Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de Watercooler p/ AMD Ryzen 7 1700.


Posts recomendados

Olá pessoal.
Atualmente estou usando o stock Wraith Spire, mas acho que ele tá esquentando muito.
Em idle fica entre 45° e 49°, em full load fica 65° e em teste de stress (CPU-Z) deu pico de 80°.
Aonde eu moro, faz um calor de 35°. Essas temperaturas são normais?

Gostaria de saber qual é compatível com o socket AM4 de até nó máximo 350,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente o cooler está mal instalado, mas esses Ryzen esquentam também, mas 80ºC eu acho muito, apesar de estar fazendo calor na sua casa. Não sei se você está fazendo overclock. Talvez o @Flávio Santana Lima possa te ajudar.

 

São poucas as opções de water cooler. Conheço o MasterLiquid 120 e 240. Da Corsair tem poucas opções e eles custam o dobro do preço (superfaturados). Pode colocar um air cooler também, tipo Gammaxx S40.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Não estou fazendo overclock...tá em idle mesmo. 
Meu antigo FX-8320e ficava metade disso tanto em idle como em full. Por isso quero o water cooler. Aqui onde moro é muito quente e to com medo de pifar esse processador que não saiu barato. Quanto de temperatura um water abaixa em comparação com o air cooler? Você sabe me informar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fausto Ferratone Neto mas esquece o seu FX. Você estava vendo as temperaturas errado. A linha FX é bugada e só o AMD Overdrive indica a margem térmica. Esse lance de "metade" é por causa de um erro nos aplicativos de temperatura que muita gente ainda hoje acompanha. Lá no site Kabum tem muita gente com FX comprando water cooler e dizendo nos comentários "Agora não passa de 40ºC". Irreal. São bugs que a AMD nunca concertou.

 

Não sei informar quanto vai baixar a temperatura com o water cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fausto Ferratone Neto  e  @Contiusa  com 35° nas costas desse 1700, creio eu que esteja normal, porém só notei temps assim no meu R7 com o wrath spire quando estava em 3.7GHz, uma coisa que pode está acontecendo é que se está em stock, a mobo pode estar mandando tensões altas e por isso aquecendo tanto, assim sugiro que faça um OC a uns 3.8 GHz ao menos, que aí estabiliza a tensão e o clock fica mais alto.

De resto, vá com o Masterliquid 240 que ele vai te servir bem. :)

Ah, tem um novo no mercado, da Gamemax, com RGB e tal, por 250 reais, ta parecendo bom. Entrando no grupo deles no facebook, da para ter contato direto com o representante BR deles, assim um rapaz que teve um problema com um fan, foi rapidamente atendido por ele. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima Aqui onde moro é bem quente mesmo . Mesmo com 2 fans na frente refrigerando e um atrás como exaustor, fica quente desse jeito. Dei uma olhada aqui e você está certo. Sem over, tá mandando 1,4V de tensão, com razão tá esquentando.
Vou fazer o que falou.
E em relação ao Gamemax, seria esse? 
https://www.terabyteshop.com.br/produto/8088/water-cooler-gamemax-iceberg-240
No caso ele seria melhor que o Masterliquid 240? E quanto ao Corsair H60, ele é bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Fausto Ferratone Neto disse:

No caso ele seria melhor que o Masterliquid 240? E quanto ao Corsair H60, ele é bom?

 

Não estou conseguindo descobrir qual é o OEM do Gamemax, mas eles são todos parecidos. O que costuma dar diferença é a pasta térmica pré-aplicada. O MasterLiquid vem com um tubo de pasta, que é mais jogo. Esse Gamemax parece vir com um tubo genérico (tem até marcação de seringa). Se o preço for igual, talvez o MasterLiquid seja mais jogo por ser uma marca mais antiga. O H60 é bom, mas não vai ser tão forte quando um radiador de 240.

 

@Flávio Santana Lima as placas da AMD também estão com problema se sobretensão? Achei que fosse só com o Kaby Lake.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fausto Ferratone Neto Sim, melhor ele não é, pelo que vi, tem desempenho bem parecido, para mais ou para menos, aí não sei dizer.

Ah, tenta atualizar sua bios para a ultima versão.

