Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão na fonte caindo


Posts recomendados

3 minutos atrás, Picco disse:

Não entendi sua carga, porque você usa um led em paralelo com as resistências? Quando você coloca dois resistores em paralelo, por ex., um de 220R e um de 33R, o resultado sempre será pouca coisa menor que o resistor de menor valor da associação(33R), portanto, tanto faz você usar o resistor de 220R ou não nessa sua carga, o resultado final será bem próximo dos 16,5R dos dois de 33R em paralelo.

A sua conta está correta, o consumo fica em torno dos 900mA e o regulador era para estabilizar.

 

Esse transformador que você está usando agora tem derivação central? Para uma saída de 15V o secundário tem que ter pelo menos 20V e a tensão do seu transformador é 24V, está mais que suficiente, se não tiver derivação central é bem provável que o regulador seja falso.

 

O resistor de 220 é apenas para dar uma leve aumentada na corrente total. O objetivo dessa fonte é ter cerca de 1A correndo na carga (trabalho da faculdade), daí eu fiz assim para chegar próximo aos 900mA, já que 1A exatos ia extrapolar os diodos e etc..

 

Quanto ao trafo, ele tem apenas o seguinte: 3 fios na entrada (0, 127, 220) e saída (2 fios apenas), então a resposta é não, certo? Enfim, toda a tensão antes do 7815 está tudo certinho, desde o trafo, até a retificação, assim por diante.

 

 

Eu estou começando a desconfiar desses jumpers, retirei de cabos de rede CAT. 6. Será que eles não suportam muita corrente?

 

 

Screenshot_2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Wilson Esser disse:

 

O resistor de 220 é apenas para dar uma leve aumentada na corrente total. O objetivo dessa fonte é ter cerca de 1A correndo na carga (trabalho da faculdade), daí eu fiz assim para chegar próximo aos 900mA, já que 1A exatos ia extrapolar os diodos e etc..

 

Quanto ao trafo, ele tem apenas o seguinte: 3 fios na entrada (0, 127, 220) e saída (2 fios apenas), então a resposta é não, certo? Enfim, toda a tensão antes do 7815 está tudo certinho, desde o trafo, até a retificação, assim por diante.

 

 

Eu estou começando a desconfiar desses jumpers, retirei de cabos de rede CAT. 6. Será que eles não suportam muita corrente?

 

Para você aumentar a corrente deve reduzir a resistência da carga e não aumentar, se você tiver algum transistor de potência sobrando pode montar essa carga ativa para testar a fonte:

 

https://blogdopicco.blogspot.com.br/2015/07/carga-ativa-para-baixa-corrente.html

 

Imagina chegar na faculdade não só com a fonte, mas também com uma carga ativa para demonstrar o funcionamento da fonte?

Quanto aos diodos, numa ponte retificadora a corrente que passa por cada diodo é metade da corrente total, o problema aí não é extrapolar o limite do diodo e sim usar um capacitor de filtro de valor muito alto porque o eletrolítico é um curto para tensão DC quando está descarregado, se você colocar um valor muito alto o que pode acontecer é explodir os diodos quando você ligar a fonte.

 

Ok quando a fiação do trafo, só perguntei se tinha a derivação porque um trafo de 2A com derivação central tem 1A cada enrolamento, se você usar ponte ret. e não usar a derivação central a corrente total será de 1A, quando você usa dois diodos para retificar como na imagem abaixo, ai sim terá os 2A na saída caso se seu trafo tivesse a derivação central.

 

Esses jumpers devem suportar 1A sem problemas. Porque você não começa desde o início, retire tudo do protoboard, inclusive os jumpers, coloque os diodos e ligue a fonte e meça a tensão, depois adicione o cap. de filtro e meça a tensão, depois o regulador e por último a carga, eu não confio em protoboard, mas no seu caso está parecendo que o regulador é falso por isso não está estabilizando.

 

retcomp.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Wilson Esser disse:

 

O resistor de 220 é apenas para dar uma leve aumentada na corrente total. O objetivo dessa fonte é ter cerca de 1A correndo na carga (trabalho da faculdade), daí eu fiz assim para chegar próximo aos 900mA, já que 1A exatos ia extrapolar os diodos e etc..

