Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha placa-mãe queimou, pode ser culpa da fonte?


Posts recomendados

Olá pessoal.

Recentemente comprei essa fonte: http://www.kabum.com.br/produto/59467/fonte-evga-400w-100-n1-0400-l

A minha fonte anterior era muito fraca e muito antiga. Tive que comprar essa fonte um pouco mais potente para colocar uma GTX 650 2gb, mas depois que mudei a configuração surgiram alguns problemas.

 

Primeiro, em um dia eu deixei o PC ligado o dia todo. Depois, fiquei jogando por várias horas seguidas, daí do nada o PC desligou sozinho. Duas semanas depois a placa-mãe (que já era um pouco velha) queimou. Levei no técnico e ele disse que acredita que foi por superaquecimento. Será que é culpa dessa fonte nova? O que vocês acham? Comprei essa fonte não tem nem um mês. 


(PS. Com a fonte antiga eu usava uma HD 6670 e nunca o PC desligou sozinho. Nunca deu problema.)

To pensando em comprar essa placa-mãe agora: http://www.kabum.com.br/produto/79455/placa-mãe-asus-p-amd-am3-matx-m5a78l-m-plus-usb3-4x-ddr3-hdmi-dvi-vga-core-unlocker-usb-3-0-frontal-audio-gamer

 

A configuração da máquina é simples, mas será que essa fonte segura? To desconfiado que seja culpa dela.


AMD Phenom II X4 850
8GB RAM (2x 4GB - 1666mhz Hyperx)  
HD WD BLUE - 1TB

Geforce GTX 650 - 2GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Fonte ruim , não tem nem selo 80 plus só ver o vídeo. Aproveite e compre outra fonte uma da Corsair , Cougar ou da CoolerMaster mas antes de comprar faça uma pequena busca na internet sobre ela.

E só porque ela é muito comprada não significa que ela é boa... Exemplo : A Fonte OnePower ATX 500W - MP500W3-I ta na kabum por R$ 105 com 5 estrelas , porém ela ficou por R$ 64 na Black Friday e muita gente acabou comprando. Mas agora olhe o review dela

 

 

Só reforçando , compre uma fonte com certificado 80 Plus e pesquise sobre ela antes de comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raí Gabriel Quadros @MyNameIsMech

Não precisa ser corsair, cougar (essa menos ainda) e CM pra ser boa... Também tem seasonic, xfx (que, por sinal, tem muitas fontes melhores que da Corsair, produzidas pela seasonic), thermaltake... A própria evga tem fontes excelentes, não desconsidere a marca inteira por apenas um modelo de fonte

Alias, recomendo mais a CM G450m que a cx 430, tem 20w a mais, e semi modular e 10 reais mais barata (compra uma bala)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@WolfLegendary Ele não está equivocado. A fonte de 400W da EVGA, essa mencionada pelo autor do tópico, é realmente uma bomba e tem uma das piores relações de custo x benefício do mercado. A EVGA é boa marca para fontes, mas isso não quer dizer que tudo que ela tenha colocado no mercado é bom.

 

@Raí Gabriel Quadros Seu computador consome pouco. Mesmo a fonte sendo ruim como é, pode não ser a responsável pelo problema. Você usa algo entre seu computador e a tomada, filtro de linha ou coisa do tipo?

 

Queimar componentes por superaquecimento nessa altura do campeonato é algo difícil, já que tudo tem proteção e desliga antes de acontecer.

 

Qual era a fonte antiga?

 

1 hora atrás, TheSnow disse:

Alias, recomendo mais a CM G450m que a cx 430, tem 20w a mais, e semi modular e 10 reais mais barata (compra uma bala)

Não é por esses motivos que ela é superior. A Cooler Master G450M opera com conversão DC-DC, enquanto a Corsair CX 430 opera com tensão agrupada. O projeto é mais moderno. É rotulada a 40ºC, enquanto a CX 430 é rotulada a 30ºC. Para completar, tem 5 anos de garantia, contra 3 da Corsair. Mesmo se for comparar com a CX 500 ela é mais negócio.

 

Melhor ainda é a Cooler Master GX 450 Storm. É semelhante à G450M, sem cabeamento modular, mas com capacitores japoneses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Foxwalt disse:

Não é por esses motivos que ela é superior. A Cooler Master G450M opera com conversão DC-DC, enquanto a Corsair CX 430 opera com tensão agrupada. O projeto é mais moderno. É rotulada a 40ºC, enquanto a CX 430 é rotulada a 30ºC. Para completar, tem 5 anos de garantia, contra 3 da Corsair. Mesmo se for comparar com a CX 500 ela é mais negócio.

 

Melhor ainda é a Cooler Master GX 450 Storm. É semelhante à G450M, sem cabeamento modular, mas com capacitores japoneses.

