Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minimizar interferência entre Wifi e Bluetooth. Dicas?


Posts recomendados

Estou tendo um problema comum e chato, ao ativar o Bluetooth do celular, minha internet que é de 25mb, cai muito, ficando entre 1mb a 7mb (oscilando bastante, impossível de usar o Wifi)... Já tentei algumas coisas como trocar o canal e escolher entre 20 ou 40mhz, mas nada deu certo.

 

Tem algumas outras formas de minimizar essa interferência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, a questão que tenho um fone bluetooth, por esse motivo gostaria do bluetooth. O problema não é nem interferir no Wifi, isso eu até já sabia, o problema é literalmente deixar inutilizável o wifi.

 

Com o modem antigo que usava, interferia, mas pouco, nada gritante como agora, uma pena.

 

De qualquer forma, obrigado por tentar ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • mês depois...

Boa noite. 

 

Pelo que eu estava pesquisando esse problema pode acontecer quando tanto o wi-fi, quanto o aparelho bluetooth utilizam a mesma frequência de banda 2,4 GHz, por exemplo. 

 

Para resolver você pode mudar a banda de operação do seu roteador wi-fi de 2,4 GHz para outra que estiver disponível em suas configurações. 

 

ATENÇÃO! Nem todos os roteadores dispõe dessa opção de mudar a banda de operação. 

 

Uma outra tentativa é tentar mudar o canal do seu wifi. Isso também é realizado nas configurações do seu roteador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 10 meses depois...

Então, pelo que eu entendi, o Bluetooth 5.0 gera INTERFERÊNCIA no Wifi com frequência de banda 2.4GHz e a única solução seria trocar o roteador (já que no meu caso (TL-WR820N) não disponibiliza a opção para banda 5GHz) ?

 

Eu só gostaria de saber o porque de não encontrar muitas pessoas reclamando dessa interferência, ainda mais que (também é o meu caso) muitos compraram o Redmi Airdots que utiliza Bluetooth 5.0. Sou uma minoria que utiliza ainda roteador 2.4GHz ? Mesmo tendo comprado ele em loja física como NOVO a menos de 2 meses...

 

Para piorar, tenho um Xiaomi Redmi Note 7 que utiliza Bluetooth 5.0 😓.

 

Obrigado e gostaria muito de debater mais sobre o assunto, se alguém realmente entender e tiver tempo para me explicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acho estranho que não tem gente debatendo a respeito dessa interferência.

Meu medo é que eu tenha comprado o produto (redmi airdots) com defeito... Se não for o caso, então a maioria do pessoal que comprou produtos com bluetooth 5.0 já tenha um roteador 5GHz

 

Você que está lendo agora, por favor relate se você tem o mesmo problema ou não. Quero entender e tentar solucionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tenho 35MB de internet fibra óptica e quando uso o celular, com o Redmi Airdots conectado, a conexão cai e oscila muito entre 1~7 MB.

A única solução que encontrei foi ficar o mais perto possível do roteador wifi ou comprar um roteador wifi 5GHz. Porém não encontrei ngm afirmando que com 5GHz realmente solucionou o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar um redmi note 8 pro e achei q estivesse com problema. Depois de vários testes, verifiquei q quando desligava o bluetooth, a internet voltava ao normal. Tenho uma miband e tenho q ficar com o bluetooth ligado o tempo inteiro.

Quanto ao caso do roteador 5G, realmente funciona, habilitei a rede 5G do meu roteador e funcionou sem problemas mas o sinal é beem mais fraco. O problema todo é q quando você está em outro lugar (trabalho, casa de amigos, etc) quase ninguém dispõe de uma rede 5G...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho este mesmo problema, no meu caso eu tenho um Redmi 6 e quando o bluetooth  está ligado a rede wifi cai e fica sem internet ou muito lenta! Meu roteador tem 5Ghz, mas o celular não é compativel com essa tecnologia! ja troquei o wifi de canal e nada resolve! 

 

Alguém que teve mais sorte por ai? Estou a 7 meses com este problema!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Franciano Arrais disse:

Tenho este mesmo problema, no meu caso eu tenho um Redmi 6 e quando o bluetooth  está ligado a rede wifi cai e fica sem internet ou muito lenta! Meu roteador tem 5Ghz, mas o celular não é compativel com essa tecnologia! ja troquei o wifi de canal e nada resolve! 

 

Alguém que teve mais sorte por ai? Estou a 7 meses com este problema!  

Segundo a internet, o Redmi 6 tem tecnologia bluetooth 4.2, então o problema está nos dispositivos bluetooth 5.0 que você conecta ou, na pior das hipóteses, nos celulares xiaomi redmi... Vamos aguardar novos relatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, João Ramyllo Guedes disse:

Tenho um moto G3 e o problema da internet ficar lenta também acontece por aqui!! Quando ligo o fone bluetooth e utilizo a internet (2,4 Ghz) fica praticamente impossível de utilizar!!

Esse fone bluetooth utilliza a versão 5.0 ?

 

Se o problema for a tecnologia utilizada na versão do bluetooth 5.0, então eu gostaria de saber o porque de criarem uma tecnologia que gera interferência com algo tão normal como o wifi (2.4 GHz)?! 

 

Bom, só sei que se eu soubesse antes de comprar o meu Redmi Airdots, não teria finalizado a compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Alex Lamarque disse:

Tenho um Redmi note 8 e um fone air dots. Quando ligo o bluetooth e conecto o fone, se estou vendo um video ou jogando o wi-fi fica conectando e desconectando. Já tentei ficar mais perto do modem, mas não funcionou. Não tenho a minima ideia do que fazer e qual seja o problema.

