente comum entre as fontes.

Para comprovar que são duas fontes mesmo, você pode usar a fonte negativa com o terra e obter -15V para ligar um rádio de carro por exemplo, não importa que são 15V negativos, o que importa é a diferença de potencial de 15V em relação ao terra.

Imagine que essa fonte é ajustável, você também pode ajusta-la para +6V e -6V e obterá 12V entre as tensões positiva e negativa e poderá ligar seu rádio de carro nela.

Novamente o que importa é a diferença de potencial.

Os reguladores de tensão são estabilizadores.

Se você retificar e filtrar um transformador com capacitor eletrolítico, vai ver que a tensão continua fica oscilando para cima e para baixo, então um circuito estabilizador (regulador) deve ser adotado.

regulador.png

Veja que nesse circuito a tensão passa por T1 e vai para a saída, desce pelo divisor resistivo como uma amostra e do centro do potenciômetro R4 vai para a base de T2, que junto com o zener, regulam o quanto de "energia" T1 deve deixar passar, isso se chama realimentação e é o que regula/estabiliza a tensão.

Existe um circuito parecido com esse dentro dos CI reguladores.

Chamam circuito "integrado" exatamente por que tem um circuito integrado naquele componente (ex: 7812)

O 7912 é a mesma coisa, porém é projetado para funcionar com tensão negativa.

Repare que quando você monta uma fonte comum ajustável com o LM317, a tensão não ajusta abaixo de 1,2V pois essa é uma referencia que ele tem internamente, porém se você injetar uma tensão negativa no potenciômetro de ajuste da fonte, ela irá subtrair esses 1,2V e chegar a zero.

Se usar uma tensão negativa de -1,2V a fonte descerá ao 0V, se injetar -5V, será subtraído 1,2V da referencia do LM317 e o que sobrou será negativo, ou seja -5V menos 1,2V = -3,8V.

A fonte descerá até -3,8V.

• Curtir 3
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!