Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Srs. Boa Noite.

Eu tenho um portão basculante da PPA na garagem que deixou de funcionar.

Procurei um "técnico" que trabalha nessa área e ele me disse que tinha que trocar a placa. Ok. Paguei 200 reais e troquei a dita placa.

Ocorre que o portão sobe e desce sem parar. Daí o "técnico" me disse que o motor precisava ser retirado e rebobinado.

Resumo: Sentei na graxa com esse tipo de gente que a essas alturas eu nem sei se a placa estava mesmo queimada como ele disse, já gastei "200 barão" e continuo sem portão.

o que faço?

Existe mesmo essa possibilidade?

No meu leigo entender, me parece que se o motor necessitasse ser rebobinado, ele nem acionaria. ou ele aciona assim mesmo?

Desde já agradeço por uma ajuda esclarecedora do Clube.

Abs

Nilo

• Confuso 1
Postado

Esse portão tem alguma proteção anti esmagamento? ou sensor de fim de curso? pois isso parece defeito nos sensores de fim de curso ou no circuito que detecta a ocorrência de um "esmagamento" e reverte o motor. caso essa detecção seja feita medindo a corrente do motor então realmente seria problema na placa/motor com espiras em curto...

Outro defeito pode ser no interruptor de fim de curso aberto, ai ele não aciona quando o portão fecha e a placa continua forçando o motor, o que faz a corrente subir e acionar a proteção anti esmagamento...

Postado

Se está subindo sem parar e descendo sem parar pode ser problemas no sensor. Se o motor tivesse com problema iria mais lentamente, parado, parado fritando de quente ou iria só para um lado e olhe lá(problema nos cabos de ligação). Mas se está ligando para os dois lados e fazendo subir e descer está com cara  é  de problema de controle(controle que fala é a placa+sensor*).

Mas também pode ser mesmo a placa com problema ou o conjunto de sensor+placa com problema (nunca se sabe quando pode ter uma variação da rede e os produtos não são eternos). Tem que ver se o sensor seja magnético ou qual for fim e início de curso estão funcionando corretamente.

Sobre medir corrente do motor... ainda não tinha ouvido falar disso para parar o portão estranho... como a corrente do motor detectaria a parede para parar o movimento? Só se com o aumento do torque a corrente aumentar quando bater na parede... mas vai ser uma porrada das boas...  Tem que ter algum sensor da parede o motor ta rodando... mas também não tem que se descartar tudo... Se tiverem algum exemplo desses sensor de corrente e fechamento do portão manda material ai que eu quero dar uma olhada.

De resto sempre tem gente mais experiente que eu na comunidade para dar mais dicas X)

adicionado 12 minutos depois

Olhei aqui... pior que ele é do tipo que vai até se encostar... ainda não tinha visto um assim lol

Vou dar uma estudada nele se achar material ^^ Mas tem que configurar ai ... mesmo assim tem problema... olha... ainda acredito em sensor, mas vê o que você faz ai e espera o povo aqui da comunidade surgir sugerindo solução ^^

Postado

@Nilo Puentes Dal Ri Cuidado com esse cara, ele parece estar te enganando!

Se o portão sobe e desce sem parar significa que o motor está bom, afinal esta é a função dele. No mais nessa de subir e descer você pode verificar se ele esquenta, se só ficar morno significa que está bom.

Quando diz que está subindo ou descendo pode ser defeito nos sensores como já foi dito, ligação errada ou defeito na placa.

Você poderia mandar uma foto dessa placa da maneira que está ligada pra gente ver? Assim podemos te orientar melhor.

• Curtir 1
Postado

Fiquei curioso, assisti ao vídeo postado pelo @Bommu Perneta e um vídeo  levou a outro. Essa placa desenvolvida pela PPA tem pouquíssima eletrônica pendurada na MCU. Resultado:

- Controle de torque

- Controle de posicionamento (tem um encoder no motor)

- Rampa de desaceleração no fim do percurso

- 2 fim-de-curso magnéticos

- Programação e reconhecimento de controle remoto

- Identifiquei pelo menos 2 formas de operação

- Boa resistência magnética (tem vídeo com a MCU a menos de 20cm do motor sem nenhuma blindagem metálica) - isso me impressionou.

- É possível ver na face superior 1 transistor TO220 sem dissipador e 2 relés.

Conclusão:

- É possível que esse transistor seja na verdade um triac para controle da força (torque) do motor. Se estiver em curto, isso talvez poderia explicar o funcionamento anormal da placa, mas foi trocada, podemos descartar essa possibilidade.

- A programação faz uso de fim de curso magnético. É composto por 2 ímãs posicionados no trilho e  um red-switch que acompanha o braço. A queda de um desses ímãs, mau funcionamento do red-switch ou fiação partida dele (elevada chance de ser isso) pode explicar o fato do controle estar perdido.

- Alguns modelos de placa necessitam de uma rotina de programação para conhecer o seu portão, tem vários tutoriais no YOUTUBE.

Postado

@Sérgio Lembo A peça involucro TO220 é um triac BT138, nas placas básicas vem sem dissipador, pois os motores usados são para 1/4 de HP. O triac nem esquenta. 

Não quero acusar ninguém, mas esse defeito é típico do MCU ou o jumper da botoeira está fechado de propósito, para parecer que está com defeito. 

Por isso que pedi uma foto da placa. 

A placa programada de modo errado pode acontecer isso também. 

Já o triac com defeito pode acontecer dois problemas diferentes:

Se tiver em curto não tem o controle de velocidade, o motor é ligado e desligado pelos relés. 

Se tiver aberto não funciona de jeito nenhum, mas é possível ouvir os relés comutando o sentido de rotação. 

Postado
23 horas atrás, Nilo Puentes Dal Ri disse:

@Mestre88 , se parou de funcionar é porque funcionava antes. Jumper não sai passeando por conta própria.

23 horas atrás, Nilo Puentes Dal Ri disse:

Procurei um "técnico" que trabalha nessa área e ele me disse que tinha que trocar a placa. Ok. Paguei 200 reais e troquei a dita placa.

Com a placa trocada, vai saber se houve a programação necessária.

Postado
Em 30/09/2017 às 19:29, Nilo Puentes Dal Ri disse:

Por essa citação aqui eu tenho minha considerações ao técnico que parece que fez o serviço de troca do produto que não estava mais funcionando.

Em 30/09/2017 às 19:29, Nilo Puentes Dal Ri disse:

. Paguei 200 reais e troquei a dita placa.

Essa parte não entendi se foi o tecnico que trocou o dono do tópico...

Ainda tenho esperanças de que o técnico não fez nada de maligno huauhauhauhauh

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...