Sim, já li testes e reviews dela, mas não sou lá um "entendedor" de fontes e não me lembro muito bem das diferenças entre elas, apenas que o projeto era mais moderno, como você comentou, então não quis falar coisa que não sabia, daí mostrei apenas o que era óbvio, peço perdão. A intenção maior foi dizer que o equívoco do amigo ali de cima não foi dizer que esse modelo da EVGA é bomba, mas sim recomendar apenas fontes corsair, cooler master (que tem muitos modelos bem horrívei pelo que ja vi), cougar (que nem é lá uma marca de renome assim), quando existem muitas outras marcas recomendadas, inclusive a EVGA. Tem várias outras opções viáveis, como eu disse, EVGA, XFX, Seasonic, Corsair, CM, Tt, PCYes!, só depende do modelo específico e do preço que a pessoa achar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Foxwalt disse:

@WolfLegendary Ele não está equivocado. A fonte de 400W da EVGA, essa mencionada pelo autor do tópico, é realmente uma bomba e tem uma das piores relações de custo x benefício do mercado. A EVGA é boa marca para fontes, mas isso não quer dizer que tudo que ela tenha colocado no mercado é bom.

 

@Raí Gabriel Quadros Seu computador consome pouco. Mesmo a fonte sendo ruim como é, pode não ser a responsável pelo problema. Você usa algo entre seu computador e a tomada, filtro de linha ou coisa do tipo?

 

Queimar componentes por superaquecimento nessa altura do campeonato é algo difícil, já que tudo tem proteção e desliga antes de acontecer.

 

Qual era a fonte antiga?

 

Não é por esses motivos que ela é superior. A Cooler Master G450M opera com conversão DC-DC, enquanto a Corsair CX 430 opera com tensão agrupada. O projeto é mais moderno. É rotulada a 40ºC, enquanto a CX 430 é rotulada a 30ºC. Para completar, tem 5 anos de garantia, contra 3 da Corsair. Mesmo se for comparar com a CX 500 ela é mais negócio.

 

Melhor ainda é a Cooler Master GX 450 Storm. É semelhante à G450M, sem cabeamento modular, mas com capacitores japoneses.

 

A fonte antiga é de uma marca meio desconhecida, estava usando porque só tinha ela. É de uma empresa do Rio Grande do Sul, não lembro a marca ao certo. 

 

Como vou comprar uma nova placa-mãe, vocês aconselham que eu troque de fonte? Pode ser um risco seguir com essa EVGA 400w? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Raí Gabriel Quadros Como eu disse anteriormente, acho difícil que essa EVGA tenha danificado seu computador com essa configuração, mas também acho interessante trocar a fonte. Ela é muito ruim.

 

Perguntei sobre a fonte antiga porque o uso prolongado de fontes vagabundas pode ir detonando os capacitores e os circuitos aos poucos... Portanto, a máquina já poderia ter fragilidades antes de ter colocado a EVGA 400W.

 

A pergunta mais importante que fiz você não respondeu... Se usa (e usava) algo entre o computador e a tomada. Se você usa estabilizador ou shortbreak (nobreak vagabundo de onda retangular e estabilizador interno), tal equipamento pode ter danificado sua fonte e seu computador.

 

Ah, e como você diagnosticou que a placa-mãe está danificada? Testou com outra fonte e não funcionou? Porque se foi o tal "técnico" que disse, abra os olhos. Esse pessoal adora condenar placa-mãe quando não há motivo para poder levar uma graninha boa na desonestidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-5-14 às 05:31, Foxwalt disse:

@Raí Gabriel Quadros Como eu disse anteriormente, acho difícil que essa EVGA tenha danificado seu computador com essa configuração, mas também acho interessante trocar a fonte. Ela é muito ruim.

 

Perguntei sobre a fonte antiga porque o uso prolongado de fontes vagabundas pode ir detonando os capacitores e os circuitos aos poucos... Portanto, a máquina já poderia ter fragilidades antes de ter colocado a EVGA 400W.

 

A pergunta mais importante que fiz você não respondeu... Se usa (e usava) algo entre o computador e a tomada. Se você usa estabilizador ou shortbreak (nobreak vagabundo de onda retangular e estabilizador interno), tal equipamento pode ter danificado sua fonte e seu computador.

 

Ah, e como você diagnosticou que a placa-mãe está danificada? Testou com outra fonte e não funcionou? Porque se foi o tal "técnico" que disse, abra os olhos. Esse pessoal adora condenar placa-mãe quando não há motivo para poder levar uma graninha boa na desonestidade.

 

@Foxwalt

Foi o técnico que disse, me garantiu que é a placa-mãe, primeiro ele disse que tentaria consertar. Depois eu pedi para ele me dar certeza se era a placa-mãe porque eu compraria outra, que valeria mais a pena e ele disse que era. Também disse que testou a fonte e as memórias e que estão boas.

 

Quanto a tomada eu uso isso aqui há uns 10 meses. Devo ligar ele direto na tomada?

4fe3956f-e21c-466c-ac16-1d52e8d43ff5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raí Gabriel Quadros

 

Pode ser que a placa-mãe esteja apenas com algum CI magnetizado necessitando do chamado " curto de hardman " para voltar a funcionar.

 

Ás vezes não é fácil descobrir onde está o defeito nos obrigando a fazer testes e mais testes sem danificar o hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!