Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler falhando - Fonte CoolerMaster 650W GXII


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Olá amigos,

 

Estou com um problema que está tirando a minha paciência, o cooler da fonte do meu PC não quer funcionar! Quando estou fazendo os trabalhos da faculdade (Photoshop, illustrator) a fonte esquenta e o PC desliga. 

 

Eu abri a fonte e chequei o cooler, funciona que é uma beleza, gira de boa. Limpei tudo, mas quando coloco no lugar ele não funciona. As vezes funcionava e outras não! Então eu tentei encaixar o fio pra contornar algum mal contato, agora ele da um "suspiro" quando o PC liga, mas continua paradão.

 

Pensei em comprar um outro cooler, comprei... Mas aí o conector do lazarento do cooler da fonte tem apenas dois pinos. 

 

Socorro, não tenho mais ideias do que fazer, não sei se o problema é realmente o cooler ou a fonte, mas creio que seja ele pois tudo o resto do pc funciona normal.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Beatriz.V Muitas fontes só ligam o fan quando quando estão fornecendo determinada carga. Ou seja, não ligar o fan quando a carga é baixa é normal. Considerando que a fonte provavelmente está superdimensionada com essa potência, não ligar o fan seria normal. Qual é o modelo exato dessa fonte? Poderia fotografar a etiqueta?

 

Você pode estar culpando algo que está funcionando perfeitamente e ter desmontado sem necessidade. Além de informar o modelo completo da fonte, descreva a configuração do computador.

 

Quem te disse que a fonte é a causa do computador desligar? Existem dezenas de possíveis causas. Primeira coisa: você liga ela em algum equipamento ou direto na tomada?

 

2 horas atrás, Pravon disse:

@Beatriz.V Compre uma fonte nova, entre liga e desliga pode danificar algo a mais.

Esse comportamento de liga/desliga do fan pode ser totalmente normal, dependendo do modelo da fonte. Além disso, quedas de energia não danificam a máquina, surtos danificam.

 

42 minutos atrás, Pravon disse:

@Beatriz.V Você pode muito bem apelar para o uso de uma fonte genérica e ligar somente o básico nesse seu computador, já que não é para jogos pesados e sim somente para os programas que você citou, a reparação de uma fonte é somente realizada por um profissional.

Importante deixar claro que isso só deve ser feito emergencialmente e conhecendo a fonte que vai colocar. Algumas genéricas são perigosas independentemente da carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt

 

11 horas atrás, Foxwalt disse:

Quem te disse que a fonte é a causa do computador desligar? Existem dezenas de possíveis causas.

Eu levei em uma assistência técnica e eles testaram tudo... Menos a fonte, voltei pra casa e o pc voltou a funcionar sem travar ou desligar. Acontece que ANTES de levar na assistência eu percebia que quando ele desligava a parte de baixo (onde fica a fonte) ficava muito quente, mas o pessoal disse que isso era normal. Quando parou de funcionar novamente, eu decidi checar a fonte e o cooler dela não funcionava uma vez sequer, o pc desligava e ela sempre estava muito quente.

 

Os desligamentos aconteceram sempre quando eu estava jogando e uma vez enquanto eu estava usando o PS e Illustrator. =(

 

11 horas atrás, Foxwalt disse:

Primeira coisa: você liga ela em algum equipamento ou direto na tomada?

Ele é ligado direto em uma tomada só pra ele. Meu pai chamou um eletricista pra puxar a tomada e fazer o aterramento. Quando eu ligo o pc com a fonte aberta o cooler sempre liga junto com a maquina (então eu acho que ele não devia ficar parado), mas quando coloco tudo no lugar ele não funciona :@

 

Minha fonte é exatamente essa aqui http://www.coolermaster.com/powersupply/gx-series/gx-650w/

 

Meu PC:

CPU: AMD FX-8350 / vishera/ 32nm/ am3+ (942) / TDP 125.2w

MB: GigaByte para AMD GA-970A-UD3P AM3+Box REV 1.0

Gabinete: Sentey optimus gs-6000

Memoria: 2X Corsair 4GB DDR3 1600MHz CMV4GX3M1A1600C11

Fonte: CoolerMaster 650W GXII 80 Plus Bronze RS650-ACAAB1-BR

Placa de video: amd radeon sapphire r7 265 dual x 2gb gddr5

SSD: KINGSTON SUV4000S37240G 240GB

HD: WDC WD5000AAKX-001CA0 500gb

adicionado 43 minutos depois
12 horas atrás, Pravon disse:

@Beatriz.V Você pode muito bem apelar para o uso de uma fonte genérica e ligar somente o básico nesse seu computador, já que não é para jogos pesados e sim somente para os programas que você citou, a reparação de uma fonte é somente realizada por um profissional.

 

Pior que o que eu mais faço nesse PC é jogar, urgentemente eu preciso é que ele funcione pra que eu termine meus projetos da faculdade, mas eu quero resolver pois sinto falta dos meus games também. T.T

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Beatriz.V Conferindo agora o modelo no site do fabricante, realmente essa fonte específica deveria manter o fan rodando em baixas rotações, mesmo quando pouco exigida:

 

GX650_fancurve.jpg

 

Agora sim é possível admitir que ela tenha problemas.

 

3 horas atrás, Beatriz.V disse:

Meu PC:

CPU: AMD FX-8350 / vishera/ 32nm/ am3+ (942) / TDP 125.2w

MB: GigaByte para AMD GA-970A-UD3P AM3+Box REV 1.0

Gabinete: Sentey optimus gs-6000

Memoria: 2X Corsair 4GB DDR3 1600MHz CMV4GX3M1A1600C11

Fonte: CoolerMaster 650W GXII 80 Plus Bronze RS650-ACAAB1-BR

Placa de video: amd radeon sapphire r7 265 dual x 2gb gddr5

SSD: KINGSTON SUV4000S37240G 240GB

HD: WDC WD5000AAKX-001CA0 500gb

A fonte está muito superdimensionada para essa configuração.

 

3 horas atrás, Beatriz.V disse:

Eu levei em uma assistência técnica e eles testaram tudo... Menos a fonte, voltei pra casa e o pc voltou a funcionar sem travar ou desligar. Acontece que ANTES de levar na assistência eu percebia que quando ele desligava a parte de baixo (onde fica a fonte) ficava muito quente, mas o pessoal disse que isso era normal. Quando parou de funcionar novamente, eu decidi checar a fonte e o cooler dela não funcionava uma vez sequer, o pc desligava e ela sempre estava muito quente.

Você pode confiar em muitas coisas na vida. Em assistências técnicas quaisquer, não. Já checou todas as temperaturas da máquina em load (apesar de agora termos sinal que a fonte não está se comportando como deveria)? Leia este tutorial:

 

3 horas atrás, Beatriz.V disse:

Pior que o que eu mais faço nesse PC é jogar, urgentemente eu preciso é que ele funcione pra que eu termine meus projetos da faculdade, mas eu quero resolver pois sinto falta dos meus games também. T.T

Você tem algum amigo ou conhecido com alguma fonte minimamente decente para testar aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Desculpa pela demora, não tive tempo em casa. Então, eu não tenho ninguém com quem pegar uma fonte emprestada. Estou garimpando em lojas por aqui se tem em sucata algum cooler pra comprar. Por enquanto é isso =( 

 

Tirando o meu processador (70º em jogos) as temperaturas do meu pc são estáveis, o gabinete tem uma boa refrigeração.

 

Em 06/07/2017 às 08:47, Foxwalt disse:

A fonte está muito superdimensionada para essa configuração.

Isso é muito ruim? 

 

 

 

Sem títuloee.png

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!