 

Quanto ao trafo, ele tem apenas o seguinte: 3 fios na entrada (0, 127, 220) e saída (2 fios apenas), então a resposta é não, certo? Enfim, toda a tensão antes do 7815 está tudo certinho, desde o trafo, até a retificação, assim por diante.

 

 

Eu estou começando a desconfiar desses jumpers, retirei de cabos de rede CAT. 6. Será que eles não suportam muita corrente?

 

 

Screenshot_2.jpg

 

 

Coloque a carga de 900mA na saída da fonte.

Quando der os 13.6, coloque este circuito da imagem abaixo ligado diretamente na saída do trafo, em corrente alternada e meça a tensão com o multímetro.

18579255_1223131224481515_1714844880_n.p

 

 

Servirá para vermos qual a tensão de pico está dando na saída do trafo.

Geralmente isso seria visto com osciloscópio. 

Mas é um instrumento de medição difícil.

Então este circuitinho aí vai servir. 

 

 

Vendo aqui no datasheet do LM7815, pude observar o seguinte: 

 Dropout Voltage = 2V. Significa que precisa de 17V para liberar 15V na saída. 

 

Outro dado importante:

18578539_1223143921146912_496029831_n.pn

No Heat Sink = Sem dissipador

 

With 10 C/W Heat Sink = Dissipador que dissipa 10 graus por watt

 

Infinite Heat Sink = Dissipador de calor gigante que mantem o Regulador sempre frio, independente da corrente. 

 

Vemos que com dissipador Gigante o regulador suporta até uns 20 watts sem reduzir a tensão...

Mas com um dissipador pequeno suporta na faixa de uns 9 watts sem reduzir a tensão. 

Sem dissipador vai suportar apenas uns 3 watts

 

Observe o seguinte também: 

Se quando o dissipador está frio, a tensão se mantem.

Ou se cai imediatamente.

 

 

Faça estes testes e nos diga o resultado. 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Picco Associe em paralelo 2 resistores de 33, e depois associe em paralelo 2 de 33 e 1 de 220, verá que a resistencia equivalente será ligeiramente menor, logo aumentando a corrente.

Não tenho transistores e ainda não sei muito bem como eles se comportam, acho que vou me embolar fazendo esta carga com o conhecimento que tenho atualmente, mas em último caso tentarei, obrigado pela dica.

 

@albert_emule O trafo está com a tensão em 24Vac rms (valor no multimetro), logo a tensão de pico deve estar por volta de 33,6Vac.

 

A tensão na entrada do regulador está por volta de 20Vcc, então tudo OK.

 

O problema maior deve ser justamente a potência, pois pra essa corrente de 1A, eu teria que dissipar 15W.  A perda pode estar se originando disso, até porque se eu deixar a fonte ligada com a carga por cerca de 1 minuto, você não consegue nem encostar o dedo no dissipador de tão quente que está... As vezes acho que meu professor é louco haha

 

1 hora atrás, albert_emule disse:

Observe o seguinte também: 

Se quando o dissipador está frio, a tensão se mantem.

Ou se cai imediatamente.

 

Cai imediatamente.

 

 

Reparei outra coisa: Retirei o capacitor ceramico da saída do regulador e liguei a carga diretamente na saída do 7815: Tive 14,5V na carga! O engraçado é que se eu medir no regulador, vão estar os 15V lá, mas na carga aparecem só 14,5V (sendo que é o mesmo "nó", a tensão deveria estar igual)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Picco disse:

@cesardelta1 Você tem o esquema dessa fonte pra analisar?

Eu não usei um esquema em especifico para montar essa fonte, usei conhecimento acumulado.

Eu teria que abrir a fonte para levantar os componentes utilizados, mas estou sem tempo esses dias, aliás faz mais de 1 semana que não sento na bancada, outra coisa é que poluiria esse tópico.

Agradeço seu interesse em ajudar,

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Wilson Esser disse:

@Picco Associe em paralelo 2 resistores de 33, e depois associe em paralelo 2 de 33 e 1 de 220, verá que a resistencia equivalente será ligeiramente menor, logo aumentando a corrente.