O Oc nem sempre tem a finalidade de aumentar desempenho, tem também a função de refinar seu clock, muitas vezes o sistema da tensão demais para garantir o funcionamento de determinado chip, assim, você fazendo um OC, refinando a tensão, testando estabilidade, pode conseguir, como eu fiz no meu R7, deixar ele clockado alto, com uma boa tensão, no meu caso está em 3,9GHz com 1.36v.

 

@Contiusa Sim, quando peguei meu kit, numa das primeiras versões de bios, eu via picos de 1.45v. Penso que tais picos seja porque como há a loteria do silício, a AMD estipula umas tensões genéricas para o processador. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Entendi. Acabei comprando o Corsair H60 mesmo. Pois vi aqui no meu gabinete e o de 240 não cabe. :tw_confused:
 

@Flávio Santana Lima Em relação a BIOS,  estou sempre atualizando ela pelo site da Gigabyte. Atualmente está na versão F5a a última lançada. Então no caso, não seria a BIOS desatualizada o problema. Mas mesmo assim, farei o que você falou. Farei o overclock pra refinar a tensão e o clock assim que chegar meu water cooler. 

Muito obrigado pela atenção e pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fausto Ferratone Neto É, então refine, aí volta com resultados com seu H60. Qualquer coisa  me marca que procedemos com outras verificações, que no caso seria de airflow, gabinete, fans etc...

você usa qual pasta térmica? Isso também influencia se for aquelas implastec silver etc. Te indico a mesma que o @Contiusa me indicou, a MX4, você pode aplicar ela e esquecer!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Fausto Ferratone Neto disse:

Chegando já instalo, faço os testes e posto aqui. No atual cooler estou usando a thermal Silver da Implastec. 

Essa da implastec é horrivel. você pode usar sim a pré aplicada do h60, mas recomendo comprar uma boa, para não precisar usar essa implastec de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Flávio Santana Lima disse:

Essa da implastec é horrivel. você pode usar sim a pré aplicada do h60, mas recomendo comprar uma boa, para não precisar usar essa implastec de novo.

É eu percebi. O cara que me vendeu, me enganou porque disse que era muito boa. :mad:
Mas fazer o que. Quando eu precisar, comprarei essa que você me indicou. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fausto Ferratone Neto disse:

Entendi. Acabei comprando o Corsair H60 mesmo. Pois vi aqui no meu gabinete e o de 240 não cabe. 

 

Beleza, o H60 é muito bom de qualquer maneira. Mas use a pasta pré-aplicada que vem com o H60 porque ela é muito melhor do que essa implastec silver (que é embuste total). Depois, com calma, compre essa MX-4 porque ela não só é boa, mas dura anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fausto Ferratone Neto o H60 é melhor colocar atrás soprando o ar para dentro do gabinete (já que você tem abertura em cima). Coloque um ou dois fans no teto soprando para fora. Assim o radiador é resfriado pelo ar frio de fora, e o ar quente que entra no gabinete sai logo depois pelo teto. Isso evita que o radiador seja resfriado pelo ar quente do gabinete e da placa de vídeo.

 

Você ganha de 5 a 15ºC no processador com isso (dependendo da placa de vídeo). Também não afeta em nada a temperatura do gabinete. Talvez 1-2ºC, mas é pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fausto Ferratone Neto é melhor colocar o fan do outro lado (gabinete>radiador>fan) puxando para dentro. E as mangueiras precisam ficar em baixo para não subir bolha para o bloco. Se bater na placa de vídeo até pode colocar para cima, mas não é indicado.

 

Onde tem o teto, coloque um ou dois fans soprando para fora. Se o radiador ficar muito perto da grande e impedir a colocação de um fan normal, você pode colocar um fan slim. Acho que a PCyes tem um modelo de fan slim. Eles costumam ter 15mm de altura, ao invés dos 25mm padrão.

 

Fica muito bom. Talvez fique mais frio o H60 atrás do que um radiador de 240 no teto, pegando todo o ar quente do gabinete. A diferença é grande em games.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fausto Ferratone Neto disse:

Qualquer coisa, farei um teste dos dois jeitos só pra ver se dá diferença.

 

Isso, faz uns testes. Mas tem que testar jogando com a placa de vídeo. Se rodar apenas o teste de CPU não vai dar muita diferença. O que realmente influencia é a placa de vídeo (em carga) jogando ar quente no radiador do water cooler. Quando você coloca de fora para dentro, a placa de vídeo não tem mais influência nas temperaturas.

 

Em geral quem deixa assim, o ganho é de às vezes mais de 10ºC em jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!