Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tip41 ou Tip122


Posts recomendados

Boa noite. Estava pesquisando sobre um regulador de velocidade para coolers e encontrei o video a seguir no youtube: 

 

 

Neste caso decidi recriar o circuito para controle de três coolers (dois de 12V-90mA (http://www.xindafan.com/en/ProductDetail.asp?ProductID=1102) e um de 12V-120mA (http://www.xindafan.com/en/ProductDetail.asp?ProductID=1101)). Eu colocaria um LM35 no dissipador de cada um dos 4 transistors e 4 reguladores de tensão da minha fonte.

 

Ficou assim:

59601c68b8a30_Coolerautomtico.thumb.png.328d47a2f7c2aadae3b6f16aff307125.png

 

Troquei o comparador para um LM324 que eu já possuo. Porém minha duvida fica por conta dos transistors já que não possuo o TIP122 no momento. 

Eu poderia substituí-lo por um TIP41?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles tem quase tudo parecido... mas ganho do TIP122 é muito maior... Enquanto o T41 vai trabalhar com mA o T122 vai trabalhar com A. Como você vai alimentar motores você vai precisar de mais corrente... Se você olhar o data sheet enquanto um está em he = 15~75 o outro TIP122 já começa com he=1000.

 

você pode usar o Proteus para fazer a simulação e usa os amperímetros deles para você ver como fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RSelector1 ,

 

Esse  circuito não é bom.... o LM324 não consegue fornecer muita tensão na saída, e com a queda de tensão dos dois transistores na configuração Darlington, vai fazer o transistor de saída trabalhar na região ativa, e com muita tensão VCE, o que significa que vai esquentar bastante e não consegue entregar muita potência.

 

O circuito seria bem melhor se usasse os coolers como carga de coletor, com o emissor ligado ao terra, assim o transistor de saída iria trabalhar saturado, com baixa tensão VCE, e dissiparia bem menos calor, além de poder entregar bem mais potência para os coolers.

 

Para isso, teria de inverter a lógica do comparador, e a polaridade dos transistores.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, aphawk disse:

@RSelector1 ,

 

Esse  circuito não é bom.... o LM324 não consegue fornecer muita tensão na saída, e com a queda de tensão dos dois transistores na configuração Darlington, vai fazer o transistor de saída trabalhar na região ativa, e com muita tensão VCE, o que significa que vai esquentar bastante e não consegue entregar muita potência.

 

O circuito seria bem melhor se usasse os coolers como carga de coletor, com o emissor ligado ao terra, assim o transistor de saída iria trabalhar saturado, com baixa tensão VCE, e dissiparia bem menos calor, além de poder entregar bem mais potência para os coolers.

 

Para isso, teria de inverter a lógica do comparador, e a polaridade dos transistores.

 

Paulo

Boa noite,

Testei o circuito com o coletor do transistor no negativo do cooler e emissor para o terra.

Porém dessa forma o transistor funcionou apenas como chave de liga e desliga e não como regulador de velocidade que era o objetivo.

Então decidi trocar por um TIP42 e inverter a lógica do comparador, mas o cooler começou a trabalhar de forma inversa. (Diminuía a velocidade conforme aumentava a temperatura em cima do LM35).

Você poderia me indicar algum circuito?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então ele está* trabalhando fora da região linear dele(onde ocorre a passagem de corrente de varias intensidades)... indo para saturado ou fechado acredito eu para funcionar como uma chave como você falou... Talvez uma analise melhor nele resolva(nas resistências correntes e tal)...

 

Tem exemplos na nete de como faz controle de cooler por tip...

 

^^

 

fuizzzz deixar com o colega ai em cima X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma maneira de fazer isso sem esquentar o transistor é montar um circuito do tipo pwm. 

Eu também não entendi o que o @aphawk quis dizer com alterar o transistor NPN para emissor comum, já que dessa forma não há como regular a tensão de saída usando um circuito linear, é tudo ou nada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para controlar teoricamente por corrente diferente e tendo tensão diferente dentro da região linear... com alguns poucos mA... agora se a corrente no projeto dele está indo além o negocio vai saturar na hora e funcionar como chave. 