Não tenho transistores e ainda não sei muito bem como eles se comportam, acho que vou me embolar fazendo esta carga com o conhecimento que tenho atualmente, mas em último caso tentarei, obrigado pela dica.

 

@albert_emule O trafo está com a tensão em 24Vac rms (valor no multimetro), logo a tensão de pico deve estar por volta de 33,6Vac.

 

A tensão na entrada do regulador está por volta de 20Vcc, então tudo OK.

 

O problema maior deve ser justamente a potência, pois pra essa corrente de 1A, eu teria que dissipar 15W.  A perda pode estar se originando disso, até porque se eu deixar a fonte ligada com a carga por cerca de 1 minuto, você não consegue nem encostar o dedo no dissipador de tão quente que está... As vezes acho que meu professor é louco haha

 

 

Cai imediatamente.

 

 

Reparei outra coisa: Retirei o capacitor ceramico da saída do regulador e liguei a carga diretamente na saída do 7815: Tive 14,5V na carga! O engraçado é que se eu medir no regulador, vão estar os 15V lá, mas na carga aparecem só 14,5V (sendo que é o mesmo "nó", a tensão deveria estar igual)

Sim, ligeiramente menor, mas é pouca diferença.

 

Agora que você falou da tensão no trafo, meça a tensão no trafo com e sem carga, estou achando que a tensão está no limite porque quando você mede a tensão no trafo sem carga, a tensão será uns 10 a 15% maior que a tensão nominal do trafo devido a sua eficiência, para ter 15Vcc na saída da fonte o trafo deve ter 20Vac rms, se tiver menos é provável que vá influenciar no regulador.

O @albert_emule falou que a tensão de dropout do regulador é de 2V, com mais 2V da retificação são 19V no mín. no secundário, o que precisa observar é que fabricantes diferentes podem ter tensões de dropout diferentes, como não passa de 3V eu costumo usar essa tensão como referência.

A dissipação no regulador não é só 15W quando drena 1A, na verdade é 18W porque tem essa diferença de 3V da tensão dropout ou 17W se a dropout for 2V.

 

Se você mediu uma diferença de 0,5V entre o pino do regulador e a carga então a fiação está influenciando, seria melhor usar algum fio mais grosso, mas para fazer isso no protoboard não é bom pois você vai alargar os contatos, seria interessante se você soldasse os componentes fora do protoboard para testar.

Outra coisa que lembrei e você poderia testar é ligar o negativo do regulador direto nesse conector da carga, como esse negativo é a referência do regulador seria melhor ligá-lo diretamente na carga.

 

Também é bom colocar um resistor de 1k na saída da fonte para ter uma carga mínima, ou você pode ligar um LED.

 

E por último e não menos importante, se você ligou a fonte sem carga e o regulador está esquentando é porque ele está com problema pois sem carga não é para esquentar.

 

 

adicionado 6 minutos depois
3 horas atrás, cesardelta1 disse:

Eu não usei um esquema em especifico para montar essa fonte, usei conhecimento acumulado.

Eu teria que abrir a fonte para levantar os componentes utilizados, mas estou sem tempo esses dias, aliás faz mais de 1 semana que não sento na bancada, outra coisa é que poluiria esse tópico.

Agradeço seu interesse em ajudar,

Muito obrigado.

Se você, algum dia, copiar o esquema e quiser analisar o circuito abra um novo tópico assim não terá problema, fontes de alimentação é um tema bem interessante, parece fácil a princípio, mas não é fácil assim como muitos pensam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Wilson Esser disse:

Reparei outra coisa: Retirei o capacitor ceramico da saída do regulador e liguei a carga diretamente na saída do 7815: Tive 14,5V na carga! O engraçado é que se eu medir no regulador, vão estar os 15V lá, mas na carga aparecem só 14,5V (sendo que é o mesmo "nó", a tensão deveria estar igual)

 

Isso são oscilações de alta freqüência;

Por isso o fabricante recomenda o capacitor cerâmico. Pois acaba com oscilações de alta freqüência  

adicionado 27 minutos depois

Pior é que o datasheet também informa que a mínima tensão deste regulador é de 14.5V, muito provavelmente com carga máxima. 

 

Daí já estaria correto :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!