Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos não usam todo o poder do CPU/GPU (sem gargalo).


Posts recomendados

O meu sistema esta abaixo. Tenho um fx 8320e overclocado para 4.3 GHz, segundo o GPU-Z, ele esta com o mesmo poder de processamento que um fx 8350 ou seja, não deveria ter gargalo, mas na prática nenhum jogo usa 100% dos componentes, nem 100% do CPU, nem da GPU, onde esta o ''gargalo'' no meu sistema? (OBS: em alguns jogos com o GTA, o uso dos componentes simplesmente não passam de 55% (não é uma limitação, é uma média), o mesmo ocorre com a GPU mas com valores diferentes, em outros jogos, o uso de GPU oscila: 20% ~~ 0%~~ 100%~~ 62% ~~ 99% ~~ 14% ~~ 8%. O uso de CPU nesse caso se mantem baixo)

Processador: AMD FX 8320e (overclock para 4.3GHz |  VGA: AMD XFX RX 480 RS 8GB
Mobo: Asus M5A78L-M PLUS/USB3 |  RAM: HyperX 8GB Single Channel 2200Mhz

Cooler: CM Hyper 212x
HD:SanDisk Cruzer Blade 1TB 64GB |   SO: Windows 10 pro 64 bits

Fonte: Thermaltake 600W 80 PLUS

 

gta v ben.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ByMath

5 horas atrás, ByMath disse:

nenhum jogo usa 100% dos componentes, nem 100% do CPU, nem da GPU, onde esta o ''gargalo'' no meu sistema?

Nem todos os jogos usam os 8 núcleos de seu FX-8320e, logo, chegar a 100% é praticamente impossível em todos os núcleos ao mesmo tempo; Se o processador não conseguir empurrar o FPS que a GPU pode proporcionar, esta última também não vai chegar aos 100%.

Mas vamos ao problema em questão! Fora as temperaturas que já pediram, qual a margem de FPS que você consegue nos jogos? Sente travadas ou o desempenho o atrapalha?
BIOS atualizado assim como o driver de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Lost Byte disse:

@ByMath

Nem todos os jogos usam os 8 núcleos de seu FX-8320e, logo, chegar a 100% é praticamente impossível em todos os núcleos ao mesmo tempo; Se o processador não conseguir empurrar o FPS que a GPU pode proporcionar, esta última também não vai chegar aos 100%.

Mas vamos ao problema em questão! Fora as temperaturas que já pediram, qual a margem de FPS que você consegue nos jogos? Sente travadas ou o desempenho o atrapalha?
BIOS atualizado assim como o driver de vídeo?

Vamos lá, as temperaturas ficam em uma média de 60º graus quando o CPU esta em full load em stress, jogando ele não passa dos 50º graus, em questão de desempenho, nesses jogos em que o CPU é pouco usado como o GTA V, os fps ficam em torno de 40 ~~ 50, dependendo da situação cai pra 30 quando tem que renderizar muitas coisas, como por exemplo andar pela cidade a noite com um carro rápido, ai é muito perceptível a queda e a gameplay fica prejudicada, em jogos como COD MW Remastered que ocorre o mesmo problema, os fps baixam conforme o ambiente que é apresentado na tela, se eu tenho uma visão periférica do mapa os fps podem cair pra 35, quando estou em ambientes menores fica numa média de 50 ~~ 60, por se tratar de um jogo fps, qualquer queda abaixo de 5 frames é bem perceptível e atrapalha bastante. 

Todos os drivers, inclusive a BIOS estão atualizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ByMath
Temperaturas estão normais.
Há 2 possíveis motivos para estar acontecendo isto:
1 - Placa-mãe M5A78L-M não é boa com processadores de 8 núcleos. No caso, o mais indicado seria uma com chipset 970 ou 990.
2 - Gargalo causado pelo processador.

Soluções:
> Retire o OC do processador, a placa-mãe mal é totalmente compatível com ele, ainda mais com overclock, por isto o OC pode estar até prejudicando o desempenho.
> Trocar placa-mãe para um modelo 970, e arriscar uma melhora.
> Trocar kit (CPU+MOBO...+RAM DDR4 dependendo do caso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Lost Byte disse:

@ByMath
Temperaturas estão normais.
Há 2 possíveis motivos para estar acontecendo isto:
1 - Placa-mãe M5A78L-M não é boa com processadores de 8 núcleos. No caso, o mais indicado seria uma com chipset 970 ou 990.
2 - Gargalo causado pelo processador.

Soluções:
> Retire o OC do processador, a placa-mãe mal é totalmente compatível com ele, ainda mais com overclock, por isto o OC pode estar até prejudicando o desempenho.
> Trocar placa-mãe para um modelo 970, e arriscar uma melhora.
> Trocar kit (CPU+MOBO...+RAM DDR4 dependendo do caso)

Que placa-mãe abaixo de 500 reais você me recomenda? lembrando que tem que ser sockete AM3+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ByMath
As 2 placas são mais que suficientes para o seu processador, e aceita de boa qualquer hardware novo, então quem decide é você.

Talvez ajude:

Citação

Escolher a placa-mãe pode não ser tão simples assim. Cada modelo tem especificações diferentes em relação as quantidades de peças e capacidades que podem ser usadas.
Ao se interessar por um modelo, preste atenção nos seguintes aspectos de acordo com o PC que queira ter:


Memórias RAM: Quantidade de slots, frequência e tamanho total máximo suportado.
SATA: Número de entradas para dispositivos de armazenamento como HD, SSD, e também leitores e gravadores de discos.
SATA 2.0 e 3.0 se referem a velocidade com que as informações podem ser escritas e lidas, sendo a 3.0 mais rápida. Não há conflitos em utilizar um dispositivo com entrada de velocidade diferente.
PCI-E: Quantidade de placas que podem ser colocadas, como placa de vídeo, placa de rede, placa de som, SSDs, etc. Existe a diferença de velocidade no PCI-E, sendo 2.0/3.0 ou x4/x8/16x, mas na prática isto não muda em quase nada.
USB: Quantidade de conexões via USB permitidas. Assim como o SATA, a questão de ser 2.0 ou 3.0 segue o mesmo.
Verifique também se a placa-mãe suporta realmente overclock, Crossfire e SLI, se isto o interessar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!