Até o momento, acreditamos que o problema seja a versão do Bluetooth 5.0 que gera interferência no Wi-fi 2.4GHz e para solucionar seria necessário alterar para a opção no roteador Wi-fi para 5GHz. Porém alguns aparelhos não disponibilizam a opção 5GHz e aqueles que disponibilizam, torna o alcance do Wi-fi mais limitado.

Outro problema é você solucionar na sua casa, mas no trabalho ou casa de amigos/familiares só existir wi-fi 2.4GHz.

 

Realmente é algo absurdo tudo isso, aparelhos bons e com muita busca no mercado, apresentar tal problema.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Então galera... Eu tenho problemas também, utilizo um dongle bluetooth 4.0 para conectar um controle dualshock 4 do ps4 no pc, porém é só eu conectar o controle que o wifi para de funcionar. Meu roteador é novo mas só tem 2.4 ghz. Meu celular consegue rotear internet por wifi de 2.4 e 5 ghz, porém meu pc não encontra 5ghz, então descobri que eu teria que trocar inclusive de adaptador wifi. Se alguém tiver outra solução que não seja trocar o roteador eu ficaria muito feliz. Caso alguém tenha wifi de 5ghz gostaria de saber se realmente funciona por que até agora parece ser especulações. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como reduzir a interferência sem fio

Estas etapas gerais podem ajudar a obter um sinal sem fio mais forte e limpo:

- Aproxime o dispositivo Wi-Fi do roteador Wi-Fi.

- Aproxime os dispositivos Bluetooth que estão conectados uns aos outros. 

- Evite usar os dispositivos sem fio próximos a fontes comuns de interferência, como cabos de alimentação, fornos de micro-ondas, lâmpadas fluorescentes, câmeras de vídeo sem fio e telefones sem fio.

- Reduza o número de dispositivos ativos que usam a mesma faixa de frequência sem fio. Os dispositivos Bluetooth e Wi-Fi usam a faixa de 2,4 GHz (não importa se a versão do Bluetooth seja 5.0), mas muitos dispositivos Wi-Fi podem usar a faixa de 5 GHz.

- Se o roteador Wi-Fi for compatível com as duas faixas, conectar mais de seus dispositivos Wi-Fi à faixa de 5GHz poderá ajudar. Alguns roteadores de faixa dupla gerenciam isso automaticamente.

- Configure o roteador Wi-Fi para usar um canal ou faixa de Wi-Fi diferente ou faça-o buscar o canal com a menor interferência. A maioria dos roteadores faz essa busca automaticamente durante a inicialização ou ao serem redefinidos (Wi-Fi Analizer - Android -  mostra os canais mais usados assim como as potências das redes próximas).

- Se você estiver usando dispositivos USB 3 ou Thunderbolt 3 com o computador, poderá limitar o potencial de interferência com dispositivos sem fio próximos:

- Use um cabo USB ou Thunderbolt 3 protegido e de alta qualidade com cada dispositivo.

- Afaste os dispositivos USB 3 ou Thunderbolt 3 (incluindo hubs USB) dos dispositivos sem fio.

- Evite colocar dispositivos USB 3 ou Thunderbolt 3 sobre o Mac Pro, notebook Mac ou Mac mini. 

- Desligue todos os dispositivos USB 3 que não estejam em uso.

- Evite deixar obstruções físicas no caminho do sinal sem fio. Por exemplo, uma superfície de metal entre o mouse Bluetooth e o computador pode causar mau desempenho do mouse, e um piso de concreto reforçado com metal entre o roteador Wi-Fi e o dispositivo Wi-Fi pode prejudicar o desempenho do Wi-Fi.

 

Potencial de interferência baixo: madeira, vidro e muitos materiais sintéticos

Potencial de interferência médio: água, tijolos e mármore

Potencial de interferência alto: gesso, concreto e vidro à prova de balas

Potencial de interferência muito alto: metal

 

Fonte: Apple

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só deixando meu relato aqui sobre meu problema... Nunca tive problema de Bluetooth com Wifi, usei fone Bluetooth e nunca tive perda de desempenho, mas recentemente estava usando o novo serviço da nvidia, geforce now, e conectei meu controle (Controle do Xbox one s) e a minha latência aumentou drasticamente, ficou impossível de usar o geforce now com o controle conectado. Acredito que o problema com os fones acontece com certos dispositivos, não com todos, mas definitivamente a troca de dados do Bluetooth com outro dispositivo atrapalha o uso do wifi. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou achando que o problema vem de fábrica. Possuo um moto x  play e um redmi  8a. Ao usar a rede em 2,4Ghz pelo moto x com um ipega conectado no bluetooth, consigo jogar normalmente no Geforce Now, mas quando uso o redmi pra jogar com o controle, vira um desastre. Antes de achar o problema no bluetooth,  testei todas as possibilidades possíveis e por ultimo o bluetooth. Acho que a solução é usar um cabo no controle ou realizar a troca do modem/roteador pra 5Ghz, isso se o seu aparelho contar com wifi  801 ac, se não, vai ter gasto dinheiro de bobeira kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu problema é bem parecido com o de vocês,na minha casa quando ligo o bluetooth para usar no celular,o wifi dele cai,mas quando uso no notebook, não vejo nenhum problema.Além disso,quando vou trabalhar na loja do meu pai,esse problema de inteferencia não existe no celular(isso quando usava o jbl),agora com o redmi airdots,ainda estou com o mesmo problema na minha casa,mas infelizmente ainda não testei na loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...