Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

sair de um i3 6100 para um ryzen 3 1200, vale a pena?


Posts recomendados

Gente, tenho um i3 6100 numa b150 4 slots ddr4 + 8gb ram corsair value 2133 + rx470... montei esse pc no final do ano passado economizando um pouco pra poder comprar o pc inteiro, e com a ideia de ir upando cada coisa conforme fosse passando o tempo e o dinheiro aparecesse. Nesse meio tempo do fim do ano pra cá foquei em melhor o monitor, headset e mouse, nao fiz nenhum upgrade na maquina em si...

 

A pergunta é: trocar a plataforma i3 + b150 por um ryzen 3 1200 + b350 é vantagem atualmente? no caso eu venderia a atual (menos de 1 ano de uso) pra comprar a nova, mas quero que vocês pensem somente em desempenho. Vi em alguns testes que o ryzen 3 em OC acompanha o i5 7500, o que me fez pensar em ir de ryzen 3 e não apenas trocar o i3 por um i5. 

 

E aí, o que me dizem? invisto na nova plataforma AMD com o ryzen 3, ou apenas compro um i5 7400 e faço upgrade na BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, debora rezende disse:

E aí, o que me dizem? invisto na nova plataforma AMD com o ryzen 3, ou apenas compro um i5 7400 e faço upgrade na BIOS?

É bem mais vantagem pegar um Core i7. Nem que você tenha que adiar esse upgrade, caso seu orçamento não permita agora. 

 

Se trocar seu i3 atual por um R3, vai trocar um CPU de entrada por outro de entrada. E os i5 são meia boca. Pegando um i7, vai ter um CPU high-end que vai aguentar por anos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavodbg um dos motivos que me fez pensar em ir de AMD é a mudança rapida da intel de geração, eu comprei o i3 6100 no final do ano passado, esse ano chegaram os kabylakes e ja saindo as informações da nova geração se nao me engano coffelake. Isso nao é prejudicial? ou um i7 7700 por exemplo, mesmo que nao dure 1 ano como "atual geração" ja é suficiente pra ficar descansado por alguns anos?

 

@Ariel S.Araújo meu foco atual é jogar, comprei nessa intenção, mas tenho vontade de fazer stream tambem. Sei que nem o i3 e nem o ryzen 3 são processadores indicados pra stream, mas como a grana ta curta no momento eu vendendo o kit intel 1151 dava pra trocar no kit ryzen 3 no "elas por elas", se o desempenho fosse consideravelmente maior seria vantagem pra mim. Minha placa de video é uma rx470 4gb XFX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, debora rezende disse:

@gustavodbg um dos motivos que me fez pensar em ir de AMD é a mudança rapida da intel de geração, eu comprei o i3 6100 no final do ano passado, esse ano chegaram os kabylakes e ja saindo as informações da nova geração se nao me engano coffelake. Isso nao é prejudicial? ou um i7 7700 por exemplo, mesmo que nao dure 1 ano como "atual geração" ja é suficiente pra ficar descansado por alguns anos?

 

@Ariel S.Araújo meu foco atual é jogar, comprei nessa intenção, mas tenho vontade de fazer stream tambem. Sei que nem o i3 e nem o ryzen 3 são processadores indicados pra stream, mas como a grana ta curta no momento eu vendendo o kit intel 1151 dava pra trocar no kit ryzen 3 no "elas por elas", se o desempenho fosse consideravelmente maior seria vantagem pra mim. Minha placa de video é uma rx470 4gb XFX

Prejudicial, o que queria realmente dizer com isso? O amigo @gustavodbg está certo em lhe dizer que seria mais vantagem para você comprar o I7, se for de ryzen terá que trocar toda a mobo além claro como o amigo mesmo falou esse ryzen é intermediário também e para sua necessidade não iria servir adequadamente.

