Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, beleza? Então, montei um PC com recomendações aqui do fórum mesmo, e ficou o seguinte:

Galax GTX 1070 EX 8GB

Fonte Corsair CX600w

Mobo b350m Gaming Pro

Ryzen 5 1600

Kingston HyperX DDR4 8gb 2400mhz

Quando jogo GTA V não passa dos 70% de uso (isso quando está perto de 70), e o FPS fica cravado em 60, jogando em 1920x1080.

Jogando Mafia II, não passa de 40~50% de uso (60 FPS também) e algumas vezes cai bruscamente para 30 FPS (não sei se esse jogo é mal otimizado ou algo assim)

Atualizei uns drivers no PC com o Driver Booster, também estou usando o driver mais atualizado da Nvidia (v384.76) Não atualizei a BIOS.

O que pode ser galera? ;-;

• Moderador
Postado
agora, Arckmed disse:

@gustavodbg Sim, V-sync ativado. Desligado o FPS sobe, mas mesmo assim, queria entender o porquê dela não usar mais que 70%...

Porque quando você liga o vsync, a placa trabalha menos para gerar "apenas" 60 FPS. Quando você desliga, a placa passa a trabalhar em maior carga e com isso, gera mais frames.

É tipo deixar o carro andando em 3° marcha a 60 km/h em uma rodovia, onde você poderia estar andando a 80 km/h em 4° marcha.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Arckmed Como está o uso do CPU? E as temperaturas?

E o Mafia você quis dizer o 3? Se sim, esse jogo está muito mal feito pelo que ouvi falar. Se for o 2 mesmo me surpreende usar sequer 30% da placa pois é bem velhinho

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, Arckmed disse:

Até agora só tive uma queda de FPS no GTA V, mas no Mafia II durante uma cena lá tive um stuttering...

Aparentemente, julgando pelo seu PC e pelos jogos citados, seu PC tá normal..

Sobre a placa não ficar 99% o tempo todo, também é normal dependendo do jogo, da cena renderizada, etc..

Postado

@RS Faria Pensei na possibilidade de ser algum gargalo, mas não percebi nada de errado na minha configuração... Mas todos os vídeos que eu vi até agora usando uma GTX 1070 sempre estavam em 99% de uso da placa no GTA V, e consequentemente melhores benchmarks... :/

Postado

Bom, depois de bastante busca, não cheguei na solução ideal, mas consegui melhorar bem o desempenho da GPU. Caso alguém futuramente necessite de informações, eis uma lista das coisas que fiz (pode ajudar ou não, mas de qualquer forma vou deixar as informações bem completas):

- Reencaixei os cabos de energia da placa de vídeo, chequei se todos os cabos estão bem conectados (realmente não estavam);

- Atualizei a BIOS (No meu caso, da versão 2.00 para a 7A39v27 (também listada como 2.70));

- Formatei o Windows (No meu caso para Windows 10 Enterprise LSTB);

- Fiz todos os updates de segurança/hotfixes do Windows Update;

- Não atualizei nada pelo Driver Booster;

- Baixei e instalei todos os drivers do site da placa-mãe (Chipset drivers, audio drivers, etc);

Só para deixar constado: estou usando os drivers de vídeo nvidia do Windows update (v376.53)

• Curtir 1
Postado

@Arckmed Se você quiser jogar com vSync e quiser subir o uso de GPU, só subindo os graficos, ativando MSAA por exemplo, vai melhorar levemente a imagem e pesar bastante da GPU.

Fazia minha RX480 rodar no ultra a 30fps :lol:

• Curtir 1
Postado

@Atretador Acabei percebendo isso mesmo durante uns testes kkk. É que antes realmente não estava chegando a 99% de uso mesmo com os gráficos no máximo, mas consegui resolver.

Aproveitando, queria fazer uma pergunta off-topic pra você que parece gostar e entender do CPU ryzen: estou jogando CS:GO, a performance está boa até, mas como esse jogo é CPU bound, queria saber: será que vale a pena eu fazer overclock do meu ryzen 5 1600 para uns 3.8ghz? Isso desgasta muito a vida útil do processador? vou ganhar mais FPS? 

Postado

@Arckmed

Citação

Isso desgasta muito a vida útil do processador

Se deixar rodando a 90c sim, se manter 40~70c é de boas.

Até uns 1.420mV~1440mV não vai ter problema para uso diário, desde que as temps fiquem boas. Mas, você precisa mesmo de mais FPS no CS:GO? :v

imagino que esteja rodando a pelo menos 150fps

deve te dar um boost, agora, se você vai perceber, só com o contador na tela.

Eu recomendaria 3700Mhz e subir a memória para uns 2667/2800Mhz, talvez tenha que subir um pouco da tensão do SoC para pegar uma frequencia melhor na RAM, e afrouxar um pouco os timing, mas, frequencia afeta de forma positiva mesmo com timings meia boca, para os Ryzen, devido a infinity fabric.

Cara fala sobre um ganho de uns 30~50fps com OC de RAM

https://www.youtube.com/watch?v=yeCKpBPvcN8

Mas não lembro se ele estava rodando OC no Proc tambem

• Curtir 1
Postado

123123.png.85e947444f3a700fcd3e6e419c9c6fac.png

Fica nessa média, às vezes sobe pra 250~300, às vezes desce para 130... Sala com 20 pessoas mapa Black Gold. MSAA desligado.

Acho que por enquanto vou deixar o overclock de lado, já que o ganho nem vai ser algo tão notável assim (uns 10~15 fps no máximo?)... mas irei anotar suas dicas, obrigado ^^.

Postado

@Fred_mp Como eu disse no post logo acima, acabei "resolvendo" o problema, mas não por inteiro. No GTA V já consigo fazer a GPU bater 99%  com todos os gráficos no máximo. Já no CS:GO... o processador não está dando o melhor. Principalmente no mapa Insertion com 20 BOT's (nesse caso em específico a queda de FPS é imensa).

• 2 anos depois...
Postado

- Reencaixei os cabos de energia da placa de vídeo, chequei se todos os cabos estão bem conectados (realmente não estavam);

- Atualizei a BIOS (No meu caso, da versão 2.00 para a 7A39v27 (também listada como 2.70));

- Formatei o Windows (No meu caso para Windows 10 Enterprise LSTB);

- Fiz todos os updates de segurança/hotfixes do Windows Update;

- Não atualizei nada pelo Driver Booster;

- Baixei e instalei todos os drivers do site da placa-mãe (Chipset drivers, audio drivers, etc);

A 1070 em teste de stress fica em 99%, como deveria. Além disso, coloquei um cooler lateral no meu gabinete para ajudar no resfriamento.

Dependendo do jogo, a GPU não vai ser usada no máximo, de qualquer forma. Se for um jogo muito antigo, ela não consegue (e nem precisa) entregar o máximo dela. O problema se dá quando, durante um teste de stress, a GPU não alcança 99%. Aí sim é um problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...