Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, preciso de ajuda com meu PC. A temperatura do processador fica em 55 graus (vi com o Speccy) normalmente, e sobe lá pros 80-88 em games não tão pesados (Overwatch por exemplo). Além disso a placa de vídeo fica na casa dos 50-60 sem jogos. Essas são minhas configurações:

• Intel Core i5-4690 @ 3.50GHz (4 CPUs), ~3.5 GHz
  • 8 GB RAM (2x4GB)
  • HD Seagate Barracuda 1TB
  • ASUS GeForce GTX 1060
  • Placa-mãe Gigabyte H81M-H
  • Gabinete Casemall Neptune CP-626
  • Fonte Corsair Cx600

Tenho o cooler que vem no processador e só, estou pensando em comprar outro pra ver se consigo melhorar essa temperatura, porém não entendo nada do assunto. Pretendo trocar as peças pra um Ryzen 7 1700 + placa-mãe GA-AB350 Gaming 3 num futuro próximo, portanto preciso de um cooler que vá me atender tanto agora quanto depois que eu fizer a troca (se for possível, não sei se é).

Agradeço a ajuda!

Postado

@nanders você não tem muitas opções no momento. Corsair H60, MasterLiquid 240 e 120 e H110i V2 (modelo CW-9060026-WW). Acho que alguns modelos Captain da DeepCool tem compatibilidade, mas eu pessoalmente acho os modelos muito feios. No site da Cooler Master acho que tem uma lista.

Não sei se a Corsair tem oferecido kits para os outros modelos, mas de qualquer forma são water coolers superfaturados (costumam custar o dobro da concorrência).

Eu poderia até indicar air cooler porque os Ryzen tem um clock muito baixo, mas também não tem air cooler compatível :P A não ser que sejam os Gammaxx, que são mais simples, ou um Noctua, mas aí eu acho melhor o water cooler. 

Talvez em um ou dois anos o mercado Brasileiro se ajuste ao soquete AM4, mas acredito que vamos ter incompatibilidades até depois de 2020.

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, nanders disse:

@Contiusa olá amigo, obrigado pela resposta! Mas qual o motivo de eu ter poucas opções? Minha placa-mãe atual, gabinete ou a placa-mãe que eu vou comprar no futuro?

A questão é que o seu atual PC tem opções de air coolers. Mas a sua futura não.

Então sua única opção de cooler que sirva para agora e para seu futuro PC AM4 são os Water Coolers.

• Obrigado 1
Postado

@nanders o soquete AM4 mudou a furação do backplate e não serve em 99% dos water coolers e air coolers do mercado (que só são compatíveis com os soquetes AM3, AM2 e FMX). Todos os fabricantes vão ter que lançar modelos novos com montagem nativa para o AM4, ou então fornecer adaptador. Isso funciona lá no 1º mundo, mas aqui embaixo você vai ter problemas de compatibilidade até bem depois de 2020. Daqui a pouco faz um ano que o Ryzen foi lançado e as opções ainda são bem limitadas.

• Obrigado 1
Postado
20 minutos atrás, nanders disse:

Entendi amigos, valeu! Só mais uma coisa @Contiusa, você falou sobre primeiro mundo, significa que fora do país tem mais opções de coolers?

Sim. Lá fora tem vários fabricantes que já fornecem kits adaptadores. Aqui no 3º mundo que vai demorar alguns anos para o mercado se livrar de todos os coolers velhos e as matrizes mandarem os kits / fornecer coolers já com adaptador.

• Obrigado 1
Postado

@Contiusa ok na vdd tem mais uma, você citou o Corsair H60, dei uma pesquisada e nas especificações não diz que ele tem suporte AM4 (aqui). O H45 tb não diz que tem. Os dois são suportados, ou apenas o H60? porque se eu puder acho que vou no H45 se ele não for mtttt pior que o H60, já q ele é 100 reais mais barato.

Postado

@nanders não se baseie em anúncio de loja porque eles anunciam até produto com foto do outro e nunca atualizam os dados. Procure no site da Corsair que você vai ver. Mas o H45 não tem compatibilidade até onde eu sei. 

• Curtir 1
Postado

@Contiusa to pensando em usar um air cooler normal pra esse PC mesmo, porque penso que talvez quando eu trocar pro Ryzen o PC pare de esquentar desse jeito. Faz sentido ou eu to viajando? Se fizer sentido pode me recomendar algum air cooler bom e que não seja muito caro (só pra quebrar o galho) pro meu PC? Valeu!

Postado

@nanders é, cara, não tem muita necessidade. O único problema é que você também não tem opção de bons air coolers. O melhor deles é o Gammaxx S40, que deve regular com o 212X. É um cooler simples. Se não for fazer over no Ryzen, tudo bem. Ou um over leve.

Mas pesquise nos sites da DeepCool, Cooler Master, Xigmatek, Thermaltake. Você pode encontrar algo melhor. Mas é confuso, porque a DeepCool indica alguns coolers como "AM4" que não são.

• Curtir 1
Postado

@Contiusa Valeu, acho que vou comprar um desse pra segurar por enquanto, porque tenho medo que esse superaquecimento possa danificar os componentes do PC. Não pretendo fazer over não, e se for vai ser bem leve mesmo porque não vejo muita necessidade.

Obrigado amigo!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!