 Todo ano a intel lança suas "Gerações" de processadores que muda no máximo 5%, não se atente a isso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Santos Reis prejudicial no sentido de que mesmo sendo um processador highend, ja ser de uma geração "ultrapassada", que ja tenha outra mais atual circulando no mercado. Igual no exemplo que citei, quando comprei o i3 6100 era a geração atual, em 8 meses ja lançou a 7ª geração e ja esta pra sair a 8ª

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como lhe disse, as gerações da intel não há muitas diferenças entre si a parti da 5 que agente possa dizer que realmente é uma "Next Generation", não se atente as gerações da intel, confie e vá de i7 que terá um processador excelente por anos para suprir suas necessidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, gustavodbg disse:

É bem mais vantagem pegar um Core i7. Nem que você tenha que adiar esse upgrade, caso seu orçamento não permita agora. 

 

Se trocar seu i3 atual por um R3, vai trocar um CPU de entrada por outro de entrada. E os i5 são meia boca. Pegando um i7, vai ter um CPU high-end que vai aguentar por anos.

Pega o I7 como o Gustavo aconselhou. Vou me usar como exemplo. Quando montei meu PC, que está comigo até hoje, pesquisei tudo que eu queria. Montei a base que é o principal. Comprei uma Asus M4n78 Pro que possui video Nvidia integrado Ge Force 8300, nova. Processador novo Phenom II x2 555, ambos na Kabum. Fonte peguei usada Antec 650W. Só aí que peguei uma placa de Vídeo 8800 GTS da XFX. 2 pentes de Memórias OCZ Reaper 800MHZ, depois encontrei mais dois iguais. E assim foi indo... Troquei o processador por um Phenom II x6 1100T. Troquei de vga para GTX 760, depois GTX 970. Fonte, pulei para OCZ ZX 850 Gold visando SLI. Fora HDs. Blue Disc. Etc.

Estava só na espera dos Ryzen AM4, eles vieram. E agora que surgiu os Threadripper e as memórias HBM2 para VGA, vou dar mais um tempo para a tecnologia estabilizar neste novo patamar e até lá vou guardando uma grana para dar um Upgrade geral.

Ou seja, você já tem uma boa base de Hardware que tem possibilidade de upgrade. Não compensa trocar de plataforma agora. Invista em up do hardware existente e vá pesquisando seu próximo PC Gamer. Sem contar que o preço sempre tende a diminuir. Pois deixará de ser novidade. E sua máquina quando você se cansar dela, estando em um nível elevado de qualidade de hardware não irá desvalorizar tanto na hora de vender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@debora rezende de fato, a Intel gosta de fazer os consumidores ficarem com peso na consciência e terem que trocar de mobo toda hora. A plataforma Ryzen vai continuar usando o socket AM4 até 2020. Pegando um Ryzen 3 hoje, você pode trocar de CPU todo ano se quiser, mantendo a mesma placa-mãe.

 

Na comparação dos CPUs high-end dos dois lados, o Ryzen 7 1700 é muito superior ao i7 7700 em tarefas que saibam utilizar todos os núcleos. No R7 você tem 8 núcleos e 16 threads, enquanto o 7700 é quad-core com 8 threads. Porém, o 7700 é atualmente o melhor CPU gamer. Mas quando começa entrar outras coisas no meio, como a stream que você citou, o Ryzen se destaca.

 

Como você já tem uma mobo 1151, atualizar a BIOS dela e pegar um 7700 é um ótimo custo/benefício. A plataforma Ryzen tem suas vantagens a longo prazo, mas como eu disse, você trocaria um CPU de entrada por outro de entrada.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro por esse lado faz sentido, acho que vou aguardar um tempo juntando grana e saltar logo pro i7 mesmo. Obrigado por compartilhar a experiencia!

 

@gustavodbg verdade, indo nos highend o intel seria mais vantagem pra mim visto que ja tenho 1151, acho que vou fazer isso mesmo, vou seguir no 1151 com o i7 e futuramente, espero que muito futuramente, quando começar a faltar processador pras minhas funcões, penso num upgrade geral... obrigado pelos esclarecimentos e ideias! 

 

@Ariel S.Araújo sim, claro! eu quis dizer no sentido de fazer upgrades futuros com sockets e chipsets descontinuados, entende? mas pelas opinioes acima eu creio que vou de i7 mesmo, aguardando mais um pouquinho pra juntar mais dinheiro e ja dar um porradão de uma vez num highend hehe

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!