Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Lendo o ADC com qualidade no AVR


Posts recomendados

Estou estudando o uso de microcontrolador com foco em controle de potencia (carregador de baterias, controle de eletrólise e afins). Na primeira vez que programei para uso industrial com o 8080 foi em assembler, o IBM-PC não existia, o Z-80 era recente e a digitação era feita num CRT apoiado por um mainframe. Anos depois, já com um potente IBM-PC XT de 8MHz com HD de 32,5MB (é mega mesmo) fiz um controle de vendas para a esposa de 1200 linhas em C++. Não lembro de mais nada, estou ralando nos manuais e nos excelentes tópicos e tutoriais desse clube. E se é para fazer controle de valores analógicos, sem o correto uso do ADC nada feito.

Tenho visto aqui leituras sendo feitas com acesso único e outras com múltiplos acessos do qual se tira a média para uso. Só aí já me desencantei com as resoluções prometidas de 8 ou 10 bits. 8 bits não é pouco, em tese te dá 0,4% em end range +- 0,5LSB. No meio da escala isso equivale a 0,8%. Para começar meus estudos, elegi o AVR Atiny4, apenas 207 paginas.

Perguntas:

1 - Setar o prescaler do ADC no máximo (o que resulta em frequencia mínima) melhora a qualidade da leitura?

2 - ADC Noise Reduction mode (or Idle mode) não seria um recurso mais inteligente do que colocar um delay após o comando de leitura? Nesse recurso a CPU entra em halted durante o processo de leitura, o que zera os ruidos internos de comutação do chip, exceto os que trabalham para o ADC. Isso não me possibilitaria uma leitura de qualidade com um único acesso?

3 - Está sendo um erro meu iniciar os estudos pelo AVR?

4 - Outros comentários que julgarem relevantes. Ser autodidata não é mole.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/09/2017 às 14:54, Sérgio Lembo disse:

1 - Setar o prescaler do ADC no máximo (o que resulta em frequencia mínima) melhora a qualidade da leitura?

Citação

ADC Prescaler