 

250ohm de resistência de base com 5V ... gerando 660ma  e por volta de 8V no motor

1.thumb.PNG.9f05275215b4bf7a0ada1eb09b9cc2be.PNG

 

100ohm na base 1,21A no motor e 14V

2.thumb.PNG.f12a0deeba6f93af1ae43db97045e93d.PNG

 

Resitencias maiores vai diminuir corrente da base diminuindo a corrente do motor e sua tensão

3.thumb.PNG.cf133b79a02f66d0f69ae40e4c09f4b3.PNG

 

 

Assim teoricamente, dentro da região linear é possível controlar um motor e sua velocidade, mas claro assim ele vai perder torque se for comprar usando um PWM em vez desse modelo. Esse teoria é a da corrente todo tempo fluindo pelo transistor ...

adicionado 1 minuto depois

Tem que ver também que tem dois transistores ... fora o ganho e outras coisas rolando no circuito que se tem que ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Uma maneira de fazer isso sem esquentar o transistor é montar um circuito do tipo pwm. 

Eu também não entendi o que o @aphawk quis dizer com alterar o transistor NPN para emissor comum, já que dessa forma não há como regular a tensão de saída usando um circuito linear, é tudo ou nada. 

 

Nossa... peço desculpas  pois entendí errado a finalidade do circuito, pensei que eram vários sensores diferentes mas apenas ligando o cooler quando algum deles estivesse com temperatura alta ! Claro que o que eu falei acima não serve para fazer o controle da velocidade de maneira linear como o autor pediu....

 

Vou tentar me redimir kkkkk :

 

https://reviseomatic.org/help/e-555/555 Motor Speed.php

 

Nessa página, ao final dela tem um circuito interessante, que faz o PWM através do pino CV do 555.

 

A ideia é substituir o termistor pela saída do LM35, usando um operacional como o LM358 para fazer a amplificação e aplicar ao pino CV do 555.

 

Tem de dar uma reajustada no circuito do amp op, tipo o circuito que o autor utilizou, mas é uma boa opção para controlar via PWM.

 

Mais uma vez, me desculpem pela bola fora !

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim... com um transistor tem se o controle(como falei região linear)... com dois nessa configuração do dono do topico esse tip funciona como uma chave mesmo na posição do coletor.

 

Novamente, eu com minha teoria doida ... se você colocar um resistor nessa nova configuração do coletor que foi posta ai em cima novamente você vai ter controle do do motor (tensão e corrente ao mesmo tempo- resistor entre a saída do transistor bc e a base do TIP) e não apenas só uma chave liga e desliga. 

 

 

SE passar de 50mA(na base) o negócio vira uma chave! Se ficar abaixo você tem controle da tensão. Esse é um dos princípios básicos de rádio (acho que do tipo A ou coisa do tipo ... esqueci o nome agora) ou era amplificador? Sei lá..................

 

Mas o PWM é a melhor solução para isso

 

 

E pelo amor de meus filhinhos (que eu não tenho ) ... !mosfet! X)

 

 

 

 

 

 

ENfim fuizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz e boa noite , amanha vejo no que deu X)

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Dá para controlar teoricamente por corrente diferente e tendo tensão diferente dentro da região linear... com alguns poucos mA... agora se a corrente no projeto dele está indo além o negocio vai saturar na hora e funcionar como chave. 

 

250ohm de resistência de base com 5V ... gerando 660ma  e por volta de 8V no motor

1.thumb.PNG.9f05275215b4bf7a0ada1eb09b9cc2be.PNG

 

100ohm na base 1,21A no motor e 14V

2.thumb.PNG.f12a0deeba6f93af1ae43db97045e93d.PNG

 

Resitencias maiores vai diminuir corrente da base diminuindo a corrente do motor e sua tensão

3.thumb.PNG.cf133b79a02f66d0f69ae40e4c09f4b3.PNG

 

 

Assim teoricamente, dentro da região linear é possível controlar um motor e sua velocidade, mas claro assim ele vai perder torque se for comprar usando um PWM em vez desse modelo. Esse teoria é a da corrente todo tempo fluindo pelo transistor ...

adicionado 1 minuto depois

Tem que ver também que tem dois transistores ... fora o ganho e outras coisas rolando no circuito que se tem que ver...

 

Bom, testei o circuito com um resistor de 1k2 na base do transistor no proteus. Teoricamente ele funcionou.

 

5963177aa8a8d_Coolerautomtico1.thumb.png.4c8dd91e29715975b08d5ae215f4bba6.png

 

1 hora atrás, aphawk disse:

 

Nossa... peço desculpas  pois entendí errado a finalidade do circuito, pensei que eram vários sensores diferentes mas apenas ligando o cooler quando algum deles estivesse com temperatura alta ! Claro que o que eu falei acima não serve para fazer o controle da velocidade de maneira linear como o autor pediu....

 

Vou tentar me redimir kkkkk :

 

https://reviseomatic.org/help/e-555/555 Motor Speed.php

 

Nessa página, ao final dela tem um circuito interessante, que faz o PWM através do pino CV do 555.

 

A ideia é substituir o termistor pela saída do LM35, usando um operacional como o LM358 para fazer a amplificação e aplicar ao pino CV do 555.

 

Tem de dar uma reajustada no circuito do amp op, tipo o circuito que o autor utilizou, mas é uma boa opção para controlar via PWM.

 

Mais uma vez, me desculpem pela bola fora !

 

Paulo

 

 

Também testei o circuito e funciona muito bem (no lugar do 7815 vou utilizar um 7812). Minha duvida é: já que o circuito esta ligando e desligando o cooler constantemente, pode dar algum problema no cooler? Abaixo o circuito:

5963178468632_Coolerautomtico2.thumb.jpg.3159071eeb4f3d2b1fa690a1356f5fe0.jpg

 

 

53 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Enfim... com um transistor tem se o controle(como falei região linear)... com dois nessa configuração do dono do topico esse tip funciona como uma chave mesmo na posição do coletor.

 

Novamente, eu com minha teoria doida ... se você colocar um resistor nessa nova configuração do coletor que foi posta ai em cima novamente você vai ter controle do do motor (tensão e corrente ao mesmo tempo) e não apenas só uma chave liga e desliga. 

 

 

Mas o PWM é a melhor solução para isso

 

 

E pelo amor de meus filhinhos (que eu não tenho ) ... !mosfet! X)

 

 

 

 

 

 

 

 

Vou ter que esperar um pouco pra comprar o mosfet kk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bommu Perneta essa de deixar o transistor com emissor comum e variar a tensão ali abaixo dos 0,6V não funciona muito bem. Na prática conforme o transistor esquenta a tensão de saída vai subindo, o valor não fica fixo de jeito nenhum. 

Como ele está ali em cima do muro esquenta bastante. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-7-10 às 01:18, aphawk disse:

 

Nossa... peço desculpas  pois entendí errado a finalidade do circuito, pensei que eram vários sensores diferentes mas apenas ligando o cooler quando algum deles estivesse com temperatura alta ! Claro que o que eu falei acima não serve para fazer o controle da velocidade de maneira linear como o autor pediu....

 

Vou tentar me redimir kkkkk :

 

https://reviseomatic.org/help/e-555/555 Motor Speed.php

 

Nessa página, ao final dela tem um circuito interessante, que faz o PWM através do pino CV do 555.

 

A ideia é substituir o termistor pela saída do LM35, usando um operacional como o LM358 para fazer a amplificação e aplicar ao pino CV do 555.

 

Tem de dar uma reajustada no circuito do amp op, tipo o circuito que o autor utilizou, mas é uma boa opção para controlar via PWM.

 

Mais uma vez, me desculpem pela bola fora !

 

Paulo

 

 

Boa noite,

 

Decidi testar novamente o circuito para poder comprar os componentes e percebi que algo de estranho está ocorrendo.

 

596ad70cd8ba2_TermometroCoolers2.thumb.jpg.0ef18c7a5678ebe58a60613e532b2a42.jpg

 

Quando eu ligo a parte do NE555, ocorre uma alta diminuição de tensão em cima dos reguladores.

Então coloquei medidores de corrente antes da alimentação do 555 e dos coolers e tive o valor de 7000A.

 

596ac8a2cd17f_TermometroCoolers.thumb.jpg.d203c3b6daedf0fcedde16db816ee7a9.jpg

 

Em outro momento testei de novo sem alteração nenhuma no circuito e...

 

NE555(12V).thumb.jpg.d2ebc17527cd70982083d31629ee5ef2.jpg

 

750mA muito além do valor de 10mA que alimenta o LM.

O valor de corrente dos coolers está normal.

 

Pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!